Dicas e Truques

Pokémon Sword/Shield (Switch): O melhor time para a região de Galar

Não sabe qual time usar para vencer os desafios da região de Galar? Então fique conosco para descobrir qual é a melhor equipe para as novas versões. Ou seriam... duas equipes?

É chegada a hora de continuar nossa sequência das melhores equipes. O cenário agora é a região de Galar, que conta com novos desafios, novas mecânicas, novos rivais, novos vilões... Tudo o que já vimos até agora, não é mesmo? Em partes. Se você já jogou e terminou o modo campanha saberá do que estamos falando. Mas, para você que ainda não completou e está lendo este artigo em busca do melhor time, saiba que em Pokémon Sword/Shield temos líderes de ginásio específicos para cada versão. Sendo assim, tivemos que estudar a fundo a Pokédex de Galar a fim de selecionar os monstrinhos que melhor se adaptam a esse novo contexto.

A equipe será apresentada em duas etapas: a primeira irá demonstrar os quatro Pokémon que serão a base do time, ou seja, são os mesmos para ambas as versões. Os últimos membros foram escolhidos com base nos tipos dos líderes específicos em cada versão, sendo dois para a Sword e dois para a Shield.

Como sempre, não usaremos Egg Moves e Tutor Moves obtidos após a Champion Cup. Os Pokémon utilizados podem ser obtidos em ambas as versões, ou seja, não vai ter Darmantian de Galar com Choice Band. Também não iremos incluir o Eternatus e formas Gigantamax dos Pokémon que as possuem. 

Em relação aos TRs, iremos considerá-los em sua totalidade, não importando qual o nível da Raid necessário para se obtê-lo. Entretanto, não se preocupem, a maioria poderá ser obtida em Raids de três estrelas ou menos, dependendo apenas do Pokémon que será o adversário. Sem mais delongas, fiquem agora com as melhores equipes para as versões Sword/Shield. Boa leitura a todos!

Inicial

Há quem diga que em Galar todos os iniciais são bons por conta da diversidade de Pokémon que podemos capturar assim que chegamos na Wild Area. Entretanto, não é bem assim. De fato, Pokémon como Arcanine e Ninetales estão disponíveis logo no começo e com a praticidade de relembrar golpes poderosos como Flamethrower e Flare Blitz, esses dois Pokémon do tipo FIRE são representantes de peso. 

O problema fica no restante do movepool. Mesmo com esses golpes fortes à disposição, os Pokémon de Kanto são muito dependentes dos TRs para atingirem seu potencial completo. E é aí que o Cinderace entra: acessível logo de início, o coelhinho dispõe de golpes melhores e com um ou dois TRs seu moveset estará em seu ponto máximo, sendo nossa escolha de Pokémon inicial.

Primariamente físico e do tipo FIRE puro, o Cinderace possui uma ótima base de Attack para causar o máximo de dano possível e é muito rápido também, capaz de ultrapassar a maioria de seus adversários, um de seus principais diferenciais em relação aos outros iniciais. Por conta de sua agilidade alta e acesso ao golpe U-Turn, podemos reposicioná-lo quando estivermos em desvantagem e causar um pouco de dano prévio, permitindo que outros Pokémon do time possam nocautear os adversários com mais facilidade.

Contra os líderes, seu desempenho se mostrou acima dos demais inciais em ambas as versões. Isso porque seu movepool, ainda que unilateral, possui diversas opções de cobertura para lidar com as adversidades. Contra o presidente Rose e sua equipe, o resultado é para lá de excelente, já que o tipo dominante dos vilões é o STEEL. Por fim, na Champion Cup, alguns adversários podem ser difíceis de se enfrentar, como a Nessa, mas nada que a equipe montada para lhe auxiliar não dê conta do recado.

Sugestão de Moveset para Cinderace

Vileplume

Um dos pilares defensivos do time, o Vileplume é subestimado dentre os demais Pokémon do tipo GRASS presentes no jogo. Não se deixe enganar pelo seu rostinho bonitinho. 

Podemos dizer que o Vileplume é um lobo em pele de cordeiro. Com stats balanceados e um bom movepool para compor certas combinações, a maior flor do mundo pode tanto causar um bom dano enquanto também absorve grande parte do estrago direcionado aos seus companheiros.

Tendo POISON como tipo secundário e equipado com o item Black Sludge, teremos uma fonte de recuperação passiva de HP, que somada aos golpes Absorb, Mega Drain e Giga Drain - todos aprendidos durante o treinamento - teremos uma "economia" no uso de poções para curá-lo. Sua habilidade Chlorophyll dobra sua Speed durante os efeitos de Sunny Day, tornando-o em uma boa ferramenta para se utilizar após o uso do golpe Max Flare (que ativa o efeito do sol intenso) de seus companheiros.

Outra utilidade do Vileplume é em relação à captura de Pokémon selvagens. Com acesso aos golpes Stun Spore e Sleep Powder, a taxa de captura é aumentada sob o efeito dessas condições, permitindo capturas eficientes, ágeis e com um baixo consumo de Pokébolas.

Sugestão de Moveset para Vileplume

Gyarados

Talvez esse seja o Pokémon mais importante do time. Fechando a combinação GFW apresentada aqui, o Gyarados volta para a melhor equipe por ser extremamente forte, resistências úteis ao longo de todo o jogo, uma habilidade incrível (Intimidate) e é considerado um dos Pokémon que melhor se aproveita da transformação Dynamax. 

Como o compartilhamento de experiência está ativo durante todo o jogo, assim que capturamos uma Magikarp podemos "treiná-la" para virar esse monstro e o melhor, relativamente cedo no jogo.

Por mais ofensivo que o Gyarados seja seu potencial defensivo também é muito bom, já que é imune ao tipo GROUND e possui resistências aos tipos BUG, FIRE, FIGHTING, STEEL e WATER, todos presentes em batalhas importantes. Para complementar seu kit, a redução do Attack do oponente causada por Intimidate facilita o treinamento não só do Gyarados mas também de toda a equipe.

Sua combinação de tipos, WATER e FLYING, permite o embate contra um Steelix da Wild Area a partir do Lv.36. Mas como assim? Como um Gyarados Lv.36 pode derrotar um Steelix no Lv.50? A resposta é simples: por conta de sua habilidade, a serpente marinha reduz o ataque da serpente de aço toda vez que entra em campo. 

Sendo assim, com duas entradas, o ataque do Steelix é cortado pela metade e causará menos dano, sem falar que os golpes presentes em seu moveset causam pouco dano no Gyarados devido às resistências. Ah, e Dig ainda nos dá um turno livre para usarmos Dragon Dance (que pode ser aprendido pelo Gyarados a partir do Lv.36, olha que bacana), aumentando nosso Attack e Speed.

Sugestão de Moveset para Gyarados

Lucario

Como é bom ter um Pokémon da quarta geração no melhor time. O chacal de Sinnoh é incrivelmente versátil e pode ser usado em diversas situações. 

Contemplando stats mistos e um movepool que acompanha essa flexibilidade, o Lucario é sem dúvidas um dos Pokémon mais fortes que podemos ter ao longo do jogo, passando na frente de outros monstros como Gengar e Tyranitar. Isso porque sua combinação de tipos, FIGHTING e STEEL, lhe rende boas resistências e um dos STABs mais ofensivos do jogo. 

Com acesso a Meteor Mash, Aura Sphere, Close Combat, Earthquake, Dark Pulse, Ice Punch entre outros, sua cobertura de dano neutra é uma das melhores em toda a região de Galar e dificilmente o Lucario não atingirá seu alvo com um golpe super-efetivo.

Ainda que seu movepool seja recheado de opções, a maioria são TRs caros ou de Raids específicas, e TMs obtidos relativamente tarde no jogo. Com isso, demora até que o Lucario esteja pronto de fato. Podemos utilizar uma combinação mais "em conta", com golpes aprendidos apenas por nível e alguns TMs, só que dessa forma não estaríamos extraindo todo o potencial que este Pokémon tem. É trabalhoso ter um Lucario e Sword/Shield? Sim, porém todo o esforço depositado renderá bons frutos ao longo da jornada.

Sugestão de Moveset para Lucario

Para você que possui a versão SWORD

Gardevoir

O primeiro ginásio específico da versão Sword é do tipo FIGHTING e nada melhor para enfrentá-lo do que um Pokémon que possui quádrupla resistência e ainda consegue aplicado dano dobrado com seus dois STABs

Conhecido de longa data, Gardevoir é um Pokémon extremamente poderoso, útil e simples de usar. Com acesso a golpes como Moonblast, Psychic, Thunderbolt e Shadow Ball, temos um batedor nato capaz de aplicar grandes quantidades de dano. Seus dois tipos, PSYCHIC e FAIRY, complementam as bases defensivas do time, pois pode absorver golpes por seus companheiros e com isso, tanto o Lucario quanto Vileplume terão algumas de suas fraquezas cobertas por Gardevoir.

Como se não fosse suficiente, uma de suas habilidades, Trace, irá copiar a habilidade do adversário e com isso, em diversos momentos de nossa jornada podemos nos aproveitar dessa característica para voltar a magia contra o feiticeiro. Mas, se você não conseguir capturar um Ralts com essa habilidade, saiba que Synchronize também é muito útil, pois seu efeito irá devolver qualquer condição negativa, como TOXIC, para o adversário que a causou.

Sugestão de Moveset para Gardevoir

Flygon

Com tantos Pokémon poderosos do tipo DRAGON presentes, justamente o mais "fraco" se junta à melhor equipe. Com bases medianas, o Flygon foi escolhido pois além de ser útil contra um dos ginásios específicos, também se dá muito bem na Champion Cup, especialmente contra o Rayhan e o campeão. Isso porque seu movepool está repleto de opções e com isso, podemos montar o moveset do Flygon da forma como quisermos. 

Mesmo que suas bases ofensivas não sejam as de um Hydreigon por exemplo, ter acesso a uma combinação mista de golpes proporciona mais dano, podendo até nocautear Pokémon que normalmente seriam um problema para a libélula terrestre.

Sua habilidade também auxilia bastante seus companheiros, pois tanto o Lucario como o Cinderace sofrem para golpes do tipo GROUND e como Levitate deixa o Flygon imune a golpes desse tipo, teremos mais um recurso para lidar com um dos golpes mais utilizados no jogo, Earthquake.

Sugestão de Moveset para Flygon

Para você que possui a versão SHIELD

Obstagoon

A evolução do Linoone de Galar é absolutamente incrível durante a campanha. O primeiro ginásio específico da versão Shield é do tipo GHOST e olhem só que bacana: além de causar dano dobrado com seu STAB DARK, ele é imune por também ser do tipo NORMAL. Não tem como ser melhor do que isso. 

Quer dizer, tem sim. Três Pokémon do campeão possuem fraqueza para o tipo DARK e com isso, o Obstagoon é um dos melhores Pokémon para se ter na equipe da versão Shield, se não o melhor. Não é brincadeira. Seus stats são ótimos e ainda que seja mais defensivo do que ofensivo, sua combinação de tipos é praticamente perfeita já que nenhum Pokémon presente em Galar possui resistência aos seus STABs simultâneamente.

Sugestão de Moveset para Obstagoon

Boltund

Vocês não leram errado. O cachorrinho do tipo ELECTRIC de Galar está sim na equipe e com méritos. Tudo graças a sua habilidade, seu movepool e seus stats, tornando-o um Pokémon interessante capaz de causar dano dobrado em muitos, mas muitos Pokémon durante a campanha. 

Por conta de Strong Jaw potencializar golpes de mordida, seu moveset contará com golpes dessa natureza. Como o efeito secundário do golpe Crunch é reduzir a Defense do alvo em um nível, assim ocorre, caso o adversário sobreviva ao primeiro ataque certamente não sobreviverá o segundo. 

As mordidas elementais são obtidas relativamente cedo no jogo e serão de grande uso, principalmente contra o time do campeão, pois todos os seus Pokémon são fracos para pelo menos uma delas.

Mas não pensem que o Boltund é somente mordida. Sua base de Special Attack é a mesma de seu Attack e, portanto, podemos utilizar uma combinação mista ou até mesmo totalmente de longa distância, tendo em vista seu bom movepool, que conta com opções como Thunderbolt, Hyper Voice e Snarl.

Sugestão de Moveset para Boltund

Opcionais

Gallade

Sua combinação de tipos, PSYCHIC/FIGHTING possui uma cobertura neutra excelente em Galar, sem contar que ele pode usar o combo Swords Dance + Psycho Cut ou Drain Punch, permitindo que ele cause grandes quantidades de dano físico (curando parte do dano com Drain Punch), além de se manter em campo por mais tempo. 

Porém, o que diferencia ele do Lucario é a cobertura neutra e o movepool. Enquanto o Gallade é um Pokémon puramente físico (e com movepool limitado), a combinação mista do chacal de Sinnoh se prova superior em diversos momentos, e mesmo sem ter um golpe de boost em seu moveset, o Lucario é uma ameaça constante a todos os treinadores que podemos enfrentar ao longo da história.

Roserade

Já repararam que as “mãos” da Roserade lembram o padrão de cores dos controles do Switch? Enfim, a planta mascarada de Sinnoh desempenha um papel mais ofensivo em virtude de suas altas bases de Speed e Special Attack. Com um movepool bem parecido com o do Vileplume, seu propósito é de causar dano em seus oponentes para facilitar o trabalho de seus colegas. 

Na defensiva, consegue aguentar alguns golpes da categoria Special, porém não recomendamos que a Roserade entre em ataques devido à sua baixa base de HP (meros 65 pontos). O mesmo vale para golpes físicos, já que a rosa possui uma base de Defense abaixo da média, ou seja, golpes neutros causarão um dano considerável, sem falar nos super-efetivos.

Outros Iniciais

Que o Cinderace é o melhor inicial para a região de Galar, todos sabemos. Contudo, há mais Pokémon que também podem ser escolhidos para iniciarmos nossa jornada. Tanto o Rillaboom como o Inteleon são boas opções e por isso, suas equipes são bem parecidas. Não há uma vantagem aparente entre o gorilão e o camaleão, logo, não importa qual deles você escolher, o resultado será bem próximo.

Aqui, podemos utilizar o Chandelure como opção de Pokémon do tipo FIRE, que somado ao tipo GHOST, combina perfeitamente com ambas as composições.
Gostaram das equipes? Algum Pokémon que vocês usaram durante a jornada por Galar está na lista? Para quem já terminou a história, compartilhe sua equipe e se foi fácil vencer a Champions Cup com ela, assim, poderemos discutir sobre o tema.
Revisão: André Carvalho

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google