Perfil

Rosalina, a protetora dos Lumas

Também conhecida como a Dama das Estrelas Cadentes, Rosalina tem um papel importante Super Mario Galaxy.


“Que as brilhem sobre você”. É dessa maneira que Rosalina se dirige ao jogador em Super Mario Galaxy (Wii), seu jogo de origem, desejando-o boa sorte. Protetora e mãe adotiva das simpáticas estrelinhas Lumas, sua função é zelar e guardar o universo, percorrendo-o no Comet Observatory.


Rosalina possui um grande poder e desempenha o papel de feiticeira celestial. Além do universo, ela também preza pelo bem-estar do Mushroom World e dos Lumas. Na biblioteca do Comet Observatory, em um dos livros que podem ser encontrados lá, é revelado seu passado como terráquea e seu primeiro encontro com os Lumas.

De dupla a família

Amorosa e diligente, Rosalina tem como missão de vida proteger os cosmos. Quando criança, em uma nave enferrujada, ela encontrou uma pequena estrela triste, a qual se apresentou como Luma e disse que estava à procura de sua mãe.

Durante os anos, Rosalina vigiava o céu com a ajuda de um telescópio, procurando pelo cometa no qual Luma disse que sua mãe estaria. Sem resultados, então sugeriu à pequena estrelinhas que as duas fizessem a busca por si mesmas e partiram em uma aventura no Starshroom.

Ela está sempre acompanhada de Lumas

Embora tenha avistado diversos cometas em sua jornada intergaláctica, a dupla não conseguiu encontrar a mãe da pequena estrelinha. Com medo de nunca mais vê-la, Luma se põe a chorar e Rosalina decidiu adotá-la e as duas construíram sua casa em um planeta solitário.

Foi em um planeta damasco que outros Lumas se juntaram à dupla, fazendo com que a família crescesse. No entanto, Rosalina ainda sentia falta de sua família, sobretudo de sua falecida mãe, e por vezes desejou voltar para a Terra; frente a isso, Luma decidiu consolar sua mãe adotiva, transformando-se em um cometa para alegrar a terráquea. Desde então, a cada cem anos, os Lumas e Rosalina visitam o Mushroom Kingdom e celebram junto com seus habitantes o Starbit Festival.

Poderes celestiais

A mãe adotiva dos Lumas é extremamente hábil no uso de magia e é capaz, inclusive, de criar campos de força. Por diversas vezes ela os usou no Comet Observatory, transformando-o em uma nave estelar e usando-o como transporte.

Rosalina também consegue levitar, assim como os Lumas, e é capaz de se teletransportar da Terra para o Espaço (e vice-versa). Contudo, os poderes de Rosalina vão ainda além: ela pode se comunicar com outros seres por meio de telepatia e de projeções semelhantes a hologramas. Além disso, embora tenha aparência extremamente jovial, ela possui mais de cem anos graças à sua imortalidade.

Rosalina pode criar campos de força

Brilha, brilha Rosalina: aparições nos jogos

Em Super Mario Galaxy, Bowser ataca o Comet Observatory em uma das visitas centenárias de Rosalina ao Mushroom Kingdom. O vilão rouba as Power Stars e Grand Stars e cabe ao jogador ajudá-la a recuperar as estrelas roubadas; em troca, ela lhe entrega um Luma — o mesmo que estava com Peach no Starbit Festival antes da princesa ser sequestrada — para auxiliar na jornada em busca das estrelas roubadas.

No confronto final contra Bowser, os Lumas se sacrificam para evitar que o buraco negro criado pelo Sol se expanda. Como consequência, a história é apagada e a linha do tempo, reescrita; Rosalina, contudo, explica ao jogador que tudo isso faz parte do “ciclo da vida”.

Em Super Mario Galaxy 2 (Wii), Lubba revela que ele e Rosalina já se conheciam, porém os detalhes desse encontro continuam desconhecidos. Ela também envia cartas com frequência, mantendo sua identidade oculta, ao Luma que está com Mario. Como Easter egg, se o jogador coletar as 120 Power Stars, Rosalina aparece nos créditos finais e é revelada como a narradora dos acontecimentos do jogo.

Rosalina também aparece em diversos outros spin-offs da franquia, como Mario Kart e Mario Tennis, e é uma poderosa lutadora em Super Smash Bros.

A Dama das Estrelas Cadentes

Madura e gentil, Rosalina detém um grande conhecimento sobre o espaço e os astros; além disso, é calma e reservada, sendo considerada introvertida muitas vezes, mas se preocupa bastante com seus amigos, sobretudo Mario e Luigi, e os Lumas. Quando criança, em contraste com sua personalidade atual, era bastante otimista e proativa.

Arte conceitual de Rosalina jovem e Rosalina adulta

Rosalina desenvolveu um grande sentimento de melancolia e saudade, por estar sempre patrulhando o Espaço, e carrega consigo uma profunda mágoa, especialmente devido à perda de sua mãe. Essa perda, contudo, também é a fonte de sua grande força.

A Dama das Estrelas cadentes, como é descrita por Lubba, gosta de outras atividades, porém tende a se comportar de maneira mais modesta se comparada a outros personagens. Seu emblema nos spin-offs é uma Grand Star.

Não importa o jogo, sua cor sempre será ciano


Preciso confessar que, enquanto pesquisava sobre Rosalina para escrever esta matéria, acabei encontrando uma lista com suas falas nos jogos. Acredito que a minha favorita seja “Yes... All new life... Carries the essence of stars... Even all of you…”, porque compartilho da mesma sensação. Você tem alguma preferida? 

Fontes: Mario Wiki, Super Mario Wiki
Arte de capa por: chocomiru02
Revisão: João Gabriel Haddad


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google