Dicas e Truques

Pokémon Ultra Sun/Ultra Moon (3DS): O melhor time para Alola - Parte II

De volta em Alola, as versões definitivas trouxeram mais dinamismo e para isso, uma nova equipe será montada. Ou será que não?



Depois de muitos pedidos (e um certo atraso...), estamos trazendo o melhor time para Ultra Sun e Ultra Moon para vocês, fechando a série da linha principal de jogos dos monstrinhos de bolso. Para quem está esperando os melhores times para as versões remakes fiquem tranquilos, elas já estão no forno. Aqueles que pensam que esta equipe será a mesma de Sun e Moon, estão completamente...certos. Há algumas diferenças entre os jogos e que não surtiram tanto efeito assim na equipe.

A principal delas? Ultra-Necrozma. Para quem acompanhou nossa série de melhores equipes, na região de Sinnoh tínhamos o Garchomp da Cynthia como principal adversário a ser batido. Só que em USUM, é outro nível. Com apenas um ataque ela é capaz de obliterar equipes não preparadas. Isso porque, assim que entramos em batalha, TODOS os seus stats são aumentados.

Sem contar que algumas mudanças durante a história influenciaram diretamente nos Trials e com isso, temos Pokémon diferentes das primeiras versões em determinados momentos. Por isso, montamos esse time para que, além de ter condições boas de passar o jogo sem grandes problemas, consiga vencer a Ultra-Necrozma e poder avançar na história. Com as mudanças de mecânica dos jogos, especialmente nesta edição do melhor time, estaremos incluindo os Move Tutors disponíveis antes da Elite Four, que podem ser acessados após participarmos do minigame do Surf com o Mantine.

Porém, Egg Moves, Move Tutors e TM´s disponíveis após vencermos a Elite continuam de fora. O mesmo vale para os Pokémon Lendários, Mega-Evoluções e Ultra Beasts (é, não vai ter Naganadel). Sem mais delongas, fiquem agora com a melhor equipe para Ultra Sun e Ultra Moon. Boa leitura a todos!

Inicial

Sem muitas surpresas por aqui. Ainda que o Incineroar seja forte contra praticamente a mesma quantidade e adversários, a Primarina se destaca pela ofensividade por conta de sua combinação de tipos ser ainda melhor aproveitada em USUM, enquanto que ainda mantém suas defesas em um bom nível, permitindo que ela seja usada de forma mais arriscada, tornando-se o Pokémon que provavelmente passará mais tempo em campo.

Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Por conta das mudanças em USUM, o moveset da Primarina teve algumas alterações em relação ao anterior, embora ainda seja totalmente voltado para a categoria Special. Com a ajuda de seu Z-Crystal exclusivo, o Primarium-Z, seu golpe exclusivo Sparkling Aria será sua principal fonte de dano, tendo uma cobertura neutra em Alola, sem contar que tendo FAIRY como seu segundo tipo, um segundo leque de oportunidades se abre, tanto na ofensiva quanto para receber ataques de seus adversários.

Sugestão de Moveset para Primarina

Vikavolt

Não, vocês não leram errado. Se em Sun e Moon temos que esperar até Vast Poni Canyon, quase na liga, para termos acesso ao Vikavolt, agora em USUM podemos evoluir nosso Charjabug antes, em Blush Mountain, na ilha de Ula’ula, a terceira a ser visitada durante a história. Contudo, ter o Vikavolt no time pode ser um pouco, digamos, controverso.

Enquanto o Charjabug é um Pokémon mais voltado para o lado Physical, ao evoluir, se torna totalmente da categoria Special. Com isso, o treinamento pode ser afetado na questão dos Effort Points. Ainda assim, é uma excelente opção para o time e pode ser encontrado na primeira rota do jogo, e será utilizado na maioria das batalhas importantes. Seu Special Attack é um dos maiores do jogo inteiro. E nem lendário é. Simplesmente absurdo. Ainda, possui defesas relativamente boas para um Pokémon que tem apenas uma função: atacar. Atacar, atacar, e atacar.

Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Sua combinação de tipos, BUG e ELECTRIC lhe garante uma cobertura neutra impressionante, ainda mais se considerarmos que apenas a Galvantula em Unova possui a mesma combinação, fazendo inveja em quase todos os Pokémon do tipo ELECTRIC. E se falássemos, assim, por acaso, que ele possui Levitate como habilidade? Quer dizer, além de ser muito bom ofensivamente, possui algumas resistências importantes e uma imunidade. O ponto negativo é a Speed, que praticamente não existe, porém, não será fator determinante para o sucesso de Vikavolt, sendo apenas um “pormenor”.

Sugestão de Moveset para Vikavolt

Muk-Alola

De volta à equipe, o Muk-Alola será aquele que você quase nunca olha mas que “carrega o piano” como o Pokémon responsável por receber golpes dos adversários enquanto ainda consegue causar toneladas de dano. Isso porque, em USUM, seus dois tipos, DARK e POISON estão ainda melhores do que antes, causando ainda mais impacto do meio para o final do jogo.

Nature - Brave (+Atk, -Spd)

Com a chegada da Ultra-Necrozma, ter o Muk-Alola no time ajuda a, não somente vencê-la com certa facilidade, mas também por ser um dos únicos a ser imune à um de seus golpes, sem mencionar (já mencionando) sua boa Special Defense. O que deixa o Muk para trás é justamente sua Speed (lerdão!), fazendo com que quase nunca ataque antes, sendo sempre reativo e não pró-ativo.

Sugestão de Moveset para Muk-Alola

Mudsdale

Não tem como deixar o Mudsdale de fora. Ele é praticamente o melhor Pokémon para se ter em Alola. Stats fantásticos, habilidade boa, um dos golpes mais utilizados em todos os jogos e de quebra, ainda nos ajuda a passar por terrenos rochosos. Por aqui é bem simples mesmo.
Nature - Adamant (+Atk, -SpA)

Quem ainda está com dúvidas, no potencial desse verdadeiro “monstro”, veja um pouco do que ele pode fazer aqui.
Sugestão de Moveset para Mudsdale

Opcionais

Hawlucha

Disponível logo no começo do jogo, e com 31 IVs em Attack caso troquemos um Spearow pelo Hawlucha de uma treinadora no Centro Pokémon situado na rota 2. Isso é antes do trial do Ilima, que se baseia no tipo NORMAL, ou seja, uma grande vantagem. E só melhora para o final do jogo, especialmente contra a Elite. 

Contudo, com a adição do Vikavolt no time e a presença assustadora do Mudsdale, mesmo o Hawlucha sendo rápido e forte do lado Physical, seus golpes não possuem muita cobertura e que para piorar, são as mesmas dos dois Pokémon que acabamos de citar.

Snorlax

Presente em duas melhores equipes em Red, Blue e Yellow, nosso querido Snorlax deveria estar na equipe principal e é um prazer poder trazer ele novamente. Até que ele se parece um pouco comigo... O único ponto que o impede de estar na equipe é o tempo que demora para ele se tornar efetivo.

Quando chega o momento do Snorlax brilhar seus companheiros podem fazer tudo o que ele faz, só que melhor. Ainda que tenha o famoso Z-Move Pulverizing Pancake para OBLITERAR seus alvos, o custo benefício, enquanto excelente no papel, não se paga na prática. Sua função novamente será de causar dano, defender ataques, atrasar os oponentes ou simplesmente estar no time porque ele merece, ou seja, um coringa, que pode se ajustar de acordo com a sua necessidade, no caso, a necessidade dos quatro ali em cima.

Salamence

De verdade, não é piada. Sério. Completem comigo a frase: 99% anjo, perfeito, mas aquele 1% é... Salamenceee! Parece até safadeza... Para quem tiver paciência (vale a pena, de verdade) ter a Salamandra de Hoenn na equipe com certeza renderá bons frutos.

Basta chegar na rota 3 e procurar por um Bagon, que também tem 1% de chance de ser encontrado durante o dia. Depois, prepare as Potions e Elixirs para que, num lapso, o Salamence possa aparecer no SOS Battle. Afinal de contas, o tipo DRAGON ainda é muito forte no geral, mesmo com Alola sendo uma região com muitos Pokémon do tipo FAIRY nos principais estágios da história. Isso sem falar que, só do fato dele poder aprender Dragon Dance já praticamente acaba com qualquer disputa.

Outros Iniciais

Incineroar

Novamente, passou raspando. Com as mudanças em USUM, faltou pouco para que o Incineroar fosse escolhido. Nem a presença dele em Super Smash Bros. Ultimate (Switch) garantiu sua vaga. 

Se colocarmos em uma balança ele e a Primarina veremos que há um grande equilíbrio, porém, se mesmo com as mudanças, a Primarina ainda se destaca sobre o Incineroar, havendo uma leve propensão a escolhermos a sereia ao invés do gato flamejante. Mas isso não tira seu brilho, pois o Incineroar é capaz de feitos tão bons quanto a Primarina.

Decidueye

Deve ser cansativo para vocês chegarem até aqui e verem que em 99.9% das vezes (sem referências aqui) o inicial do tipo GRASS é o pior de todos. E olha que não foi por falta de esforço. A coruja arqueira também é forte contra a Ultra-Necrozma. Acontece que fica por isso mesmo. Mesmo com uma equipe montada ao seu redor, o desenrolar do jogo não tem a mesma fluidez dos outros dois, fazendo com que o Decidueye seja a pior escolha...

E ai, o que dizem desse time? Sem graça? Sem necessidade de ter essa matéria, porque, são quase os mesmos? Deixamos passar algum? Gostaria de ver algum Pokémon na equipe? Deixe seu comentário com a equipe utilizada por você para terminar as versões Ultra Sun e Ultra Moon. Com isso, encerramos a linha principal e partiremos para os remakes. Prontos para uma viagem de volta à Kanto? Então peguem seus tickets e entrem no S.S Anne! Até mais!
Revisão: Pedro Franco

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google