A Link to the Blast

As raças de The Legend of Zelda — Hylians

Uma das raças mais importantes da franquia, os Hylians são a chave para a história de The Legend of Zelda.

A franquia The Legend of Zelda possui um background cultural muito vasto e talvez essa seja uma das principais características de seus jogos. Ao longo de seus quase 35 anos de história, a série conta com elementos que não só existem no chamado mundo real, como também adicionam magia, lendas, crenças e um toque especial que só a Nintendo tem.

Dentre todos os elementos presentes na franquia, as raças são parte fundamental nesse quebra-cabeça. E não é para menos: o jogo conta com diversas delas, cada uma com um foco diferente e que se completam quando juntamos todas no chamado reino de Hyrule.

Com o recém anúncio do game Hyrule Warriors: Age of Calamity (Switch) e com a opção de jogarmos com os campeões de The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch), criamos uma série de matérias que conta um pouco mais sobre as raças da franquia. A primeira delas não poderia ser outra: os Hylians, do nosso herói Link. Boa leitura!

Quem são os Hylians

Os Hylians são uma raça de humanos que descendem diretamente da deusa Hylia, muito antes de Hyrule ser um reino de fato. Por natureza, possuem  afinidade para a magia e contam com orelhas pontudas, compartilhando muitas semelhanças com os elfos. No passado, os Hylians eram capazes de conjurar poderosas magias, mas ao longo das gerações essa habilidade se perdeu. No entanto, por fazer parte da linhagem de Hylia, a família real - especialmente suas princesas - ainda possuem esse poder latente, como no caso de nossa querida princesa Zelda, encarnação direta da deusa, que sacrifica sua divindade a fim de proteger seu povo, retornando sempre como a próxima princesa do reino.

Zelda revelando ser a reencarnação da deusa Hylia em Skyward Sword (Wii)

Foram os primeiros  a estabelecer a civilização organizada na antiga Hyrule, muitos anos depois dos eventos de Skyward Sword no mundo anteriormente conhecido como "A Superfície". Ao contrário de várias outras raças da série, os Hylians tendem a viver em cidades ou vilarejos, como Hyrule Castle Town. Entre eles, há uma variedade de povos de diferentes culturas e etnias, sendo algumas como a Tribo do Vento de Siroc, líder de seu povo em Minish Cap (GBA) e os Kokiri, como Saria, guardiã do templo da floresta, ramificações dessa raça.

Hyrule Castle Town em Twilight Princess (GC/Wii U)

Quando o assentamento dos Hylians estava sob um ataque massivo de hordas demoníacas comandadas por Demise, uma parte foi separada pela deusa Hylia e enviada para acima das nuvens na tentativa de preservar seu povo. Essa nova “cidade” foi chamada de Skyloft. No céu, a nova sociedade floresceu em paz e a maioria da população de Skyloft não tinha nenhum conhecimento do mundo abaixo das nuvens até os eventos de Skyward Sword.

O que define um Hylian?

O tema que serve como base para a raça Hylian é a idade média, casando com o cenário medieval da série, especialmente nos jogos mais antigos. Diversas estruturas presentes na série se assemelham muito à arquitetura da época. Ainda que haja uma leve variedade nas roupas, a grande maioria se parece muito com as chamadas túnicas de outrora. Essa roupagem é um dos pontos marcantes da série, afinal Link pode usar diversas túnicas que possuem poderes mágicos e que o ajudam em sua jornada de banir o mal de Hyrule.

Traje padrão dos Hylians em Breath of the Wild

Ao contrário da maioria das outras raças, os Hylians são um povo majoritariamente urbano. Entretanto, isso não quer dizer que os Hylians não possam ser vistos em outros lugares, uma vez que muitos vivem em fazendas ou ranchos, como Malon, a doce e inteligente cuidadora de Epona em Lon Lon Ranch em Ocarina of Time (N64).

Por conta de sua herança genética ligada à magia, os Hylians são conhecidos por serem altamente supersticiosos, tendo uma rica mitologia e muitas lendas (nem precisa dizer né, basta ler o título do jogo). Ainda, não se limitam a formar pares apenas com outros Hylians, sendo alguns vistos em conjunto com outras raças como Gerudo, Sheikah e Zora, para o sonho da adorável Mipha.

Não disse diretamente, e nem precisou não é?

Crê-se que suas orelhas pontiagudas são um canal de comunicação entre eles e os deuses, permitindo que os Hylians possam ouvir mensagens ou convocações de suas divindades. Sahasrahla, descendente do guardião Rauru, mostra essa habilidade em A Link to the Past (SNES), se comunicando com Link até mesmo no vazio entre as dimensões para ajudar o jovem herói em sua jornada.

Com isso, finalizamos a primeira raça da franquia, os Hylians. Com afinidades mágicas e orelhas pontudas, esse povo é um dos principais integrantes do reino de Hyrule e dois dos três personagens principais são dessa raça. Nossa próxima parada é na cidade Kakariko, lar de seres parecidos com os Hylians e praticantes de magia negra, os Sheikah.
Fonte: Zelda Wiki
Revisão: Icaro Sousa

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google