Dicas e Truques

Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order — dicas essenciais para começar sua aventura

Melhore ainda mais sua experiência de jogo no terceiro action RPG dos heróis da Marvel.


O mais novo Marvel Ultimate Alliance, após quase 10 anos de espera, finalmente está entre nós. O jogo possui as suas falhas, mas diverte bastante, principalmente com os amigos. Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order entrega um misto de ação competente, típica dos desenvolvedores (o Team Ninja da Koei Tecmo), elementos de RPG bem balanceados e uma ótima experiência co-op local com todo aquele universo de heróis da Marvel que faz tanto sucesso no cinema.

Se quiser saber mais sobre o game em geral, não perca tempo e confira a nossa análise, no entanto, se você estiver procurando aquele empurrãozinho pra já sair mandando bem nas batalhas contra os lacaios de Thanos, é só continuar lendo as dicas a seguir.

Dicas Gerais de Combate

Em Marvel Ultimate Alliance 3, pelo menos primeiros modos de dificuldade, você pode apenas atacar cegamente sem pensar muito e provavelmente alcançar o seu objetivo em algum momento — mas talvez demore um tempo considerável. Agora, se você batalhar da forma mais eficiente, alguns encontros com vilões poderosos podem acabar em poucos minutos.


Toda base do gameplay consiste em, primeiro, retirar o escudo do inimigo (representado por uma "barrinha" roxa que fica embaixo da barra vermelha de vida) e, depois, aproveitar o tempo em que o oponente fica stun para atacar com tudo que você — e todo seu time de heróis — tem à disposição. O vilão também perderá alguns pontos de vida enquanto seu escudo é atacado, mas é durante a janela de tempo logo após a quebra dessa proteção, em que inimigo fica parado e vulnerável, que é possível infligir dano de forma considerável.

Alguns ataques especificamente dão mais dano ao escudo do que à vida normal, como o heavy attack básico (ativado pelo botão X), e combos de habilidades entres os herói sempre serão úteis tanto para derrubar o escudo quanto para tirar vida. Jogando com a máquina, pressionar ZR + algum botão de habilidade basicamente diz para o CPU usar uma habilidade ao mesmo tempo, criando um poderoso ataque conjunto. Já jogando com outras pessoas, no modo co-op local ou online, é preciso ficar sempre atento para o momento certo de apertar o botão A e, automaticamente, "combar" uma habilidade com outro herói.



É possível saber quando apertar o A graças ao efeito visual e sonoro que ocorre apenas na hora certa: uma seta da cor do jogador que usou a habilidade original viaja de um jogador a outro, acompanhada por um som característico. Ao mesmo tempo, suas habilidades também criam oportunidades iguais para que os outros jogadores apertem o A e continuem os combos. Apenas algumas habilidades "combam" com outras específicas, às vezes criando até alguns efeitos especiais adicionais, portanto, tente ter as combinações possíveis do seu time de personagens sempre em mente — e lembre-se disso na hora de decidir sua equipe de heróis. 

Ao segurar o botão de ataque, ou pressioná-lo várias vezes seguidas, algumas habilidades especiais podem ser mantidas até sua energia acabar (o que pode durar um bom tempo). Às vezes vale a pena abusar disso para infligir dano constante no oponente, principalmente no meio dos combos de habilidades. A tempestade e o Motoqueiro fantasma, por exemplo, conseguem entrar em um loop constante de jato de fogo + furacão, que logo se torna um furacão de fogo que consegue dar muito dano. Use e abuse desse artifício sempre que possível.



Por fim, nunca esqueça da ferramenta mais útil em qualquer combate: o ataque especial conjunto ativado ao pressionar o L e o R ao mesmo tempo. É possível usá-lo sozinho, mas o verdadeiro benefício está em guardá-lo para um poderoso ataque em conjunto. Usar esse especial logo após quebrar o escudo do inimigo pode fazer com que a batalha se torne muito mais fácil, portanto use-o com sabedoria e coordene o seu uso com os outros membros do time, se possível. Outro ponto importante é lembrar que alguns personagens precisam estar perto do inimigo para acertar o especial, então às vezes é melhor esperar pela proximidade ideal antes de ativá-lo.

Claro, tenha em mente que durante chefes, nos Infinity Trials mais difíceis, e na maioria dos combates durante a segunda metade do modo história, a estratégia geral é tentar prestar sempre muita atenção ao que está acontecendo. Antes de quebrar o escudo do inimigo, seu comportamento deve ser consideravelmente mais passivo e seguro de modo geral. Voe, teleporte-se, use teias ou, no mínimo, "role" com o L bastante e constantemente, senão as lutas podem ficar bem frustrantes. O ataque no ar de grande parte dos personagens ajuda muito quando você precisa atacar com calma e de forma mais segura. Ataque de longe sempre que possível e use o L ainda mais se estiver usando um herói melee que só ataca de perto.

Preste atenção nas Boss Battles

Muitas vezes as batalhas de chefe fogem um pouco da fórmula tradicional da "porradaria" generalizada e adicionam alguns elementos diferentes. Não espere nada muito inovador ou surpreendente, mas preste atenção no que acontece durante o embate — pode ser que seja preciso atacar o inimigo de alguma forma específica em algum momento específico ou usar um item na hora certa.


Por exemplo, é comum que bombas apareçam pelo cenário ou que caiam diretamente dos inimigos em alguns confrontos. Geralmente, usar essas bombas é significantemente mais útil do que depender apenas dos seus ataques, mas se você estiver segurando a bomba e for atacado prepare-se para lidar com a explosão e perder alguns pontos de vida.

A câmera é ruim mesmo, então tente ajudá-la

Vai acontecer: durante um confronto com um número assustadoramente grande de inimigos, mesmo se você encarnar o próprio deus do trovão controlando o Thor, a câmera vai achar um jeito de estragar tudo. Não existe uma solução real para essa questão, mas apenas uma dica geral: acostume-se e tente se adaptar aos piores ângulos do multiverso. Parece que, em geral, tentar ficar sempre perto dos seus companheiros ajuda um pouco, então, tentem coordenar seu movimento o máximo possível — nada de sair correndo na frente de todo mundo ou ir resolver alguma coisa no outro lado da área de repente.


Aprenda a Usar os ISO-8

Um dos aspectos mais "RPGisticos" de Marvel Ultimate Alliance 3 é a utilização dos ISO-8, itens que alteram os atributos dos seus personagens permanentemente enquanto estão equipados. Cada herói possui uma afinidade maior (e números melhores ou não) com um ou outro stat, que são seis ao todo: Strength (Força, que representa o poder de ataque), Vitality (Vitalidade, que indica a quantidade de vida), Mastery (Maestria, que serve para determinar o dano dos ataques especiais), Energy (Energia, que indica a quantidade de pontos de energia ou EP), Durability (Durabilidade, que determina a defesa do herói) e Resistance (Resistência, que essencialmente funciona como uma defesa para dano de habilidade).

Os ISO-8 são fragmentos das próprias jóias do infinito (famosas no universo cinematográfico da Marvel) e alteram os atributos dos personagens de diversas formas diferentes. É possível favorecer um stat tanto percentualmente como numericamente, melhorar um atributo para piorar outro, alterar o comportamento de itens coletáveis como orbes de vida e mana e até atribuir efeitos passivos mais específicos a algum ataque ou circunstância durante o jogo. 

Pode demorar um pouco e ficar meio chato, principalmente durante uma jogatina local com a galera, mas vale a pena parar um pouco de tempos e tempos e equipar alguns ISO-8 nos heróis que forem ser usados. Um jeito rápido de lembrar das funções de cada fragmento é prestar atenção em sua cor e tamanho. Geralmente, a cor dos ISO-8 corresponde a um dos seis atributos, o que indica algum tipo de melhora em relação àquele stat específico. Já quanto ao tamanho, é bem simples: quanto maior, melhor.

Adicionalmente, alguns ISO-8 também podem ser melhorados dentro do Lab, no menu de ISO-8 Management, se tornando versões ligeiramente melhores deles mesmos — ou melhor, adicionando um pouco de poder ao efeito já existente. Além disso, todos os ISO-8 podem ser desconstruídos e transformados na mesma matéria prima necessária para aprimorá-los posteriormente.

Não escolha o seu time aleatoriamente



Pois é, combinar aqueles heróis que nunca realmente se conheceram no mundo dos filmes ou dos quadrinhos pode ser até divertido, porém nada vantajoso. Apertar o L durante a tela de seleção de personagem abre a informação sobre os Team Bonus, vantagens percentuais permanentes para toda a equipe que afetam um ou mais dos seis atributos principais (mais informações no tópico acima). O processo é bem fácil, basicamente, escolha os heróis e veja qual bônus de equipe é ativado para cada combinação de personagem. Esses bônus podem ser consideravelmente vantajosos durante batalhas mais complicadas, então, fique ligado!

Lembre-se de gastar os Ability e os Enhancement Points

É assim, durante o processo de subir de nível com cada determinado herói, você irá ganhar Ability Points, ou AP, que servem para melhorar permanentemente a "qualidade" de cada habilidade especial. De um a quatro pontos, quanto mais "barrinhas" forem conquistadas para cada habilidade, mais vantagens serão ativadas — especialmente no nível quatro, que, para algumas habilidades, destrava um efeito bem significativo.







Da mesma forma, é importante lembrar de usar o menu do Alliance Enhancement de vez em quando. Aqui, um grande número de efeitos passivos podem ser habilitados para toda sua equipe, naquele velho e conhecido sistema de "árvore" de habilidades (ou skills tree). Cada ponto da constelação de upgrades adiciona diferentes efeitos para sua equipe, e os das pontas são ainda melhores, mas também pedem por mais pontos. Além disso, há um ponto gigante no meio de cada uma das constelações (são várias, cada uma com o foco em um atributo diferente) que ativa um efeito passivo ainda mais poderoso para todos os heróis da aliança.

Não esqueça dos Infinity Trials (mas vá com calma)

Os Infinity Trials, desafios especiais que funcionam naquele velho sistema de ranking com três estrelas para medir o seu desempenho, são o que sustentam o post game de Marvel Ultimate Alliance 3, mas eles podem ser completados a qualquer hora — o que pode ser bem útil em alguns momentos. Se o seu time está com o level mais baixo, por exemplo, vale a pena arriscar um trial para ganhar alguns níveis, mas lembre-se de respeitar a indicação do próprio estágio. De nada adianta tentar completar um trial nível 30 se o seu time está dez níveis abaixo. É melhor ir com calma.





Revisão: Icaro Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook