Perfil

Kubfu, o novo lendário da Isle of Armor

Saiba mais sobre a mascote da Isle of Armor, primeira parte da expansão de Pokémon Sword/Shield.



A primeira parte da expansão de Pokémon Sword/Shield (Switch)Isle of Armor, trouxe novos conteúdos ao jogo. Além de uma vasta área para explorar, é possível, também, ter acesso ao Move Tutor e a um novo lendário, Kubfu, a mascote da Isle of Armor.

Informações gerais

Kubfu é um Pokémon do tipo Fighting, descrito como "Pokémon Wushu", como uma referência ao wushu, esporte conhecido como kung fu; essa associação, inclusive, faz parte do seu nome: a palavra em inglês cub, que pode significar filhote (de urso), que foi combinada com “kung fu”. Para conciliar com sua estética de lutador, Kubfu usa uma faixa de cabeça semelhante a um hachimaki.

Como é um Pokémon lendário, não pode ser obtido por meio de breeding, mas, ao mesmo tempo, parece haver muitos deles no mundo. Mustard, mestre do dojo da Isle of Armor, por exemplo, tem um em sua equipe e chega a dar um para o jogador. Porém, não está claro quantos Kubfu existem e onde podem ser encontrados.

Embora Kubfu vivam em áreas montanhosas, longe da região de Galar, costumam chamá-la de lar. Alguns textos históricos registram que o Pokémon costumava ir a terras desconhecidas com as pessoas, sobretudo mercadores, quando elas se propunham a negociar ou explorar. Os registros sugerem, ainda, que os Kubfu que vivem em montanhas distantes podem ser descendentes daqueles que se acostumaram com os locais aos quaisque visitaram em suas jornadas.

Um pouco de história

O kung fu, arte marcial chinesa, pode, a princípio, parecer uma escolha estranha para um Pokémon de uma região inspirada na Grã-Bretanha. No entanto, sua origem pode fazer alusão à história da Grã-Bretanha em seu comércio e exploração, à qual Kubfu parece fazer referência.

Marco Polo, comerciante italiano do início do século XIV, viajou para a China e desenvolveu relacionamentos com muitos países do Leste asiático. Embora não tenha sido o primeiro a fazê-lo, seu livro “As Viagens de Marco Polo” foi amplamente divulgado e apresentou essas nações para o público europeu.

Quando o período conhecido como Renascimento surgiu na Europa, os comerciantes começaram a expandir o comércio para incluir China, Índia e outras nações às negociações. Os avanços nos navios facilitaram as viagens, fazendo com que novas rotas e oportunidades se tornassem mais valiosas; Cristóvão Colombo, inclusive, navegou para o Oeste, na esperança de encontrar uma rota mais rápida para a Índia.



A Inglaterra, então, começou a colonizar lugares como a Índia e a desenvolver grandes corporações comerciais, como a Companhia Britânica das Índias Orientais, para exportar recursos asiáticos, sobretudo o chá. A mostarda também é outra planta que foi cultivada pela primeira vez na região geográfica da Índia, sendo posteriormente plantada pelos romanos, e seu uso nos pratos culinários europeus se espalhou. Além disso, uma variedade de mostarda como condimento, a mostarda de mel, é usada em alguns pratos britânicos como revestimento de carne grelhada.

Acredita-se, então, que Kubfu seja um Pokémon que viajou pelo mundo com comerciantes e exploradores galarianos e, ao longo do caminho, eles encontraram uma região com alusões à China e começaram a estudar o wushu. Depois de completar o treinamento, eles evoluem para Urshifu e se tornam mestres.

Urshifu, o mestre wushu

A Pokédex sugere que Kubfu ainda é um aprendiz que só poderá se tornar mestre por meio de um treinamento intenso, batalhando na Tower of Water ou Tower of Darkness, com o objetivo de chegar ao seu topo. Ao concluir essa árdua jornada, Kubfu poderá evoluir para Urshifu e se tornar um mestre wushu.



Urshifu é um Pokémon do tipo primário Fighting, mas adquire um subtipo dependendo do pergaminho usado: Water (Water Scroll) ou Dark (Dark Scroll). Seu nome é uma combinação de ursa, latim para urso, e wushu.

Assim como Kubfu, Urshifu prefere mel doce e exigirá que o jogador use Max Honey para criar a sopa que habilita a forma Gigantamax do Pokémon. Sua habilidade exclusiva, Unseen Fist, permite que ataques de contato direto ignorem golpes de proteção como Protect.

Forma Rapid Strike

Acredita-se que esta forma do Urshifu moldou seu estilo de luta no fluxo de um rio, que corre ora rápido ora devagar. Urshifu Rapid Strike possui ataques ininterruptos, assim como as correntezas fluviais.


A forma Rapid Strike é do tipo Fighting/Water e pode ser uma referência às cadeias de socos das artes marciais chinesas, particularmente no estilo Wing Chun, no qual o praticante desfere vários golpes rapidamente seguidos utilizando ambos os braços para ganhar vantagem na luta. Pode essa ser a base do signature move dessa forma, Surging Strikes.

Urshifu Rapid Strike também pode ser baseado no urso-do-sol, uma espécie do Leste asiático. A Pokédex sugere que o Pokémon não é um habitante natural da Isle of Armor, ao contrário de Kubfu, e os pergaminhos para evoluí-lo podem ter vindo dessa região distante.

Forma Single Strike

Habitante das montanhas de uma região distante, Urshifu Single Strike tem como estratégia saltar para perto dos inimigos e desferir um golpe devastador com o punho endurecido, priorizando a vitória com um só golpe. Como técnica de treinamento, o Pokémon corre por entre os penhascos, a fim de fortalecer suas pernas e refinar seus movimentos.


A forma Single Strike é do tipo Fighting/Dark e pode ter como base de inspiração, principalmente, a técnica do “soco de uma polegada” das artes marciais chinesas, com a qual o praticante desfere um soco poderoso a uma distância muito curta para causar uma quantidade significativa de dano ao oponente.

O “soco de uma polegada” foi popularizado na mídia pelo ator Bruce Lee, podendo a técnica ser, inclusive, a base para o signature move de Urshifu Single Strike, Wicked Blow.

Forma Gigantamax

Existe uma forma Gigantamax para cada uma das variações de Urshifu, cada qual com um golpe G-Max específico: G-Max Rapid Flow (Rapid Strike) ou G-Max One Blow (Single Strike). Ambos são capazes de acertar o oponente, independentemente de ele ter usado golpes de proteção como Protect ou Max Guard.


As entradas da Pokédex para cada uma das formas sugerem que são bastante intimidadoras, mesmo entre outros Pokémon Dynamax. Urshifu Rapid Strike Gingatamax espera o momento exato para desferir seu poder, mantendo uma postura impecável; já Urshifu Single Strike Gigantamax libera ondas de choque de grande energia, que podem derrotar outros Dynamax com um só golpe.

Fonte: PokéJungle 
Arte de capa: Shiburin (シブリン) 
Revisão: Felipe Fina Franco

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google