Super Mario 64 (N64): bug na textura do jogo é descoberto e reparado após mais de duas décadas

Hacker descobre falha na linha de código e lança patch na internet corrigindo o erro.



Por mais que os jogos de antigamente eram bem mais simples que os de hoje, ainda há segredos e muitas coisas que não foram descobertas. De repente, após muitos anos, algum fã ou hacker descobre algo e solta na Internet para espanto de muitos que jogaram o game e nunca repararam em um detalhe específico. É o que aconteceu mais uma vez com Super Mario 64. Desta vez, o hacker "zoinknoise" descobriu que o efeito que o jogo faz de quando o Mario é queimado é, na verdade, um problema de textura.

A referência à textura da nuvem de fumaça, no código fonte original, utilizava a instrução G_IM_FMT_RGBA. Mas para exibir corretamente a imagem, era necessário invocar a instrução G_IM_FMT_IA. Portanto, ele foi reescrito para o nome apropriado e a imagem da textura passou a ser exibida assim como deveria. Para quem não tem experiência com ferramentas que possam fazer essa mudança de forma manual, é possível utilizar do patch do autor para que a correção seja feita com mais facilidade.

Comparação:
Jogo final à esquerda, com o bug de textura. Jogo atualizado à direita com a textura corrigida.
Super Mario 64 foi o carro-chefe da quinta geração de consoles da Nintendo e pode estar ganhando um segundo remaster em breve, de acordo com rumores. Enquanto isso não acontece, o bom e velho 3D do bigodudo continua carregando segredos nos seus quase 24 anos.

Sou formado em Tradutor e Intérprete e trabalho como tradutor freelancer e redator de sites. Videogame é um dos meus maiores hobbies desde a infância, e alguns dos meus títulos favoritos incluem Super Smash Bros. Ultimate, Killer Instinct, e a série Donkey Kong Country.


Disqus
Facebook
Google