Game Music

Como músicas dos anos 80 influenciaram temas clássicos da Nintendo

Grande parte da influência é de músicas que Koji Kondo ouviu durante a adolescência.

Os videogames modernos, além de serem uma experiência de entretenimento, hoje abrem espaço para outros tipos de mídia - como literatura, artes visuais e música. E é fato: as músicas de jogos atualmente não se limitam apenas a ser a trilha sonora de uma dungeon ou uma batalha épica, são também parte do cotidiano das pessoas. Seja para se concentrar no trabalho, agitar uma festa ou relaxar, as soundtracks fazem parte das nossas vidas.

E como falar de música de videogames sem citar a Nintendo? Mais além, como citar grandes músicas da Nintendo sem falar de Koji Kondo? O lendário compositor deu vida a grandes trilhas sonoras de jogos como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Star Fox, e cresceu ouvindo Hard Rock, Jazz e Fusion Japonês (uma variante do Jazz).

Kondo já declarou em entrevistas que as maiores influências para ele compor suas principais trilhas sonoras foram as músicas que ele ouvia quando era adolescente. Vamos mostrar a seguir estas músicas e como elas foram importantes para estruturar alguns dos temas clássicos da Nintendo.

Super Mario Bros.

Sem dúvidas, o tema principal de Super Mario Bros. é uma das músicas mais marcantes de todos os tempos. Existem milhares de versões dela no Youtube, e até hoje ela é usada nos jogos do bigodudo. Mas já pensou se parte dela fosse inspirada por uma música pop japonesa?

Ao contrário do que você imaginou, Sister Marian não é a irmã do Mario. Na verdade, ela é a faixa 4 de Adventures, o oitavo álbum da banda japonesa de Fusion Jazz T-Square, que era conhecida como The Square. Adventures foi lançado em 1 de abril de 1984.

Star Theme - Super Mario Bros.

Summer Breeze, do artista Piper:

A música começa com um riff de guitarra tão memorável que poucas pessoas não perceberiam a sua semelhança com Star Theme, do primeiro jogo do Mario para o NES. Considerando o que Koji Kondo disse serem as suas inspirações para compor, eu não acredito que o trecho seja uma mera coincidência.

Underground Theme - Super Mario Bros.

Confira este trecho de Let's Not Talk About It, da banda Friendship:

Mesmo que não estivesse escrito no título deste tópico, qualquer um saberia dizer com qual melodia esta música se parece, não é mesmo?

World 3 - Super Mario Bros. 3/ Fairy Fountain - The Legend of Zelda

Tatsuro Yamashita, um dos grandes nomes do gênero Fusion e City Pop no Japão, também foi inspiração para Koji Kondo:

Aposto que qualquer fã de The Legend of Zelda que tenha ouvido o trecho acima pode perceber a semelhança com Fairy Fountain. Vale lembrar que na verdade a melodia apareceu nos jogos da Nintendo pela primeira vez em Super Mario Bros. 3, no mundo da água.

Dungeon Theme - The Legend of Zelda

Hard Rock era um dos gêneros mais ouvidos por Kondo durante a sua adolescência. Com certeza este trecho da música April, do Deep Purple, inspirou a melodia das dungeons de The Legend of Zelda (NES).

Particularmente, eu considero Dungeon Theme uma das melhores músicas de toda a franquia The Legend of Zelda.


Esta matéria não é uma tentativa de dizer que houve plágio por parte do compositor da Nintendo (que Miyamoto nos perdoe!). Todas estas comparações são apenas para ilustrar as similaridades entre as músicas e mostrar que, além de ter um bom gosto, Koji Kondo soube construir ótimas melodias a partir de canções da cultura popular.

Além destas influências, sabemos que existem outras músicas que também inspiraram composições para os jogos da Nintendo, mas podemos deixar estas para um outro tópico.

Você já conhecia essas músicas? Conhece alguma que aparece em outros jogos? Não deixe de compartilhar nos comentários.

Revisão: Davi Sousa

Em constante mudança, escrevo sobre o que gosto e às vezes sobre o que não gosto também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google