Padrão ou Lite? Como saber qual é o melhor Switch para você

Com o recente anúncio do novo modelo, muitos jogadores podem estar na dúvida sobre qual comprar.


Recentemente a Nintendo anunciou um novo modelo de Nintendo Switch, sem diversas funcionalidades, porém mais barato para compensar. É uma novidade parecida com o modelo 2DS, lançado em 2013 - uma versão barateada do 3DS que não trazia o efeito tridimensional, o áudio era mono e o console não dobrava.


O 2DS era uma opção voltada às crianças e por isso não contava com o efeito 3D (que poderia ser prejudicial aos pequenos), além disso trazia um design mais parecido com um brinquedo. Da mesma forma o Switch Lite chega ao mercado voltado àqueles que não pretendem utilizar o Switch em suas televisões, sendo um modelo ligeiramente mais compacto e próprio para jogatina portátil.

Quais as principais diferenças?

A maior diferença logo de cara é a ausência dos Joy-Cons, agora acoplados diretamente ao console, mas o novo modelo ainda apresenta muitas outras diferenças significativas:

  • Zero compatibilidade com o modo TV e o modo de mesa;
  • Foi removida a função de vibração HD dos controles;
  • Para melhor jogabilidade, foi adicionado um direcional digital (D-Pad) único no lugar dos quatro botões independentes do modelo original;
  • Foram removidas as câmeras infravermelhas dos controles, utilizadas em jogos como Nintendo Labo;
  • Mais compacto, o console apresenta estas dimensões (a título de comparação, as medidas do modelo padrão estão entre parênteses): 9,14 cm de altura (10,16 cm), 20,83 cm de largura (23,87 cm), 1,39 cm de profundidade (1,39 cm) e tela de 5.5” (6,2”).
  • Bateria com maior durabilidade: de 3 a 7 horas, contra as 2,5 a 6,5 horas do modelo padrão.

Comparativo lado a lado dos dois modelos. Fonte: IGN

Essas são todas as principais mudanças feitas no novo modelo do Nintendo Switch.

Quem quer jogar na TV e aproveitar os 1080p de resolução máxima que o console pode atingir deve pegar o modelo padrão, pois a conexão com o televisor não será possível nem mesmo através de acessórios separados.

O jogador que pretende jogar títulos com sensores de movimento envolvendo os Joy-Con também pode descartar o Lite. Um exemplo é ARMS, onde é necessário desferir socos com os controles.

Os interessados no Nintendo Labo também devem riscar o novo modelo de sua lista, pois o game depende muito dos Joy-Con com seus sensores de movimento individuais e câmeras infravermelhas.

O console realmente é uma opção exclusivamente portátil:  não permite muita flexibilidade na hora da jogatina, porém apresenta um design mais compacto e firme, que passa uma maior sensação de segurança na hora de guardar o aparelho dentro de uma bolsa ou mochila.
O novo console aparenta ser mais resistente.

Então ele não presta, devo pegar o padrão?

Não necessariamente. Se você pretende utilizar o seu Nintendo Switch exclusivamente como portátil a versão Lite caiu dos céus, uma vez que  ela contará com um valor muito mais acessível e possui todas as funcionalidades necessárias para jogar longe da TV. É a melhor opção para os entusiastas de jogatina portátil. Porém, se você gosta de jogar na televisão, não tem jeito: o melhor é pegar o modelo padrão.

E caso você ainda esteja em dúvida sobre como utilizará o seu Switch, o modelo padrão ainda é mais recomendado, pois nunca se sabe o tipo de jogo que a Nintendo poderá lançar se beneficiando da liberdade dos Joy-Con. Talvez até mesmo um dos títulos já existentes venha a chamar a sua atenção, então é melhor prevenir do que remediar.

A edição especial de Pokémon Sword & Shield pode ser um fator de peso para alguns jogadores na hora de decidir.


Muitos memes estão circulando pela internet satirizando a ausência de funções do novo console.É sempre bom lembrar que quanto maior a variedade no mercado, mais forte a indústria dos games se torna e mais pessoas vêm para a família Switch.

Seja padrão ou Lite, de mesa ou portátil, vamos abraçar a diversidade de opções ao invés de atacar lançamentos só por não atenderem especificamente às nossas necessidades. A comunidade gamer pode ser melhor do que isso.

Revisão: Icaro Sousa

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google