Top 10

Os melhores Final Smashes de Super Smash Bros. Ultimate (Switch)

Confira os ataques especiais mais poderosos da icônica série de jogos de luta da Nintendo.


Todos sabem que Super Smash Bros. Ultimate é um dos melhores jogos lançados para Nintendo Switch. Com dezenas de personagens jogáveis - e ainda mais alguns por vir - o título conta com uma quantidade gigantesca de golpes para garantir que cada lutador tenha seu próprio estilo na arena de luta.

Entre todos esses movimentos, o mais poderoso é o Final Smash, que pode ser utilizado após quebrar uma Smash Ball ou carregar um medidor de poder especial. Cada lutador possui um Final Smash diferente, e nesta lista selecionei os 10 melhores, com base nos seguintes critérios:
  • Knockback (capacidade de arremessar o oponente para longe);
  • Porcentagem de dano causado;
  • Área de alcance da habilidade.
Para conseguir o abate na série Super Smash Bros., o jogador precisa lançar o inimigo para fora do mapa, o que é facilitado quando este possui uma porcentagem maior de dano recebido. Assim como o nome indica, os Final Smashes são ótimos ataques finalizadores na batalha, pois em sua maioria o efeito deles de knockback é aplicado após o golpe causar uma grande quantidade de dano ao oponente.



Porém, deve-se considerar que existem modos de jogo em que a porcentagem de dano recebido é substituída por um medidor de vida. Nestes casos, causar a maior porcentagem possível de dano é essencial, daí a razão do segundo critério listado acima. 

Sem mais delongas, vamos aos Final Smashes:

10. Pac-Man - Super Pac-Man

Neste Final Smash, Pac-Man se transforma em uma versão gigante de sua clássica forma 8-bit e começa a atravessar o cenário várias vezes, causando dano e lançando os inimigos com mais intensidade a cada ataque. 



Dependendo da quantidade de movimentos acertados, o dano pode ser devastador - pouco mais de 80%, o maior do jogo. Leva um pouco de prática para pegar o jeito da habilidade, mas depois de um tempo é possível fazer muito estrago com ela. 

9. King Dedede - Dede-Rush

Diferentemente dos jogos anteriores, em SSBU o King Dedede não invoca seu exército ou bombas para atacar seus inimigos. Aqui, o vilão utiliza apenas seu martelo para golpear o oponente em um ringue de luta.



Mas não se engane pela simplicidade do ataque: ele causa quase 72% de dano, além de possuir um knockback capaz de lançar outros lutadores com pequenas porcentagens para bem longe no mapa. Acertar o golpe, em contrapartida, pode ser um desafio, visto que a área de alcance não é muito grande.

8. Zero Suit Samus - Zero Laser

Assim como o King Dedede, o Final Smash de Zero Suit Samus é diferente em cada versão de Super Smash Bros.. No título atual, a personagem vai para o fundo do mapa em cima de sua nave e, após mirar com o cursor e selecionar uma área, dispara um laser poderosíssimo por alguns segundos.



O ataque, quando executado perfeitamente, aplica mais de 70% de dano e lança os oponentes a uma distância considerável. Além de não ser muito difícil de acertar, a área de alcance do raio é bem grande, podendo facilmente atingir múltiplos inimigos. 

7. Simon e Richter - Grand Cross

Os Echo Fighters Simon e Richter, ambos do clã Belmont, compartilham o mesmo Final Smash, em que um caixão surge na frente dos Caça-Vampiros e aprisiona um inimigo. Depois, um laser de energia atinge os oponentes e causa aproximadamente 50% de dano.



Apesar do baixo valor comparado com os anteriores, a capacidade de knockback do ataque é muito grande, sendo uma ótima maneira de lançar seus inimigos após atingi-los com outros movimentos. Além disso, é possível combar o Down Special de Simon/Richter, que aprisiona outros lutadores por um breve período de tempo, e garantir um Final Smash certeiro.

6. Wario - Wario-Man

Mario pode até ser o número um de SSBU (literalmente), mas é seu rival Wario quem possui o Final Smash mais poderoso. Ao se transformar em Wario-Man, o rival do bigodudo aplica uma sequência de golpes em quem for pego pela sua investida. Depois disso, ele solta um pum destrutivo e arremessa o oponente para longe.



O dano total do ataque é de pouco mais de 60%, pode atingir vários adversários de uma vez e possui um ótimo potencial para lançar os inimigos, sendo uma habilidade ideal para dar um fim nos stocks (vidas) dos outros jogadores.  

5. Dark Pit - Dark Pit Staff

Mesmo sendo Echo Fighter do personagem PitDark Pit possui um Final Smash próprio. Nele, o anjo sombrio saca seu staff, um bastão que atira como um rifle, e aplica bastante dano no oponente. Os especiais de ambos os lutadores causam a mesma quantidade de dano: 48%. 



Imagino que você deva estar se perguntando: "mas só isso?". É, realmente este número não impressiona muito perto dos outros exemplos da lista, mas o verdadeiro poder desse Final Smash está no knockback e na facilidade em acertá-lo logo após usar o throw (arremesso após agarrar alguém) em um oponente. Dependendo da posição dos jogadores, é um abate garantido.

4. Ridley - Plasma Scream

Ocupando o quarto lugar da lista, Ridley está aí para provar que os novatos são tão perigosos quanto seus veteranos. Seu Final Smash, Plasma Scream, faz com que ele dê uma investida nos inimigos. Caso o golpe acerte alguém (no máximo 2 lutadores), Ridley desfere um poderoso raio de energia de sua boca nos adversários, que estão acoplados à nave de Samus. 



Logo após, a nave explode, causando ainda mais dano nos inimigos - ao todo, são mais de 70% de dano. Porém, o diferencial desse ataque é que, caso o oponente fique com uma porcentagem maior que 100% no final da cinemática, ele morre instantaneamente. 

3. Marth/Lucina - Critical Hit

A medalha de bronze da nossa lista vai para a dupla de espadachins Marth e Lucina, que compartilham o mesmo Final Smash: Critical Hit. Vou direto ao ponto: este ataque abate o inimigo independentemente da porcentagem em que ele se encontrava antes do golpe, que nada mais é do que uma investida em linha reta que percorre quase o estágio inteiro.



O único motivo para este Final Smash não estar em primeiro lugar é o risco que o jogador corre ao usá-lo. Como o alcance do movimento é muito grande, é preciso estar atento à posição dos lutadores no mapa. Caso contrário, é melhor torcer para acertar alguém, senão o ataque é desperdiçado e a morte de Marth/Lucina é certa. 

2. Zelda - Triforce of Wisdom

O segundo lugar deste Top 10 vai para a princesa mais poderosa dos jogos: Zelda. Seu Final Smash, Triforce of Wisdom, causa bastante dano enquanto aprisiona um inimigo na clássica Triforce apresentada em sua série de jogos.



A razão para que este ataque seja tão poderoso é a facilidade em acertá-lo, já que não demanda esforço nenhum por parte do jogador para isso. A não ser que você esteja bem longe ou de costas para o oponente, é impossível que ele escape do poder de sucção da habilidade. Além disso, o golpe garante a morte caso o inimigo esteja com uma porcentagem igual ou superior a 100% durante o fim da animação.

1. Peach/Daisy - Peach/Daisy Blossom 

Para finalizar a lista com chave de ouro, nada mais justo do que o Final Smash com mais utilidade do jogo. Lembra dos critérios selecionados no início do texto? Esqueça-os. Perto desta habilidade, eles não vão fazer muita diferença. 

Seja sob o efeito da Smash Ball ou após completar o medidor, as Echo Fighters Peach e Daisy possuem o poder de executar uma dança que hipnotiza os oponentes, fazendo com que eles durmam enquanto alguns itens de cura surgem no estágio - pêssegos ou margaridas, dependendo da princesa selecionada.



Ao levar em conta que após a dança acabar e o dano ser aplicado, é possível aproveitar o tempo em que os inimigos estão adormecidos para golpeá-los com um poderoso Smash Attack, partir para coletar os itens de cura e recuperar parte de sua vida. Forte, não é? Além disso tudo, ainda é impossível desviar desse efeito, fazendo com que ele seja o melhor Final Smash de Super Smash Bros. Ultimate.

E você, o que achou da lista? Já conhecia estes movimentos? Conta pra gente outros Final Smashes apelões que poderiam ter entrado no Top 10.

Revisão: Vladimir Machado

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google