Dicas e Truques

Fire Emblem Heroes (Mobile): saiba como montar um time de auto-battle (parte 1)

Nesta primeira parte do guia, explicaremos sobre Tempest Trials+ e como preparar um time de auto-battle para o evento.



O mais aguardado e, provavelmente, melhor evento em Fire Emblem Heroes é, sem dúvidas, Tempest Trials+: além de garantir prêmios como Orbs e Hero Feathers, também é possível receber um herói temático exclusivo nas raridades 4★ e 5★ e habilidades úteis na forma de Sacred Seals. Porém, não são todos que têm paciência ou disponibilidade para se dedicarem exclusivamente ao título mobile da Nintendo, uma vez que o evento exige a realização de ações contínuas, na maioria das vezes repetitivas e maçantes. Isso porque, durante o período do Tempest Trials+, os jogadores devem buscar, no mínimo, 50.000 pontos – mas, quanto maior a pontuação, melhor a recompensa final, baseada em um ranking geral.


Felizmente, o próprio jogo conta com uma função de auto-battle, a qual permite que a inteligência artificial (IA) controle os heróis, ajudando a economizar um tempo precioso, já que o jogador não precisa pensar em estratégias e pode fazer outras coisas, enquanto deixa o smartphone de lado. No entanto, é preciso levar em consideração que a IA não é otimizada e pode tomar decisões questionáveis; tampouco é possível customizá-la, como, por exemplo, determinar o comportamento que cada personagem terá.


O intuito deste guia é apresentar soluções práticas para a composição de times para auto-battle, sobretudo com heróis que podem ser obtidos sem depender do sistema de invocação, o que ajuda a economizar Orbs. Lembre-se, no entanto, de que tudo apresentado neste guia nada mais é do que sugestão, então, sinta-se livre para adptar as dicas ao seu estilo de jogo. Além disso, os personagens apresentados possuem parâmetros (stats) neutros, ou seja, não apresentam pontos fortes e fracos (assets e flaws) – o famoso sistema de natures.

Nesta primeira parte, explicaremos o funcionamento do Tempest Trials+ e as preparações necessárias para compor um time de auto-battle. Para deixar as explicações mais didáticas, usaremos a edição do evento que começou no último dia 22, intitulada A Waltz Unending.

Vamos lá?

Entendendo o evento

Antes de mais nada, é preciso entender como Tempest Trials+ funciona. O evento, que geralmente acontece uma vez por mês, tem duração de dez dias, começando às 4:00h do primeiro dia e terminando às 3:59h do último (horário de Brasília). Para acessá-lo, é só clicar em Events, no menu Battle, e selecionar Tempest Trials+ na lista de eventos ativos.

O objetivo do evento é completar uma sequência de mapas. É possível usar até quatro times, mas, quanto mais forem usados, menor será a pontuação final. Além disso, é importante levar em consideração que os heróis nocauteados nos mapas não podem ser utilizados até a tarefa ser completada – em outras palavras, é uma simulação do sistema de permanent death existente em todos os jogos principais da franquia.

Existem sete dificuldades, cada qual com um número diferente de mapas que devem ser superados e com custo determinado de energia (stamina):
  • Normal LV8: 3 mapas, 10 stamina
  • Normal LV14: 3 mapas, 10 stamina
  • Normal LV20: 3 mapas, 10 stamina
  • Hard LV25: 4 mapas, 12 stamina
  • Hard LV30: 5 mapas, 15 stamina
  • Lunatic LV35: 5 mapas, 15 stamina
  • Lunatic LV40: 7 mapas, 15 stamina
Não só a quantidade de mapas aumenta, como também o nível e as habilidades dos inimigos. Obviamente, quanto maior a dificuldade, melhor a recompensa, porém é praticamente impossível usar a função de auto-battle no último conjunto de mapas, a não ser que se tenha um time otimizado para o evento. Isto pode exigir muitos recursos do jogo, como habilidades que só podem ser obtidas por meio de personagens 5★ adquiridos exclusivamente via invocação e/ou alto nível de combinação (merge) dos heróis utilizados no time.

Além disso, para pontuar melhor, é necessário ter um dos heróis bônus no time; com ele, há aumento de 40% na pontuação final da sequência. Outros fatores, como velocidade para completar os mapas, perda de heróis durante os combates e dificuldade de jogo também são multiplicadores. Duas vezes por dia, há um bônus que triplica a pontuação obtida.


Enquanto o evento estiver ativo, o herói bônus recebe um acréscimo nos parâmetros (HP +10, Atk/Spd/Def/Res +4), bem como EXP e SP dobrados, e, durante os bônus de 3x, os outros componentes do grupo também usufruem desse benefício. Além das recompensas da edição, os jogadores garantem, ainda, uma premiação em Hero Feathers, de acordo com sua classificação final no ranking geral, que varia de 500 a 10.000 Hero Feathers.

Preparando o time

Antes de sair adicionando os quatro heróis que lhe vierem à mente, é importante parar e se questionar: existe sinergia entre eles? Para um time de auto-battle, sinergia é tudo. Afinal, você não vai querer que eles sejam largados à deriva, sem oferecer suporte um ao outro, certo?

Como mencionado anteriormente, usaremos a edição A Waltz Unending para ilustrar o guia. Primeiro, vamos analisar brevemente os heróis bônus:

  • Micaiah: Dawn Wind’s Duo (5★): disponível apenas no evento de invocação Special Heroes: Bridal Beloveds, tem Atk e Res elevados, além de uma poderosa habilidade Duo, e é uma heroína do tipo voador que usa tomo neutro;
  • Nailah: Blessed Queen (5★): disponível apenas no evento de invocação Special Heroes: Bridal Beloveds, tem Vel elevada e Atk mediano e é uma heroína do tipo infantaria (fera) e de cor verde;
  • Rafiel: Blessed Wings (4★/5★): disponível apenas no evento de invocação Special Heroes: Bridal Beloveds, é capaz de garantir uma ação extra a um aliado e é um herói do tipo infantaria (fera) e de cor azul;
  • Oboro: Fierce Bride-to-Be (5★): disponível apenas no evento de invocação Special Heroes: Bridal Beloveds, possui Atk e Def elevados e Spd mediana e é uma heroína do tipo infantaria que usa espada;
  • Hinata: Samurai Groom (4★/5★): recompensa do evento, tem Atk e Def elevados e é um herói do tipo infantaria que usa machado;
  • Micaiah: Priestess of Dawn (5★): disponível em qualquer evento de invocação, tem Atk e Res elevados e é uma heroína do tipo infantaria que usa tomo azul;
  • Sothe: Zephyr (3★/4★): disponível em qualquer evento de invocação, possui Atk e Spd elevados e é um herói do tipo infantaria que usa adaga neutra;
  • Nailah: Unflinching Eye (5★): disponível em qualquer evento de invocação, possui Atk e Spd elevados e é uma heroína do tipo infantaria (fera) de cor azul.
A vantagem que os heróis do tipo fera levam sobre os demais é o bônus que recebem quando transformados: Nailah (ambas as versões) e Rafiel, por exemplo, recebem Atk +2 e dano de habilidade especial +10 quando se transformam, além dos efeitos de suas armas, mas, para isso, devem estar isolados ou adjacentes apenas a aliados do tipo fera ou dragão.



Como estamos levando em consideração o quesito acessibilidade, usaremos Sothe para ilustrar esta seção do guia. Ele será o ponto de partida para a composição do time, visando garantir uma boa pontuação logo no início do evento.


Sothe é um dos melhores usuários de adaga do jogo, com uma boa combinação de Atk e Spd (36 e 33, respectivamente) e defesas consideráveis (física 61 e mágica 60). Sua adaga, Peshkatz, causa uma penalidade de Atk/Spd/Def/Res -4 no alvo e em todos os inimigos dentro de dois espaços ao seu redor. Além disso, ainda garante a Sothe e aliados dentro de dois espaços um bônus de Atk/Spd/Def/Res +4 por um turno.


Podemos dizer, então, que Sothe age tanto como um herói ofensivo quanto de suporte. No entanto, por ser um usuário de adaga, isso significa que ele não poderá realizar contra-ataques de curto alcance (melee) sem investimentos significativos, necessitando que o time tenha aliados que possam exercer essa função.

Os melhores candidatos para isso são Ike: Vanguard Legend; Fjorm: Princess of Ice; Xander: Paragon Knight; e Altina: Dawn's Trueblade. Os três primeiros podem ser obtidos no próprio jogo, sem gastar recursos com invocações, ao completar capítulos no modo história e missões do Heroes' Path; Altina, por outro lado, foi distribuída aos jogadores no período de 11 de março a 11 de abril deste ano, como premiação de um evento.

Os heróis citados acima são boas adições para um time de auto-battle por possuírem atributos balanceados, como um bom equilíbrio entre ataque e defesa, além de também poderem contra-atacar a distância (suas armas possuem o efeito da habilidade Distant Counter), sendo um bom reforço para Sothe.


É importante que exista um equilíbrio entre as defesas física e mágica, pois, muitas vezes, as ações da IA levam à perda desnecessária de personagens ao fazê-los se aproximarem a oponentes contra os quais o herói com atributos mais especificamente orientados para um ou outro tipo de defesa está em desvantagem; por exemplo, Ike não tem Res tão elevada e a IA o posiciona no alcance de magos.

Outra boa pedida é usar heróis do tipo dragão, como Nowi: Eternal Youth, Fae: Divine Dragon, Corrin: Fateful Princess e Tiki: Naga's Voice, que podem usar Lightning Breath+, disponível em sua forma mais básica como arma de Nowi e Tiki nas raridades 3★ e 4★, e, graças a ela, é possível contra-atacar a distância. Além disso, dragões, na maioria das vezes, possuem parâmetros equilibrados, e ainda contam com a vantagem de possuírem dano adaptativo contra inimigos que atacam a distância (ranged), como arqueiros, magos etc.; ou seja, o dano é calculado baseando-se na Def ou Res (parâmetro que tiver menor valor).

Em contrapartida, dragões sofrem dano extra de armas específicas antidragão, mas nada que não possa ser contrabalanceado pelo triângulo de cores (weapon triangle), como a utilização de dragões azuis contra a espada Falchion (de cor vermelho) para garantir uma resistência a mais, por exemplo.

Para dar prosseguimento ao guia, vamos, então, usar Ike, pois, dos heróis supracitados, é o que mais oferece um equilíbrio entre ataque e defesa, graças às suas habilidades, e não precisa de muitos recursos. Desse modo, o time já conta com Sothe e Ike.


O terceiro passo é adicionar personagens voltados exclusivamente ao suporte, que são classificados como refreshers e healers. Explicando brevemente, o primeiro grupo é responsável por garantir uma ação extra a um dos aliados, enquanto o segundo fica a cargo de curá-los.

Os refreshers possuem habilidades de suporte como Dance ou Sing, mas usá-los em um time de auto-battle pode ser uma faca de dois gumes, já que o aliado beneficiado pela ação extra pode inconsequentemente avançar em direção a um ou mais inimigos ou se afastar demais do time, ficando desprotegido, sem que tenha sido curado primeiro. Além disso, dancers e singers não possuem boa ofensiva e podem ser facilmente vítimas da IA, que geralmente adota uma abordagem mais agressiva.

Dos refreshers que podem ser obtidos sem necessidade de invocação, destacam-se Ninian: Oracle of Destiny (azul); Rinea: Reminiscent Belle (azul); e Azura: Young Songstress (verde). A primeira é prêmio das missões do Heroes’ Path, enquanto as duas últimas foram premiações de edições passadas do Tempest Trials+, mas podem ser adquiridas na raridade 4★ por meio de Heroic Grails.

Outra boa opção acessível é Reyson: White Prince, que pode ser invocado nas raridades 3★/4★; ele é um herói do tipo voador (fera) e sua arma exclusiva, Heron Wing (raridade 5★), recupera 7 HP dos aliados ao seu redor – mas, como explicado anteriormente, feras precisam de condições específicas para terem um bom aproveitamento, condições estas que a IA não costuma respeitar quando a função de auto-battle está ativa.


Em relação aos healers, novos jogadores podem escolher duas das melhores heroínas da categoria, Veronica: Brave Lady e Camilla: Light of Nohr, já que foram vencedoras do evento Choose Your Legends, nas edições de 2018 e 2019, respectivamente. Graças às suas armas e habilidades, Veronica e Camilla aliam suporte e ofensiva sem dificuldades – mas isso também pode se tornar uma aposta arriscada, haja vista a grande probabilidade da IA acabar optando por tomar ações ofensivas com seus heróis de suporte, em vez de curar seus aliados.

Outras considerações interessantes sobre os healers incluem seu tipo de movimentação. Por um lado, o tipo cavalaria (como Veronica) pode andar um espaço a mais que o tipo infantaria, o que, na prática, significa que poderá curar heróis mais afastados. Por outro, o tipo voador (como Camilla) pode atravessar obstáculos, como rios e montanhas, na empreitada de prover suporte para o time.


Ethlyn: Spirited Princess e Silque: Selfless Cleric, que também foram premiações de edições passadas do Tempest Trials+, são mais duas recomendações para o time. Ambas são do tipo cavalaria e contam com uma ótima habilidade, Live to Serve, que garante a elas a mesma recuperação de HP dada a um aliado. O cajado de Ethlyn causa uma penalidade de Atk -7 ao alvo e inimigos a seu redor dentro de um alcance de dois espaços caso ela ataque, enquanto o de Silque garante uma melhoria de Atk/Def +5 ao aliado com maior Spd ao início do turno do jogador (player phase).


Em termos de potencial de cura entre as duas heroínas citadas acima, Ethlyn tem melhor desempenho, mas, para suporte em geral, Silque mostra mais utilidade, uma vez que seu cajado garante mais poder ofensivo e resistência para seus aliados, o que, em Tempest Trials+, faz uma grande diferença; as duas também podem ser invocadas na raridade 4★ por meio de Heroic Grails. Diferentemente de Camilla e Veronica, Ethlyn e Silque não são tão dependentes de suas armas, fazendo com que possam se dedicar exclusivamente à cura e não corram o risco de iniciarem um combate desnecessário graças às decisões equivocadas da IA, caso o jogador opte por deixá-las com seus cajados desequipados.

Para um melhor equilíbrio do time ilustrativo, escolheremos Ninian e Veronica para completá-lo. Agora que a equipe está completa, podemos ir à explicação sobre ela.

A seguir...

Na segunda e última parte, apresentaremos dicas para deixar os heróis do time mais sinergéticos, bem como as desvantagens da função Auto-Battle e dicas para pontuar melhor em Tempest Trials+.

Revisão: Felipe Fina Franco

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google