Dicas e Truques

The Witcher 3: Wild Hunt — Complete Edition (Switch): tudo sobre as Mutations da Blood & Wine

Confira o nosso guia sobre uma das principais adições da DLC Blood & Wine e entenda como isso torna o Geralt ainda mais apelão!


Em The Witcher 3, há uma grande quantidade de skills, extremamente variadas e sinergéticas entre si, mas que, por conta da limitação de slots para as colocar, acabamos sentindo que há pouco espaço para a exploração dos poderes do Geralt. Seguindo o nosso guia de uma das melhores builds do jogo, neste texto falaremos mais sobre as Mutations, que compõem uma mecânica adicionada na DLC Blood & Wine que expande os horizontes de poder do jogo.

Aquisição do sistema

Muitos jogadores podem ficar confusos com a progressão recomendada entre o jogo e as DLCs. Em geral, o caminho mais natural é o seguinte:
  1. Começo da campanha até a metade/fim do segundo ato;
  2. Toda a DLC Hearts of Stone;
  3. Finalizar a campanha principal;
  4. Finalmente, Blood & Wine.
Felizmente, logo no início da campanha da última DLC o jogador poderá começar uma missão chamada "Turn and Face the Strange". Extremamente demorada, ela desbloqueará o sistema de Mutations para o jogador, que poderá o acessar diretamente do menu do personagem, onde também se encontram as demais habilidades do Geralt.

Dado o powerlevel dessas Mutations, é cabível a limitação que os desenvolvedores colocaram para desbloquear o sistema. Porém, se você estava em dúvidas sobre fazer um New Game +, brincar com essas novas skills é justamente um dos maiores chamativos para (re)embarcar nessa aventura!

Como funciona?

Em geral, Mutations são habilidades passivas extremamente poderosas. Tão fortes que você só pode ter uma equipada a cada momento. Se desbloquear a possibilidade de usar as Mutations parece ser algo custoso, prepare-se para o custo total de obtenção de todas as doze: 21 Greater mutagens (12 vermelhos, 5 azuis e 4 verdes) e 21 skill points. Como era esperado, cada Mutation tem uma cor de acordo com a sua categoria (combate, magia ou alquimia), mas algumas delas são híbridas.

Além de fazer sentido tematicamente, pois o efeito da Mutation envolverá mecânicas da sua categoria, no total você pode ganhar 4 novos slots para colocar habilidades! Isso é um aumento de 25% do número total disponível até então, o que é gigantesco e possibilita novas builds. Porém, para ganhar todos os 4 slots, você precisa adquirir todas as 12 Mutations, mesmo que use apenas uma a cada momento.

Uma dica geral é ir atrás de todos os Places of Power, inclusive os 5 novos presentes na área de Blood & Wine, e transformar os mutagens únicos em versões menores. É importantíssimo saber que, através da alquimia, você pode combinar mutagens para criar as suas versões maiores, que são utilizadas nas Mutations.

Agora, sem mais delongas, vamos falar de cada uma delas.

Deadly Counter

A primeira opção de combate faz com que inimigos que são imunes ao counter sofram 25% de dano a mais de golpes com a espada e, para os outros, caso eles tenham 25% ou menos de vida durante um counter, são imediatamente mortos. O bônus não é horrível, mas para obter uma boa gratificação pela alocação dessa Mutation, você precisa ser muito bom com o timing do counter. E, sinceramente, caso você seja, existem opções mais apropriadas (e divertidas).

Bloodbath

Potencialmente a coisa mais roubada do jogo, a cada golpe bem sucedido, Geralt recebe um bônus de 5% de dano (físico), chegando a um limite de 250%, porém, se você receber qualquer dano, todo o bônus é perdido. Essa Mutation é a melhor definição de "risco alto, recompensa alta". É um desafio muito interessante, mas extremamente específico e que, em geral, não valerá a pena para o jogador médio. Agora, caso você seja um mestre no combate normal, com um ótimo timing para desvios, etc., isso vai ser extremamente poderoso. Ah, e quando você matar alguém com a espada, sempre terá uma animação de finalização.

Magic Sensibilities

Honestamente, o Geralt mago estava precisando de uns buffs, e algumas Mutations fazem justamente isso. Essa em específico dá a possibilidade dos seus Signs serem críticos em inimigos, sendo que a chance disso acontecer aumenta de acordo com a sua intensidade (que é o atributo principal de magia). Por mais que seja uma adição boa ao seu arsenal de magias, existem outras melhores. 

Piercing Cold

Problemas com lutas contra vários inimigos ao mesmo tempo? Nunca mais! Com Piercing Cold, o seu Aard tem uma chance de 25% de congelar os seus inimigos e, caso ele sofra stun pela mesma magia, ele morre instantaneamente. Certamente, contra vários inimigos, essa é uma opção extremamente poderosa e juntamente com outras skills de magias, essa Mutation pode ser considerada uma das melhores.

Toxic Blood

Se The Witcher 3 fosse um MMORPG, essa seria uma excelente Mutation para um tank, pois, ao receber dano de um inimigo, Geralt tira vida de acordo com o seu nível atual de toxicidade. É relativamente fácil manter uma alta toxicidade, com o uso de Decoctions, mas aqui o jogador é recompensado por tomar dano, o que é contraditório e NÃO deve ser a sua principal forma de matar os inimigos.

Euphoria

A mais simples (e poderosa) opção para qualquer híbrido com alquimia é certamente essa Mutation. Caso você tenha pelo menos 100 pontos de toxicidade (o que é fácil de se manter com um limite expandido com as skills certas), todo o seu dano com espadas ou magia é aumentado em 75%! Um aumento passivo de dano nessa quantia é extremamente forte e, para quem não quiser muito frufru, é potencialmente a melhor escolha para qualquer tipo de build.

Conductors of Magic

Caso você tenha uma espada mágica, única ou verde (Witcher), todos os seus signs dão 50% do dano base da espada a mais. É uma opção que realmente depende do seu equipamento, mas, em alguns momentos do jogo você terá acesso a versões extremamente poderosas que te darão uma vantagem brutal.

Adrenaline Rush

Uma versão mais complicada da lógica de "alto risco, alta recompensa", aqui você ganhará 30% de bônus para dano com espadas ou signs para cada inimigo presente no momento em que você inicia o combate. Porém, o bônus dura 30 segundos e, então, você perde 10% para cada inimigo que ainda está vivo. Naturalmente, é um burst gigantesco de dano, mas realmente exige um estilo de jogo extremamente agressivo e rápido, o que pode não ser a vontade de todos os jogadores. Agora, se quiser rushar pra valer, essa escolha é excelente.

Cat Eyes

Cumprindo a cota do desprezado crossbow, essa Mutation é apenas útil caso você queira (por algum motivo) dar total prioridade a essa forma de dar dano em combate. Caso queira, a recompensa é grande e pode tornar viável uma build disso. Todo o dano do crossbow é aumentado significativamente, a chance de se obter um acerto crítico é aumentada em 50% e há uma chance de atordoar um inimigo atingido.

Mutated Skin

Outro foco em tank, caso você tenha uma quantidade alta de toxicidade, Geralt pode receber até 45% de dano a menos, de qualquer tipo. É simples, efetiva, mas apenas recomendada para jogadores que têm dificuldade em desviar de coisas.

Second Life

Como indica o nome, a cada 3 minutos, caso você morra, na verdade enche toda a sua vida e ganha invulnerabilidade por alguns segundos. O cooldown é extremamente baixo e é uma opção segura e eficiente. Além disso, como é uma Mutation totalmente híbrida, nos novos slots você poderá colocar qualquer tipo de skill. Novamente, caso você veja que está tomando muito dano de ataques, essa Mutation pode te dar um espaço para respirar.

Metamorphosis

Na minha opinião, essa é a opção mais divertida e que, novamente, pode funcionar com muitas builds. Ao aplicar um efeito especial em um inimigo, como envenenamento, queimadura, sangramento, etc., uma Decoction aleatória é ativada sem custo de toxicidade e que dura por 2 minutos (até 3 podem ser ativadas ao mesmo tempo). Caso tenha as skills certas em alquimia, Geralt poderá ter até mais de 5 Decoctions ativas ao mesmo tempo, o que é interessante, poderoso e divertido!

Recomendações

Dentro de cada descrição, acabei deixando algumas recomendações, mas, aproveitando o gancho da build que mostramos no outro guia, imediatamente a "Euphoria" se destaca, e pode ser usada por muito tempo, mas, para o late game, Metamorphosis acaba sendo igualmente efetiva e mais divertida do que um bônus passivo estático.

Graças a forma de progressão entre as Mutations, todo jogador poderá usar diferentes habilidades, pois para desbloquear algumas, deve passar por outras. Sabendo isso, ao chegar na última DLC, é extremamente recomendado que você experimente e se divirta com todas as possibilidades! É um sistema complexo e que demanda muitos recursos do jogador, mas vale muito a pena.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google