Dicas e Truques

Dragon’s Dogma: Dark Arisen (Switch) Detonado — Parte 1: O coração do dragão

Consiga sua vingança contra o dragão usando o nosso guia.



Repleto de conteúdo, Dragon’s Dogma: Dark Arisen — RPG desenvolvido pela Capcom — já está disponível no Switch. Para ajudar na sua jornada por Gransys em busca da vingança contra o dragão, o Nintendo Blast preparou um detonado de toda a campanha principal. O guia foca apenas nas missões primárias, deixando de lado as tarefas secundárias. Pegue sua espada, arco ou cajado, pois está na hora de partimos em uma longa aventura de fantasia medieval.
Confira os demais capítulos do detonado:

Parte 2: Conquistando a confiança do duque
Parte 3: Decisões e consequências

Dicas importantes

Antes de começarmos, listamos as dez dicas básicas que facilitarão bastante o game e podem poupar algumas horas na tarefa de fechar o jogo. Tenha sempre em mente que:
  • É imprescindível comprar armas e equipamentos melhores ao chegar nas cidades;
  • Também é muito importante melhorar os equipamentos e armas que você já possui;
  • Sempre que visitar locais novos, posicione uma Portcrystal na entrada. Assim, no futuro, você poderá fazer uma fast travel usando as Ferrystones;
  • Nunca viaje com a vida baixa, pois, se for pego de surpresa e derrotado, terá que refazer toda a caminhada;
  • Sempre tenha um mago no seu time para curá-lo;
  • Nunca saia das cidades sem itens de cura no inventário;
  • Somente você e seu Pawn principal upam de level, por isso, sempre troque os demais companheiros por outros com level maior conforme for evoluindo;
  • Nas batalhas, não fique golpeando os inimigos aleatoriamente. A melhor estratégia é procurar os pontos fracos dos adversários;
  • Durante as viagens, atenção com as margens das estradas. Geralmente, os matinhos escondem muitos itens;
  • Evite fugir sempre das batalhas pela estrada, você acaba perdendo muita experiência com isso.

A missão tutorial

O jogo começa com o seu personagem em um local escuro e na companhia de outro guerreiro. Antes de qualquer movimento, abra o inventário e equipe a lanterna. É bom se acostumar com esse item, pois ele será bastante útil durante toda a aventura. Com tudo mais claro, siga seu aliado e vocês encontrarão o dragão. Não se preocupe, dessa vez, a criatura é inofensiva e nem o fogo que sai da boca dela lhe causará dano.
Dragons Dogma Dark Arisen
O dragão é inofensivo nesta missão
Continue pelo único caminho possível e acabe com os goblins pelos corredores. Na próxima área, há uma pedra com inscrições circulares. Interaja com ela para receber novos aliados para sua equipe. Vá avançando pelas masmorras e derrotando os inimigos que aparecerem. O trajeto te levará para uma sala ampla com portões fechados, elimine os goblins e harpias para que outro grupo de guerreiros apareça e libere a passagem.

Mais alguns corredores escuros e vocês chegarão ao Grand Hall, onde o primeiro grande chefe te aguarda. A Quimera pode ser aterrorizante de início, mas, se revela uma criatura bem fácil de ser derrubada nesse início. A melhor maneira de enfrenta-la é se agarrando ao seu corpo, subindo até a cabeça e golpeando com a espada. Não é preciso se preocupar muito com a sua vida, pois seus parceiros irão constantemente te curar.

Depois de acabar com o monstro, uma cutscene começa, indicando que o tutorial acabou e agora é a hora de iniciar Dragon’s Dogma: Dark Arisen de verdade.
Dragons Dogma Dark Arisen
A luta contra a Quimera é mais impressionante do que desafiante

O ataque alado

Antes de qualquer coisa, é preciso criar o seu personagem. Há uma boa quantidade de opções de personalização, já para aqueles mais apressadinhos existem modelos pré-definidos. Depois de tudo pronto, uma nova cutscene revela que nosso protagonista é habitante de uma vila litorânea. Tudo parece muito calmo, porém a tranquilidade logo dá espaço para o terror com o ataque inesperado do dragão.

Assumindo o controle do valente aldeão, parta para cima da criatura alada e golpeie qualquer parte de seu corpo. No entanto, essa luta não pode ser ganha — afinal, é um monstro gigantesco contra alguém sem experiência em combate. Depois de algum tempo, outra cutscene começa, mostrando que o dragão roubou o seu coração, literalmente. Seu personagem então desmaia e acaba acordando em um quarto.
Dragons Dogma Dark Arisen
Menu de criação de personagens

Saia da cama e caminhe até a mesa logo em frente, onde existem algumas armas. É o momento de escolher sua vocação entre as três disponíveis: fighter, strider e mage. Se estiver em dúvidas, pode ficar tranquilo. Será possível trocar de classe posteriormente. Explore a casa e colete os itens em todos os cômodos, há algumas ervas e frutas que restauram o seu HP, além de um pergaminho em branco em uma prateleira que está no quarto onde você acorda.

O inventário é limitado e conforme aumenta a quantidade de materiais que seu personagem tem, mais pesado ele fica — reduzindo a agilidade para correr ou executar movimentos em combate. Por isso, é sempre bom racionar os suprimentos com os seus companheiros de viagem para que todos carreguem um pouco do peso. Após coletar os itens pelos diferentes cômodos, assista a pequena conversa e depois saia da casa para explorar a pequena cidade.
Dragons Dogma Dark Arisen
Determinando a classe do protagonista

Nesse momento, você pode ir direto para o ponto vermelho marcado no mapa. Porém, antes disso, é recomendado que entre nas outras casas e colete mais suprimentos. Com o inventário abastecido, siga para a saída da cidade (ponto vermelho no mapa) e encontre o seu primeiro Pawn. Na companhia do novo parceiro saia pelo portão.

Vá para a direção oeste, tendo o marcador no mapa como destinho. Mas, antes de chegar, será preciso salvar um comerciante que está sendo atacado por goblins. Essa batalha serve para que você conheça melhor os movimentos de combate da classe que escolheu. Com o caminho livre, siga até o acampamento para concluir a missão.

Meu melhor amigo

Dentro do acampamento, o mapa indicará onde você deve ir. Ao chegar no local, encontrará uma Riftstone — pedras espalhadas por todo o jogo e que permitem invocar os Pawns. Interaja com ela e uma voz pedirá para você provar o seu valor. Saia da cabana e volte para o portão principal para ser convocado para uma batalha contra um Ciclope que está se aproximando.
Dragons Dogma Dark Arisen
Essa é a Riftstone
Uma boa estratégia para derrotar o gigante é escalando suas costas e acertando a parte traseira de sua cabeça. Porém, tome cuidado ao se aproximar, já que um simples golpe da criatura é capaz de tirar mais da metade de seu HP. Quando ele cair, abuse dos ataques na cabeça até diminuir toda a barra de vida do inimigo. Com o Ciclope morto, volte para o acampamento e interaja novamente com a Riftstone.

Agora você vai criar o seu principal Pawn, ele te seguirá por toda a jornada e consegue acumular experiência após cada combate. É interessante que a classe dele não seja a mesma que a sua, assim, a força da equipe acaba sendo balanceada. Com o seu melhor amigo agora disponível, é o momento de fazer outra missão tutorial. O cavaleiro Ser Berne pedirá para você testar suas habilidades.
Suba pelas costas do monstro e golpeie a cabeça dele

Antes de aceitar o desafio, interaja com a Riftstone para invocar mais parceiros para a sua equipe. Os times são compostos por, no máximo, quatro integrantes. Com a galera reunida, volte e fale com Ser Berne para receber a primeira missão: carregar algumas caixas até o ponto marcado. O segundo treinamento consiste em derrotar todos os bonecos espalhados pelo acampamento. Já a terceira etapa é bastante parecida com a anterior, porém, agora, os bonecos só podem ser abatidos com ataques específicos. Ou seja, alguns só caem para golpes corpo a corpo enquanto outros são fracos contra magia.
Dragons Dogma Dark Arisen
Treinando contra bonecos

Despertador com várias cabeças

Concluindo o teste de Ser Berne, um novo ponto será marcado no mapa. Vá até lá e converse com Mercedes, que dirá que você precisa descansar. Aceite o convite e durma um pouco. No entanto, o sono é logo interrompido pela correria no acampamento. Uma Hidra invadiu o local e será preciso enfrenta-la.

Acerte as cabeças da criatura e cuidado com os ataques, que são sempre muito violentos. Apesar dela ter muita vida, depois de um certo tempo de batalha, Mercedes aparece e te entrega um barril de pólvora. Seu personagem o joga na direção do monstro, que o engole sem pensar. Com isso, basta acertar o pescoço em que o barril está para explodir uma das cabeças da Hidra.

Depois da luta, Mercedes aparece, dizendo que a cabeça da Hidra pode ser do interesse do duque de Gran Soren. De acordo com a comandante da companhia, o presente mórbido fará o mandatário reconhecer a qualidade de seu exército. Saia do acampamento e se dirija ao ponto marcado em vermelho no mapa, a próxima missão será escoltar a preciosa carga para a principal cidade do game.
O combate com a Hidra

O caminho é bastante estreito e perigoso. Grupos de lobos, bandidos, goblins e harpias espreitam em cada encruzilhada. Fique bastante atento ao animal que está puxando a carroça, pois muitos dos inimigos terão ele como principal alvo. Deixe sua barra de vida sempre cheia e colete as ervas de cura e sacos de ouro pelo trajeto. Ao derrotar os inimigos, também fique atento aos seus corpos, pois eles podem soltar itens coletáveis. É recomendado ir salvando periodicamente, pois qualquer deslize fará seu personagem morrer e você terá que recomeçar toda a missão novamente.

No meio da viagem, há um portão fechado. Mate os goblins para liberá-lo, nessa luta, é interessante explodir os barris de pólvora no chão para abater grupos maiores de inimigos. Com a área livre, vá até o interruptor e libere a passagem para a caravana. Tome cuidado com os goblins que surgem logo que o portão abre, acabe com todos para poder seguir em frente.

Um pouco mais para frente, um de seus Pawns vai apontar para alguns animais pastando. Eles são inofensivos e você pode aproveitar para ataca-los e coletar carne, que será vendida em Gran Soren. Quase no final do trajeto, um grupo de bandidos armados atacará o comboio. Derrote todos para, finalmente, chegar ao seu destino em segurança.
Dragons Dogma Dark Arisen
Escoltando o presente do duque

Bem-vindo à cidade grande

Já em Gran Soren, um homem chamado Mason se aproximará de seu grupo e dirá que se você quiser saber mais sobre o seu destino, terá que conhecer melhor os Pawns. Porém, antes de prosseguir, aproveite que está na praça central da cidade e visite as lojas. Venda os itens que coletou e não vai usar, além de comprar materiais de cura, equipamentos e armas.

Depois de se equipar, vá para o Inn que também fica na praça central. Lá dentro, fale com o homem com uma exclamação vermelha na cabeça. Ele vai te contar sobre um grupo de Pawns que mora nas proximidades, mas, antes de ir visita-los fale com o dono da hospedaria novamente. Ele pode armazenar itens que você não vai usar imediatamente, sendo possível recuperá-los posteriormente, e também te ensina novos momentos. Ele ainda é o responsável por trocar sua classe, caso sinta vontade.
A entrada do Inn fica na praça central

Ao sair do Inn, um novo ponto vermelho estará marcado no mapa. Vá até lá, fale com Barnaby e conclua mais uma missão. Na sequência, ele vai pedir sua ajuda para explorar a masmorra que fica logo abaixo da casa. Aceite a tarefa, o siga e entre pela porta. O calabouço consiste em uma longa escadaria circular, no início da descida existirão alguns morcegos e aranhas que não oferecem grande perigo.

Porém, um pouco mais adiante, as coisas começam a se complicar. Alguns corpos no chão se levantarão e os zumbis começarão a te atacar. Os seres sobrenaturais são bem resistentes e chatos de abater. Acabe com o bando e continue descendo até chegar em uma porta fechada, nesse ponto, vire de costas para o portão, ande um pouco para frente e entre na passagem à direita. O corredor te levará para uma sala infestada de esqueletos. Mate todos e continue em frente até atingir o outro lado do portão que estava bloqueando o caminho.

Puxe a alavanca na parede para abrir a porta e continue descendo, enfrente mais alguns mortos-vivos e chegue até um gigante que está bloqueando a passagem. Esse inimigo tem muita energia e é bastante resistente, por isso, não é inteligente tentar enfrenta-lo corpo a corpo. A melhor maneira de mata-lo é subindo em uma das pilastras e atrair a atenção da criatura (batendo em seu escudo ou atirando nele) para que o monstro se jogue no precipício.
A melhor maneira de derrotar o gigante


Depois desse combate, volte a descer, mate mais alguns zumbis e chegue ao fundo do poço, onde há uma estranha luz azul. Colete o cristal do centro e interaja com a estrutura depois, uma cena começa e, na sequência, diversos tentáculos surgem do chão. Não tente enfrenta-los e apenas corra para a escada, fazendo o caminho de volta para a superfície. Nessa fuga, fique atento a sua barra de estamina, sempre que estiver acabando, pare para respirar um pouco antes de continuar. Caso o medidor fique completamente zerado, seu personagem ficará imóvel por alguns segundos, se tornando um alvo fácil para os tentáculos.

Também não volte para salvar seus Pawns, caso eles sejam abatidos. Não se preocupe, você poderá invoca-los novamente logo que sair dessa masmorra. De volta a Gran Soren, fale com Barnaby para lhe contar sobre o que existe nas profundezas e finalizar a missão.

Ordens reais

Ao sair da casa, um soldado irá para-lo para dizer que Ser Maximillian desejo conhecê-lo. Siga até o ponto em vermelho no mapa para encontrar o comandante, que dirá que tem quatro tarefas para você. Essas missões podem ser realizadas na sequência que o jogador preferir, nesse guia, explicaremos como concluir todas na ordem que aparecem nas opções. Para prosseguir a história, é necessário completar somente duas das quatro tarefas, porém é recomendável fazer todas para que seu grupo acumule experiência e ouro, além de coletar itens.

A primeira (Decipher a text) consiste em encontrar alguém capaz de entender um texto antigo. Ao aceita-la, aparece um novo ponto vermelho no mapa. Siga até ele e converse com o agricultor, que dirá que não sabe de nada sobre essa escrita e recomenda que procure o escrivão. Encontre-o seguindo o novo ponto vermelho no mapa, porém, ele também não será capaz de ajudar muito. Aproveite que está na loja do escrivão e compre algumas Ferrystones (pelo menos quatro).
Sempre faça compras antes de sair da cidade

Outro ponto vermelho no mapa aparecerá, dessa vez, indicando a posição de Maurin — uma pessoa que fica correndo pela cidade. Fale com ele para receber a informação de que você precisará viajar para Knoll Hillfigure. Antes de sair da cidade rumo ao norte, não se esqueça de estocar muitos itens de cura. Também é interessante passar a noite no Inn caso esteja escuro, pois, os inimigos que aparecem quando a lua está no céu costumam ser mais fortes e perigosos do que as criaturas diurnas. 

Saia da cidade, prepare os pés e vá para Knoll Hillfigure (o ponto que estará marcado em vermelho no mapa). A caminhada será longa e lembre-se, você volta para os portões de Gran Soren ao morrer. Por isso, é interessante ir salvando o jogo ao longo do trajeto. Na metade do caminho, você passará por uma construção chamada Windbluff Tower. É interessante deixar na entrada a Portcrystal — é o item que você pegou no fundo do calabouço de Barnaby, logo antes de ser atacado pelos tentáculos. Isso facilitará bastante algumas missões futuras.

Ao chegar no destino, você encontrará um cara um tanto quanto estranho e uma nova cena vai começar. Quando ela termina, fale com o homem que tem a exclamação vermelha na cabeça. Depois disso, vasculhe a caverna para encontrar outra Portcrystal. Concluindo a tarefa, basta retornar para Gran Soren e relatar suas descobertas para Ser Maximillian.

Sim, você teria que refazer todo o caminho andando para a cidade. Porém, graças à Ferrystone isso não será necessário. Abra o menu e use o item, com ele será possível realizar uma fast travel para Gran Soren. Assim, uma viagem de vários minutos se torna uma animação de poucos segundos.
Fale com o homem que está sentado para prosseguir com a missão


Entrando em Gran Soren, vá falar com Ser Maximillian para concluir essa missão e começar a próxima (Rout a monster infestation). Essa tarefa começa com uma viagem muito longa, por isso, abasteça seus itens de cura, compre novas armas e equipamentos, e se prepare para andar bastante. Saia da cidade e vá na direção do ponto marcado em vermelho.

Ao chegar na fortaleza, fale com o capitão e ele contará que as tropas não conseguem entrar porque o portão está fechado. Logo atrás do comandante, há um buraco no chão. Entre nele e prossiga pelo túnel subterrâneo até passar por debaixo das muralhas do forte. Pelo caminho, há diversas poções e baús, colete todos para reabastecer seu inventário, afinal, provavelmente gastou alguns itens de cura no caminho de Gran Soren até aqui.

No final do caminho, você encontrará uma escadaria. Suba e vire à direita para encontrar um dispositivo na parede, porém está faltando a alavanca. Interaja com ele para que uma nova marcação surja no mapa, mas antes de seguir para lá, há uma ponte quebrada nesse telhado que leva para o outro lado. Pule o buraco e mate o goblin que está controlando a balista, isso evitará que ele seja um problema quando você descer.

Encontre uma escada e vá para o chão, ignore os inimigos pelo caminho e corra na direção do marcador no mapa. Você chegará a uma construção com a porta trancada, do lado desse pequeno prédio há uma escada. Suba até o topo e pule para dentro, depois, destrua a barricada na porta para que seus Pawns consigam te seguir.

Vá pelo corredor e abra o baú, dentro dele estará a alavanca. Nessa sala existem algumas celas e dentro de uma delas há outra Portcrystal, não se esqueça de coleta-la antes de partir. Quando estiver pronto, volte para o interruptor e interaja com ele, abrindo o portão para a entrada do seu exército. Agora, a tarefa será limpar a área, acabando com os goblins e os Ciclopes. Cuidado com os inimigos na muralha, que disparam flechas de fogo em você usando as balistas. Depois de uma intensa batalha, você terá acesso ao interior do forte e terá de enfrentar o líder dos goblins, derrote-o para reconquistar a estrutura.
Abra o portão para os seus aliados


No entanto, seu exército também pode ser derrotado durante o confronto. Caso isso aconteça, surgirá na tela uma mensagem para retornar para Gran Soren e relatar o fracasso para Ser Maximillian. Isso também conclui a missão, mas, convenhamos, é bem melhor voltar para a cidade portando boas notícias. Seja com vitória ou derrota, depois da batalha use outra Ferrystone para ir para a capital.

Com metade do caminho concluído, a próxima missão (Investigate a cult) começa dentro de Gran Soren. Vá até os pontos vermelhos marcados no mapa e converse com as pessoas, elas lhe dirão para procurar Mason. Use o mapa para encontra-lo na parte mais baixa da cidade e ele lhe dará um emblema que permite que você converse com cidadãos da cidade que fazem parte de um misterioso culto.

Tendo esse item, novos pontos surgem no mapa. Vá até eles e converse com as pessoas para descobrir que a seita está se reunindo nas catacumbas fora de Gran Soren. Com isso, prepare seus itens e equipamentos e parta em mais uma viagem. Saia da cidade e siga para o ponto marcado no mapa para chegar nas catacumbas. Entre no labirinto e, logo de cara, ascenda a lanterna, afinal, o local é bastante escuro.

Esse labirinto é bastante simples e linear, com o mapa sempre indicando o caminho a ser seguido. Vá derrotando os inimigos e coletando os itens pelo caminho até chegar no local onde o culto está se reunindo. Assista a palestra até que Elysios, o líder, perceberá a sua presença e mandará uma horda de zumbis para te atacar. Depois de limpar a área, Mason surge e diz que não conseguiu evitar a fuga de Elysios, mas que ele capturou um dos seguidores.
Elysios, o sinistro líder do culto


Vá até o prisioneiro e o interrogue, depois, você precisará escolher entre salvar a vida do cultista ou mata-lo. Depois de tomar uma decisão, suba a escada próxima e você estará bem perto de Gran Soren. Volte para a cidade e relate para Ser Maximillian que mais uma tarefa foi concluída com êxito. Por fim, ele te dará a última missão (Aid a research team), que começa na catedral localizada bem perto do local onde o capitão fica.

Entre na igreja e fale com o padre Geffrey, que vai lhe pedir uma ajuda. Abasteça seu inventário e deixe a capital mais uma vez, fazendo o caminho para o local marcado no mapa. Pode ser um pouco complicado chegar nesse ponto, o melhor trajeto é seguir pela margem oposta de onde está o marcador e atravessar o rio um pouco antes da cachoeira.
Para chegar ao marcador vermelho, atravesse o rio neste ponto

Depois da travessia, siga o caminho para cima e encontre Haslett, que dirá que Jean está dentro do templo fazendo uma pesquisa. Passe por detrás da cachoeira e entre na porta, é um novo calabouço para ser explorado. Os inimigos são mais perigosos aqui dentro, principalmente, os lagartos. Para mata-los, acerte a cauda deles até cortá-las fora, eliminando assim toda a defesa dos monstrengos. Siga pelos corredores, sempre de olho no mapa, até chegar em uma área com uma inundação bloqueando o caminho.

Examine o interruptor na parede para ver que falta a alavanca. Um ponto no mapa indicará onde o item está, siga pelas escadas e você encontrará uma porta fechada. Para abri-la é necessário acabar com todos os lagartos que estão nessa área. Feito isso, recupere a alavanca e volte para coloca-la no local correto.

Acione o dispositivo que fará um elevador descer, permitindo que você siga em frente. Depois de passar por mais alguns inimigos, você chegará em uma sala com um Ciclope e restos mortais no chão. Ignore o gigante e examine a pessoa sem vida, trata-se de Jean.
Os restos mortais do pobre Jean

Volte para a entrada do templo e avise Haslett que o amigo dele está morto. Ele pedirá que você entre mais uma vez no calabouço para procurar as Altar Slate que Jean tinha ido recuperar. Vá para o labirinto uma segunda vez e o mapa te levará até uma porta trancada, depois de tentar abri-la, um novo marcador surgirá, indicando que você tem que ir para a sala onde está o corpo de Jean.

Chegando lá, derrote o Ciclope para conseguir a chave. Depois da luta, volte para a porta trancada para desbloqueá-la. Siga pelo caminho liberado até um interruptor que deve ser pressionado para escoar toda a água das ruínas. Com o templo seco, surgem cinco marcadores no mapa. Cada um deles é uma das peças, colete todas antes de sair de vez desse labirinto. O problema aqui é que as pedras são bastante pesadas, por isso, é preciso dividir o peso com seus Pawns.
Divida o peso das Altar Slate com seus Pawns


Com os cinco itens em mãos, volte para falar com Haslett. Depois disso, use outra Ferrystone para retornar para Gran Soren e informar para Ser Maximillian que a última missão foi concluída. Ele irá te agradecer e dizer que você pode entrar no castelo para encontrar o duque. Mas atenção, antes de ter a audiência com o líder da capital, termine qualquer side quest que possa estar pendente. Pois, uma vez lá dentro, não será possível voltar para completa-las.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.

Comentários

Google
Disqus
Facebook