Dicas e Truques

Pokémon Sword/Shield (Switch): Guia de Breeding — Parte 2

Chegou a hora de se tornar um especialista na arte de chocar com a segunda parte de nosso guia completo.

E aí, conseguiu praticar e assimilar todos os conceitos apresentados na primeira parte de nosso guia de Breeding para Pokémon Sword/Shield (Switch)? Se você ainda não o leu, é importante que volte e entenda todos os conceitos básicos do processo de criação de novos Pokémon, pois hoje aperfeiçoaremos os conhecimentos obtidos em Breeding.


No guia anterior, foram apresentadas as seguintes informações: onde encontrar uma Nursery, o que significa um bom resultado na reprodução, como chocar um ovo e como otimizar os resultados. Ademais, temos muitas outras informações importantes para ajudar na obtenção de monstrinhos perfeitos, bem como algumas informações que, mesmo ficando para esta segunda parte, são tão importantes como as apresentadas na primeira. Vamos em frente e boas chocagens!

Egg Moves

Antes de voltar ao assunto do cruzamento de pais e obtenção de bons atributos para o Pokémon filho, é importante destacar um aspecto do Breeding que pode ser determinante para o cenário competitivo: os Egg Moves.

Todo Pokémon pode aprender seus golpes (leia-se: moves) de diferentes maneiras. Dentre elas, o aumento de nível, TMs, TRs ou através de Breeding. Isso mesmo, a prática de cruzamento das criaturas pode render aos filhos golpes exclusivos em relação aos normalmente disponíveis no movepool.

É importante o conhecimento dos Egg Moves pois, ao obter um Pokémon com todas as características desejadas, você não acaba com um moveset inalcançável por não ter ensinado alguns golpes exclusivamente aprendidos por meio deste método. Por exemplo: você está tentando obter um Corviknight perfeito e seu moveset desejado conta com Defog, muito útil para eliminar entry hazards no cenário competitivo. Pois você só conseguirá tal golpe via Breeding com outras criaturas que o possuam, como Sirfetch’d e Braviary.

Isso não significa que você terá que abrir mão de seu Ditto para combinar um Sirfetch’d e um Corviknight, entenda: se um dos pais possuir um golpe que é considerado um Egg Move para o filho, o mesmo será chocado aprendendo-o. Assim sendo, você pode fazer o cruzamento de um Sirfetch’d (com Defog) e um Corviknight, resultando num Rookidee com o Egg Move e, então, utilizá-lo para o cruzamento com seu Ditto perfeito. Essa prática, chamada de Chain Breeding, permite que você primeiro ensine aos pais o Egg Move e posteriormente faça o cruzamento para obtenção dos atributos desejados.

Por outro lado, pode parecer uma tarefa complicada se você já possui um Corviknight perfeito que não possua o golpe, mas isso foi simplificado em Sword/Shield. A partir dessa geração, os pais podem transferir Egg Moves entre si na Pokémon Nursery, desde que um deles possua o slot vazio para receber o novo golpe.

Assim, se você possui um Corviknight perfeito para o cruzamento (sem Defog), esvazie um de seus espaços para golpes e deixe-o com um Sirfetch’d (com Defog) na Pokémon Nursery. Essa técnica é bastante útil para ensinar Egg Moves às criaturas com Gigantamax, que não podem ser obtidas de ovos.

Herança de habilidades

Todo monstrinho tem associado a si uma habilidade, a qual dá efeitos importantes numa batalha dentro do cenário competitivo. Pelliper, por exemplo, pode contar com Drizzle, que provoca a chuva no campo de batalha por cinco turnos assim que entra. Ao praticar Breeding para Pokémon competitivo, você irá desejar que o Pokémon resultante conte com uma habilidade específica.

Olhe para minhas belas escamas vermelhas. Assustadoras, não?
Dentre as habilidades disponíveis para cada criatura, podem existir, no máximo, duas habilidades comuns e uma habilidade secreta, sendo as primeiras obtidas em Pokémon selvagens e a segunda apenas por métodos especiais, como alguns eventos em Max Raid Battles.

Felizmente, um Pokémon com uma habilidade desejada pode criar novos filhos com a mesma, assim como os Egg Moves e os IVs, e isso depende da configuração de pais que você adotar. Por isso, preste atenção:
  • Se o cruzamento não incluir um Ditto, a habilidade será sempre herdada do Pokémon fêmea. Há 80% de chance de as habilidades comuns serem passadas para o filho e 60% caso a mãe possua uma habilidade secreta;
  • Pokémon sem gênero ou machos só podem passar suas habilidades para o filho quando cruzados com um Ditto, seguindo a mesma chance.

Tal pai, tal filho

Está na hora de escolher bons pais para o seu cruzamento e isso não é tarefa fácil. Vamos abordar todas as técnicas para obtenção de matrizes com boas quantidades de IVs altos, Egg Moves e habilidades na forma de um passo-a-passo. Você pode prosseguir pelos passos como uma checklist e terá bons resultados no final. Porém, se acreditar que não pode realizar algum deles, pode pulá-lo e utilizar dos itens específicos para tal tarefa no final do guia.

1. Encontre um Ditto perfeito

Pode não parecer uma boa escolha, mas irá facilitar todas as chocagens que você realizar daqui em diante. Ditto é capaz de gerar uma vasta quantidade de Pokémon e ter uma unidade perfeita do monstrinho irá lhe poupar muito tempo.

Como não é possível obter a geleia roxa por meio de Breeding, sua captura exigirá um pouco mais de esforço. Ditto está disponível como Pokémon selvagem, mas o melhor local para obtê-lo com boa quantidade de IVs perfeitos é em uma Max Raid Battle. Para isso, você deve se dirigir ao Den à esquerda da Pokémon Nursery da Wild Area e depositar uma Wishing Piece. Se o raio luminoso que brotar for roxo com as nuvens no entorno, será um Ditto.

Sem piadas de "Ditto cujo" ou "Bem Ditto entre as mulheres".
Após a batalha e captura, você pode refiná-lo com alguns Bottle Caps, como já mencionamos no guia anterior. Um Ditto com IVs perfeitos é um belo investimento se você pretende utilizar o Breeding a longo prazo, eliminando a necessidade de obter dois pais arbitrários.

2. Procure um pai com bons IVs

Além do Ditto, você precisará de outro Pokémon com bons atributos da espécie que deseja reproduzir. Mas não se preocupe se conseguir uma criatura com poucos IVs bons, pois os próximos passos irão lhe guiar no aprimoramento dos resultados.

Assim como Ditto, há alguns locais que você pode procurar por Pokémon com boas quantidades de IVs perfeitos. O primeiro são as Max Raid Battles que, dependendo do número de estrelas do desafio, fornecem até cinco IVs perfeitos na criatura capturada; o segundo são as criaturas selvagens brilhantes, que fornecem boas quantidades de IVs perfeitos e podem vir com alguns Egg Moves em seus golpes.

É importante notar que, se você deseja criar um Pokémon que possua a habilidade secreta, precisará que esse primeiro pai possua tal habilidade, caso contrário não há nenhuma chance de o filho nascer com ela. Se esse for o seu caso, você precisará garantir ao longo dos próximos passos que todos os filhos tenham herdado a habilidade secreta, ou terá que retornar e tentar novamente.

3. Itere as chocagens para um pai com a Nature desejada

Chegou a hora de realizar inúmeras iterações sobre os pais para conseguir os resultados esperados no final do processo, sendo a Nature o primeiro ponto a ser atingido. Para isso, gere quantos ovos forem necessários até que um filho seja obtido com a Nature desejada no Pokémon final. Depois disso, você passará a usar esse filho como pai e dará a ele a Everstone, garantindo a herança da Nature aos filhos.

Não se preocupe caso o seu pai inicial (capturado no passo 2) tenha bons IVs e você perca um pouco desse desempenho, pois terá a chance de melhorar isso ao longo dos próximos passos. Porém, se quiser manter e já melhorar o processo, pode fazer uso do Destiny Knot e de um Power Item para a herança dos atributos desejados dos pais.

4. Ensine todos os Egg Moves necessários ao pai

Antes de ir ao passo final e iniciar sua busca incansável pelo filho perfeito, você deve ensinar todos os Egg Moves desejados ao pai obtido nos passos anteriores. Basta esvaziar o número de slots necessários para tais movimentos e colocá-lo na Nursery com outro Pokémon conhecedor do golpe desejado, assim como explicado na seção anterior.

5. Itere as chocagens para melhoria contínua dos IVs resultantes

A hora de esquentar seus ovos começou! Caso você tenha acompanhado todo o passo a passo até aqui, já estará usando a Everstone no pai da espécie desejada com o intuito de efetuar a passagem correta das Natures aos filhos. Além disso, Ditto deve levar consigo um Destiny Knot, necessário para a herança de cinco IVs dos progenitores.

A partir de agora, analise os filhos nascidos em dois aspectos:
  • Os IVs do monstrinho são melhores que os de seu pai? Para isso, faça uma comparação contando a quantidade de IVs máximos (31) que cada um deles tem e escolha aquele que tenha mais;
  • A habilidade herdada pelo filho é a correta?
Ao atender ambos os pontos, um filho pode prontamente substituir seu pai e passar a gerar novos herdeiros, o que aumentará as chances de melhorar os resultados. Esse processo pode ser repetido inúmeras vezes e quem define o momento de parar é você, seja ao atingir um Pokémon perfeito ou chegar no resultado desejado.

Herança de Poké Balls

Pode parecer apenas um efeito cosmético, mas, para os dedicados de plantão, ainda é possível tornar seu filho mais perfeito dando a ele a Poké Ball que merece. Em Pokémon Sword/Shield, é possível que um filho herde o tipo da bola de captura na qual os pais se encontram, seguindo algumas regras básicas:
  • Se os pais forem de espécies diferentes, o filho sempre nascerá com a mesma Poké Ball que a fêmea;
  • Por outro lado, quando os pais são da mesma espécie, o filho pode aleatoriamente nascer com a Poké Ball do pai ou da mãe;
  • No caso de cruzamento com um Ditto, a Poké Ball resultante é sempre do outro Pokémon do “casal”.
Para inserir, ainda, esta tática no passo a passo anterior, basta garantir que o primeiro a realizar cruzamento com um Ditto tenha a Poké Ball desejada.

Refinando o Pokémon perfeito gerado

Reunir todas as informações em um guia pode ser muito mais fácil do que chegar ao resultado de um Pokémon perfeito, acredite. Muitas vezes, você não atingirá um set completo de IVs máximos e ficará faltando aquela Nature ou a habilidade desejada. Por isso, um conjunto de itens pode servir para o toque final em seu Pokémon e correção dos erros sobre as iterações. Mas cuidado com os preços, pois são bastante elevados!

Bottle Cap: extremamente valiosa, a tampinha de garrafa permite o aumento de um dos IVs de seu Pokémon para seu valor máximo, basta falar com o rapaz do Hyper Training na Battle Tower. Há algumas formas mais comuns de encontrar o item ao longo da aventura, como nas Max Raid Battles ou com o Digging Duo. O item também pode ser comprado por 25 BP na Battle Tower.

Gold Bottle Cap: a versão ainda mais rara do Bottle Cap maximiza seus efeitos, permitindo que todos os IVs de um Pokémon sejam elevados ao seu valor máximo simultaneamente. Por ser rara, também é muito dificilmente encontrada, tendo pequena chance de ser obtida com o Digging Duo ou em combos de vitórias na Battle Tower (ao vencer 50 batalhas e a cada 100 batalhas a partir da 275ª).

Mint: introduzidos apenas nesta geração, estes itens são capazes de alterar a Nature de um Pokémon. Seus nomes acompanham a nova Nature a ser aplicada, como a Adamant Mint, por exemplo. Todas estão à venda por 50 BP na Battle Tower. Após aplicar uma Mint sobre um Pokémon, ela será consumida e os atributos do mesmo serão alterados. Porém, na página de stats, a Nature não se modificará e processo de Breeding continuará herdando a Nature antiga, caso a Everstone seja utilizada.

Ability Capsule: da mesma forma que as Mints, uma destas cápsulas é capaz de alternar entre as duas habilidades comuns em um Pokémon, sendo que a habilidade oculta nunca pode ser obtida através deste método. Também pode ser adquirida por 50 BP na Battle Tower.

São inúmeras inovações ao longo das gerações que tornaram o processo tão acessível como é hoje, graças a um esforço da desenvolvedora de tornar o cenário competitivo acessível a todos. Há alguns anos, criaturinhas perfeitas só eram possíveis com cálculos matemáticos complexos realizados por um software no computador e muita “decoreba” nos movimentos do personagem. Por isso, aproveite todas essas informações tendo em mente que é um processo muito fácil.

Chegamos ao fim do nosso compêndio completo de informações sobre o processo de Breeding em Pokémon Sword/Shield. Esperamos que você, leitor, tenha compreendido cada detalhe e possa obter criaturas cada vez melhores para seu time. Que possamos nos encontrar nas batalhas ranqueadas!

Revisão: João Pedro Boaventura


 


É diretor de redação do Nintendo Blast e fã de games desde pequeno, quando começou sua jornada com Mario e Zelda lá no SNES. É formado na área das engenharias e trabalha com desenvolvimento de software. Quando sobra um tempinho entre as jogatinas e o dia a dia, aparece lá no Twitter como @niccomch.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google