Top 10

Dez spin-offs bem diferentes de Pokémon

Nesta lista vamos conhecer, ou relembrar, alguns títulos paralelos da franquia


Pokémon é uma franquia enorme e isso é inegável. São brinquedos, cards, pelúcias, filmes, anime e muito mais. As linhas de produtos dos monstrinhos estão em constante expansão e mesmo nos games se aventura por outros gêneros e estilos. Neste top vamos ver os dez spin-offs com as pegadas mais diferenciadas, então não espere por séries recorrentes como Mystery Dungeon ou Pokémon Rumble.

10 - Pokémon Dash

Abrindo a lista temos esse simpático joguinho de Nintendo DS. Foi um spin-off ainda da terceira geração dos monstrinhos, contando apenas com Munchlax como uma espécie de prévia da quarta geração que viria a ser lançada no console de duas telas.

No game, o jogador controla um Pikachu em corridas contra diversos outros Pokémon conhecidos dos títulos de Game Boy Advance, como os iniciais Treecko, Torchic e Mudkip. O jogo ainda contava com um modo multiplayer local para até 6 jogadores.

09 - Pokémon Art Academy

Esse game de 3DS é um spin-off tanto de Pokémon, como da série Art Academy. Diferente dos títulos originais da franquia de arte, este jogo foca um pouco mais nas crianças e traz ferramentas que não estão presentes nos Art Academy tradicionais como canetas coloridas, camadas e a função de desfazer.

O jogo conta com quarenta lições, divididas em três níveis de dificuldade, que ensinam a desenhar alguns dos monstrinhos mais populares da franquia: Pikachu, Eevee, Lucario, Mewtwo, dentre outros. Ao finalizar todas as aulas o jogador desbloqueia lições especiais que ensinam a desenhar Pokémon mega evoluídos.
Algumas das lições do game

08 - Pokémon Conquest

Este é um crossover de Pokémon com Nobunaga’s Ambition para Nintendo DS. A história se passa na região de Ransei e, após um capítulo inicial, oito histórias diferentes são liberadas para que o jogador se aventure por elas na ordem que preferir.

O gameplay segue o padrão tático baseado em turnos da série Nobunaga’s, bem semelhante a Fire Emblem. Com um time de seis monstrinhos,  a batalha é vencida ao se cumprir variados objetivos que mudam a cada embate. O jogo utiliza o sistema de tipos de Pokémon com suas fraquezas e resistências.

07 - Pokémon Tretta

Agora a treta é séria! Ok, trocadilhos à parte, este é um jogo bem interessante para arcades. Trettas são pequenos quadradinhos plásticos colecionáveis. Cada um representa um Pokémon e são reconhecidos pela máquina do jogo. O game conta com batalhas três contra três e empresta Pokémon quando o jogador não tem trettas o suficiente para completar um time.

Ao posicionar pelo menos um tretta na máquina de arcade o jogador poderá capturar e batalhar contra os monstrinhos na tela utilizando controles giratórios bem diferentes. Pokémon Tretta é o substituto de Pokémon Battrio, um arcade de jogabilidade semelhante, mas que não contava com capturas.

06 - Hey You, Pikachu!

Lançado para o saudoso N64, este joguinho trazia um microfone especial que era indispensável para a jogatina. Para ajudar o Professor Carvalho a testar sua nova invenção, o Poké Helper, o jogador deveria interagir com um Pikachu através de comandos de voz.

O jogo todo se passa em uma área entre as cidades de Pewter e Viridian, na região de Kanto. As tarefas do game são simples e consistem em coleta de frutas, pescaria de Pokémon aquáticos e outros minigames. O título é capaz de reconhecer cerca de 200 palavras, incluindo os ataques do monstrinho elétrico.

05 - PokéPark Wii: Pikachu’s Adventure

Este título coloca o jogador no controle de um Pikachu para resolver problemas no PokéPark, um local secreto habitado apenas por Pokémon. Sob as orientações de Mew, o ratinho elétrico deve recolher 14 fragmentos de um cristal a fim de impedir que o pior aconteça com esse paraíso Pokémon.

Pikachu vai fazendo novos amigos conforme encara os desafios do jogo, baseados em minigames de pique-esconde, pega-pega, pulo de obstáculos, quizzes e batalhas. O título rendeu uma continuação chamada PokéPark 2: Wonders Beyond, também para Wii.

04 - Pokémon Quest

Esse estranho e inesperado jogo para Switch e mobile se passa em Tumblecube Island e se destaca pela sua direção artística peculiar. Aqui todos os Pokémon são formados por cubos e o mesmo vale para as árvores, pedras e demais partes do cenário. O jogador deve atrair os monstrinhos preparando comidas especiais para então utilizá-los na exploração da ilha.

Até três Pokémon podem compôr o time de exploração e eles avançam e batalham por conta própria, restando ao jogador apenas a tarefa de ordenar ataques especiais nos momentos corretos. Após as aventuras, novos ingredientes são obtidos para tentar atrair monstrinhos cada vez mais fortes.

03 - Pokémon Snap

O spin-off favorito de muitos treinadores veteranos. Este clássico do N64 é interessante por nos coloca na pele de Todd Snap, um personagem secundário do anime que acompanhou Ash e Misty durante suas aventuras em apenas três episódios, mas parece que foi o suficiente para deixar a sua marca como um incrível fotógrafo Pokémon.

O objetivo do jogo é fotografar Pokémon em seu habitat natural a pedido do Professor Carvalho. A bordo de uma espécie de carrinho com rota pré-definida, o jogador deve ficar atento a todos os cantos do cenário para capturar monstrinhos na câmera. Itens especiais podem ser usados para atrair monstrinhos mais raros e até mesmo Mew pode ser encontrado.

02 - Detective Pikachu

Antes de brilhar nos cinemas, o Detetive Pikachu foi protagonista de um dos spin-offs mais esquisitos de toda a franquia, lançado para Nintendo 3DS. Tim Goodman é filho de um detetive recentemente desaparecido e para resolver esse mistério ele conta com a ajuda do parceiro Pokémon de seu pai: um Pikachu falante, viciado em café.

Com uma jogabilidade de exploração e narrativa investigativa, o game oferece um desafio interessante para os jogadores mais novos e explora o mundo da franquia de uma forma diferente da série principal, tirando o foco das competições e batalhas e colocando-o nas interações entre humanos e Pokémon.

01 - Magikarp Jump

E para encerrar com chave de ouro, nada melhor do que um jogo inteiro sobre o Pokémon mais fraco de todos: Magikarp. Lançado para mobile, esta pérola é um jogo simples e viciante, baseado totalmente em sorte. O jogador deve clicar pela tela para alimentar seu peixinho, treiná-lo e enfrentar diferentes ligas em competições de salto. Ganha o Magikarp que pular mais alto.

Outros Pokémon estão presentes, mas somente como personagens de suporte. Aqui é tudo sobre o Magikarp, ele é a estrela. É bem divertido como o inútil ataque Splash se tornou o foco central da jogatina. O jogo inteiro parece uma sátira bem humorada e conta com várias piadas e easter eggs para os fãs de Pokémon.

Ficou com vontade de jogar algum?
Eu sou ávido treinador de Magikarps e agora estou morrendo de saudades de Pokémon Snap.
Me conta aí nos comentários o que você achou dos games e se faltou algum na lista!

Revisão: André Carvalho

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google