Em entrevista, Shigeru Miyamoto comenta sobre Mario e o futuro da Nintendo

O criador do Mario aproveitou o espaço para comentar seus pensamentos sobre o futuro da Big N na edição dessa semana da Famitsu.



Shigeru Miyamoto, ninguém mais, ninguém menos do que o criado de Mario, Zelda e praticamente muitos dos clássicos que temos o privilégio de jogar na Nintendo. A grande mente por trás de grandes jogos deu uma entrevista para a Famitsu, conceituada revista de games japonesa que, em sua edição mais recente comemorou os três anos de lançamento do Switch.


Em algumas partes da entrevista, Miyamoto comentou sobre as características do mascote da Nintendo, o encanador Mario, além disso falou sobre a importância da marca da empresa e do que planejam para o futuro:
"Quando se trata de Mario e fazer jogos relacionados a ele, estou sempre procurando algum tipo de momento [certo]."

(Sr. Miyamoto, você é o único que pode decidir sobre o que o Mario pode ou não fazer?)

“Decidi quando ninguém mais poderia decidir e, eventualmente, acabou sendo assim depois de algumas vezes. Bem, digamos que tenho o direito de negar algumas coisas [risos] ". Eu acompanho o Super Mario Run (Mobile) de perto. Ninguém mais pode decidir até onde podemos levar Mario nos celulares. ”

"As qualidades [e ações] de Mario são sobre 'paz de espírito' e há um senso não muito diferente disso dentro da empresa. Tanto que me faz querer mudar por ser muito rigoroso. O senso comum de Mario é que ele não mata alguém, mas não é pacífico o suficiente para não esmagar insetos. Isso está gravado na mente de todos [da Nintendo]. Alguns [da equipe de desenvolvimento] se preocuparam com o Mario briguento em Smash Bros., mas depois de dar um som fofo quando ele levou um soco, todos disseram 'Está tudo bem.'"

"Se eu quisesse expressar as qualidades da Nintendo em palavras, é também 'paz de espírito'. Há paz de espírito ao ver [a marca] como um pai e você pode tê-la em sua sala de estar. Nós nos esforçamos bastante para criar algo que possa ser o centro de diversão da família. Comecei a pensar assim no Wii. Por volta da época do Nintendo 64, examinamos o hardware de outras empresas e começamos a pensar que nosso ponto forte era nossa interface. ”

"Eu gosto da Apple. Eles fazem um bom trabalho ao estabelecer limitações, respeitando a facilidade de uso dos clientes. Houve um tempo em que a Nintendo foi chamada de infantil, mas, após um trabalho contínuo em nossas prioridades, os esforços começaram a aparecer no Wii que nos deu a imagem de 'paz de espírito'. O que realmente faz a Nintendo se destacar vem [do fato] de ela pensar verdadeiramente nos clientes. Não se trata do mercado ou das tendência atuais."

"(Sobre streaming de jogos) Acho bom que haja muitas maneiras de apreciar as coisas. Nesta era, podemos apresentar vídeos para um público mais amplo e tenho certeza de que muitos assistem e encontram interesse nesses jogos. Eu provavelmente assistiria um detonado em vídeo de jogos feitos por outros [desenvolvedores]. Embora honestamente, não quero que as pessoas assistam [vídeos das] minhas criações. Tudo bem se for para coisas feitas por outras pessoas [risos]. "

"Ultimamente, tenho jogado muito Pokémon GO."

"Chegamos a um ponto que [a tecnologia nos] permite experimentar filmes e jogos em plataformas semelhantes. Comecei a pensar que é o melhor [momento] para a Nintendo ter filmes. Seria melhor Mario ter um filme nessa época [atual]."

"Se você fizer algo para vender, haverá todos os tipos de falhas. O mais importante é fazer algo que você acredita ser divertido, em vez de algo que venderia. Se você tentar fazer algo que vende, acabará se tornando algo que já está lá fora [nas lojas]. Se o que você faz parecer algo que já pode estar lá fora, não venderá bem. É por isso que a Nintendo cria coisas que ainda não foram vistas. "

"Estou pensando em expandir nossos personagens, não apenas em jogos, mas em várias mídias. Estamos trabalhando com várias empresas. Espero que possamos continuar fazendo coisas novas sem ficar na defensiva."¹

¹A tradução do texto foi feita com base na tradução para o inglês no site da Siliconera.

E aí, curtiu o que o Miyamoto comentou? Acredita que agora é o momento para a Nintendo começar a fazer filmes de seus personagens, ainda mais depois de tantos anos que esperamos um filme de Mario, Zelda e tantos outros? Comenta aqui embaixo as suas opiniões.

Fontes: Siliconera (via GameXplain)

Estudante de Sistemas da Informação que gostaria de aprender todas as línguas existentes, mal sabendo lidar com as duas que já fala. Descobriu seu amor pela Nintendo ao conhecer Super Mario 64 e desde então nunca mais largou os cogumelos, karts e rúpias que encontrou em seu caminho.


Disqus
Facebook
Google