Top 10

Kanto — Os 10 Pokémon mais fortes da primeira geração

Nos acompanhe nessa viagem nostálgica por Kanto para ver quais são os 10 Pokémon mais fortes da primeira geração.



As versões Sword e Shield da linha principal da franquia Pokémon estão chegando e, com eles, novos Pokémon também darão as caras para os treinadores. A cada nova geração, mais e mais Pokémon considerados “apelões” são lançados, como o Greninja em Pokémon X e Y (3DS) no ano de 2013. Detalhe, ele é um dos Pokémon iniciais, que são conhecidos por terem stats medianos, com um ou outro acima da média. Não sei vocês, mas, para a maioria dos treinadores, rola aquela ansiedade antes do lançamento em relação aos visuais dos novos monstrinhos, e também, principalmente, para saber qual ou quais deles serão dominantes, seja durante o gameplay ou para fins competitivos. 

Assim que as primeiras imagens são lançadas ou quando tem aquele vazamento, grande parte já escolhe quais serão os Pokémon que gostaria de utilizar e nem sempre por serem os mais fortes, mas, sim, por terem um visual bacana ou uma linha de evoluções totalmente nova. Isso nos inspirou a montar uma lista com os 10 Pokémon mais fortes de cada região, relembrando desde as gerações passadas até as atuais, aumentando o hype da oitava geração. 

Porém, tivemos que pensar um jeito de equilibrar essa lista: consideramos apenas os Pokémon que possuem a somatória total de suas bases de stats resultando em até 579, ou seja, não estamos considerando os Pokémon classificados como “Super”, que possuem um total de 600 pontos somando todas as suas bases como Dragonite, por exemplo, ou Pokémon Lendários como o Mewtwo, Míticos  como o famoso Mew e Mega-Evoluções (#naovaitermegacharizardxy), inclusive as que não ultrapassam esse total, como o Mega-Pidgeot, que possui exatos 579 pontos totais. 

Dessa forma, acreditamos que a lista fica mais divertida e ainda com qualidade, evitando que as posições do topo sejam cravadas com antecedência. Para se ter uma ideia, Kanto possui 14 Mega-Evoluções, 4 Pokémon Lendários e um Mítico.

Antes de começarmos, gostaríamos de dizer que esta lista foi feita com base na nossa opinião, e que pode variar de pessoa para pessoa. Sem mais delongas, eis os 10 Pokémon mais fortes de Kanto. Desejamos uma boa leitura a todos!

Critérios

Para montarmos uma lista coesa, os critérios de qualificação foram:
  • Bases dos stats dos jogos atuais, logo, todos os ajustes realizados até Sun e Moon foram considerados;
  • Adição e/ou alteração do(s) tipo(s) em virtude da criação do tipo FAIRY na sexta geração;
  • O movepool, que é a quantidade de golpes que o Pokémon pode aprender, seja por “Level Up”, TMs, Egg Moves e Move Tutors;
  • Opções de habilidades disponíveis, sejam elas naturais do Pokémon ou as chamadas “Hidden Abilities”;
  • O desempenho do Pokémon contra outros que fazem a mesma função, por terem capacidades similares ou equiparadas;

#10 Jolteon

Por muito tempo, o Jolteon estava no alto escalão dos monstrinhos de bolso quando o assunto é Speed. Com 394 pontos máximos, o Jolteon é capaz de empatar com nada menos do que o Mewtwo, considerado por muitos o melhor Pokémon de Kanto, quiçá, do jogo inteiro. Seu tipo ELECTRIC puro lhe rende apenas uma fraqueza para o tipo GROUND, o que é importante para um Pokémon ofensivo já que sua base de Special Attack é acima da média, garantindo um bom dano em seus golpes. Falando neles, estão meio em falta pro Jolteon, não? Um dos pontos negativos dele é seu movepool bem pequeno, com poucas opções viáveis para serem utilizadas. 

Isso faz que o Raio Dourado de Kanto (não o de Konoha) seja extremamente previsível, pois certamente terá Thunderbolt e Volt Switch, sem contar que seus golpes de cobertura, como Shadow Ball e Hidden Power, possuem bases abaixo dos 90 pontos (levando em consideração Thunderbolt, seu golpe “mais forte”), logo seu dano, ainda que razoável, não é explosivo, ou seja, capaz de derrubar vários monstrinhos com apenas um golpe.

Muitos pensam que uma de suas habilidades, Volt Absorb, é um desperdício, afinal, para que ter imunidade ao tipo ELECTRIC se ele já é deste tipo e tem resistência? Simples, ao ter imunidade a um determinado tipo, seus companheiros podem se beneficiar disso, induzindo o adversário a utilizar golpes desse tipo.

#9 Machamp

Para muitos, é o melhor Pokémon do tipo FIGHTING da região de Kanto. E não é para menos. Sua principal habilidade, No Guard, permite que o Machamp e seu adversário tenham a Accuracy (precisão) perfeita em todos os golpes que utilizarem. Isso mesmo. P-E-R-F-E-I-T-A. Com isso, golpes como Dynamic Punch (50% de accuracy) e Stone Edge (80% mas na verdade é 30%, brincadeira), mais conhecido no competitivo como “Stone Miss”, passam a ter 100% de precisão, sem contar a confusão causada pelo soco dinâmico que ocorre toda vez que o golpe acerta seu alvo. 

Mas não pense que o Machamp se reduz a esses dois golpes, pois mesmo possuindo uma base bem abaixo da média de Special Attack, golpes como Fire Blast e Focus Blast — outro golpe que carrega um carinhoso apelido em “Focus Miss” — também podem ser utilizados em um moveset mais voltado para o lado Special. Quem nunca eu usou Focus Blast com o Machamp Choice Specs fingindo ser um Zoroark? Ainda, possui bases de defesas relativamente altas para um Pokémon ofensivo, tornando-o duro na queda.

Mesmo com todo esse potencial ofensivo, nosso campeão sofre com uma baixa Speed e Special Defense, e mesmo tendo acesso ao golpe Bullet Punch com prioridade +1, não receber STAB prejudica e muito o dano, especialmente se o pouco de HP restante do alvo é suficiente para aguentar e devolver um dano capaz de nocauteá-lo. Por ser do tipo FIGHTING puro, o Machamp não possui muitas resistências importantes, talvez apenas a do tipo DARK seja interessante e ainda possui fraquezas para os tipos FAIRY, um dos mais dominantes atualmente, FLYING e PSYCHIC, todos bem ofensivos no geral.

#8 Nidoking

Ah se ele tivesse base 100 de Speed e de Special Attack…O Nidoking é a eterna promessa de Kanto. Com uma habilidade fantástica em Sheer Force, todo golpe que possuir um segundo efeito perde essa característica para ganhar 30% a mais de força, logo, um de seus golpes clássicos, Earth Power, tem como poder após aplicarmos STAB e o bônus de sua habilidade, singelos 175,5 pontos de força (90 + 45 + 40,5). É muita coisa. Opa, estamos esquecendo também o Life Orb, não é? Por conta de sua habilidade, o Nidoking não perde 10% de sua vida máxima a cada golpe que acerta o alvo e ainda ganha os 30% que o item lhe rende. 

Como se tudo isso já não bastasse para torná-lo um Pokémon extremamente assustador, sua combinação de tipos GROUND e POISON lhe permite causar dano em muitos Pokémon apenas utilizando seus golpes de STAB, até porque um completa a fraqueza do outro. Isso também vale para golpes como Thunderbolt, Ice Beam, Flamethrower, Sludge Bomb e Sludge Wave… a lista é bem grande. Inclusive, um dos pontos que diferencia o Nidoking dos demais Pokémon de Kanto é a quantidade de golpes que ele pode aprender. Se deixar, até Fly ele teria. Brincadeiras à parte, o Nidoking é sim um dos Pokémon mais fortes da região de Kanto. Resumindo: apenas dois Pokémon podem entrar “em segurança” contra um Nidoking, e eles são Chansey e Snorlax, muito por conta de suas bases de HP e Special Defense serem ENORMES.

Entretanto (lá vem ele achar pelo em ovo...), com todos esses pontos fortes, ele só ocupa a oitava posição? É meus amigos, mesmo tendo essas maravilhosas virtudes, o Nidoking sofre com bases de stats medianas para um Pokémon com esse potencial todo, tornando-o extremamente dependente de sua habilidade para causar dano. Outro detalhe é que, caso seja alvo do golpe Knock Off, seu item será retirado, reduzindo ainda mais seu dano e ainda tem a questão da maioria dos golpes não receber STAB, portanto, isso dificulta a escolha de seus quatro golpes e , ocasionalmente, pode deixar de cobrir um certo Pokémon que pode vir a causar problemas durante a batalha.

#7 Gengar

Se tem uma coisa que podemos esperar quando vemos um Gengar é problema. Muitos problemas. De carona com o Nidoking, o movepool do Gengar é excelente, permitindo que ele use uma variedade absurda de combinações a ponto de raramente termos noção completa de seus quatro golpes. Tem moveset totalmente ofensivo com Shadow Ball, Sludge Bomb e Thunderbolt, setannoying” (irritante) com Substitute, Icy Wind, Counter e Explosion. Sobrou até para um tal de Choice Band… 

Enfim, o Gengar é um dos Pokémon mais completos de Kanto e merece sua posição. Talvez merecesse algumas acima se não fosse pela troca de habilidades em Sun e Moon: ele deixa de ter Levitate, uma excelente habilidade, que lhe garantia imunidade ao tipo GROUND, passando a ter a habilidade Cursed Body, que tem 30% de chance de desabilitar o golpe recebido no turno.

Aliás, o Gengar, antes dessa modificação, possuía três imunidades, duas delas, FIGHTING e NORMAL por conta do tipo GHOST, além de resistências importantes aos tipos BUG e POISON (ambas quádruplas) e ao tipo FAIRY. É muita coisa…. Por mais que ele ainda tenha resistência aos três tipos citados acima, perder a imunidade a um tipo que ele possui fraqueza diminuiu e muito o potencial do Gengar de entrar “livre” em certos Pokémon como Gliscor e Hippowdon, Pokémon que geralmente carregam apenas o golpe Earthquake para causar dano em seus oponentes.

#6 Alakazam

Espere aí, só a sexta posição para a raposa de bigodes? É, talvez se essa mesma raposa tivesse nove caudas… quem sabe. Realmente, é estranho ver um Pokémon forte e imponente como o Alakazam no meio da lista. Não é uma coisa ruim. Só não é totalmente boa. O por quê? Ou os por quês? Listamos alguns, os mais importantes para ser mais exato: O moveepool do Alakazam se resume a Psychic ou Psyshock, Shadow Ball e Focus Blast, que sabemos não ser dos mais confiáveis. O resto é…...  resto. Literalmente.

Qualquer outro golpe que ele possa aprender terá seu uso só que não será o golpe chave do moveset. Sua habilidade principal, Magic Guard, protege o Alakazam de qualquer dano passivo, ou seja, Sandstorm, Leech Seed, Life Orb e qualquer outra fonte de dano que não seja um ataque direto. Por isso ele é um dos melhores Pokémon para se blefar o uso de Focus Sash e/ou itens Choice, principalmente o Specs, pois o dano causado em relação ao Life Orb é próximo, porém poderá trocar de golpe no final do turno, surpreendendo seu oponente. Ainda que incomum, ele também pode carregar Synchronize, que aplica a mesma condição de stat negativa, como BURN ou PARALYZE, no adversário que causou esse efeito.

Entretanto, mesmo sendo um Pokémon com uma base de Special Attack acima da média, o Alakazam se vê forçado a utilizar Natures positivas para sua Speed (Timid em 99,99% dos casos) e não para o Special Attack. Dessa forma, Pokémon como Gengar é capaz de ultrapassá-lo caso esteja utilizando a Nature Modest (+SpA, -Atk), sendo que, “naturalmente”, o Alakazam venceria o confronto 1v1 pois o tipo PSYCHIC tem vantagem contra o tipo POISON. Porém, mais lento que o fantasma sorridente, o tipo GHOST possui vantagem contra o tipo PSYCHIC. Outros Pokémon da região de Kanto como Starmie, Tauros, Raichu e Persian também são capazes de ultrapassar o Alakazam caso ele esteja utilizando uma Nature que favoreça o Special Attack, sendo facilmente nocauteado por todos eles.

#5 Starmie

Nossa querida estrela do mar ocupa a quinta posição por motivos óbvios: possui um movepool excelente, com diversas opções poderosas para combinações ofensivas como Hydro Pump, Thunderbolt, Ice Beam e Psyshock, e também com muitos golpes de utilidade como Rapid Spin, Thunder Wave, Reflect Type e Recover. Ainda que seja um Pokémon ofensivo, a Starmie possui bases altas em suas defesas (75/90/90), alcançando naturalmente a marca dos 206 pontos sem qualquer investimento e com uma Nature que não a prejudique. Isso sem falar em sua habilidade, Natural Cure, que irá curar qualquer condição negativa da Starmie assim que ela for substituída por outro Pokémon.

Agora, o que faz a Starmie ser tão impactante na região é sua combinação de tipos: tanto o tipo WATER como o tipo PSYCHIC são muito fortes ofensivamente, exercendo pressão constante nos adversários. Isso sem falar em sua alta base de Speed, que atinge a expressiva marca de 361 pontos máximos, perdendo apenas Pokémon como Dugtrio, Alakazam, Jolteon, Aerodactyl, Electrode e claro, Mewtwo.

Embora seja um Pokémon aparentemente perfeito no papel, na prática a Starmie deixa um pouco a desejar. Isso porque, mesmo sendo bem rápida, suas bases ofensivas não são tão altas assim, e por mais poderosos que sejam seus golpes, em alguns casos não será possível nocautear o adversário com apenas um golpe. Falando neles, a Starmie é um dos membros do grupo de Pokémon que sofre com a “síndrome do quarto slot”, ou seja, dependendo dos golpes de cobertura escolhidos para seu moveset, certamente um dos golpes que não foram escolhidos farão falta em algum momento da partida.

#4 Snorlax

Começamos a chegar no topo da lista e daqui para frente só teremos Pokémon casca grossa. Sem dúvidas, o Snorlax é um dos Pokémon mais completos da região de Kanto, muito por conta do tipo NORMAL ser conhecido pela capacidade de aprender golpes dos mais diversos tipos, garantindo a ele um vasto leque de opções em seu movepool. Com uma base bem alta de Attack, o Snorlax pode atingir 350 pontos de pura força e, somado a sua altíssima base de HP, é capaz de tanto bater forte como aguentar muitos golpes, principalmente da categoria Special, pois sua Special Defense também chega na casa dos 350 pontos máximos.

É inegável o potencial que o Snorlax tem para desempenhar suas funções, entretanto nem todos os lindos campos têm mais flores (nossos bosques, têm mais vida!), e claro, há pontos negativos que são importantes e que influenciam diretamente em seu desempenho. Ressaltemos sua dependência do item Leftovers para recuperação passiva de HP a cada turno, já que o Snorlax não possui um golpe de recuperação imediata como Recover ou Soft-Boiled. Por esse motivo, ele também pode sofrer com condições negativas, como POISON e BADLY POISON (caso esteja utilizando Immunity como habilidade, ele se torna imune a veneno), limitando a quantidade de turnos em campo.

Ainda, por ser um Pokémon primariamente físico, caso receba a condição de BURN, seu ataque será cortado pela metade, além de negar a recuperação do Leftovers. Para completar, sua Speed é tão baixa que quase todos os Pokémon que Snorlax enfrentar serão mais rápidos, e mirarão em sua Defense, bem mais baixa, sem contar que a maioria dos Pokémon do tipo FIGHTING, sua única fraqueza, são bem mais voltados para o lado físico.

#3 Chansey

A bola rosa ataca novamente! Calma gente, não é o Majin Boo. Nem o Kirby. Com a chegada da quinta geração em Pokémon Black/White (DS), um novo item ganhou destaque rapidamente por ser capaz de aumentar as defesas de um Pokémon não evoluído completamente em 50%. Seu nome: Eviolite. A partir desse momento, esqueçam a Blissey, agora a bola (rosa) da vez é a Chansey. 

Com uma base altíssima de HP e Special Defense, somando um belo movepool de suporte com opções como Toxic, Thunder Wave, Aromatherapy e Seismic Toss, a Chansey é literalmente uma parede bem difícil de ser derrubada. Nem o Hoopa-Unbound pode com ela e, olha, poucos podem com ele, então já viram. Porém é só isso. A Chansey vive para entrar em golpes por seus companheiros, principalmente da categoria Special. Se tirar o Eviolite dela, aí a coisa complica de vez pois sua defesa é, digamos, bem baixa, e sem o bônus do Eviolite os adversários agradecem.


Então como ela está em terceiro lugar nesta lista? Pelo simples fato dela ser uma das melhores barreiras de todo o jogo e ter o poder de bater de frente com diversos Pokémon bem ofensivos e ainda vencer outros Pokémon mais defensivos pelo cansaço, pois seu principal golpe de recuperação, Soft-Boiled, recupera metade de seu HP total, em torno de 351 pontos. Tem muitos Pokémon que não possuem esse número de HP máximo, quem dirá metade. Chega a ser gritante a quantidade de Pokémon que a Chansey consegue bater de frente, ainda mais em Kanto.

#2 Gyarados

Pensem num bicho Pokémon forte. Tipo, muito forte. Chega a ser intimidador ficar na presença de um Gyarados. Após a mudança de categoria dos golpes, a serpente marinha passou a ser muito mais devastadora pois golpes como Waterfall e Aqua Tail, impulsionados por sua base 125 de Attack (383 pontos máximos). Se somarmos isso com a sua capacidade de aumentar sua Speed e seu Attack com o golpe Dragon Dance, ele se torna praticamente uma máquina de derrubar Pokémon. Seus dois tipos,WATER e FLYING são muito fortes separados e combinados, pois cada um cobre as deficiências do outro. 

Com a chegada dos Z-Moves, ter um golpe de grande impacto capaz de neutralizar um oponente crítico é de grande valia, sem contar o fator surpresa, uma vez que o Gyarados é normalmente visto equipado com sua Mega-Pedra. Mesmo sendo um Pokémon com características ofensivas marcantes, suas defesas são relativamente boas, sem contar sua habilidade Intimidate, que diminui o Attack do oponente. Mas, se preferir uma “pegada” mais ofensiva, ainda temos Moxie, que aumenta o Attack do Gyarados em um nível a cada Pokémon que ele nocauteia, de tal forma que fica bem complicado pará-lo a partir do segundo.


Agora é a hora em que falamos “mal” do Gyarados: sua Speed deixa a desejar, tornando-se dependente de Dragon Dance para poder ultrapassar Pokémon como Gengar e Starmie. Falando neles, ambos conseguem nocautear o Gyarados antes que ele possa fazer qualquer coisa, pois seus tipos combinados lhe rende uma fraqueza quádrupla ao tipo ELECTRIC. Mesmo com Intimidate, sua Defense é relativamente baixa e, caso o adversário que recebeu o debuff saia e volte a campo, seu Attack volta ao normal, apresentando uma ameaça para o Gyarados.

#1 Clefable

Se pararmos para olhar a distribuição de stats da Clefable, vemos um Pokémon que é ofensivo mas que tem muito HP, só que com Special Defense alta, contudo, seus golpes são de suporte, o que nos leva a uma combinação mais voltada para a defesa física. Que mistura, não? Por conta dessa versatilidade refletida em seu moveepool, a Clefable é capaz de desempenhar aquilo que o seu time precisa, seja um tanque, um suporte, ou até mesmo um Pokémon ofensivo que consiga usar 6 Calm Mind e vencer o jogo praticamente sozinha. Com a chegada da sexta geração, um novo tipo foi criado, o FAIRY, que domina os cenários competitivos desde então.

Alguns Pokémon que antes nem sonhavam em ser utilizados ganharam esse tipo e tiveram seu lugar ao sol. Algo parecido aconteceu com a Clefable. Antes, ela era do tipo NORMAL, logo, o natural seria que ela ganhasse o tipo FAIRY, tornando-se um Pokémon de dois tipos, mantendo sua raiz enquanto abraça o novo tipo. Só que ela não passou por isso. Seu tipo foi trocado. Isso mesmo. Ela deixou de ser um Pokémon do tipo NORMAL e passou apenas para o tipo FAIRY.

Essa mudança quebrou completamente os padrões competitivos, que se viram forçados a ter respostas eficientes para neutralizar a Clefable adversária. Por esse motivo, podemos chamá-la de engrenagem competitiva, ou seja, o jogo gira em torno dela. Isso porque ainda nem falamos de suas habilidades: a primeira e mais comum é Magic Guard, e, assim como o Alakazam, a Clefable se torna imune aos danos passivos, tornando-se o que chamamos de “Status Absorber”, em outras palavras, ela entra em golpes como Toxic ou Will-O-Wisp e não perde HP todo turno. 

Sua segunda habilidade, menos usada mas não menos útil, Unaware, inibe alterações positivas de seus adversários, exemplo: um Gyarados utiliza Dragon Dance, logo seu Attack é aumentado em 50% do total. Para uma Clefable de Unaware, o Gyarados +1 na verdade está “+0”, ou seja, ela I-G-N-O-R-A esse aumento que, em muitos casos, faz uma enorme diferença, pois, como dito acima, suas defesas são altas e ela pode complicar rapidamente a batalha. 

Talvez, o único ponto negativo da Clefable seja a sua dependência em manter o HP relativamente alto, pois mesmo sendo um Pokémon defensivo, não chega nem perto do que Pokémon como a Chansey pode fazer.

E se considerássemos tudo o que temos em Kanto?

Pensou que não faríamos uma lista considerando tudo o que essa região tem a oferecer? Confira como “seria” esse Top 10 com tudo liberado:

#10 Mew
#9 Zapdos
#8 Dragonite
#7 Pinsir-Mega
#6 Charizard-Mega-X
#5 Gyarados-Mega
#4 Gengar-Mega
#3 Kangaskhan-Mega
#2 Alakazam-Mega
#1 Mewtwo-Mega-Y 

Viram só? Completamente previsível. Sem graça. E ainda ficou faltando uma galera boa. Ainda assim é uma bela lista, não é verdade? Justamente por isso não consideramos tudo o que a região de Kanto tem para oferecer. Parece besteira, mas uma lista como essa omite muitos Pokémon bons e que também podem ser utilizados efetivamente no competitivo sem a necessiade de serem tão “overpower” em relação aos demais.

Menções Honrosas

Pokémon como Tauros, Tentacruel, Muk, Poliwrath, Slowbro, Cloyster, Lapras, Exeggutor e Arcanine poderiam estar nesta lista, entretanto eles são bons no papel e ruins na prática. Mesmo assim eles merecem ser citados pelo certo destaque que possuem.
Concordam com essa lista? Acham que um determinado Pokémon deveria estar em outra posição? Sentiu falta de algum monstrinho? Ou então essa lista não vale nada porque não consideramos as Mega-Evoluções e os Lendários? Mande sua opinião nos comentários com os porquês de sua escolha. Na próxima semana, veremos o Top 10 da região de Johto (essa vai ser complicada!), portanto, não percam! Até mais!
Revisão: Luigi Santana

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google