Pokémon Sword/Shield: conheça as diferenças entre as versões

Saiba exatamente o que esperar de cada versão do novo Pokémon para o Switch.


Como já é costume da franquia Pokémon, a oitava geração de jogos dos monstrinhos de bolso veio separada em duas versões diferentes: Sword ou Shield (espada e escudo, respectivamente). Esta tradição de dividir os jogos em dois existe desde o começo, em Pokémon Red/Blue para o Game Boy original. No entanto, a divisão vai muito além de simplesmente fazer com que novos jogos Pokémon sempre mantenham o tradicional nome duplo (como Gold/Silver, Ruby/Sapphire, Diamond/Pearl, etc), ela permite que o jogador exerça algum poder de decisão na aventura antes mesmo dela começar.

Desde o começo, o principal objetivo, é fazer com que as pessoas encontrem pokémon exclusivos em uma versão e troquem com algum amigo que tenha a outra. Tipo trocar o seu Scyther da Red pelo seu amigo que tem um Magmar dando sopa na Blue. A ideia casa perfeitamente com o tema de conexão da franquia. Pokémon, antes de tudo, é sobre conectar-se. Naturalmente, sobre a conexão com seus pokémon durante a jornada, mas também com seus amigos para batalhar, trocar e até simplesmente falar sobre os pokémon fora do jogo. Não é a toa que a franquia é a mais valiosa do mundo, desbancando gigantes como Mickey Mouse e Star Wars.



Além dos pokémon exclusivos, geralmente pouco ou nada muda de versão para versão. Em Sword/Shield, além dos pokémon há também um ginásio exclusivo para a espada e um para o escudo. E, no caso das novas max raid battles, alguns pokémon gigantes só aparecem em Sword (como Machamp e Coalossal) e outros só em Shield (como Gengar e Lapras).

Fique ligado abaixo para tirar suas dúvidas de vez e escolher a melhor versão para você!

Novos Pokémon

O pokémon de pedra Stounjourner, a versão masculina do psíquico/normal Indeedee e a evolução do novo Farfetch'd do tipo lutador, Sirfetch`d, são exclusivos de Pokémon Sword



Já o pokémon de gelo Eiscue, a versão feminina do psíquico/normal Indeedee e a evolução do novo Corsola do tipo fantasma, Cursola, são exclusivos de Pokémon Shield.

Formas de Galar

A nova Ponyta psíquica e sua evolução, a Rapidash do tipo psíquico/fada, são exclusivas de Pokémon Shield. Além disso, há uma nova Corsola fantasma e uma evolução inédita na versão. 



Já no Sword, a forma Galar de Kanto é o Farfetch'd lutador e sua nova evolução inédita. Além disso, Darumaka e Darmanitan aparecem em uma nova forma do tipo gelo.

Pokémon de outras gerações

Na versão Sword:

Terceira geração: Seedot e as evoluções Nuzleaf e Shiftry; Mawile; Solrock.

Quinta geração: Scraggy e sua evolução Scrafty; Gothita e suas evoluções Gothorita e Gothitelle; Rufflet e sua evolução Braviary; Deino e suas evoluções Zweilous e Hydreigon.

Sexta geração: Swirlix e sua evolução Slurpuff.

Sétima geração: Passimian; Turtonator; Jangmo-o e suas evoluções Hakamo-o e Kommo-o.



Na versão Shield:

Segunda geração: Larvitar e as evoluções Pupitar e Tyranitar.

Terceira geração: Lotad e as evoluções Lombre e Ludicolo; Sableye; Lunatone.

Quarta geração: Croagunk e sua evolução Toxicroak.

Quinta geração: Solosis e suas evoluções Duosion e Reuniclus; Vullaby e sua evolução Mandibuzz.

Sexta geração: Spritzee e sua evolução Aromatisse; Goomy e suas evoluções Sliggoo e Goodra.

Sétima geração: Oranguru e Drampa.


Evoluções "exclusivas"

O novo pokémon maçã do tipo planta/dragão, Applin, não é exclusivo de nenhuma versão, mas suas evoluções são (de certa forma). O item para evoluir Applin para Appletun é exclusivo de Pokémon Shield, no entanto, o item para evoluí-lo para Flapple só existe na versão Sword


Um Basculin diferente para cada

De forma meio irônica, o pokémon peixe tipo água da quinta geração, Basculin, aparecerá com uma listra vermelha em Pokémon Sword (o jogo da cor azul) e com uma listra azul em Pokémon Shield (o jogo predominantemente vermelho).


Exclusivos de Gigantamax Raid Battles

Max Raid Battles são uma parte importante dos novos jogos Pokémon, e o tipo de monstrinho que você pode encontrar em suas novas formas Gigantamax tem a ver diretamente com versão sendo jogada.

Só é possível encontrar nativamente as formas Gigantamax de Gengar, Lapras e Appletun em Pokémon Shield. E você só irá encontrar o Gigantamax de Machamp, Coalossal e Flapple em Pokémon Sword.

Mesmo que você não possa encontrar esses pokémon no seu jogo, se um amigo da outra versão convidá-lo para a max raid battle específica será possível capturar a forma gigantamax exclusiva e trazê-la para sua versão.


Lendários

Como muitos já sabem, a dupla de lendários dessa geração é composta por dois "cachorros", um segurando uma espada e outro com uma armadura de escudo. Em Pokémon Shield, você fica com o cachorrão escudeiro tipo lutador Zamazenta. E em Pokémon Sword, o lendário da vez é o canino espadeiro Zacian, do tipo fada. Escolha com cuidado!


Ginásios diferentes

Pela primeira vez na história da série, dessa vez dois dos ginásios durante a jornada até a liga pokémon serão exclusivo de cada versão.

Em Pokémon Sword, prepare-se para os poderosos golpes marciais da líder Bea e os seus pokémon do tipo lutador

















O segundo líder da versão da espada é Gordie, que se especializa em pokémon do tipo pedra.



Na versão Shield, Allister e seus pokémon fantasma estão prontos para assustá-lo antes, durante e depois da batalha.



















A segunda batalha de ginásio exclusiva do escudo é contra Melony, a líder de pokémon do tipo gelo


Revisão: Davi Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google