Dicas e Truques

Pokémon Sword/Shield (Switch): Guia de Breeding — Parte 1

Aprenda as mecânicas básicas da reprodução Pokémon e se aprofunde nas técnicas para extrair o melhor que os monstrinhos podem fornecer.


O mais recente lançamento da série dos monstrinhos de bolso, Pokémon Sword/Shield (Switch), já está entre nós há algum tempo. Por isso, a grande maioria de nós, jogadores assíduos, sente um vazio existencial ao terminar a jornada e derrotar o campeão. Mas não se engane, assim que se fecham as portas de conteúdo in-game, abrem-se as portas do universo das batalhas Pokémon competitivas.


Como nunca antes, o universo de Pokémon online está fervendo, graças às mudanças nas mecânicas do jogo, que tornam a criação de Pokémon adequados para lutas competitivas mais acessível. Além disso, torneios mundiais estimulam a participação dos jogadores em diferentes formatos e técnicas, sendo cada vez mais comum encontrar oponentes habilidosos.

Para ser um bom treinador e estar à altura de seus rivais é necessária dedicação, tempo e força de vontade para montar o melhor time. Para isso, além de estratégias nas escolhas das criaturas, seus itens e golpes, é necessário obtê-los com os melhores atributos possíveis. Neste guia, você encontrará todas as informações necessárias para obter os Pokémon perfeitos para o seu time por meio de Breeding, a milenar técnica de obtenção de ovos Pokémon.

Ingredientes

Antes de começar a leitura deste guia, tenha certeza de que cumpre todos os requisitos abaixo:
  • Você precisa ter finalizado a história principal de sua versão de Pokémon Sword/Shield;
  • A função IV Judge precisa estar desbloqueada em seu jogo, para visualizar a qualidade dos Pokémon chocados. Para isso, você precisa vencer Leon pela primeira vez na Battle Tower;
  • Tenha em mente qual Pokémon você deseja obter em sua versão perfeita, hoje você irá sair desta leitura com um deles!
A Battle Tower é onde você poderá obter a função IV Judge.

São requisitos simples, mas necessários para obter o melhor dos recursos que o jogo oferece para um processo de Breeding adequado.

Para alcançar a perfeição dos atributos de seu Pokémon, a qual irá tomar um pouco de seu tempo, alguns passos importantes deverão ser seguidos:
  • Tenha em mente quem serão os pais utilizados para geração dos ovos. Em geral, é utilizado um Ditto com atributos excelentes e um Pokémon da espécie que você deseja reproduzir;
  • Obtenha todos os itens necessários para aumento das possibilidades de filhos adequados e também prepare seu time para acelerar a chocagem;
  • Refine os Pokémon obtidos e, se necessário, repita o processo múltiplas vezes com os filhos para aumentar as chances de resultados adequados.
Ao longo das duas partes deste guia, iremos explicar cada detalhe do procedimento e tudo o que você precisará utilizar para entender os resultados que está obtendo.

Breeding: como funciona?

Antes de mais nada, o processo de Breeding (reprodução) é o ato de inserir dois Pokémon em uma Nursery (ou Day Care, como eram chamados) para que os mesmos produzam ovos, os quais poderão ser chocados para gerar novas criaturas. Tais estabelecimentos estão localizados na Route 5 e em Bridge Field, dentro da Wild Area.


Apesar da premissa simples, muitas mecânicas complexas estão por trás disso, como a combinação de Pokémon, o uso de itens que alteram os resultados e a espécie que nasce do ovo.

Em primeiro lugar, os dois Pokémon inseridos precisam ser compatíveis. Em geral, há três formas de verificar se dois Pokémon são compatíveis:
  • Ambos são da mesma espécie, sendo um macho e uma fêmea. Considere da mesma espécie aqueles Pokémon com o mesmo nome: dois Eevees, por exemplo;
  • Ambos pertencem ao mesmo Egg Group, sendo um macho e uma fêmea. A lista de grupos e seus respectivos membros pode ser encontrada aqui. Quando isso ocorre, a espécie que nasce do ovo será a mesma que a da fêmea;
  • Um dos Pokémon é um Ditto, criatura capaz de se transformar em qualquer outro Pokémon.
"Parece que seus Pokémon têm um ovo"!

Ao depositar duas criaturas compatíveis, você deve caminhar pelas redondezas até que a enfermeira à frente da construção mude sua pose e coloque a mão no queixo — é o sinal de que há um ovo para ser retirado. O ovo, após retirado, deve ser colocado em sua equipe e passará a ser “chocado” pelo jogador: conforme seu número de passos, mais perto do nascimento o Pokémon estará.

É ideal colocar em seu time um Pokémon que tenha a habilidade Flame Body, Magma Armor ou Steam Engine, as quais reduzem pela metade o número de passos necessários para o ovo chocar. Então, trate de capturar seu próprio Rolycoly na própria Wild Area para acelerar seus resultados.

Por último, mas não menos importante: use sua bike para maior contagem do número de passos. Com isso, você entrará numa ação interminável de chocar ovos e retirá-los na Nursery constantemente, processo que, depois de alguns minutos, irá gerar uma boa dúzia de Pokémon para seu arsenal de batalhas. Mas surge a dúvida, como saber se o Pokémon é bom para meu time competitivo?

Nada melhor que andar de bike, ouvir a trilha sonora da Wild Area e chocar uns ovos.

Objetivos e como alcançá-los

Reproduzir Pokémon é uma atividade bastante divertida e pode até ajudar você a completar sua PokéDex, caso faltem algumas pré-evoluções. Mas, quando se trata do cenário competitivo, a atividade tem um papel muito mais importante: permitir a criação de monstrinhos com os melhores atributos possíveis para utilizar nas batalhas online.

Quando se trata de obter atributos vantajosos por meio de Breeding, o importante é observar os IVs de um Pokémon. Os Individual Values, em inglês, representam o poder de um Pokémon para cada um dos stats (HP, Attack, Defense, Sp. Attack, Sp. Defense e Speed) em um número de 0 a 31. Esses números são gerados aleatoriamente e são carregados com a criatura para sempre, só podendo ser modificados com itens raros. Além disso, sua natureza também puramente aleatória nos leva a um único objetivo: conseguir que todos os IVs de um Pokémon estejam em seu valor máximo.

Aqui entra a importância de ter vencido Leon pela primeira vez após ele deixar o posto de campeão e assumir a Battle Tower. A primeira vitória, que pode ser alcançada rapidamente, adiciona a função IV Judge à sua box, onde será possível avaliar cada atributo de um Pokémon conforme seu IV. Ali determinadas frases correspondem a determinadas faixas de valores individuais.

Acesse a função Judge usando o botão "+" de seu Nintendo Switch.

Mensagens de avaliação de IVs
:
  • Best: 31;
  • Fantastic: 30;
  • Very Good: 26 a 29;
  • Pretty Good: 16 a 25;
  • Decent: 1 a 15;
  • No Good: 0.
Existem ainda dois itens que podem modificar os valores individuais de um Pokémon. São itens raros e caros, mas que trazem um resultado sem igual. O Bottle Cap pode ser usado para elevar um único IV de um Pokémon até seu valor máximo, enquanto o Gold Bottle Cap tem o mesmo efeito para todos os IVs de um Pokémon. Logo, não entre em desespero se for muito difícil conseguir um monstrinho perfeito em suas tentativas de chocagem, já que a sorte pode não estar do seu lado nas combinações de IVs dos pais.

Durante a leitura, como um bom matemático que você é, deve ter se perguntado qual a probabilidade de conseguir todos os IVs com valor 31, já que cada valor é aleatório e tem chances igualmente distribuídas de ser obtido. Pois é, essa probabilidade seria de 0,000000112%! Ainda bem que o Breeding conta com o mecanismo de herança, ufa!

Basicamente, um Pokémon nascido de um ovo sempre herda três de seus IVs de seus pais, selecionados ao acaso. Portanto, não há dificuldade em concluir que, caso ambos os pais possuam todos os IVs com valor 31, o filho terá garantidamente 3 deles com valor máximo e os outros serão randômicos. Ainda assim, a chance do bebê nascer com todos os valores individuais em 31 é de 0,00335%.

Porém, como já havia dito anteriormente, o cenário de Breeding em Sword/Shield foi muito facilitado, graças ao item Destiny Knot. O simples novelo de lã, se segurado por um dos pais ao ser colocado na Nursery, garante que cinco valores individuais dos pais sejam herdados pelo Pokémon filho. Assim, no mesmo cenário da simulação anterior, apenas o último IV aleatório teria que possuir o valor 31, uma chance de 3,22%. Facilitou bastante, não é mesmo?

É claro que raramente os pais terão todos os seus IVs perfeitos. Mas algumas técnicas o ajudarão na tarefa de encontrar bons pais para seus Pokémon, que são: encontrar um Ditto perfeito e encontrar o melhor pai da mesma espécie. Além disso, alguns outros itens podem lhe dar uma força para que os valores corretos sejam herdados pelo filho, chamados de Power Items.

Qual sua natureza?

A pressa é inimiga da perfeição e, por isso, você precisará ter muita paciência se desejar um Pokémon com todas as características perfeitas em seu time. Além dos IVs, grandes influenciadores dos atributos dos Pokémon criados, a Nature deles também influencia no resultado final.

Disponíveis para visualização desde o início do jogo, as Natures são associadas ao comportamento de um Pokémon e fornecem a melhora de um atributo e a piora de outro. Como exemplos, podemos citar Adamant, Timid, Brave e Jolly.

Como podemos ver, esse Rotom é travesso (Impish).

Para visualizá-las, basta acessar o Summary de seu Pokémon e, na tela de Stats, o hexágono com as características possuirá um atributo marcado em vermelho, o qual sofre acréscimo, e um marcado em azul, que é decrescido. O modificador de ambos é sempre de 10% para menos e para mais, respectivamente. Ou seja, se seu Pokémon teria 100 de ataque especial, com uma Nature que o beneficie, ele terá 110. Por fim, algumas Natures não melhoram nem pioram nenhuma habilidade, marcando todos os atributos disponíveis na cor cinza.

Apesar de simples, a mecânica pode dificultar a obtenção de um resultado perfeito, pois a Nature dos Pokémon gerados na Nursery é randômica dentre 25 possibilidades existentes. Um item, porém, é capaz de fazer com que a Nature do Pokémon que o segura seja passada para o filho — a Everstone. Porém, isso tomará um espaço dos itens que poderiam melhorar a qualidade dos IVs e, além disso, será necessário que um dos pais possua a Nature desejada. Isso complica um pouco a sua situação.

Por isso, assim como os Bottle Caps, há itens capazes de alterar as Natures de seu Pokémon após o nascimento. Apesar de o nome da característica não mudar no Summary, os atributos serão modificados de acordo. Esses itens são chamados de Mints e terão o nome da Nature correspondente: a Adamant Mint, por exemplo, trará os mesmos efeitos da Adamant Nature a seu Pokémon.

Utilização de itens

Apesar de já mencionados anteriormente e de forma breve, há vários itens que podem facilitar o Breeding ao serem entregues aos pais quando depositados na Nursery. Acompanhe a lista abaixo com todos eles, seus efeitos e locais nos quais podem ser obtidos.

Power Items: a categoria de itens que têm “Power” em seu nome pode ser utilizada no Breeding para garantir que um dos IVs do pai que o segura seja repassado ao filho. Todos podem ser obtidos por 10 BP cada no Centro Pokémon da cidade de Hammerlocke, ao conversar com a funcionária da Liga Pokémon.
  • Power Anklet — Speed
  • Power Band — Special Defense
  • Power Belt — Defense
  • Power Bracer — Attack
  • Power Lens — Special Attack
  • Power Weight — HP
Vale destacar que esses itens não são capazes de adicionar um IV ao total de atributos herdados dos pais. Portanto, se combinados com o Destiny Knot, apenas garantirão qual dos IVs será repassado, mantendo o limite de cinco valores dos pais repassados aos filhos.

Everstone: garante que a Nature do Pokémon que a segura seja repassada para o filho. Caso ambos os pais segurem uma dessas, a Nature resultante será sorteada entre ambas. Pode ser encontrada em diversos lugares:
  • Na cidade de Turffield, é possível obter uma unidade a sudeste do ginásio, em um item brilhante no chão;
  • Na Wild Area, tentar a sorte com o Digging Duo pode lhe render uma Everstone. Eles estão localizados próximos à Pokémon Nursery, e fornecem itens de suas escavações em troca de 500 W;
  • Como recompensas de Poké Jobs;
  • Os Pokémon Roggenrola, Boldore e Gigalith selvagens têm 50% de chance de estarem segurando uma Everstone.
Destiny Knot: um dos itens mais importantes para o Breeding, garante que cinco dos IVs de Pokémon filhos sejam herdados de ambos os pais, de forma aleatória. Podem ser obtidos por meio da habilidade Pickup, que ao final da batalha, dá a chance de seu Pokémon encontrar itens no solo. A probabilidade, porém, é de 1%. Além disso, pode ser comprado com a mesma funcionária da Liga Pokémon na cidade de Hammerlocke, por 10 BP.

Agora que você já sabe como boa parte das mecânicas de reprodução de Pokémon funcionam, pode ir treinando e melhorando cada vez mais os seus times competitivos, aquecendo para o próximo torneio online disponibilizado pela Game Freak.

Assim, encerramos aqui a primeira parte deste guia completo para obter o melhor do Breeding em Pokémon Sword/Shield. Na segunda parte, você encontrará dicas mais específicas que vão além das mecânicas base dos ovos, como a seleção de pais com IVs adequados, a busca por um Ditto perfeito e outros. Continue acompanhando e deixe abaixo nos comentários suas sugestões e experiências com a milenar técnica!

Revisor: Jorge Neto

É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google