Dicas e Truques

Untitled Goose Game (Switch): como completar a lista de tarefas extras

Dicas para completar a sua lista e mostrar que sabe agir como um verdadeiro ganso.


Untitled Goose Game é um jogo aparentemente despretensioso, mas que acaba surpreendendo com o nível dos puzzles e mecânicas disponíveis. Lançado originalmente em Setembro deste ano para Switch e PC, o game chega neste mês aos demais consoles. Além disso, é um dos games na disputa de melhor indie no The Game Awards. Assim, se você jogou a campanha principal mas nunca completou a lista de tarefas extras, esse pode ser um bom momento para revisitar o jogo do ganso mais chato que já existiu.

Lista de tarefas

Untitled Goose Game apresenta uma lista de tarefas básica que precisa ser cumprida para a finalização do jogo. Você deve cumpri-las em cinco ambientes distintos: jardim, rua principal, quintais, pub e vilarejo em miniatura. Depois de completá-las o game está finalizado, mas ainda restam algumas coisas para fazer. Durante a campanha principal, uma série de objetivos ficam ocultos e eles só se tornam visíveis no fim. Quando aparecem, eles ficam listados como tarefas (também!). Uma coisa importante é que, mesmo sem conhecer essas tarefas, eventualmente você pode acabar realizando alguma delas antecipadamente, o que não é nenhum problema.

Essas dicas que seguem servem principalmente a quem já completou a campanha e está sem saber a resolução de alguma dessas tarefas extras. Se você ainda vai jogar Untitled Goose Game e não conhece as mecânicas, não é recomendado que você leia o que vem a seguir. Isso porque, apesar de não ser possível dar um spoiler da história (que não existe), certamente a leitura vai estragar grande parte da diversão do jogo, que é justamente descobrir como lidar com os puzzles. Mas, se você já tentou de tudo e empacou em alguma seção, passe veja aqui como completar essa lista de travessuras.

Trancar o jardineiro para fora do jardim

Essa é uma das tarefas que muitos jogadores acabam realizando sem querer. Para completá-la basta ligar a água do jardim e, quando o jardineiro sair para desligar a torneira, roubar as chaves dele. Depois disso, você precisa correr dele para bem longe (depois do lago, por exemplo), deixar as chaves lá, voltar para o jardim e fechar a porta, deixando ele do lado de fora.

Piquenique com repolho

Uma das missões normais é fazer um piquenique. Assim, o único diferencial aqui é levar um repolho para a toalha do lado de fora do jardim. Para isso, passe um repolho por um buraco na lateral do jardim (esse buraco está escondido atrás de uma caixa e de um saco de cimento), leve-o pela água até o local do piquenique e coloque-o em cima da toalha.

Derrubar o menino na poça

Na segunda seção do jogo, desamarre os cadarços do menino e corra atrás dele grasnando na direção da poça d’água. Ele vai tropeçar e cair.

Fazer as balanças soarem

Ainda na rua principal, coloque algum item na garagem e prenda a vendedora momentaneamente lá dentro. Depois, coloque laranjas e tomates na balança até que o peso faça o contador soar.

Abrir um guarda-chuva dentro da loja de tevê

Prenda o menino (pobre menino!) na cabine telefônica. Depois pegue um guarda-chuva na loja de rua. Espere a mulher da loja de tevê sair para ajudar o menino, entre na loja dela e abra o guarda-chuva.

Fazer alguém de fora da rua principal recomprar suas próprias coisas

Pegue a pá de jardinagem da primeira seção e misture com as coisas da loja de rua. Depois, atraia o jardineiro até lá, roubando as chaves dele. Ele vai olhar a pá e comprá-la.

Recolher as cinco flores

Essas é uma das tarefas extras mais trabalhosas. O objetivo é pegar cinco flores específicas e levá-las até um cesto que está do lado do poço (você já deve ter passado por lá). A localização das flores é a seguinte:
  • Tulipa: no jardim da primeira seção;
  • Rosa: no quintal dos vizinhos (é a rosa de competição que você faz a mulher cortar);
  • Lírio: na loja da rua principal.
  • Margarida: na mesa do pub.
  • Crisântemo: no vilarejo em miniatura.



Prender o menino na garagem

A lógica é parecida com a da tarefa da poça. Corra atrás dele, grasnando, até que ele entre na garagem. Então, tranque ele lá, acionando o dispositivo da porta.

Pegar um objeto quando jogarem sobre a cerca

Vá até a seção dos quintais, pegue um item da mulher e jogue no quintal do vizinho. Volte para o quintal da mulher e fique perto da cerca. O homem vai jogar o item de volta e você precisa pegá-lo no ar.

Ser jogado por cima da cerca

Roube uma caixa da mulher que está fazendo entregas no pub. Leve-a até o quintal do vizinho, entre na caixa e faça barulho. Quando o homem olhar a caixa vai achar que pertence à vizinha e vai jogar você por cima da cerca.

Vestir o busto com coisas fora dos quintais

Na campanha normal você já fez essa missão. A lógica é a mesma, mas você precisa levar itens de outros lugares. Os itens são: o chapéu do velhinho no pub (se não souber como pegar, essa é uma das missões a seguir), o óculos do menino e uma escova de dentes que está em um cesto de lixo perto da loja de rua.

Marcar um gol

Na rua principal você deve ter visto uma bola de futebol. Leve-a até o quintal da vizinha. Lá, pelo lado esquerdo, existe uma passagem para outra casa. É lá que você deve empurrar a bola marcando um gol.

Fazer o barco de brinquedo navegar por baixo de uma ponte

O barco está no pub, dentro da pia. Abra a torneira e, quando a água transbordar, pegue o barco. Saia pela esquerda do pub, na direção do vilarejo em miniatura e coloque o barco no rio.

Atuar no pub usando um laço

Essa é apenas uma variação de outras tarefas que você já fez antes. Faça a mulher do quintal colocar o laço em você, ocupando o lugar do ganso dela. Depois vá ao pub e se apresente para as mulheres que estão na mesa.

Roubar a boina de lã do idoso

Vá ao pub e fique perto do velhinho que está jogando dardos. Quando ele for sentar, puxe a cadeira dele e, assim que ele estiver no chão, pegue a boina.

Pronto, você completou praticamente tudo. Faltam agora apenas os desafios de tempo (realizar todas as tarefas de cada uma das seções antes que o sino toque) e você vai ter se provado um ganso muito competente.

E, então, gostou das dicas? Espero que ajude. Se você conhece outras formas de cumprir os desafios, não deixe de mencionar nos comentários.

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google