Fire Emblem: top 5 jogos com curiosidades sobre a franquia

Fizemos um compilado com algumas curiosidades de Fire Emblem espalhadas por diversos jogos, mas fica o aviso: a lista contém spoilers.

Fire Emblem é uma franquia bastante mencionada quando falamos em tactical role-playing games (TRPGs). No entanto, é também o perfeito exemplo de “ame ou odeie” e, por isso, tem um fandom bastante seleto.


De todo modo, fale bem ou fale mal de Fire Emblem, os jogos escondem muitas curiosidades, que se estendem até mesmo para spin-offs e títulos que não têm nada a ver com TRPGs, como Super Smash Bros. Ultimate (Switch). Mesmo que nem todas elas sejam easter eggs, muitas fazem referências a elementos do universo de Fire Emblem.

Neste top 5, classificaremos não as curiosidades em si, mas sim os jogos — do que possui menos referências ao que mais as tem. Afinal, fica difícil escolher só as mais legais, porque todas são deveras interessantes. Vamos lá?

"Do my best!" é a frase mais falada em Fire Emblem Heroes

5. Super Smash Bros.

O que um tem a ver com o outro, você se pergunta? A princípio, nada, mas se levarmos em consideração que o último título da franquia, Super Smash Bros. Ultimate, possui, até agora, oito personagens do universo Fire Emblem, então abrimos uma brecha para uma curiosidade um tanto quanto minuciosa.

Talvez só os mais fãs de Fire Emblem tenham percebido os significados escondidos nas cores alternativas das roupas dos personagens. Não mencionarei todos para não deixar a matéria mais longa do que o necessário, mas vale a pena dar uma conferida na lista completa depois.
  1. Byleth: o avatar de Three Houses (Switch) talvez seja o mais fácil de perceber, afinal, cada uma de suas roupas está ligada a um dos líderes das casas. No entanto, a roupa verde da versão feminina faz uma alusão à deusa Sothis, além de lembrar o visual DLC “Sothis Regalia”.
  2. Chrom: um dos personagens principais de Awakening (3DS) possui uma roupa branca que faz menção ao (esquecido) Kellam, um dos Shepards. Pode ser por isso que ninguém nunca parou para pensar na semelhança…
  3. Corrin: avatar de Fates (3DS), em sua versão feminina, tem uma roupa extravagantemente rosa. Além de fazer alusão à chama de sua espada, Omega Yato, também lembra a cor dos inimigos de Valla em Revelations.
  4. Ike: vou abrir exceção aqui e citar duas cores que estão relacionadas a pais da franquia Fire Emblem, já que amanhã (9) é Dia dos Pais. A cor amarela é uma homenagem ao pai de Ike, Greil (Path of Radiance/Radiant Dawn), enquanto que a azul é uma menção a Sigurd, o pai de Seliph, de Genealogy of the Holy War (SNES).
  5. Lucina: a filha de Chrom possui uma roupa azul-marinho que se assemelha ao vestuário de Tharja. Não bastasse a cor ser semelhante, a capa da heroína de Ylisse ainda carrega a marca do dragão Grima como menção à terra natal da maga, Plegia.
  6. Marth: mais uma roupa branca e homenagem a um jogo que nunca saiu do Japão. Quem imaginou que Leif, protagonista de Thracia 776 (SNES), seria prestigiado pelo primeiro portador da Falchion?
  7. Robin: a última vez do branco, prometo. A versão masculina do avatar de Awakening, com seu robe branco e vermelho, é nada mais, nada menos que um cosplay de White Mage da franquia Final Fantasy. Muito apropriado, não?
  8. Roy: e novamente uma homenagem ao Dia dos Pais. A roupa ciano do lorde de The Binding Blade (GBA) lembra muito a do seu pai, Eliwood, um dos personagens principais de The Blazing Blade (GBA).
Byleth (F), Chrom, Corrin (F), Ike, Lucina, Marth, Robin e Roy com as cores mencionadas neste tópico

4. Tokyo Mirage Sessions ♯FE

O spin-off entre Shin Megami Tensei e Fire Emblem, lançado originalmente para Wii U em 2016 e para Switch em janeiro deste ano, possui alguns easter eggs interessantes. Além de Anna aparecer como caixa no Hee Ho Mart e Ilyana ser garçonete em um café similar ao Starbucks, você sabia que há trocadilhos nos nomes dos personagens principais do jogo e, além disso, uma grande semelhança com o dia a dia dos japoneses?
  1. Nomes: talvez só aqueles que entendam japonês (ou conheçam um pouco da língua) podem ter percebido os trocadilhos nos nomes dos personagens. Aoi (Itsuki Aoi) significa “azul”; Tsubasa (Tsubasa Oribe) significa “asa”; Kuro (Kiria Kurono) significa “preto”; Aka e Uma (Touma Akagi) siginificam “vermelho” e “cavalo”, respectivamente; Mamoru (Mamori Minamoto) significa “proteger”; Yumi (Eleonora Yumizuru) significa “arco”; e Tsurugi (Yashiro Tsuguri) significa “espada”. No caso de Itsuki, seu sobrenome faz alusão ao fato da maioria dos protagonistas de Fire Emblem possuir cabelos azuis e também ao protagonismo (as unidades que controlamos nos jogos principais são indicadas pela cor azul), enquanto os outros personagens são uma referência às classes de suas respectivas Mirages.
  2. Shibuya e Harajuku: o jogo se passa no Japão, então é claro que muitos locais do dia a dia dos japoneses estariam presentes em TMS. A Idolasphere Shibuya 106 é uma cópia da Shibuya 109, loja de roupas, enquanto todos os locais da Harajuku do jogo estão localizados em uma parte bem apertada, sendo uma referência à Takeshita Street. Nesta rua, há muitas lojas de roupas, creperias e lanchonetes, então está sempre lotada, assim como em TMS.
À esquerda, Shibuya, com Shibuya 109 ao fundo; à direita, lojas na Takeshita Street, em Harajuku

3. Fire Emblem: Three Houses

Three Houses não poderia ficar de fora deste top 5. Algumas das curiosidades citadas a seguir são bem sutis, outras são mais escancaradas, mas todas são bastante interessantes.
  1. Multitalentosa: Anna, em Three Houses, possui três proficiências principais, sendo elas espada, arco e machado. Não se trata de habilidades aleatórias, muito pelo contrário: estão relacionadas às armas que a personagem (ou seriam suas irmãs?) usa em diversos jogos, sendo a espada uma referência à classe Trickster em Awakening, o arco à classe Trickster em Warriors (3DS/Switch) e o machado é uma referência à comandante Anna em Heroes (mobile). Sua quarta proficiência, Faith, também é um easter egg: as promoções de Anna nos jogos citados (exceto Heroes) podem usar habilidades de cura.
  2. Músicas extras: Three Houses é compatível com amiibo, assim como vários jogos de 3DS e Switch, mas você sabia que escanear as pequenas figures dos personagens de Fire Emblem libera músicas de seus respectivos jogos? Por exemplo, ao fazer o jogo reconhecer o amiibo de Celica e o de Alm, protagonistas de Shadows of Valentia (3DS), as músicas “With Mila’s Divine Protection” e “March for Deliverance” ficam habilitadas para serem usadas nos mapas auxiliares (auxiliary maps), seja durante o grinding ou para completar as missões extras.
  3. Classes: a última leva de DLCs do Expansion Pack adicionou três classes já conhecidas para quem jogou Awakening (Trickster, Dark Flier, War Cleric e War Monk) e The Binding Blade (Valkyrie). Infelizmente, não existe Galeforce em Fódlan.
  4. História de vida: a música-tema do jogo, "The Edge of Dawn", conta a história de Three Houses sob a ótica de Edelgard.
Anna tem proficiência em espada, machado, arco e magia branca (faith)

2. Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia

Shadows of Valentia contém uma grande lista de easter eggs e, devido a isso, merece a segunda posição neste ranking.
  1. Continentes interligados: Valentia faz fronteira com Archanea, tanto que o Thabes Labyrinth fica no deserto de Mamorthod e a Thabes Tower foi o local em que Anri teve contato com a Falchion. Além disso, Palla, Catria e Est, as cavaleiras de pégaso de Minerva, podem ser recrutadas para o grupo de Celica.
  2. Um antigo inimigo: muito antes de existir em Awakening, Grima, o dragão caído, já estava presente em Archanea. Localizado no último andar do Thabes Labyrinth, Grima é o chefe extra (e secreto) de Shadows of Valentia. Além disso, é impossível não reconhecer sua marca desenhada no chão do mapa e, quando derrotado, o símbolo da Brand of the Exalt aparece brevemente.
  3. Fantasmas bonzinhos: escanear certos amiibo de Fire Emblem no jogo faz com que heróis ilusórios (illusory heroes) que remetem aos personagens das figures fiquem disponíveis temporariamente durante a batalha. Além disso, usar os amiibo de Alm e Celica libera dois mapas especiais: Duma’s Ordeals e Mila’s Ordeals, respectivamente.
  4. Alm é canhoto: o protagonista era destro em seu jogo de origem, Gaiden (NES), mas em Shadows of Valentia ele passou a ser canhoto. Além de ser o primeiro lorde a usar armas com a mão esquerda, essa mudança cria um contraste com Celica, que possui sua marca na mão direita, e faz com que Alm seja um herói cuja força é capaz de superar qualquer inimigo, como Alexandre, o Grande, o qual dizem ser canhoto.
  5. Celica é ambidestra: por mais que sua marca esteja na mão direita, Celica é vista usando sua espada com ambas as mãos.
  6. Ironia flamejante: é mencionado, em Shadows of Valentia, que Celica tem medo do fogo, pois a faz lembrar do incêndio na Imperial Villa. Ironicamente, sua magia principal é Ragnarok, que possui como elemento o fogo.
  7. Ylisse em Valentia: o mapa Duma's Gate possui o mesmo layout do mapa Great Gate (xenologue de Inigo, em Awakening) e ambos têm o vilão Jamil como chefe.
Alm e Celica, quando crianças, comparando suas marcas de nascença — as Brands

1. Fire Emblem Fates

O penúltimo jogo da franquia para 3DS merece o primeiro lugar por conter o maior número de curiosidades e easter eggs. Como são muitos, tentarei resumir os principais.
  1. “Cara, crachá”: muitos personagens de Awakening reaparecem em Fates. No DLC Hidden Truths, é explicado por que Severa, Inigo e Owain foram para Nohr e adotaram os nomes Selena, Laslow e Odin, enquanto Gaius, Tharja e Cordelia aparecem reencarnados como Asugi, Rhajat e Caedolri, respectivamente, em Hoshido. Esses três também possuem comportamentos semelhantes aos dos personagens de Awakening nos quais são baseados.
  2. A escolhida: Ophelia, filha de Odin (e neta de Lissa) possui a Brand of the Exalt.
  3. Herança de família: a faixa de cabelo que Soleil, filha de Laslow, usa é idêntica à de sua avó, Olivia.
  4. Já te vi antes: existem diálogos “secretos” dependendo dos personagens que são levados para a batalha contra Robin e Lucina (ao escanear os respectivos amiibo) e no xenologue Before the Awakening.
  5. Bruxa e vanguarda: dois DLCs distintos de Fates, Witches’ Trial e Vanguard Dawn, são referências a Shadows of Valentia e Radiant Down, respectivamente. O primeiro é baseado no mapa Mt. Fear e o segundo, no Elincia’s Gambit.
  6. Heterocromia: Peri, uma das subordinadas de Xander, tem olhos bicolores. Seu olho esquerdo é vermelho e o direito, verde, sendo referência ao “arquétipo de vermelho e verde”, cores usadas para distinguir os cavaleiros que servem aos lordes nos jogos (como Cain e Abel, Sully e Stahl etc.).
  7. Me desculpe, filha: caso Selena seja mãe de Caeldori, a mercenária de Nohr acaba descontando seu complexo de inferioridade na filha nos suportes C e B. Essa é uma referência ao complexo que Severa tem em relação à sua mãe, Cordelia, uma vez que a garota cresceu ouvindo sobre a perfeição da cavaleira de pégaso de Ylisse.
Conversas "secretas" em Fire Emblem Fates: à esquerda, no xenologue Before Awakening; à direita, na batalha de recrutamento de Robin

E aí? Quantas delas você já conhecia? Claro que existem muitas outras espalhadas pelos jogos, então não deixe de compartilhar as suas favoritas!


Revisão: Felipe Fina Franco
Fotos: cortesia de Yu Dairokuno

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google