Expandindo os limites de Super Mario Maker 2 (Switch)

Muitos jogadores tentam criar níveis que saiam da lógica plataformesca, confira aqui alguns dos melhores exemplos disso.


Super Mario Maker 2 dá aos jogadores um poder infinito de criação de níveis de plataforma do nosso bigodudo favorito, porém, muitos fãs passam incontáveis horas pensando e desenvolvendo mecânicas que quebram o comportamento “esperado” de uma fase normal. Há um mérito gigantesco em ter cuidados com o design e obstáculos de um bom nível de plataforma tradicional, mas, mesmo assim, fico encantado com o potencial que alguns jogadores trazem à tona para esse “subgênero plataforma-puzzle”.


Um desses jogadores é o youtuber Ceave Gaming. Mesmo depois de um bom tempo do lançamento do primeiro Mario Maker, ele continuou fazendo vídeos que buscavam expandir os limites mecânicos e de design do jogo. Caso você esteja buscando inspirações ou guias para explorar essas possibilidades, recomendo dar uma olhada em vários dos seus vídeos, com um destaque a esses:
Muito do seu conteúdo foi desenvolvido para o primeiro jogo, porém, ele tem mostrado o mesmo comprometimento com o novo. Procurando nos comentários dos seus vídeos atuais e pelo Reddit (https://www.reddit.com/r/MarioMaker/) é possível encontrar vários níveis que seguem esses passos ambiciosos, assim como esses daqui:

Zelda: Gerudo Valley Seesawing

Autor: EMIDanny
Código: W7N-Q6G-1XF

Começamos com um nível que é mais tradicionalmente de puzzle, como tantos outros que até mesmo recebem a tag dentro de Super Mario Maker 2. Porém, esse ganha destaque por algumas mecânicas específicas (principalmente relacionadas às explosões) que são muito bem tematizadas ao redor do universo de Zelda. Esses puzzles certamente poderiam estar dentro de um Zelda plataforma 2D.

Five Nights at Freddy’s

Autor: Mankalor
Código: YCT-D2H-39G

Agora as coisas estão ficando mais sérias. Num clima sombrio e totalmente diferente de outros níveis, quando o Mario entra nessa mansão ele sabe que terá que se defender de terríveis monstros que espreitam pela escuridão. O autor dessa fase traduziu muitíssimo bem o gameplay e design de Five Nights at Freddy’s.

Choose-Your-Class RPG

Autor: 2DNines
Código: 0P8-1XF-YDG

Explorando o conceito de diferentes classes em RPGs, nesse nível Mario deve escolher uma “arma” e uma “armadura” para enfrentar inimigos, coletar chaves e moedas que poderão ser usadas para progredir até o fim e, principalmente, comprar itens numa lojinha! Além das classes, esse é sem dúvidas o meu conceito favorito para se aplicar em uma fase.

Undertale San’s Fight

Autor: Acp Tonic
Código: NLY-YTH-B7G

Essa fase curtinha é fantástica para todos os fãs de Undertale e, sinceramente, é uma das menos complexas para se tentar recriar. Há muita variedade para a arena e os ataques inimigos, sem falar da possibilidade de ambientação temática ao redor da tão amada franquia.

Gotta Catch ‘Em All!

Autor: Pink Kitty
Código: 9NP-CRY-F0G

Por fim, um nível super criativo e leve com Pokémon. Sem a ambição de recriar um sistema RPGístico (que, aliás, aposto que muitos gostariam de ver) digno de toda a franquia, essa fase ainda consegue misturar os dois universos em pequenos puzzles que envolvem a captura de vários “Pokémon”. Aliás, essa fase depende totalmente da existência do bloco ON/OFF, que foi uma nova adição de Super Mario Maker 2!

E você, leitor(a), ficou interessado em criar alguma fase diferentona? Ou então, conhece alguma que se encaixa nesses moldes? Conta aí pra gente nos comentários!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google