Perfil

Captain Olimar, o descobridor dos Pikmin

Conheça mais sobre o simpático protagonista que se tornou descobridor por acaso.


A um mês de fazer sua estreia no Switch, com Pikmin 3 Deluxe, Pikmin é uma série que começou no GameCube em outubro de 2001. Com gráficos coloridos e proposta interessante e cheia de estratégia, logo se tornou uma franquia muito querida para os donos de consoles da Nintendo — e que, curiosamente, era para ter sido mais um jogo do Mario.

Mas o que seria dos Pikmin se Captain Olimar não tivesse descoberto o planeta PNF-404? Conheça mais sobre este simpático pai de família — sim, Olimar tem uma esposa, dois filhos e um cachorro! — que pilota sua própria nave personalizada, a S.S. Dolphin.

Olimar com a filha no colo (à direita), sua esposa e o filho

Era uma vez um simples funcionário…

… que se tornou um explorador por acaso. Olimar era um funcionário da companhia Hocotate Freight, mas, durante uma expedição, a S.S. Dolphin colidiu com um meteoro e fez com que o nativo de Hocotate pousasse forçadamente em um planeta não catalogado. Como consequência, o capitão ficou desacordado, e a espaçonave, destroçada.

Blue Pikmin, eu escolho você!

Quando Olimar voltou a si, descobriu que sua nave havia perdido 30 peças e apenas o que seria o esqueleto da S.S. Dolphin restou junto a ele. Explorando o planeta desconhecido, o capitão descobriu estranhas criaturas no local que ele chamou de “sítio de impacto”, as quais foram batizadas de Pikmin. Não apenas os misteriosos seres foram encontrados, mas também o que parecia ser seu ninho, que foi chamado de Onion por Olimar.

PNF-404 e a repopulação dos Pikmin

Sem entender muito bem o motivo, os Pikmin começaram a seguir Olimar por todos os cantos. Logo o Capitão descobriu que os pequenos seres eram capazes de se reproduzir com mais facilidade graças à ajuda do forasteiro, provavelmente porque ele tirava os Pikmin do solo — e também parecia transmitir a segurança de uma figura paterna a eles, graças à luz vermelha que seu capacete emite, fazendo com que ele se assemelhasse a um grande Pikmin.

Sob a liderança de Olimar, os Pikmin começaram a ajudá-lo a reconstruir a S.S. Dolphin, além de combaterem os inimigos que apareciam em PNF-404, graças às suas habilidades únicas, como explosões (Yellow Pikmin) e habilidades aquáticas (Blue Pikmin). Aos poucos, essas pequenas criaturinhas se tornavam uma segunda família para Olimar.

De volta a Hocotate, mas por pouco tempo

Quando a S.S. Dolphin finalmente foi reconstruída, Olimar estava pronto para voltar para sua terra- natal. Graças à presença do até então desconhecido em PNF-404, os Pikmin aprenderam a trabalhar por si mesmos, fazendo melhor uso de suas habilidades e finalmente prosperando. Como lembrança de sua estada no planeta não mais desconhecido, Olimar resolveu levar uma garrafa como presente para o seu filho.

Porém, nem tudo eram flores em Hocotate e, assim que Olimar pousou em Hocotate Freight, descobriu que a companhia devia a quantia de 10.100 Pokos devido a um descuido de Louie. Sendo assim, o presidente da companhia decidiu enviar seus dois funcionários a PNF-404 mais uma vez em busca de tesouros.

Olimar e Louie

Novos Pikmin e um final feliz

Enquanto os dois se dirigiam para o Vale do Repouso, a nave colidiu com um galho de árvore e o impacto ejetou Louie da cabine, fazendo com que Olimar tivesse que procurá-lo. Para a sorte do hocotatiano, ele encontrou um grupo de Red Pikmin lutando contra um Anão Bulbord vermelho. Ele foi capaz de se unir a Louie usando os Pikmin para atravessar as barreiras.

Em em solo pikmiano e reunidos mais uma vez, eles descobriram uma série de cavernas no subsolo que abrigavam muitos tesouros e até mesmo os Purple Pikmin, até então desconhecidos. Em Awakening Wood e Perplexing Pool, Olimar e Louie encontraram mais uma espécie não catalogada dos seres multicoloridos, os White Pikmin. As criaturinhas, felizes com o retorno de seu “pai”, não demoraram para ajudá-lo novamente e a caça aos tesouros se provou bastante produtiva.

Graças a uma grande bateria que Louie encontrou e apelidou de Reator da Coragem, os dois funcionários-exploradores foram capazes de saldar a dívida da Hocotate Freight.

Olimar é capaz de liderar os Pikmin com seu apito

Funcionário exemplar

Olimar é capaz de comandar os Pikmin por meio de um apito que carrega consigo. Além disso, ele consegue retirar os Pikmin do solo e desferir socos para enfraquecer os inimigos. O capitão também é um exímio pesquisador e biólogo, sempre tomando notas de todos os tesouros, plantas e animais que encontra em PNF-404.

Olimar ama a sua família acima de tudo, mas muitas vezes prefere tirar um tempo para si próprio, pois não gosta de ser questionado sobre questões financeiras. Ele também confessa em seu diário, o Impenetrable Cookie, que é pavio curto e costuma perder a paciência fácil com problemas de pouca importância. Mesmo sendo pacifista, Olimar chegou a ter conflitos com piratas espaciais.


Como curiosidade adicional, sabia que Olimar é um anagrama de Mario em japonês? O protagonista de Pikmin, na Terra do Sol Nascente, é conhecido por Orima (オリマ), enquanto o encanador bigodudo continua sendo Mario (マリオ). Ele também é bem baixinho, medindo apenas 1,9cm (sem considerar seu traje espacial) — mas quem não é pequenininho em Pikmin?

Fonte: Pikimin Wiki
Revisão: Vladimir Machado

 




Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google