Dicas e Truques

Pokémon Omega Ruby/Alpha Sapphire (3DS): O melhor time para a região de Hoenn - Remake

A batalha dos climas está de volta e com elas, uma nova equipe será montada para se adequar aos novos desafios que a região de Hoenn tem para oferecer.

Em Omega Ruby e Alpha Sapphire voltamos para a região de Hoenn. Ela foi a primeira a ter uma história envolvendo seus mascotes e duas equipes vilãs (Magma e Aqua), além de diversos elementos que mudaram para melhor a franquia. Atualmente, nos remakes, mesmo estando em uma região já conhecida, as mecânicas são pertinentes à sexta geração, ou seja, muita chuva do Kyogre já caiu e muito sol do Groudon já secou essa água. 

Então não esperem que o time seja exatamente o mesmo, até porque naquela época ainda não haviam as mega evoluções, que foram um dos recursos que mais beneficiaram os Pokémon presentes neste guia. Por conta disso, separamos um grupo especial que será capaz de vencer os obstáculos presentes no jogo. 

Embora sejam majoritariamente os mesmos, alguns deles tiveram mudanças importantes e a equipe foi ajustada para satisfazer essas nuances. Por ter um foco maior na mecânica de Mega Evoluções, vamos considerá-las para este guia, pois seria um pouco injusto não acrescentá-las. Porém, paramos por aí. As tradicionais condições, como Pokémon lendários, Egg Moves, TM´s e Move Tutors disponíveis somente após vencermos a Elite Four estão fora. Fiquem agora com a melhor equipe de Hoenn para as versões Omega Ruby e Alpha Sapphire. Boa leitura a todos!

Inicial

Nature - Naughty (+Atk, -SpD)

Perfeito. Simplesmente perfeito. Talvez o Swampert seja, ao lado do Feraligatr, um dos iniciais que são capazes de vencer o jogo praticamente sozinho, com pouca ajuda de seu time. Sua combinação de tipos, WATER e GROUND o permite causar dano neutro em todos os ginásios e membros da Elite Além disso, eles não são capazes de explorar sua única fraqueza, o que torna Swampert muito dominante na região de Hoenn. 

Para melhorar ainda mais sua performance, ele foi agraciado com uma mega evolução que aumenta seus atributos em níveis astronômicos, sendo capaz de passar por cima de qualquer treinador que possamos encontrar.  

Ter a Speed baixa é um problema? Jamais! Sua forma mega possui Swift Swim como habilidade, dobrando este atributo na chuva, que ainda aumenta o poder de golpes do tipo WATER e reduz o dano de golpes do tipo FIRE. É muita utilidade e força bruta em um Pokémon único, e “só” por causa disso ele é nossa escolha como inicial para essas versões.

Sugestão de Moveset para Swampert

Gardevoir

Nature - Modest (+SpA, -Atk)

Na sexta geração nos foram apresentadas as fadas para equilibrar o jogo.Muitos Pokémon que antes nem chegariam perto de uma lista de melhor equipe, hoje fazem parte ou são ao menos opções. Com a Gardevoir aconteceu exatamente isso. Recebendo o segundo melhor tipo do jogo, a Gardevoir agora é o melhor Pokémon deste time. Sério, não tem para ninguém. Nem a Elite Four pode pará-la. 

Aliás, todos os membros da Elite são afetados por ela, que agora possui uma cobertura de dano neutra magnífica com seus dois tipo: PSYCHIC e FAIRY, sem contar golpes de cobertura como Shadow Ball, Thunderbolt e Focus Blast. Entretanto, o que realmente fez com que ela ganhasse seu lugar no time foi a mega-evolução. Seu Special Attack e Special Defense atingem níveis absurdos e são a chave para seu sucesso.

Sugestão de Moveset para Gardevoir

Crobat

Nature - Jolly (+Spe, -SpA)

De volta à equipe, o Crobat é um dos Pokémon que se beneficiaram com o passar das gerações, ganhando novos e importantes recursos para utilizarmos em nossa jornada. O mais importante deles foi o movepool,  pois foi aumentado de forma significativa e agora a cobertura de dano que o morcego de Johto possui é absurda, com golpes como Steel Wing e Cross Poison

Por conta de sua combinação de tipos em POISON e FLYING, o Crobat é o parceiro ideal para o Swampert, afinal, nosso rival sempre terá o Pokémon que possui a vantagem contra, que nesse caso é a linha evolutiva do Treecko, que não tem chances contra o Crobat

Sugestão de Moveset para Crobat

Exploud

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)

Antes uma simples opção, agora o Exploud é a escolha oficial da equipe. Por ter a mesma base de Attack e Special Attack, temos a possibilidade de um moveset misto, e com a mudança dos TMs, tornando-os ilimitados, agora podemos ensinar golpes bons como Shadow Ball e Fire Blast sem precisar guardá-los para outros Pokémon. 

Seu ponto negativo é sua baixa Speed, pois, para termos  os índices de Attack e Special Attack equilibrados, temos Brave ou Quiet como opções de Nature, sem sacrificar as defesas e destacar um dos stats ofensivos, que será a principal ferramenta utilizada pelo Exploud. 

O destaque final fica por conta do golpe Boomburst, que possui altíssimos 140 pontos de base e pula para 210 se contarmos o STAB. Em outras palavras, todo Pokémon que não possui resistência ao tipo NORMAL ou não possuir uma Special Defense relativamente alta, certamente sofrerá um bom dano, para não dizer KO.

Sugestão de Moveset para Exploud

Camerupt

Nature - Quiet (+SpA, -Spe)

Em Hoenn, temos cinco escolhas de Pokémon capazes de soltar poderosas rajadas de fogo, sendo o Blaziken uma delas. Como optamos pelo Swampert, isso nos deixa com apenas quatro outros Pokémon com essa característica e aquele que se sobressai é o Camerupt. Ainda que não seja o mais rápido de todos, o Camerupt é capaz de aplicar dano neutro em diversos Pokémon em Hoenn graças à sua combinação de tipos FIRE e GROUND

Sua habilidade principal, Solid Rock, reduz o dano recebido de golpes super efetivos em 25% e por esse motivo podemos arriscar um pouco mais durante as lutas. Seus stats ofensivos são acima da média e seu movepool acompanha essa flexibilidade, permitindo que o Camerupt também utilize um moveset misto, servindo como uma alternativa de dano na equipe.

Sugestão de Moveset para Camerupt

Opcionais

Absol

Com a chegada das mega-evoluções, temos uma ótima ferramenta para utilizarmos durante as batalhas e uma das que mais se destacam na região é a do Pokémon desastre. Não para nós claro, mas  sim para os adversários. Em Hoenn, o tipo único do Absol permite causar dano neutro em 15 tipos, sem contar que, com a chegada da sexta geração, Pokémon como Metagross agora recebem dano dobrado devido ao enfraquecimento do tipo aço. 

Seu movepool pode finalmente ser utilizado de forma correta, pois, com a mudança de categoria na quarta geração e com o aumento de suas bases de stats ao mega-evoluir, o Absol se torna uma excelente escolha para compor a equipe.

Manectric

Outro Pokémon que também possui uma mega-evolução e que pode ajudar bastante durante a jornada. Se em Ruby e Sapphire o Manectric tinha um movepool pequeno, em ORAS ele ainda tem essa característica (acharam que iríamos dizer o contrário não é!?).  Mas as poucas opções que haviam, como Flamethrower e Volt Switch, são muito melhor aproveitadas agora. 

Ao mega-evoluir o Manectric ganha ainda mais Special Attack e Speed, além de uma grande vantagem com a habilidade em Intimidate, diminuindo o Attack de seu adversário. Quando juntamos isso com Volt Switch, temos a combinação perfeita para vencermos aquele líder de ginásio chato ou um membro da Elite.

Gyarados

Dados os guias recentes, deu para perceber o quanto o Gyarados pode ser assustador quando utilizado. Novamente, com as mudanças entre as gerações, eles foi recebendo mais e mais ferramentas que o ajudou a cumprir seu papel de “vencedor de batalhas complicadas”. 

Inclusive, em ORAS, ele também ganhou uma Mega-Evolução, transformando-o em um Pokémon ainda mais assustador. E com motivos, afinal, pular de 125 para 155 pontos de base de Attack e uma habilidade que cancela a de seus adversários é muita apelação, não acha?

Outros Iniciais

Blaziken

O Blaziken quase foi escolhido para ser o Pokémon inicial deste guia, porém, ele caiu na mesma condição que o Incineroar. Ou seja, se nos remakes ele é tão bom quanto o Swampert e mesmo com as mudanças entre os originais e os remakes, o outro inicial ainda consegue ser melhor, não tinha para onde fugir. 

Isso não quer dizer que o Blaziken seja um Pokémon ruim. Sua combinação, FIRE e FIGHT, é extremamente ofensiva, seus golpes de STAB são fortíssimos, sua habilidade na forma Mega, Speed Boost, lhe permite ultrapassar alvos mais rápidos ao longo dos turnos...e fica nisso. O Blaziken, para ser efetivo nessas versões, depende muito de sua Mega-Evolução. Para piorar, Wally possui um Mega-Gallade, que é muito forte contra a galinha em chamas.

Sceptile

Nem mesmo sua mega evolução tendo os tipos GRASS e DRAGON fez com que o Sceptile fosse escolhido para iniciarmos uma jornada. Certamente é o mais desafiador, tendo em vista os tipos dos ginásios e dos desafios que encontramos durante todo o jogo. Por mais forte que o Mega-Sceptile possa ser em termos de stats, na prática, os valores não são aplicados da mesma forma. 

Com essas condições em mente, somado ao fato de que seu movepool possui muito mais golpes físicos, sendo que seu maior atributo ofensivo é o Special Attack, o Sceptile provou-se novamente a pior escolha de Pokémon inicial.

E então pessoal, o que acharam desta equipe? Sentiram falta do Slaking? O Camerupt foi uma surpresa? Sobre o Blaziken, mesmo tendo uma boa Mega-Evolução, foi errado não escolhê-lo? Deixamos escapar algum Pokémon? Postem a opinião de vocês nos comentários, sugerindo membros e/ou discordando de algum. Pokémon Sword/Shield estão chegando e, quem sabe, não fazemos uma para elas também?
Revisão: Kiefer Kawakami

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google