Fire Emblem Heroes (Mobile): análise dos heróis do Choose Your Legends 4

Está em dúvida sobre quem escolher? Não se preocupe, damos uma mãozinha.


Desde seu lançamento em 2017, Fire Emblem Heroes se destaca por ser um spin-off de uma das franquias mais conhecidas do mundo e já conta com quase 600 personagens catalogados. Todos os anos, a Intelligent Systems faz um concurso de popularidade chamado Choose Your Legends, no qual jogadores ao redor do globo podem votar em seus favoritos.


Os mais votados — dois homens e duas mulheres — ganham versões especiais no mobage estilo gacha e são popularmente conhecidos como Brave Heroes. Este ano, a quarta edição do Choose Your Legends recebeu quatro vencedores de um único jogo, Fire Emblem: Three Houses (Switch); surpreendentemente, foi a primeira vez que isso aconteceu em FE Heroes.
 
Os vencedores deste ano foram Edelgard, Dimitri, Claude e Lysithea, todos com visual do período de guerra do jogo de origem. O Choose Your Legends é muito esperado pelo fandom porque, além de um evento de invocação principal, também existe um de invocação gratuita, no qual jogadores, tanto novatos quanto veteranos, podem escolher um desses heróis e adicioná-los à equipe sem custo adicional de orbes.

No entanto, por se tratar de um evento de invocação única, é normal que apareçam dúvidas quanto ao desempenho dos heróis. E mesmo que alguns jogadores já tenham selecionado seus favoritos, outros esperam até o último dia do evento principal para decidir se vão ou não gastar orbes no gacha, ainda mais com o sistema de spark presente em Heroes.
Até o momento de publicação desta matéria, o evento principal de invocação ainda está disponível no jogo. O gratuito, no entanto, não possui data limite, sendo expirado assim que o jogador escolher seu herói.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao potencial individual de cada um deles, talvez este guia possa lhe ajudar a ponderar os prós e contras e facilitar a escolha final.

Invocação gratuita x spark: principais diferenças

Na teoria, os dois tipos de invocação permitem escolher uma das pedras durante a sessão sem o custo adicional de orbes. No entanto, em eventos convencionais, a pedra gratuita não garante um dos heróis da categoria 5★ Focus; no Choose Your Legends, por outro lado, é permitido ao jogador selecionar qual personagem ele quer.

O spark, assim como a invocação gratuita do Choose Your Legends, também dá o poder de escolha ao jogador. Porém, antes é necessário fazer 40 invocações normais antes de selecionar um dos heróis 5★ Focus do evento — e isso se aplica a todos os outros que possuem "New Heroes" no título.
À esquerda, evento de invocação gratuito; à direita, o regular

Como exceção para o concurso deste ano, pode-se realizar quatro sparks no evento principal, permitindo que o jogador obtenha os quatro heróis, um para cada spark, de uma só vez. No entanto, isso pode custar até 700 orbes, dependendo do modo como o jogador escolher fazer as invocações.

Em ambos os casos, os heróis escolhidos como invocação gratuita possuem parâmetros neutros, isto é, não possuem nem pontos fortes (assets) nem pontos fracos (flaws).

Choose Your Legends 4: quem escolher?

Edelgard, Dimitri, Claude e Lysithea são, no geral, heróis excelentes tanto em PVE quanto em cenários de PVP. Porém, como de praxe em Fire Emblem Heroes, alguns personagens acabam preenchendo nichos melhor que outros.
Sendo assim, escolher um desses heróis pode ser uma tarefa mais difícil que seguir o favoritismo. Não que ter uma cópia garantida de um personagem favorito seja ruim, porém vale lembrar que, assim como existem jogadores que preferem PVE, outros são mais focados no PVP. Novatos que começaram recentemente no jogo podem, inclusive, preferir um herói que seja bom em ambas as modalidades.

Na análise a seguir, não abordaremos as melhores habilidades e combinações de IVs para os heróis, uma vez que a escolha gratuita não possui assets e flaws. Consideramos apenas as características gerais de Edelgard, Dimitri, Claude e Lysithea, levando em consideração os parâmetros neutros e as habilidades existentes (base kit).
Quem dera eu ter orbes para fazer mais sparks...

Edelgard: Adrestian Emperor

Mesmo sendo uma unidade de armadura pesada (armored), Edelgard possui uma habilidade exclusiva, a Black Eagle Rule, que reduz o dano passivo do segundo ataque do oponente em 80%, fazendo com que seja difícil encontrar uma abertura contra ela. Sua arma, Flower Hauteclere, permite que ela se mova como se possuísse a habilidade Aerobatics, garantindo alta mobilidade.

Essa combinação de Black Eagle Rule e Flower Hauteclere faz com que Edelgard seja bastante versátil tanto em PVE quanto PVP, sobretudo no Coliseum, visto que possui o maior valor em base stats total (do inglês, “valor total dos parâmetros de base”, abreviado BST) de todos os heróis do Choose Your Legends 4.

Entretanto, fica mais difícil de ser aproveitar a Black Eagle Rule em mapas de PVE com dificuldades maiores altas, como Legendary e Mythic Hero Battles, devido à inflação nos parâmetros dos inimigos. Distant Ward, a habilidade A de Edelgard, também deixa a desejar devido à sua inconsistência, uma vez que só permite que a personagem revide danos provindos de magos.

Em Aether Raids, no lado ofensivo, é fácil vê-la ganhar destaque, desde que o time ofereça o suporte necessário para evitar a ativação instantânea de especiais por parte dos inimigos. Em times defensivos, a combinação de Flower Hauteclere com aliados que possam manter o HP de Edelgard acima de 25% faz com que ela seja difícil de ser derrubada.

Apesar de ser uma heroína de armadura pesada, Edelgard consegue ser bem versátil. Porém, levando em consideração seu base kit, ela acaba ficando atrás dos demais vencedores deste Choose Your Legends em termos de PVE. Nas modalidades PVP, contudo, é uma das melhores personagens, sobretudo para jogadores veteranos.

 

Nota PVE: 7.5
Nota PVP: 9.0

Dimitri: King of Faerghus

Assim como Edelgard, Dimitri é um herói bastante versátil e também possui uma habilidade exclusiva, Blue Lion Rule, uma fusão das habilidades Quick Riposte e Close Call/Repel;, porém, para poder aproveitá-la, a Def do personagem deve ser superior à do oponente.

Moon Gradivus possui a vantagem de garantir -1 de carga na habilidade especial sempre que Dimitri for atacado, além de permitir que ele efetue contra-ataques a distância. No entanto, sua Res é bastante baixa, o deixando bastante suscetível a ataques mágicos, especialmente em Aether Raids, modo no qual magos costumam fazer presença em 90% dos times de defesa — em especial Thrasir na temporada Astra/Anima.

O Rei de Faerghus se destaca por ser um herói de infantaria (infantry), então não sofre dano efetivo de armas específicas, exceto em alguns casos de PVE nos quais um inimigo ou outro esteja usando Poison Dagger. A habilidade Atk/Def Unity funciona como a Chaos Ragnell de Ike: Zeal Unleashed, e garante bônus de Atk e Def de acordo com os debuffs que Dimitri possui nesses parâmetros.

Novamente em semelhança a Edelgard, Dimitri também pode sofrer dificuldades em mapas PVE mais difíceis, uma vez que suas habilidades se baseiam em manter os parâmetros do herói sempre elevados, especialmente se levarmos em consideração os debuffs. Contudo, ele ainda é uma ótima escolha para times de auto-battle, uma vez que se prova bastante autossuficiente.

Em Aether Raids, Dimitri se destaca mais na defesa, tendo um papel parecido com o de Seliph: Heir of Light e Ike: Brave Mercenary, mas pode deixar a desejar em times ofensivos para a modalidade. Com BST 176, similar ao de muitas unidades de armadura pesada, o herói é capaz de garantir uma ótima pontuação no Coliseum; porém, mais uma vez, dependerá da sinergia com seus aliados.

Desde que Dimitri não seja colocado no alcance de magos e dragões, ele possui um ótimo base kit que faz com que o tornaele seja difícil de ser abatido, especialmente em PVE. Optar por ele é uma ótima pedida para tanto novatos quanto veteranos, em especial aqueles que focam mais em Aether Raids.

 


Nota PVE: 8.5
Nota PVP: 8.0

Claude: Almyra's King

Assim como em Three Houses, Claude se destaca por ser diferente dos demais. Seu arco exclusivo, Wind Parthia, é talvez a arma mais original entre todas em termos de efeitos. Além da redução permanente na recarga do especial e aumento nos parâmetros caso o personagem inicie o combate, o Wind Parthia também recupera 50% do HP do herói caso o especial seja ativado durante o combate, não importa se durante a player phase ou a enemy phase.

Em termos de PVE, Claude é tão bom quanto Dimitri, tanto para jogo automático quanto manual, especialmente se o Sacred Seal Iote’s Shield for usado, eliminando a fraqueza do herói como unidade voadora (flying). No entanto, no Coliseum, ele pode deixar a desejar devido ao seu BST extremamente baixo (166), diminuindo a pontuação drasticamente — isto não quer dizer, contudo, que ele não seja útil na Arena ou no Arena Assault. Em Aether Raids, por outro lado, tanto em times ofensivos quanto defensivos, o herdeiro da Casa Riegan tem bastante destaque, uma vez que este modo de jogo adiciona um bônus ao HP dos heróis caso Mythic Heroes estejam na equipe.

Claude é um herói que força o jogador a pensar fora da caixa e pode recuperar HP mesmo se estiver usando um especial ofensivo, como Moonbow, que já está incluso em seu base kit. Além disso, a redução permanente no tempo de recarga do especial e o aumento dos parâmetros durante a player phase fazem com que o líder da Golden Deer seja bastante versátil.


Nota PVE: 9.0
Nota PVP: 7.0

Lysithea: Earnest Seeker

Lysithea é uma maga de infantaria voltada à player phase. Assim como em Three Houses, ela possui um ótimo potencial ofensivo, porém deixa a desejar nas defesas; em outras palavras, é o que costumamos chamar de glass cannon. Seu tomo exclusivo, Dark Spikes T, além de ser efetivo contra unidades de cavalaria (cavalry), possui total sinergia com Atk/Spd Push 4, uma vez que força um uso de Desperation caso o HP da maga prodígio esteja abaixo de 100%.

Lull Spd/Res é um ótimo debuff passivo, sendo ativado em ambas as fases do combate e aumentando ainda mais o potencial ofensivo de Lysithea. Sendo assim, ela é uma ótima pedida em times de defesa no Aether Raids, desde que consiga satisfazer a condição de HP de seu tomo. Por outro lado, a heroína se destaca em times ofensivos para a temporada Astra/Anima, uma vez que Duma: God of Strength, com sua habilidade Upheaval, faz com que Lysithea automaticamente esteja com HP abaixo de 100% no início do segundo turno.

BST 165 é um valor baixo para uma unidade de infantaria e, assim como Claude, ela não é muito indicada para pontuar na Arena, podendo ter um desempenho inferior devido ao seu tipo de movimento. Em PVE, por outro lado, o jogador consegue explorar bastante o potencial ofensivo de Lysithea, uma vez que ela não encontra dificuldades para derrotar inimigos mais fortes — embora não seja aconselhável usá-la em times de auto-battle. A maga da Golden Deer é uma excelente escolha para jogadores que querem avançar no jogo sem gastar muitos recursos, sobretudo novatos.



Nota PVE: 9.5
Nota PVP: 5.0

Considerações finais

As observações feitas nesta matéria servem apenas para orientar os jogadores em relação ao potencial dos personagens do Choose Your Legends 4, mas a escolha final é pessoal e intransferível. Todos os personagens possuem prós e contras balanceados e são ótimos em todas as modalidades de jogo.

Vale lembrar que a palavra de ordem em Fire Emblem Heroes é sinergia, então pondere como cada um dos vencedores pode vir a interagir com outros heróis nos seus times e não deixe de também levar em consideração os tipos de armas e movimentos dos personagens deste CYL.

Conseguimos lhe ajudar um pouquinho?
Minha escolha foi o Claude!
Revisão: Davi Sousa

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google