Pokémon Blast

Como Pokémon Sword & Shield (Switch) podem consertar o tipo Ice

Pokémon do tipo Ice são conhecidos pela fragilidade e pela carência de representantes competitivos, mas há tempo para mudanças.


Sabemos que o gelo é um estado físico da água e, em condições ideais, é alcançado ao atingir 0°C — ou 273 Kelvin. No mundo Pokémon o gelo vai muito além disso, visto que representa uma tipagem de certas espécies nesse vasto mundo de mais de 800 criaturas. São 40 Pokémon do tipo Ice, incluindo as Alola Forms, o que representa menos de 5% dos monstrinhos disponíveis para o jogador, tornando-se o tipo mais raro dos games.



Mesmo sendo o tipo mais raro até o momento, sua variedade de monstrinhos agrada os olhos de quem vê, desde os mais fofos, como Smoochum e Cubchoo, até os mais amedrontadores, como Kyurem e Glalie. No entanto, mesmo gostando muito dessa tipagem, sei que é a mais fraca de toda a franquia, logo Pokémon Sword & Shield (Switch), que chegarão para o Nintendo Switch este ano, terão a chance de consertar os problemas que citarei ao longo do texto.

Frágeis como um caco de vidro


Vou começar pelo maior problema desse tipo: as péssimas propriedades de batalha. Sim, ataques do tipo Ice são super efetivos contra Dragon, Flying, Grass e Ground types, porém Pokémon desse tipo são fracos contra Fighting, Fire e Rock, tipos extremamente comuns no metagame. Simplesmente por existir Mach Punch e Accelerock como ataques com prioridade super efetivos, os poucos tipo Ice velozes, como Weavile, sofrem pela facilidade de serem derrotados nesse tipo de combate.

Além disso, as combinações com o tipo Ice apenas aumentam os problemas de fraquezas, até mesmo porque eles apenas resistem a um tipo: o próprio tipo Ice. Sim, você não leu errado. Pokémon do tipo gelo não resistem a nada, a não ser contra ataques do próprio tipo. Isso não acontece com nenhuma outra tipagem, até mesmo o tipo Normal possui, ao menos, alguma imunidade ou vantagem melhor que os monstrinhos gelados.

Esse é um grave problema que pode ser consertado em Sword & Shield. Após sete gerações com Pokémon do tipo Water, Psychic e, recentemente, Fairy atribuindo ótimas estratégias de batalha, creio que seja a hora perfeita de haver um balanceamento que valorize o tipo gelo. Para tanto, confira algumas sugestões existentes que poderiam ser adicionadas ao tipo:

  • Ice resistir à Water: um jogo justo. Se Water resiste ao tipo Ice, por que o contrário não ocorre? É uma questão de proporção: tanto é possível congelar a água como também derreter o gelo com a troca de calor com água em temperaturas mais elevadas. Logo, o processo de um resistir ao outro é aceitável, então o efeito vice-versa faria o total sentido;
  • Ice resistir à Electric: tipos Water possuem fraqueza à Electric e disso não há questionamentos. Porém, fisicamente falando, quando a água é congelada, a passagem de corrente elétrica é muito mais dificultada do que no estado líquido, então por que Ice ainda recebe dano regular de ataques elétricos? A estrutura do gelo pode ser utilizada como isolante em algumas situações, então não teriam problemas para considerá-los resistentes à eletricidade nos jogos da série;
  • Ice resistir à Ground: é um caminho reverso de vantagens e desvantagens. Ataques de gelo têm vantagem sobre Pokémon do tipo Ground, porém os Pokémon do tipo Ice não resistem aos ataques terrestres, apenas levam dano normalmente. Por ser um tipo muito comum em vários movesets, uma maior “blindagem” contra Earthquake também seria bem interessante para o metagame em geral.

Não necessariamente aderir todas as resistências citadas, porém creio que alguns dos pontos abordados seriam interessantes para que o balanceamento dos Pokémon tipo Ice melhorasse consideravelmente.

Lentas reações para batalhas velozes

Segundo a Bulbapedia, a média de velocidade dos Pokémon totalmente evoluídos do tipo Ice é de 76.02 pontos de base stat — um número relativamente baixo, se comparado com os 90.38 pontos dos Pokémon elétricos, por exemplo. O grande problema disso é que, de fato, a grande maioria dos Pokémon desse tipo são mais defensivos, ou seja, priorizam mais o HP e os atributos defensivos do que o ataque e a velocidade.

Não faz muito sentido investir em grandes bases defensivas se a única resistência do tipo é ao próprio tipo gelo. Avalugg, por exemplo, dificilmente se sairá bem em um contexto competitivo, até mesmo pela defesa extremamente alta para um Pokémon com muitas outras fragilidades. Weavile e Alolan Ninetales se sobressaem no cenário competitivo justamente por serem rápidos, porém extremamente frágeis com a tipagem mista que eleva o potencial dos monstrinhos.

Cloyster também é bem visto em alguns times, mas porque Shell Smash dobra sua velocidade e seus atributos de ataque, tornando-se uma exceção do tipo Ice. Do contrário desses três últimos citados, os outros Pokémon dessa tipagem que desejam investir em estratégias ofensivas precisam de agentes externos que auxiliem ou de itens, como o Choice Scarf, para amenizar tal problemática.


Assim, nada mais justo que uma revisão dos status base dos monstrinhos já revelados, como melhorias para Jynx, Glalie e Aurorus — que, convenhamos, possuem vários problemas. É complicado imaginar estratégias variadas para uma tipagem que sempre carece de itens como Focus Sash, para Froslass por exemplo, visto que a durabilidade desses Pokémon em campo é tênue em meio a tanta diversidade ofensiva dos outros tipos.

Um movepool deselegante

Por fim, outro grande problema está na seleção de ataques para os tipo Ice. Mesmo com as recentes adições de movimentos, não há um equilíbrio da tipagem, uma vez que até mesmo Aurora Veil, que aumenta as defesas da equipe por cinco turnos, só pode ser utilizada enquanto estiver nevando em campo. São essas tantas peculiaridades que poderiam ser simplificadas que tornam ainda mais complicado a ascensão do tipo Ice.

Além do mais, ataques físicos do tipo gelo possuem pouquíssimas opções, sendo que os mais fortes são Icicle Spear, com 85 de base attack e sem garantia de que irá acertar, com uma precisão de 90%, e Ice Hammer, com 100 de base attack, porém com a diminuição da velocidade após o movimento e exclusiva de Crabrawler. Percebe como há peculiaridades incômodas até mesmo para os Pokémon mais ofensivos? Se, por exemplo, houvesse um Pokémon tipo Ice com a habilidade Contrary e aprendesse Ice Hammer, talvez haveria mais possibilidades no campo competitivo.

Ice shard é um dos pontos fortes dessa tipagem, para não dizer que só há desvantagens. Blizzard e Icy Wind são normalmente utilizados em Double Battles, principalmente em VGC com times de Pokémon com Snow Warning. Falando nisso, felizmente Vanilluxe também conseguiu seu destaque na última geração, adquirindo também Snow Warning e evocando nevascas todas as vezes que entrar em campo. Entretanto, sua variedade de ataques é detestável, tornando-o, muitas vezes, apenas um usuário de Blizzard com Choice Scarf pela sua, também quase desprezível, velocidade frente a vários outros inimigos.


Mesmo com o lançamento próximo de Pokémon Sword & Shield, ainda não temos novos Pokémon do tipo Ice anunciados. Contudo, resta aguardar por novidades sobre tal tipagem, visto que há uma área no mapa da região de Galar específica para os queridinhos do tipo gelo. No mais, há diversos pontos interessantes que podem ser discutidos sobre tais Pokémon e suas atribuições à franquia, então sinta-se livre para sugerir quais mudanças você acredita que sejam necessárias para a melhoria de um dos tipos mais injustiçados, competitivamente, dos games.

Capa: Pinterest
Referências: Serebii, Bulbapedia


É estudante e apaixonado por games desde seu primeiro contato com Duck Hunt e Ice Climbers do nintendinho em 2002. Fanático por Pokémon e admirador de diversas franquias, reúne seu tempo livre para escrever e tentar colocar as matérias da faculdade em dia.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google