Pokémon Blast

Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (GBA): O líder de ginásio mais forte de Hoenn

Novos líderes, os tipos nem tanto, e um novo desafio com muitos Pokémon poderosos. Seria Hoenn uma região forte em termos de ginásios ou aqui é só uma questão de chuva ou sol?

A região de Hoenn tentou se aproximar ao máximo das origens ao utilizar tipos parecidos como base para seus ginásios. O resultado? Não foi o esperado. Por mais novos os itens que a terceira geração dos monstrinhos de bolso trouxe, as mecânicas da época beneficiam certos confrontos, que poderão ser vistos mais adiante. 

Contudo, Hoenn tem suas qualidades: um conjunto de tipos diversificado, novos golpes nos arsenais e combinações que poderiam dar muito certo como muito errado. Ainda, o diferencial maior dessa para as outras regiões foi  pela primeira vez (e única até o momento) uma batalha de ginásio em dupla. Para a época estava muito à frente. 

Se hoje tivéssemos esse tipo de batalha, não seria nada de mais, pois a “cabeça” dos desenvolvedores e dos jogadores está mais pronta para receber esse choque. Sendo assim, seguiremos com a batalha entre os líderes, agora na região de Hoenn. E a pergunta que não quer calar: quem será o mais forte? Boa leitura a todos!

Critérios

Antes de começarmos o feroz embate entre os líderes, seguem os critérios para a montagem do ranking:

- Consideramos as equipes do quarto rematch da versão EMERALD. Dessa forma, todos terão 6 Pokémon em seu time, tornando a disputa mais justa;

- Iremos considerar o Juan como líder e não o Wallace, uma vez que em EMERALD, o Wallace é o campeão da Elite Four e não mais líder de ginásio;

- A respeito da equipe do líder Norman, iremos considerar seus dois Slaking por terem movesets diferentes, não havendo abuso de uma combinação apelativa;

- As Abilities consideradas serão as que os Pokémon possuem enquanto estiverem no time do líder de ginásio;

- Mega Evoluções estão descartadas, pois ainda não existiam nessa geração, e nem todos os líderes possuem Pokémon que são capazes de mega evoluir;

- Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com Natures neutras;

- O moveset de cada Pokémon será o mesmo do jogo, ou seja, não trabalharemos com todo o movepool dos monstrinhos;

Apresentando os desafiantes líderes

Para ilustrar um pouco um dos principais fatores que influenciarão no resultado deste embate, até essa geração, os tipos que eram categorizados como Physical ou Special e não os golpes. Com isso, o golpe Bite, que hoje é considerado como um golpe físico, antes era um golpe Special, logo, utilizava-se do stat Special Attack. Por esse motivo, Pokémon como Absol eram fortes mas não podiam ser explorados por completo, haja vista que a base de Attack do Absol é de 130 (totalizando 394 pontos com 252 Effort Points e Nature positiva), enquanto que sua base de Special Attack são meros 75 pontos. É quase a metade. 

Um dos principais beneficiários desta mecânica foi o Norman e seu Slaking, que, se não fosse por sua habilidade limitando-o, não precisaríamos nem fazer essa matéria. Membro da melhor equipe de Hoenn (versões Ruby, Sapphire e Emerald), o bicho-preguiça é capaz de deitar na porrada qualquer um dos líderes de Hoenn, pois o golpe Hyper Beam era categorizado como um golpe físico, uma vez que todos os golpes do tipo NORMAL eram físicos. Simplesmente a-vas-sa-la-dor. Dito isso, fiquem agora com a competição para ver quem é o líder de ginásio mais forte de Hoenn.

Roxanne

Equipe: Aerodactyl, Golem, Omastar, Kabutops, Steelix e Nosepass

Onde será que vimos uma equipe parecida como essa? A primeira líder a ser desafiada pelos jogadores é bem mais dura na queda do que aparenta. Isso porque sua equipe possui dois tipos em 5 dos 6 membros, tendo inclusive um Pokémon em sua equipe que não é do tipo ROCK, no caso, o Steelix. O que a torna a única líder de ginásio em Hoenn que possui um Pokémon com um tipo que não é a sua especialidade. 

Ainda, dois Pokémon (Omastar e Aerodactyl) carregam esse time nas costas e são grandes ameaças para os outros líderes. Em virtude dos tipos ICE e WATER serem classificados como Special, o Kabutops não pode ser utilizado em sua totalidade, pois Surf e Ice Beam causam pouco dano, já que o Pokémon concha possui míseros 65 pontos de base em seu Special Attack

E por falar em causar pouco dano, não poderíamos deixar de citar que a equipe da Roxanne "joga com um a menos", já que o Nosepass está presente. Com bases de 45 pontos no Attack e Special Attack, é como se estivéssemos no jogo depois de vencermos a Elite e voltássemos a uma das rotas iniciais para recolher uma berry que floresceu e perto há um treinador que não batalhamos. 

Ou seja, será um Pokémon no Lv.10 contra um no Lv.58 por exemplo. Isso ocorre pois todos os líderes de ginásio se utilizam de seus Pokémon característicos e como nessa época ainda não se sabia da existência do Probopass, tivemos que nos contentar com a pedrinha nariguda...

Brawly

Equipe: Hitmonlee, Hitmonchan, Machamp, Medicham, Hitmontop e Hariyama

Outra equipe que possui Pokémon semelhantes. Como todos sabem, o tipo FIGHT foi feito para “lutar” (meio óbvio não é?) e, portanto, causar dano é a sua principal característica. Devido à combinação de tipos em Hoenn, o Brawly e seu time são excelentes competidores e com a cobertura totalmente unilateral, ou seja, utilizando apenas seu Attack para calcular os ataques, poucos são os Pokémon capazes de aguentar mais do que dois golpes. 

Porém, o mesmo problema enfrentado por Chuck em Johto acontece aqui: o time é forte, sem dúvidas, mas é lento. Em comparação aos demais líderes, o time de Brawly se vê forçado a levar um golpe antes para poder devolver. Mesmo que alguns de seus Pokémon tenham defesas medianas e que permitem aguentar um golpe, de preferência com multiplicador neutro, não é o cenário ideal.

Wattson

Equipe: Electabuzz, Raichu, Ampharos, Electrode, Magneton e Manectric

Adivinhem? Mais um time super parecido com outro já visto anteriormente. Nem mesmo a combinação Rain Dance + Thunder é capaz de passar por cima dos adversários, pois dentre os demais líderes, um deles agradece a chuva cair no campo de batalha, enquanto que outro pode cancelar este efeito por também conseguir alterar o clima a seu favor. 

Outro ponto que limita (mais ainda) a equipe do Wattson é a falta de cobertura de seus Pokémon, a ponto de apenas um, que será visto ainda, ser capaz de "isolar" completamente a eletricidade. 

Contudo, há uma luz no fim do túnel: os Pokémon do tipo ELECTRIC possuem apenas uma fraqueza, para o tipo GROUND, que não é base para nenhum ginásio em Hoenn, ainda que tenham alguns representantes espalhados pelas equipes. Com isso, os golpes elétricos disparados causarão ao menos dano neutro nos adversários e como Thunder na chuva possui 100% de precisão, somado com os 30% de chance de causar paralisia nos alvos, Wattson e sua equipe podem sim causar um certo impacto. Não muito, mas conseguem.

Flannery

Equipe: Arcanine, Magcargo, Houndoom, Rapidash, Camerupt e Torkoal

Neta de Blaine, famoso líder de ginásio do tipo FIRE de Kanto, a Flannery seguiu os passos de seu avô e se especializou no mesmo tipo. O que ela não seguiu foi a equipe "monotipo", ou seja, há Pokémon em seu time que não são somente de um tipo. 

Com isso, a abrangência de dano causado aumenta consideravelmente, ainda mais se considerarmos os golpes utilizados, como Earthquake e Rock Slide, atingindo todos os demais líderes para pelo menos dano neutro e melhor, com STAB. O fator Sunny Day também ajuda Flannery e sua equipe ao potencializar o dano de golpes do tipo FIRE, reduzir o dano de golpes do tipo WATER e eliminando o turno de carga do golpe Solarbeam. 

Entretanto, a velocidade de sua equipe é muito baixa e, portanto, seus Pokémon receberão algum dano antes que possam ativar a Sunny Day ou mesmo aproveitar todo o potencial dessa combinação. Outro ponto que deixa a desejar em sua equipe é o Houndoom, que mesmo tendo o tipo DARK à disposição e uma boa base de Special Attack, o cachorrão infernal não possui nenhum golpe desse tipo que causa dano. Inclusive, seu único golpe ofensivo é Solarbeam, que nem STAB recebe.

Norman

Equipe: Blissey, Kangaskhan, Tauros, Spinda e Slaking x2


Antes de começarmos, vejam o time do Norman mais uma vez: Blissey, um dos melhores Pokémon defensivos da época; Kangaskhan, rainha do Fake Out e mais rápida do que parece; Tauros, símbolo de força bruta e de cobertura neutra; Spinda (por que não Zangoose Game Freak?) e suas danças confusas. Nem precisava deles no time. Por quê? A resposta está nos monstros a seguir. Para que vocês possam ver com os próprios olhos e não ter nenhuma dúvida de que o Slaking é um monstro sem igual, aqui vai uma comparação “básica”:

Que isso, gente! A preguiça é comparada a um Pokémon LEN-DÁ-RI-O. Se não fosse por sua habilidade, Truant, fazendo com que ele ataque uma vez a cada dois turnos, nem precisaríamos ter essa matéria, era só nomear o Norman e pronto. Conforme pontuamos no início deste artigo, o tipo NORMAL utilizava o Attack para o cálculo dano e seus Slaking possuem os dois golpes mais fortes desse tipo, Hyper Beam e Double-Edge. O dano causado por eles é absurdo e mesmo com intermitência em seus ataques, poucos são os casos em que os adversários aguentam mais do que um golpe das preguiças.

Winona

Equipe: Noctowl, Tropius, Pelipper, Dragonite, Skarmory e Altaria

Se vencer a Winona durante a campanha já é algo, digamos, complicado em virtude de sua Altaria ter Dragon Dance, imaginem agora com Altaria e Dragonite. Ainda, todos os Pokémon de sua equipe possuem dois tipos e que combinam muito com o tipo FLYING. Porém, o que parece ser uma benção, na verdade, é uma maldição: três Pokémon de sua equipe são fracos para o tipo ICE além do normal, ou seja, caso sejam atingidos por golpes desse tipo, o dano causado será multiplicado por 4, e temos Pokémon com golpes dessa natureza dentre os demais líderes. 

Ainda, os voadores são famosos por sua velocidade mas não por suas defesas, e mesmo Pelipper e Skarmory tendo bases defensivas altas para um Pokémon do seu tipo, as fraquezas para os tipos ELECTRIC (x4 no Pelipper inclusive) e FIRE, ambos base para outros líderes, diminuem o potencial desta equipe que tinha tudo para se concretizar como a mais forte, afinal, há somente dois Pokémon do tipo STEEL como adversários, sendo dizimados pelos terremotos causados pelos dragões.

Tate e Liza

Equipe: Hypno, Claydol, Slowking, Xatu, Lunatone e Solrock

Os primeiros e únicos líderes de ginásio de toda a franquia que proporcionam um desafio revolucionário: uma batalha em dupla. Para a época, nossa, era o “must”. Ao olharmos para a equipe de Tate (que sim é um homem) e Liza, tanto no confronto 1vs1 como no 2vs2, o desempenho dos membros não é comprometido, haja vista que seu golpe característico, Calm Mind, potencializa o Special Attack e a Special Defense de seus monstrinhos, logo, causam mais dano com seus golpes, e os principais adversários dos Pokémon do tipo PSYCHIC utilizavam o Special Attack como base para o cálculo de dano. Ainda, com a presença de Claydol,  Solrock e Lunatone e sua habilidade Levitate, e o Xatu do tipo FLYING, a cobertura defensiva de sua equipe é uma das melhores entre os líderes de Hoenn. 

Porém, o que causa estrago mesmo é seu Slowking. Com uma combinação de tipos invejável, este Pokémon se torna um verdadeiro monstro após um ou dois Calm Mind, tendo apenas 3 dos 48 Pokémon aqui envolvidos capazes de aguentar seu poderoso golpe Psychic. Mas não pensem que acabou: seus Pokémon também contam com Light Screen, um golpe que reduz o dano de movimentos que se utilizam do Special Attack, proporcionando ainda mais oportunidades para a utilização de Calm Mind.

Juan

Equipe: Lapras, Whiscash, Politoed, Walrein, Crawdaunt e Kingdra

O tipo WATER sempre foi conhecido por ser equilibrado e contar com tipos secundários excelentes para o seu bom desempenho. Com a equipe do Juan, isso ocorre à máxima potência: tendo fraqueza aos tipos GRASS e ELECTRIC, os Pokémon aquáticos de Juan estão preparados para lidar com cada uma dessas ameaças, isso porque ele possui uma Lapras, que é também do tipo ICE e o Whiscash que também é do tipo GROUND

Dito isso, podemos ver que somente o Whiscash é capaz de vencer SOZINHO o time do Wattson, pois nenhum de seus Pokémon possui um golpe de grama. Ainda, mesmo a Flannery tendo Solarbeam em seus membros, a Lapras dizima seus adversários com um poderoso Hydro Pump. 

Para ajudar ainda mais sua equipe, alguns membros possuem o golpe Rain Dance, que aumenta o dano dos golpes do tipo WATER, reduz o dano de golpes do tipo FIRE e aumenta para 3 a quantidade de turnos do golpe Solarbeam. Entretanto, o ápice é atingido com o Kingdra e sua habilidade especial, Swift Swim, que dobra sua Speed enquanto estiver chovendo, transformando-o no Pokémon mais rápido de todos os líderes e com aumento de dano graças à chuva. Simplesmente, um balde de água fria.

O Veredito

Desta vez temos um pódio com Juan, Norman e a dupla psíquica. Na terceira posição, temos os gêmeos de Mossdeep e sua equipe que conta com um potencial ofensivo e defensivo muito bom graças a Calm Mind, porém, seu time é extremamente dependente do acúmulo de atributos para ter um impacto definitivo dentre os demais líderes. A presença de seus Pokémon característicos, ainda que sejam bons no ambiente de duplas, no 1vs1 eles não são tão bons assim. A medalha de prata fica com Juan, que nadou muito até chegar aqui. 

O mestre de Wallace possui uma equipe virtualmente imbatível, pois com o fator Rain Dance, seus Pokémon ficam mais fortes e mais rápidos, tornando-se um oponente formidável para qualquer outro líder de qualquer outra região. Porém, a falta de resistências para o tipo NORMAL o deixa extremamente vulnerável para golpes desse tipo. Com isso, acho que todos já perceberam quem é o mais forte.

Com o dano causado por Fake Out do Kangaskhan e Take Down do Tauros, todos os Pokémon que não possuem resistência ao tipo NORMAL são nocauteados pelos golpes combinados. E mesmo tendo tipos resistentes aos golpes normais, os tipos secundários são atingidos pelos golpes de cobertura, que não são fracos.

Sendo assim, o líder mais forte é o Norman! Será que o Juan deveria ser o mais forte, mesmo sendo dizimado pelo Norman? Fomos injustos com a Winona? Tate e Liza deveriam voltar para as batalhas de dupla? Deixem a opinião de vocês nos comentários. A próxima região será Sinnoh e, com ela, novos líderes terão a oportunidade de mostrar quem é o mais forte.
Revisão: Jhonatan Rodrigues

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google