Dicas e Truques

Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS): O melhor time para a região de Sinnoh

Com uma das campeãs mais fortes da franquia, acompanhe a melhor equipe para vencer os desafios da região de Sinnoh.



Ao longo dos anos, a franquia Pokémon sofreu diversas alterações, ajustes e inovações. Mas as que mais chamaram atenção foram as características apresentadas em Diamond, Pearl e Platinum. Sobrou até para a trilha sonora, que varia entre o dia e a noite. Dentre estas mudanças, tivemos o “divisor de águas” com a separação de categoria dos golpes, que agora não são mais classificados pelo seu tipo e sim por sua base, ou seja, o golpe Thunder Punch, antes classificado como um golpe da categoria Special por ser do tipo ELECTRIC, agora é um golpe da categoria Physical, pois causa o contato físico em seu oponente e Shadow Ball, antes classificado como um golpe Physical por ser tipo GHOST agora é Special, pois não causa contato físico. 

Tivemos também um aumento significativo de golpes dos tipos BUG, FIGHT, POISON e STEEL, aumentando ainda mais o leque de opções. E falando em leque, uma nova Pokédex foi criada, com 107 Pokémon, sendo que alguns deles são evoluções de Pokémon já conhecidos como Electivire e Magmortar. De todos os novos Pokémon, um deles se destaca: Garchomp. Para “piorar”, a campeã dessa região, Cynthia, possui um desses. 

Com todos esses elementos presentes no jogo, fica bem mais difícil escolher os Pokémon que nos acompanharão durante essa árdua jornada, e por isso selecionamos para vocês o conjunto de Pokémon que com base na nossa visão e em relação aos seus stats e movepool antes da Elite, sejam capazes de vencer com folga os líderes de ginásio, time do rival, equipe vilã e a própria Elite Four, principalmente a Cynthia. 

Como há diferenças entre as Pokédex de Diamond e Pearl e Platinum, todos os Pokémon presentes nesta equipe poderão ser encontrados nas três versões. Como vocês já sabem mas não custa lembrá-los, não estamos incluindo Egg Moves, Move Tutors e os Pokémon lendários. Sem mais delongas, fiquem agora com o melhor time para região de Sinnoh! Boa leitura!

Inicial

Seguindo a linha do Blaziken, o Infernape é o segundo representante da linha de iniciais do tipo FIRE a ter FIGHT como segundo tipo, lhe conferindo uma enorme vantagem sobre os outros dois iniciais da região de Sinnoh. Com ótimos stats ofensivos e uma Speed acima da média para um Pokémon inicial, o Infernape é uma máquina de vencer ginásios, membros da elite, grande parte do Team Galactic e porque não, seu rival? Ele é simplesmente fantástico. 

Assim que o Chimchar evoluir para Monferno, ganha o tipo FIGHT e o golpe Mach Punch, com STAB e responsável por grande parte do dano do Monferno no começo até o meio do jogo. 

Quando o Monferno evolui para Infernape, é só alegria. Tudo isso graças a um dos golpes recém-criados: Close Combat, que recebe STAB e possui 120 pontos de base, logo, se utilizado pelo Infernape, tornam-se 180 e tudo isso no Lv.36. O ponto negativo é que Close Combat reduz suas defesas em um nível (0,67%), tornando-o mais frágil no processo mas por outro lado, facilita o uso de sua habilidade, Blaze, que aumenta o dano dos golpes do tipo FIRE do Infernape caso ele esteja com 30% de vida ou menos, e como estaremos com menos defesas, os golpes sofridos aplicarão mais dano, fazendo com que seu HP fique nessa faixa com frequência.

Por ter as bases de Attack e Special Attack com 104 pontos de base, o Infernape pode tanto utilizar um moveset totalmente físico, totalmente especial ou misto, isso porque seu movepool é um dos maiores dessa geração. É tanta opção que dá até para se perder: Earthquake, Grass Knot, Flamethrower, Iron Tail, Solarbeam, Aerial Ace, Poison Jab, Shadow Claw, Stone Edge, é amigos, a lista é bem grande... 

Como nem todo Pokémon é perfeito, suas bases de defesa são relativamente baixas a ponto de um golpe super efetivo quase nocauteá-lo, ainda mais se levarmos em consideração o debuf de Close Combat e nossas opções de Nature, que necessariamente reduzirão as defesas, a fim de extrair o potencial ofensivo máximo do Infernape.

Sugestão de Moveset para Infernape

Drifblim

Realizamos uma breve pesquisa com alguns treinadores que já jogaram ou que ainda jogam essas versões e perguntamos qual era o Pokémon do tipo FLYING escolhido para acompanhá-los em suas jornadas e o resultado não poderia ser diferente: Staraptor. Alguns até chegaram a citar o Tropius, que só está disponível após vencermos a Elite então, não pode ser utilizado como base neste gameplay. Entretanto, nossa escolha não será pelo Staraptor. Por que? Essa é fácil. Seus dois tipos, NORMAL e FLYING, possuem uma cobertura de dano muito boa em Sinnoh, sem contar que o Staraptor também pode aprender Close Combat e atinge stats fantásticos conforme progride no treinamento. 

Se colocarmos na balança seus pontos positivos, o Infernape cobre praticamente todas elas e melhor, tornando Staraptor um Pokémon redundante no time. Dessa vez, nossa escolha será o Drifblim. Todas às sextas-feiras, poderemos capturar um Drifloon em Valley Windworks, e o que muitos treinadores não sabem que o Drifblim desempenha um bom papel “in-game” de Sinnoh pois é muito efetivo contra Maylene e Fantina, terceiro e quinto ginásio respectivamente, além de ser imune a  golpes do tipo FIGHT e NORMAL, uma vez que seu tipo secundário é GHOST.

Ofensivamente, não possui o mesmo potencial do Staraptor, mas conta com um movepool cheio de opções como Thunderbolt, Psychic, Shadow Ball, Shock Wave, o próprio HM.02 - Fly e como último recurso, é capaz de aprender Explosion, que nessa geração reduz a Defense do adversário em dois níveis. Contra a Elite, vencemos grande parte do time do Aaron por termos quádrupla resistência a golpes do tipo BUG, Flint por ter apenas 2 Pokémon do tipo FIRE, sendo um deles o Infernape, e Lucian, que é especialista no tipo PSYCHIC. Porém, devemos tomar cuidado com os golpes de cobertura, já que a maior parte de seu time possui um golpe que causa dano super efetivo no Drifblim. 

Sua habilidade, Aftermath, causará 25% da vida máxima do alvo em dano caso o Drifblim seja nocauteado por um golpe que faça contato físico, como Thunder Punch. Por esse motivo, nossa opção de Nature será Rash, que aumenta o Special Attack e reduz a Special Defense, dessa forma, poderemos causar mais dano com golpes da categoria Physical, que será “neutra” e Special, sem afetar nossa defesa física ou a Speed.

Sugestão de Moveset para Drifblim

Drapion

Este é um caso que merece uma atenção especial pelo fato de ser um Pokémon, digamos, peculiar. O Drapion foi escolhido para este time por ser capaz de lidar com praticamente qualquer Pokémon que for seu adversário, com exceção do Garchomp. 

Embora seja um Pokémon mais voltado para a ofensiva, o Drapion possui boas bases de HP e Defense, fazendo com que ele seja classificado como um tanque ofensivo, ou seja, é capaz de aplicar um bom dano e ainda sobreviver a alguns golpes, mesmo super efetivos, porém sofre com golpes que visam sua Special Defense, que é abaixo da média. 

Com seus dois tipos, DARK e POISON, sua cobertura neutra é gigantesca com apenas dois golpes: Cross Poison e Crunch. Inclusive, Cross Poison será muito utilizado, pois sua habilidade, Sniper, aumenta 3x o dano aplicado por golpes com alta chance de crítico e como esse golpe possui essa característica, se o dano for crítico, certamente irá nocautear seu alvo.

Como opções de cobertura, o Drapion tem acesso às 3 mordidas elementais (Fire Fang, Ice Fang e Thunder Fang), sendo Fire Fang uma das escolhidas por ser capaz de aplicar dano dobrado aos Pokémon do tipo STEEL, pois possuem resistência aos seus dois golpes de STAB

Por último, temos Ice Fang para causar dano em Pokémon do tipo GROUND e que podem ser nocauteados facilmente, pois como é um golpe físico e os Pokémon desse tipo tendem a ter uma Defense alta, não espere que um Ice Fang nocauteie um Hippowdon ou até mesmo o temido Garchomp, pois o Drapion, ainda que seja “rápido”, será ultrapassado pelo Garchomp e será nocauteado em seguida com Earthquake.

Sugestão de Moveset para Drapion

Gyarados

Nas gerações passadas, o moveset do Gyarados se resumia em apenas um golpe: Thrash. Com as mudanças de categoria dos golpes, Waterfall e Bite agora são golpe da categoria Physical, combinando perfeitamente com a base 125 de Attack do Gyarados, tornando-o um dos melhores Pokémon para ser ter durante a jornada em Sinnoh. O diferencial do Gyarados fica para o golpe Ice Fang, que é bem parecido com Bite e será um dos golpes-chave de seu moveset

O lado “ruim” de treinar um Gyarados é o tempo gasto com o Magikarp, pois seu único golpe de dano é Splash Tackle e teremos que adotar a estratégia do Karate Kid durante o treinamento: põe Magikarp, tira Magikarp, sem contar que as animações da quarta geração são mais lentas do que deveriam, atrasando o processo como um todo. Mas, depois da tempestade, vem a bonança: por ser do tipo WATER e FLYING, o Gyarados é um grande recurso contra a Elite Four e a equipe da Cynthia, principalmente por conta de sua habilidade Intimidate, pois a maioria dos Pokémon presentes na liga de Sinnoh são físicos e afeta diretamente o Lucario e o Garchomp, que são os Pokémon mais fortes da campeã.

Uma das formas de lidar com o Garchomp (vale para o Lucario também) é colocando o Gyarados para ativar Intimidate e logo em seguida trocar para o Drapion. Assim que colocamos o Drapion, que possui uma boa defesa física somado o debuf de Intimidate, o mesmo receberá menos dano e forçará o jogo a utilizar Earthquake no próximo turno. Nessa hora, trocamos novamente para o Gyarados, ativando  Intimidate pela segunda vez, deixando o Garchomp com -2 de Attack, facilitando ainda mais a utilização do golpe Dragon Dance, dessa forma, poderemos acumular de 2 a 3 boosts, vencendo facilmente a batalha. 

Em suma, Waterfall agora é físico, recebe STAB e tem chance de flinch. Earthquake serve para causar dano em Pokémon que possuem resistência a Waterfall, normalmente, Pokémon do tipo WATER. Dragon Dance servirá para aumentar Attack e Speed e Ice Fang para enfrentarmos o temido Garchomp. Sem mistérios, a Nature será Adamant, que irá aumentar o Attack do Gyarados e reduzirá seu inútil Special Attack.

Sugestão de Moveset para Gyarados

Abomasnow

Sinnoh possui duas rotas que são cobertas de neve (216 e 217) que dão acesso à Snowpoint City, cidade que abriga o sétimo ginásio, especialista no tipo ICE. Inclusive, a líder local, Candice, também utiliza  a abominável árvore da neve: Abomasnow. O grande Yeti foi escolhido para integrar a equipe pelo fato de ter uma combinação de tipos, ICE e GRASS, que contribui demais contra o Volkner, último líder de ginásio que enfrentaremos e os membros da Elite, principalmente o Garchomp da Cynthia (aliás, quase todos os Pokémon desse time são para contornar esse monstro). 

Com stats ofensivos idênticos, o Abomasnow pode utilizar um moveset misto, ainda mais se levarmos em consideração seus dois golpes de STAB, Blizzard e Wood Hammer. A partir de sua habilidade, Snow Warning, a Hail será ativada automaticamente assim que o Abomasnow entra em campo, fazendo com que todos os Pokémon que não sejam do tipo ICE recebam 6,25% de sua vida máxima em dano a cada turno. Só que esse não é o único benefício da Hail: o golpe Blizzard passa de 70% para 100% de chance acerto, passando até pelos modificadores de Accuracy, e ter um golpe com 120 pontos de base, utilizado por um Pokémon do mesmo tipo causará muito dano, além de poder aplicar o efeito de FREEZE nos adversários.

Devido a  um glitch nos jogos Diamond e Pearl, caso Blizzard seja utilizado com a Hail ativa contra um adversário que usou Protect, 30% das vezes este golpe irá ignorar este efeito e aplicará dano normalmente, o que não ocorre em Platinum. De maneira similar a Blizzard funciona Wood Hammer, que possui 120 pontos de base, porém, causa 33% do dano total aplicado no oponente na vida do Abomasnow, portanto, não será a principal ferramenta de dano e sim, uma segunda fonte e em situações específicas. 

Mesmo com todo esse potencial ofensivo, sua combinação de tipos acumula 7 fraquezas: BUG, FIRE, FIGHT, FLYING, POISON, ROCK e STEEL, tornando o Abomasnow um Pokémon extremamente suscetível a golpes super efetivos, principalmente do tipo FIRE por ter quádrupla fraqueza e por ter uma Speed abaixo da média para um Pokémon ofensivo, portanto, deve ser usado quando o cenário for totalmente favorável ou quando o oponente não tenha STAB em golpes que causem dano super efetivo no Abomasnow.

Sugestão de Moveset para Abomasnow

Opcionais

Staraptor

Não tinha como não colocar ele. E não é para menos: bases ofensivas fantásticas, uma combinação de tipos totalmente ofensiva em NORMAL/FLYING acesso a golpes fortes como Brave Bird e Close Combat, que fizeram do Staraptor uma máquina de combate muito útil em todos os estágios do jogo. Ainda, por ter Intimidate como habilidade, é capaz de formar um combo com o Gyarados, reduzindo ainda mais o Attack do oponente, facilitando o trabalho dos colegas mais frágeis como o Infernape e até certo ponto o Drifblim. 

Entretanto, por mais que seja capaz de nocautear diversos alvos facilmente, também é nocauteado sem grandes esforços, uma vez que o efeito secundário de Close Combat é reduzir as duas defesas em um nível, que já não são grande coisa, ainda mais enfraquecidas. Como o moveset do Staraptor é puramente físico, temos Adamant caso queira mais dano (+Atk, -Satk) ou Jolly se preferir atacar antes porém causar menos dano (+Spe, -Satk);

Gastrodon

Inicialmente, o Gastrodon estava na equipe dos melhores para essa região e após o período de testes ter sido finalizado, identificamos que o Gyarados seria a opção mais viável. Porém, não é só porque o Gastrodon foi substituído que não possui suas qualidades: assim que chegamos em Valley Windworks poderemos capturar o Shellos, Pokémon do tipo WATER e que já sabe Water Pulse, podendo ser treinado com certa facilidade. Ao evoluir, o Gastrodon ganha o tipo GROUND, tendo apenas uma fraqueza, no caso GRASS, e será muito útil contra alguns líderes de ginásio e membros da Elite. 

O que deixa a desejar (e muito) no Gastrodon é sua baixíssima Speed (claro, ele é uma lesma marinha) e por conta disso, na grande maioria das vezes receberá um ataque primeiro e também não é dos melhores ofensivamente, ainda que possa aprender diversos golpes fortes de cobertura, como Ice Beam e Sludge Bomb, raramente teremos a oportunidade de utilizá-los, pois seremos ultrapassados e nocauteados pelo mais fraco Absorb de um Budew. Com isso, nossas opções de Nature ficam para Quiet se desejar um moveset voltado para o lado Special e ainda utilizar Earthquake ou Modest caso prefira seguir com um moveset totalmente voltado para sua base 92 de Special Attack;

Bronzong

Finalmente um Pokémon exclusivamente defensivo teve a chance de aparecer como opção para a jornada. Há quem diga que o Bronzong estaria na equipe “titular” dessa região por ser capaz de barrar praticamente metade do time da Cynthia e alguns líderes de ginásio, pois a combinação STEEL e PSYCHIC é muito forte em Sinnoh. Como se não bastasse as 7 resistências que seus tipos possuem combinados, sua habilidade principal, Levitate o torna imune ao tipo GROUND e por ser do tipo STEEL também é imune ao tipo POISON, portanto, o Bronzong é forte contra 9 de 17 tipos e foi agraciado com um movepool recheado de golpes que podem tanto auxiliar sua equipe como ele próprio, pois mesmo sendo lento, se beneficia dessa condição ao utilizar o golpe Gyro Ball, que causa mais dano em alvos mais rápidos. 

Porém, mesmo com todos esses recursos, o Bronzong sofre contra Pokémon muito defensivos, como Hippowdon e Milotic, justamente por causar dano não ser o seu foco principal e sim, lidar de forma defensiva contra as grandes ameaças de Sinnoh, conhecido como Garchomp (se vocês utilizarem o atalho CTRL + F e pesquisarem a palavra Garchomp, provavelmente será uma das que mais aparece). Como opções de Nature temos Brave e Quiet, assim, reduzimos sua Speed o máximo possível para causar mais dano com Gyro Ball sem comprometer seu altíssimo potencial defensivo, até porque, o Bronzong só não é mais lento que o Shuckle...

Garchomp

Falamos tanto dele durante este guia que não seria justo deixá-lo de fora. O Garchomp é tido como um dos ou senão o Pokémon mais forte da quarta geração tirando os Pokémon lendários mascotes, Dialga, Palkia e Giratina. Isso se dá por sua combinação de tipos, DRAGON e GROUND, ser extremamente potente ofensivamente e defensivamente, com diversas vantagens, poucas resistências e poucas fraquezas. 

Além disso, o Garchomp tem acesso a golpes de cobertura como Rock Slide, Flamethrower, Crunch e acreditem, até Surf ele pode aprender, complementando ainda mais sua força ofensiva, sendo capaz de aplicar ao menos dano neutro ou super efetivo em todos os Pokémon presentes em Sinnoh. Defensivamente, possui bases acima da média, mesmo para um Pokémon ofensivo, sendo capaz de absorver 2 ou até mesmo 3 golpes neutros com certa facilidade. Sua Speed também é acima dos padrões da região, fazendo com que quase sempre ataque primeiro. 

Seu único ponto negativo (até que enfim!) é sua quádrupla fraqueza ao tipo ICE, ou seja, o Garchomp não pode nem tomar um sorvete que já perde mais de 80% do HP. Brincadeiras a parte, ele realmente é um monstro na região de Sinnoh e se for bem treinado, chega próximo ao da Cynthia. Próximo. Em relação às Natures possíveis, é preferível que as escolhidas sejam aquelas que reduzem sua Special Defense (Naughty, Rash ou Naive) por ser seu stat mais baixo, mesmo que os golpes do tipo ICE sejam em sua maioria da categoria Special, dificilmente deixaremos o Garchomp contra um oponente que é capaz de utilizar esse tipo de golpe;

Bibarel 

Assim como o Linoone em Hoenn, o Bibarel assumirá o papel de HM Slave e vai além: a região de Sinnoh também possui 8 HMs (que exagero Game Freak!), sendo que o Bibarel é capaz de aprender 6 deles, pois infelizmente não pode aprender (ufa!) Fly e Defog, que inclusive são “opcionais” para se avançar na história, ou seja, ele praticamente cobre todas as situações em que os HMs são necessários. Ah, e nem precisa de muito esforço para encontrá-lo, pois tanto Bidoof, sua pré-evolução como o próprio Bibarel, podem ser encontrados em diversas rotas do jogo, além de terem uma taxa de captura bem alta, facilitando ainda mais o processo;

Outros iniciais

Empoleon

Diferente dos outros iniciais no tipo WATER, o Piplup possui uma linha evolutiva relativamente forte contra os desafios propostos em Sinnoh, pois assim que chega em sua forma final, o Empoleon ganha o tipo STEEL e com ele, diversas resistências. 

Entretanto, por não ser tão rápido e depender de golpes fortes como Surf, Flash Cannon e Ice Beam para ser efetivo no final do jogo, sem contar que ele é facilmente vencido pelo Lucario e Garchomp da Cynthia. Ainda, a Pokédex de Sinnoh não possui muitas opções para cobrir suas necessidades antes de vencermos a Elite Four e por isso não é tão efetivo na prática como no papel aparenta ser. A equipe será composta por:

Empoleon: Surf, Flash Cannon, Ice Beam e Grass Knot;
Drifblim: Shadow Ball, Thunderbolt, Fly e Psychic;.
Gyarados: Waterfall, Earthquake, Dragon Dance e Ice Fang;
Drapion: Cross Poison, Crunch, Fire Fang e Ice Fang;
Roserade: Giga Drain, Sludge Bomb, Shadow Ball e Toxic Spikes;
Hippowdon: Earthquake, Rock Slide, Crunch e Ice Fang.

Torterra

É, parece que o tipo GRASS irá demorar para ver seus dias de glória novamente como melhor tipo para um Pokémon inicial. A princípio, o Turtwig parece ser uma escolha muito forte, pois é muito bom defensivamente e assim que evoluir para Torterra  só tende a melhorar. Só que não. 

Mesmo com um segundo tipo, no caso GROUND, o Torterra não consegue ser efetivo contra grande parte dos líderes de ginásio e muito menos contra a Elite, pois além de não ter a cobertura necessária, ele é extremamente lento, sendo capaz de ultrapassar apenas o time da Bertha e por mais defensivo que seja, o Torterra possui fraquezas para quatro tipos: BUG, FIRE, FLYING e ICE, sendo x4 para o último, que é um excelente tipo ofensivo. A equipe será composta por:

Torterra: Earthquake, Wood Hammer, Rock Polish e Rock Slide;
Drifblim: Shadow Ball, Thunderbolt, Fly e Psychic;.
Gyarados: Waterfall, Earthquake, Dragon Dance e Ice Fang;
Drapion: Cross Poison, Crunch, Fire Fang e Ice Fang;
Bronzong: Gyro Ball, Extrasensory, Trick Room e Reflect.

Diz aí galera, o que acharam dessa equipe? Diferente do que tinham imaginado? Não esperavam que o Staraptor fosse classificado como opcional? O Garchomp realmente foi um problema para vocês? Discordam de algum membro? Postem seus comentários com suas sugestões de Pokémon para esta equipe. Nossa próxima parada será Unova, uma região que é um pouco diferente das demais e por esse motivo, contará com uma equipe um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. É isso aí e até mais!
Revisão: João Paulo Benevides

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google