Pokémon Blast

Pokémon Heart Gold/Soul Silver (DS): O líder de ginásio mais forte de Johto

Seguimos para a região vizinha a Kanto e com ela, um novo conjunto de líderes está pronto para o embate. O fator Miltank fará diferença? Os novos tipos terão impacto? Seria Clair, aprendiz do campeão, imbatível como ela mesma diz?

Continuando a série do líder mais forte de cada região, chegamos em Johto, com diversas mudanças em relação à sua antecessora e que foram de suma importância para o caminhar da franquia. Com um conjunto de ginásios totalmente novo e equilibrado, a segunda geração tem muitas qualidades e não fica para trás quando o assunto é força bruta, afinal, dois de seus líderes são símbolos desse quesito. Sem mais delongas, fiquem agora com a segunda parte do líder mais forte, situado na região de Johto. Boa leitura a todos!

Critérios

Antes de começarmos o feroz embate entre os líderes, seguem os critérios para a montagem do ranking:

- Consideramos as equipes “rematch” das versões Heart Gold / Soul Silver. Dessa forma, todos terão 6 Pokémon em seu time, tornando a disputa mais justa;

- À respeito da equipe do líder Morty, iremos considerar seus dois Gengar por terem movesets diferentes, não havendo abuso de uma combinação apelativa;

- À respeito da equipe da líder Whitney, iremos considerar a Clefable como um Pokémon do tipo NORMAL pois nessas versões ainda não existia o tipo FAIRY;

- As Abilities consideradas serão as que os Pokémon possuem enquanto estiverem no time do líder de ginásio;

- Mega Evoluções novamente não contam, pois ainda não existiam nessa geração, e nem todos os líderes possuem Pokémon que são capazes de mega evoluir;

- Os stats de cada Pokémon serão calculados com 31 pontos de IV e no nível 50, sem acréscimos de Effort Points e com Natures neutras;

- O moveset de cada Pokémon será o mesmo do jogo, ou seja, não trabalharemos com todo o movepool dos monstrinhos;

Apresentando os desafiantes líderes

Embora o nível dentro do jogo tenha sido drasticamente reduzido em relação à região de Kanto, a Liga da região de Johto também é muito equilibrada, pois o conjunto dos oito tipos é completamente diferente. Com a criação de dois novos tipos nessa geração, tivemos um deles, STEEL logo de cara como base para um ginásio, porém, na época existiam poucos Pokémon com essa característica (apenas 5, nem um time inteiro) e somados à cobertura baixíssima de dano, o que era tão assustador no papel não se pagava na prática. A partir desse momento, os Pokémon do tipo DRAGON começaram a ganhar muito destaque, a ponto dos líderes de ginásio e o campeão da Elite Four de Johto também utilizarem Pokémon desse tipo. 

Com a chegada da terceira e quarta geração, a quantidade de golpes e espécies de Pokémon do tipo STEEL aumentou, o que levou a um crescimento exponencial em relação aos outros tipos, por ser também a única resposta consistente aos temidos dragões, quase que nos obrigando a ter pelo menos 1 Pokémon desse tipo no time. A seguir, iremos "dissecar" as equipes dos líderes de ginásio e analisar cada vantagem e desvantagem, a fim de podermos eleger um como vencedor. Vamos lá?

Falkner

Equipe: Staraptor, Noctowl, Swellow, Honchkrow, Pelipper e Pidgeot

A princípio, vemos Falkner e sua equipe como um dos líderes de ginásio mais fracos de Johto. Porém, se deixem enganar por seu time aparentemente fraco: 99% dos seus  Pokémon são do tipo FLYING (Voador) obtidos nas primeiras rotas dos jogos, e um deles se destaca por ser capaz de levar times inteiros antes que se possa causar algum dano: seu nome é Honchkrow. O chefão dos corvos é a carta na manga de Falkner contra os demais líderes. 

Em termos de força bruta, sua equipe não é a que mais se destaca, embora tenha suas qualidades ao contar com Staraptor e Honchkrow. Mesmo o tipo FLYING sendo conhecido por ter Pokémon com Speed elevada, a equipe do Falkner possui média de 88,66 pontos de base, enquanto que a média dos demais líderes é de 75,66 pontos de base. Portanto, em teoria, os passarinhos são capazes de atacar antes que a maioria dos times, porém, não são capazes de causar tanto dano, logo, não se justifica tanta velocidade sem força.

Bugsy

Equipe: Scizor, Shedinja, Yanmega, Pinsir, Heracross e Vespiquen

Agraciados com o passar dos anos, Bugsy e sua equipe passaram a ser relevantes em sua região especialmente pelo acréscimo das habilidades e pela criação de golpes fortes do tipo BUG, que agora têm uma cobertura maior do que somente Fury Cutter e Megahorn. Seu principal Pokémon, Scizor, representa uma ameaça constante para qualquer outro líder graças à sua habilidade Technician, que aumenta o dano de golpes com até 60 pontos de base.  Como seu principal golpe, Bullet Punch, chega exatamente à essa marca após aplicarmos STAB (40 / 2 = 20 + 40 = 60), causa muito dano e ainda com prioridade, sendo  sem dúvidas uma arma bem letal. 

Temos também o Shedinja, que é um Pokémon um tanto quanto estranho. Ele possui apenas 1 ponto de HP e só pode ser atingido por golpes super efetivos, em virtude de sua habilidade Wonder Guard. Com isso, se o golpe utilizado contra ele não tiver vantagem contra os tipos BUG ou GHOST, irá falhar. O maior problema de sua equipe é a fraqueza para o golpe Stealth Rock, pois 2 membros perdem 50% do HP ao entrarem em campo e mesmo que o Shedinja possa ser um fator decisivo por conta de sua habilidade, assim que ele entra em campo é nocauteado.

Whitney

Equipe: Girafarig, Lickilicy, Bibarel, Delcatty, Clefable e Miltank

The enemy Miltank used Rollout! Quem não se lembra dessa icônica frase? Talvez seja uma das que mais causou frustrações nos treinadores, sejam eles jovens ou experientes. Isso porque naquela época, vencer a Whitney e sua Miltank era uma questão de honra. Passar por sua Clefairy era moleza, agora quando chegava na mimosa...ah, dava trabalho. Uma pena que todo esse potencial não se refletiu em sua equipe completa, pois a Miltank não tem mais Rollout e o restante do time é um tanto quanto fraco. Ao passarmos os olhos pelos nomes dos Pokémon, com exceção da Miltank, não temos aquele pensamento de "esse eu teria no meu time". Talvez a Clefable de hoje por conta do tipo FAIRY

Parece que a Game Freak percebeu que o nível de dificuldade estava acima do normal (entendeu a referência?) e resolveram dar à Whitney uma equipe mais fácil de se lidar. Mesmo tendo dois Pokémon com tipos secundários e que são bons contra os principais adversários dos Pokémon do tipo NORMAL, a falta de um STAB super-efetivo somada à imunidade que os fantasmas possuem reduz o impacto ofensivo dessa equipe, logo essa Whitney não é a sombra daquela que enfrentamos no começo dos anos 2000.

Morty

Equipe: Drifblim, Dusknoir, Sableye, Mismagius e Gengar (x2)

Originalmente, na região de Johto foi adicionado apenas um Pokémon do tipo GHOST, no caso o Misdreavus, e curiosamente o ginásio inteiro do Morty era composto apenas pela linha evolutiva do Gastly. Estranho não? Por que não colocar o fantasminha na equipe? Enfim, os anos se passaram e mais Pokémon fantasmas foram acrescentados, sendo possível até formar uma time somente com monstrinhos desse tipo. 

Assim que temos acesso à batalha de rematch do Morty, podemos testemunhar seu poder insano com a presença de não 1 mas 2 Gengar. Mas, se agora somos capazes de montar uma equipe completa, por que a equipe dele ainda tem dois Pokémon iguais? Não faz sentido. Ainda que tenham movesets diferentes, Pokémon como Banette, Shedinja, Spiritomb, Rotom e Froslass poderiam ter sido incluídos nessa equipe confortavelmente.  

Em termos de força, é uma das equipes mais potentes que há na região de Johto, até porque a cobertura de dano do Gengar e da Mismagius é absurda. E não pensem que o Drifblim não é capaz de causar dano, afinal ele é um dos melhores Pokémon para se ter durante a jornada em Sinnoh. Contudo, o potencial de atingir outros líderes de ginásio é severamente reduzido, pois o Sableye não possui bases altas na ofensiva, e enquanto o Dusknoir possui uma boa base de Attack e defesas acima da média para um Pokémon do seu tipo, a falta de um golpe fantasma e físico forte o bastante para fazer valer uma combinação ofensiva, deixa essa equipe extremamente dependente dos Gengar e Mismagius.

Chuck

Equipe: Medicham, Hitmonchan, Hitmonlee, Breloom, Primeape e Poliwrath

Se tivéssemos uma competição de poder bruto entre os líderes, Chuck e sua equipe estariam entre os finalistas com certeza. O tipo FIGHT é conhecido por ser totalmente voltado para a ofensiva e aqui não é diferente. Golpes fortes como High Jump Kick, Focus Punch e Close Combat estão à sua disposição, destruindo tudo o que veem pela frente. Um segundo ponto que ajuda no bom desempenho de sua equipe é a cobertura de dano atingida com golpes como Thunder Punch e Stone Edge, proporcionando ferramentas para lidar contra as principais ameaças: os voadores. 

Porém, mesmo tendo golpes que causam dano dobrado nos Pokémon do tipo FLYING, a média de Speed da equipe do Chuck é de 79,66 pontos, ou seja, relativamente baixa. Com isso, a maioria dos Pokémon voadores presentes nas demais equipes passam, com certa folga, essa marca. Logo, todo esse poder muitas vezes não poderá ser utilizado ao máximo, pois com a diferença de velocidade, os lutadores recebem um golpe antes de poderem atacar e nem todos eles possuem bases defensivas capazes de aguentar o dano recebido. 

Ainda que os golpes de prioridade como Fake Out e Mach Punch permitam que os lutadores causem dano antes dos adversários, seu baixo poder não garante um nocaute se o Pokémon adversário estiver com o HP relativamente bom, portanto a equipe do Chuck se vê forçada a perder vários membros para poder vencer seus adversários.

Jasmine

Equipe: Metagross, Magnezone, Skarmory, Bronzong, Empoleon e Steelix

Temos aqui o clássico exemplo de um time que consegue muito bem tanto atacar como defender. Isso se dá pelo fato do tipo STEEL ser muito bom na defensiva, pois nessa época recebia dano reduzido de, pasmem, 11 dos 17 tipos (Fairy ainda não tinha sido "descoberto") e uma imunidade. Com isso, seu potencial de aguentar golpes era virtualmente o melhor possível, ainda que tivesse algumas fraqueza (ainda bem!), enquanto conseguia causar um bom dano. 

Com o time da Jasmine é a mesma coisa, uma vez que  além de todas as vantagens, todos os membros de seu time possuem um segundo tipo, o que aumenta ainda mais a cobertura de dano e as resistências. Porém, o que diferencia essa líder e seu time dos demais é o golpe Gravity. Para quem não sabe, esse golpe afeta os Pokémon capazes de de alguma forma voar ou levitar, tendo esse efeito cancelado por cinco turnos. Só que essa não é sua principal característica: além de pousar os Pokémon, a precisão dos golpes (Accuracy) é multiplicada por 1.67, portanto golpes que possuem 60 ou mais de precisão agora possuem 100% de chance de acerto, dessa forma golpes como Iron Tail, Blizzard e Hydro Pump (todos presentes em ao menos um de seus Pokémon) estão prontinhos para destruir todas as equipes. 

Ainda, golpes como High Jump Kick, que vão bem alto, não podem ser usados durante este efeito. E não pensem que acabou: seu Steelix possui Stealth Rock, considerado por muitos como o melhor golpe do jogo. Logo, cada vez que os adversários entram em campo, uma porcentagem do HP é deduzida de acordo com sua fraqueza ao tipo ROCK, sendo que apenas o time do Chuck possui resistência (6,25% do HP máximo), enquanto que outras três equipes (Falkner, Pryce e Clair) são tão fracas para esse golpe que alguns Pokémon chegam a perder 50% de seu HP máximo quando entrarem em campo com Stealth Rock ativo. 

Se compararmos os tipos de todos os líderes, a Jasmine tem uma claríssima vantagem, pois causa ao menos dano neutro com seu STAB e possui resistência a 7 dos 8 tipos, tendo fraqueza somente para o Chuck, que pode ser contornada com o uso de Gravity e até certo ponto, com seu Metagross, Skarmory e Bronzong.

Pryce

Equipe: Abomasnow, Dewgong, Glalie, Froslass, Walrein e Mamoswine

O tipo ICE sempre foi conhecido por sua força ofensiva monstruosa, e por ser capaz de causar dano dobrado nos temíveis dragões, que tiveram sua ascensão quando o tipo PSYCHIC deixou o posto de tipo mais forte. Golpes como Ice Beam se tornaram super populares e até fazem parte de um combo famoso (e potente) chamado "Bolt-Beam", composto com seu "irmão" Thunderbolt. Como uma alternativa mais forte, porém menos precisa, temos Blizzard, a nevasca mais fria que se pode imaginar. 

Quando as versões Gold/Silver (GBC) foram lançadas, ainda haviam poucos golpes desse tipo, portanto os Pokémon que podiam aprendê-los eram escolhidos logo de cara, até porque um líder de ginásio e o campeão são especialistas no tipo DRAGON, que também era muito raro, além de não termos acesso a eles até vencermos ao menos uma vez a Elite Four. Heart Gold e Soul Silver (DS) jogaram a temperatura para o zero absoluto (temperatura mais fria já registrada) e potencializaram a equipe do Pryce com a habilidade Snow Warning do Abomasnow. Cada Pokémon de sua equipe se beneficia de alguma forma dessa condição, pois durante a tempestade de granizo, Blizzard possui 100% de precisão, ou ainda habilidades que vão desde a recuperação de HP ao aumento de Speed. 

No papel, sua equipe parece imbatível. E é só no papel mesmo. O tipo ICE na defesa é um dos piores pois só possui resistência a ele mesmo e ainda conta com quatro fraquezas, sendo uma delas para o tipo ROCK, ou seja, Stealth Rock tira 25% hp HP total de 5 dos 6 membros de sua equipe.

Clair

Equipe: Gyarados, Dragonair, Aerodactyl, Kingdra, Charizard e Dragonite

Precisa de tudo isso? O que temos aqui não é um time. É um convite à derrota, isso sim. Mas por outro lado, há somente dois dragões (e meio) de fato no time: Kingdra e Dragonite (e o Dragonair). Isso deixa as coisas um pouco melhores, não muito, mas já é alguma coisa. A combinação poderosa de tipos e de golpes é uma das melhores já vistas, uma vez que os dragões são conhecidos por dominar todos os elementos. Ainda, as bases de stats de todos os seus membros são acima da média dos demais líderes e com isso os confrontos são bem unilaterais. 

Entretanto, todo Aquiles tem o seu calcanhar. Dos 6 membros da equipe, 4 são fracos para Stealth Rock, um dos golpes mais relevantes da história recente, sendo considerado por muitos como o melhor de todos. Inclusive um dos líderes dessa região pode usar essa ferramenta e ainda tem seu tipo dominante com resistência ao tipo dominante da Clair. 

Outro fator que diminui o impacto desta equipe é a ausência de golpes fortes do tipo DRAGON como Draco Meteor ou Outrage. Mesmo com a presença de Dragon Claw (Base 80) e Dragon Pulse (Base 90) em alguns de seus Pokémon, tanto o Kingdra como o Dragonite contam apenas com Dragonbreath (Base 60), ou seja, causam menos dano do que deveriam.

O veredito

Parece que em Johto as coisas são bem mais fáceis do que em Kanto. Por mais equilibrada que seja essa disputa, dois líderes precisam de poucos recursos para vencer, sendo eles  Clair e  Jasmine. Isso mesmo, #naovaitermiltank. Ao compararmos no "mano-a-mano", a Clair vence com certa facilidade a maioria das equipes, tendo alguns problemas contra o Pryce e simplesmente aceitando a derrota contra a Jasmine. 

O inverso não acontece, pois Jasmine vence todos os confrontos pelo simples fato de seus Pokémon aguentarem muita porrada, acertarem seus golpes de STAB em virtude de Gravity, que também pousa os voadores, logo, seu Steelix pode distribuir terremotos o dia todo, sem imunidades. Estamos esquecendo também de Zap Cannon, que durante o efeito do Gravity, possui uma chance maior de acerto (algo próximo de 83%) e sempre que atinge seu alvo, deixa-o paralisado, tornando a diferença de Speed irrelevante. 

Ainda que  Bugsy, Morty e Pryce tenham equipes ferozes e assustadoras, esse potencial é impedido pelo simples fato de todos eles aplicarem dano reduzido com seus golpes de STAB na equipe da Jasmine. Como se não bastasse tudo isso, o tipo STEEL causa dano neutro na grande maioria dos líderes e possui apenas fraqueza para o tipo FIGHT do Chuck. Ainda, com Gravity em ação, golpes como High Jump Kick não podem ser usados devido à alta pressão e com isso, apenas Close Combat torna-se uma opção viável, tendo em vista o turno de carregamento de Focus Punch.

Com isso, podemos dizer que Gravity é ROUBADO, o tipo STEEL é o melhor dessa geração e que a líder de ginásio mais forte da região de Johto é a Jasmine! E vocês, concordam com o resultado final? Acham que outro líder (Whitney) é o mais forte? Deixem a opinião de vocês nos comentários e bora ver quem é o mais forte de Hoenn!
Revisão: Ícaro Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google