Blast Battle

Duelo em Galar: Urshifu Single Strike vs. Rapid Strike

Colocamos frente a frente os ursos lutadores de Galar para definirmos qual deles é de fato o mestre das artes marciais.


Senhoras e senhores, meninos e meninas. Tomem seus lugares pois uma grande disputa irá começar em instantes. No canto vermelho, pesando 105 Kg e possuidor de uma força bruta imensa, capaz de derrotar seus inimigos com apenas um golpe, uma salva de palmas para Urshifu - Single Strike Style. No canto azul, pesando os mesmos 105 Kg e capaz de causar três acertos tão rápidos que nem dá para se ver, Urshifu - Rapid Strike Style.

É assim que damos início ao nosso Blast Battle, um combate feroz entre as duas evoluções de Kubfu, o novo Pokémon lendário e centro da história trazida no DLC Isle of Armor. Quem será o vencedor desse embate? Façam suas apostas e preparem-se para encrenca para a luta. Boa leitura!

Golpe Exclusivo

Cada forma possui um golpe que chamamos de “assinatura”, ou seja, somente eles podem aprender e nada mais justo do que avaliarmos qual deles causa mais impacto.

Wicked Blow

A forma Single Strike é capaz de aprender o golpe Wicked Blow, do tipo DARK e com poder base de 80 pontos. A principal característica desse movimento é a sua capacidade de aplicar dano crítico todas as vezes em que é utilizado. Com isso, seu poder base sobe para 120, afinal, os acertos críticos causam 50% a mais de dano no alvo.



A ideia toda é muito boa, pois um golpe com poder considerável e que sempre causará dano crítico combina muito bem com a premissa de “Single Strike” ou “Golpe Único” em uma tradução livre.

Surging Strikes

A forma Rapid Strike é capaz de aprender o golpe Surging Strikes, do tipo WATER e com poder base de 25 pontos. A princípio, este movimento parece ser mais fraco do que o anterior, porém, há dois detalhes que o tornam um competidor à altura. Este golpe acerta o alvo três vezes e também sempre aplicará dano crítico. Ou seja, seu poder base não é de apenas 25 e sim 25 * 3 + 50% = 112 pontos.



Mesmo sendo 8 pontos mais fraco que Wicked Blow, Surging Strikes leva a vantagem aqui pois permite que o Urshifu no estilo Rapid Strike vença adversários que conseguem mitigar o dano através do item Focus Sash ou da habilidade Sturdy, já que ambos possuem o mesmo efeito: caso o golpe do adversário nocauteie nosso Pokémon, o mesmo irá sobreviver com apenas 1 ponto de HP e ao acertar três vezes o alvo, o segundo acerto será capaz de derrubar o adversário.

Resultado: Rapid Strike 1x0 Single Strike

Benefícios do Segundo Tipo

Assim como os movimentos exclusivos, cada Urshifu possui um tipo secundário além do FIGHTING. Com isso, qual deles utilizará melhor essa ferramenta tão importante?

Tipo Dark

Historicamente, o tipo DARK é conhecido por ser bem ofensivo no lado físico (base média em torno dos 108 pontos) e os demais atributos na casa dos 80 pontos. Portanto, podemos dizer que esse tipo proporciona uma boa utilidade para os seus usuários enquanto mantém uma forte presença ofensiva nas batalhas.



Ao aplicarmos essas características no Urshifu - Single Strike, temos as mesmas propriedades ofensivas, além, é claro, da cobertura de dano neutra que seus tipos combinados proporcionam. O ponto negativo dessa combinação é sua fraqueza quádrupla ao tipo FAIRY, um dos principais tipos da atualidade, especialmente no formato VGC.

Sendo assim, esta forma do Urshifu se torna refém da grande maioria dos Pokémon desse tipo ou aqueles que possuem-no como cobertura, pois golpes como Dazzling Gleam, Moonblast e Max Starfall são da categoria Special, que visam a péssima Special Defense (base 60) do ursão.

Tipo Water

Considerado por muitos como o melhor dentre os 18 presentes, o tipo WATER é conhecido por ser extremamente equilibrado e ainda possuir diversas resistências úteis. Em termos de atributos, todos estão na casa dos 80 pontos com exceção da Speed, que beira os 70 pontos. Ainda assim, não duvide do potencial desse tipo.



Algo similar ocorre com o Urshifu - Rapid Strike. Faremos uma analogia para exemplificar isso tudo: imagine-se no mar. Não vá muito fundo, até a altura do joelho está bom. Quando apenas uma onda vem, seu impacto não é tão grande. Agora, quando vem uma atrás da outra, somos pegos de surpresa, não é? E quando vem três? Chama o salva-vidas!

Entenderam a ideia? A água não é tão forte quando em pequena escala mas quando se acumula um grande volume, seu poder é devastador. Assim como a água, esta forma do Urshifu tem um leque maior de opções em relação ao seu dano: além de não sofrer tanto para os Pokémon do tipo FAIRY e ainda que ganhe duas novas fraquezas para os tipos ELECTRIC e GRASS, as vantagens que adquire por se tornar do tipo WATER ultrapassam qualquer barreira.

Resultado: Rapid Strike 2x0 Single Strike

Versatilidade

Aqui avaliamos o potencial a ser extraído de ambas as formas, seja através de combinação de golpes, opções de item, parceiros de time ou distribuição de Effort Points.

Single Strike

Por conta da distribuição de atributos e a combinação de tipos que essa forma possui, seu principal objetivo é causar grande quantidade de dano nos oponentes e sempre manter a pressão ofensiva, deixando os adversários em uma zona desconfortável.

Uma escolha forte para essa forma seria uma distribuição de 252 Effort Points em Attack e Speed, e os outros 4 pontos em HP para aumentar em 1 ponto esse atributo. Sua opção item varia entre Choice Band para aumentar 50% de seu Attack ao custo de utilizar apenas um golpe até que seja trocado ou perca o item, enquanto Life Orb aumenta o dano 30% em troca de 10% de seu HP máximo ou ainda Choice Scarf para se tornar um grande vingador de companheiros derrotados.



Vale lembrar que sua habilidade Unseen Fist ignora os efeitos de Protect ou Max Guard caso o golpe utilizado faça contato físico, como Close Combat, o próprio Wicked Blow e outros como U-Turn e Iron Head. Ou seja, o dano não será barrado ou reduzido e com isso temos em mãos um Pokémon cujo único objetivo é acertar os adversários e causar o máximo e dano que puder.

Combiná-lo com Amoonguss é uma excelente escolha, pois o golpe Rage Powder do cogumelo irá redirecionar o dano para ele, e já que ele é do tipo POISON, as duas fraquezas do tipo DARK são cobertas por ele. Seu time será bem ofensivo e com uma forma confiável de aumentar a Speed através de Tailwind ou Max Airstream, permitindo que ele ataque antes e tornando-se impactante na partida.

Rapid Strike

Por mais que a distribuição de atributos seja a mesma entre as formas, os golpes são ligeiramente diferentes e ainda tem o fator tipo secundário, que joga a favor desta forma. Suas opções são variadas e certamente você verá uma delas quando for jogar alguma partida ranqueada.

Como opção principal para o Rapid Strike temos a combinação de Assault Vest com 188 Effort Points em HP, 252 em Special Defense, 60 em Attack e os outros 8 em Speed. Com essa configuração, garantimos que Urshifu consiga sobreviver a um Max Airstream de um G-Max Charizard ou de um Dynamax Togekiss, podendo devolver até 90% de dano para o primeiro e até 40% para o segundo utilizando Surging Strikes. Detalhe: este cenário leva em consideração o Urshifu base, não sua forma Dynamax/Gigantamax.



Se você pensa que acabou aqui, não podemos esquecer do fator Aqua Jet, que poderá nocautear o Charizard G-Max no próximo turno. Isso prova o quão forte o tipo WATER é e como ele consegue ajudar seus usuários, mesmo na desvantagem. Esse potencial é elevado ao combinarmos ele com Rotom-Heat, que é capaz de pressionar a grande maioria de seus adversários por conta de sua combinação de tipos ELECTRIC e FIRE ameaçar Pokémon como Charizard, Talonflame, Primarina, Togekiss e seu principal adversário: Amoonguss.

Resultado: Rapid Strike 3x0 Single Strike
E o grande vencedor é a forma Rapid Strike! Uma verdadeira lavada! Sim, a piada foi intencional. Não teria como ser diferente. Ambas as formas são muito boas, porém a Rapid Strike se mostra preparada para todas as adversidades ao passo que a Single Strike faz jus ao seu nome, serve apenas para uma coisa: bater e bater. E você, o que achou do resultado? Discorda? Gostaria de propor uma combinação diferente? Deixe seu comentário e vamos discutir sobre o tema.
Revisão: Icaro Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google