Jogamos

Análise: Football Game (Switch) - a breve decadência de um jogador de futebol

Conheça mais sobre a história de Tommy nessa sombria aventura point-and-click.


Primeiramente, vale apontar a maior indignação que Football Game (Switch) pode causar: apesar do título, o jogo não aborda praticamente nada sobre futebol além da ocupação de atleta do protagonista, Tommy. Em resumo, Football Game conta a história do relacionamento de Tommy e Suzie, e como cada um encara a situação em que se encontram. Para desenvolver melhor a narrativa, o jogo conta ainda com outros elementos que podem ser explorados a fim de descobrir mais sobre a vida do rapaz.

Explorando a vida de Tommy

A história é contada através do gênero point-and-click, em que o jogador deve clicar nos elementos da tela para interagir com eles e assim progredir no jogo. Isso funciona muito bem no Switch, principalmente no modo portátil, pois dessa forma pode-se controlar as ações do protagonista tanto ao movimentar um cursor na tela com os analógicos quanto ao utilizar a touch screen do console.

Apesar de ter uma jogabilidade calma, Football Game é uma experiência bem rápida, que facilmente pode ser completada em menos de uma hora. Um aspecto negativo do jogo é a falta do fator rejogabilidade, visto que não há finais alternativos ou conteúdo desbloqueável. A não ser que tenha restado alguma dúvida no enredo, o que é consideravelmente provável devido ao desenrolar confuso do jogo, não há motivos para revisitar a história de Tommy.

Uma aventura sombria

Mesmo com poucos ambientes para explorar, o visual do game é bem agradável e representa muito bem a história, com uma estética meio noir e personagens sem face. Já as animações deixam um pouco a desejar, visto que o gráfico dos rostos das pessoas em diálogos não são muito agradáveis. Além disso, o tempo de duração de algumas animações simples como colocar água em uma xícara ou olhar-se no espelho é bem alto.



A narrativa é o ponto alto do game, mas nem por isso deixa de ser uma história bem desenvolvida. É notável o esforço dos desenvolvedores em tentar reproduzir a situação decadente do protagonista, seja pela apresentação dos elementos responsáveis por isso ou pelo tom de desespero e tristeza nos diálogos de Tommy. O desfecho é levemente confuso e pode levar a diversas interpretações, mas todas possuem uma mensagem em comum.

Outro aspecto que incomoda bastante é a precariedade da trilha sonora. Durante a maioria do tempo de gameplay, o silêncio predomina, e apenas algumas interações possuem um som quando ativadas. Durante algumas transições entre os mapas, há uma animação em que Tommy dirige e uma música que toca no som do carro pode ser escutada pelo jogador, mas esses momentos são bem raros.

Bola pra fora

Football Game é um jogo curto e genérico, cujo maior diferencial é seu tom sombrio, tanto na história quanto na ambientação. Para os fãs do gênero (point-and-click), pode ser uma experiência interessante, mas facilmente esquecível.

Prós

  • Narrativa interessante;
  • Visual do jogo com estética sombria bem desenvolvida;
  • Ótimo uso da touch screen.

Contras

  • Tempo de jogo muito curto;
  • Ausência de rejogabilidade;
  • Animações longas e muito simples;
  • Trilha sonora quase inexistente;
  • Não tem futebol.
Football Game - Switch/PS4/PS Vita/XBO - Nota: 4.0
Revisão: Davi Sousa
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google