Vem aí

Prévia: Pikmin 3 Deluxe (Switch) — uma segunda chance para um adorável jogo

Lançado originalmente para Wii U, o título merece ganhar no Nintendo Switch a visibilidade que não teve no passado.

Estamos a poucos dias de nos reencontrar com os pequenos e simpáticos alienígenas do planeta PNF-404, os Pikmin! Criaturinhas corajosas, que já demonstraram por diversas vezes que tamanho não é documento. Pikmin 3 Deluxe (Switch) é mais um dos excelentes jogos do Wii U que merecem uma segunda chance no híbrido da Nintendo — como tantos outros que foram ofuscados pelo fraco desempenho comercial da antiga plataforma.

Dizem que a franquia traz “mau agouro” para os consoles em que aparece, já que Pikmin teve o seu debut no GameCube e, como é de conhecimento geral, o forninho é um dos videogames menos vendidos da Nintendo. No entanto, isso é uma meia verdade, porque Hey! Pikmin (3DS), no 3DS, e os ports da série New Play Control!, para o Wii, mostraram que os Pikmin também participaram dos momentos de glória da companhia. Sem falar da participação espetacular na série Super Smash Bros., com direito a dois estágios e a introdução de Olimar, com gameplay acima dos demais lutadores.

Então sim, Pikmin merece o seu respeito e a chegada de Pikmin 3 Deluxe ao Switch só evidencia que a Nintendo também acredita nisso.

A busca de recursos para Koppai

A exploração irresponsável dos recursos naturais e o aumento populacional desenfreado resultou em uma terrível crise no planeta Koppai, que ocasionou escassez de alimentos. Na esperança de encontrar salvação em outros lugares da galáxia, os cientistas de Koppai enviaram diversos satélites rastreadores de recursos para o espaço. A busca foi longa e, quando eles já estavam perdendo as esperanças, o último satélite identificou um lugar com vida: o planeta PNF-404, o lar dos Pikmin.

Três exploradores são enviados para este planeta desconhecido com a missão de buscar sementes para cultivar em Koppai — Alph, um jovem engenheiro, Brittany, uma botânica, e Charlie, o capitão da espaçonave S.S. Drake. Os corajosos astronautas seguiram rumo a PNF-404 e, quando estavam próximos à sua atmosfera, a espaçonave perdeu o controle e ejetou-os antes que fosse possível fazer um pouso seguro.

Os exploradores caíram em locais distantes e agora se encontram perdidos em uma terra selvagem e sem lei. Quando tudo parecia estar perdido, os simpáticos e prestativos alienígenas, chamados Pikmin, demonstram apoio aos desbravadores, ajudando-os em sua jornada para garantir sobrevivência dos habitantes de Koppai. Este é o começo da história de Pikmin 3 Deluxe.

Exploração nos mínimos detalhes

Embora seja muito perigoso, o planeta PNF-404 é lindo de se ver. Ele conta com uma variedade biológica impressionante, parecendo-se por demais com a Terra. Pikmin 3 Deluxe é o maior jogo da franquia tanto em quantidade de missões quanto no tamanho dos mapas, no entanto, a exploração dos cenários é tão orgânica e deliciosa que faz o título parecer pequeno. Como se diz por aí “o que é bom, dura pouco”, este ditado traduz com precisão a experiência de explorar o mundo dos Pikmin.

Pessoas com TOC, cuidado, pois será muito provável que irão vasculhar cada cantinho dos jardins deste planeta desconhecido. Esta característica de passeio no bosque dá ao jogo um sabor especial de exploração, indo além do gênero estratégia em tempo real. Além disso, as paisagens fotorrealistas farão você esquecer que está em um jogo, criando a sinestesia perfeita para os amantes de videogames.

Por sua vez, as frutas de PNF-404 são muito bem renderizadas, apresentando uma qualidade gráfica impressionante, apesar da limitação de hardware do Switch, que não suporta resoluções em Ultra HD. Junto com isso, todas as músicas são maravilhosas, combinando perfeitamente com cada tipo de situação que está acontecendo na tela, desde uma caminhada durante a chuva num jardim, até alguma caverna escura e assustadora. A trilha sonora casa muito bem com todos os momentos e são boas de ouvir até fora do jogo, fazendo qualquer atividade do dia a dia.

Resistir e sobreviver

Nem tudo são flores em Pikmin 3 Deluxe, já que haverá diversos desafios para sobreviver em PNF-404 e até mesmo batalhas contra chefes gigantescos. Como a história se passa em um mundo selvagem, muitas criaturas perigosas saem para caçar durante as noites e, por isso, a exploração só pode ser feita durante o dia. Isso significa que existe um limite de tempo para encontrar novas frutas e cumprir as missões. Além disso, não é uma boa ideia adiar tarefas para o dia seguinte, já que a comida da tripulação é limitada a quantidade de sucos feitos durante o fim do dia anterior, ou seja, se o estoque de sucos acabar, será o fim da linha para os astronautas.

Será preciso muito conhecimento e estratégia para se arriscar contra criaturas deste planeta desconhecido. Para facilitar os combates, agora é possível arremessar os Pikmin em partes específicas dos adversários, fixando a mira nos pontos fracos deles. Exemplificando: atacar diretamente o olho de um Bulborb fará com que ele recue e cuspa qualquer Pikmin que esteja em suas presas.

O cenário é uma parte fundamental para o gameplay e, por isso, é importante prestar atenção ao ambiente em sua volta - ele pode ser usado ao seu favor. Gramas altas são uma boa alternativa para progredir furtivamente e pedras gigantes podem ser roladas contra os inimigos. Da mesma forma, os perigos do cenário podem se voltar contra você: fogo e eletricidade causarão danos ao seu exército e fique atento aos Pikmins que não sabem nadar, mas gostam de ficar olhando as poças d’água de perto, para evitar que alguém se afogue sem querer.

Há diversos tipos de Pikmin, conhecer as propriedades de cada um será um grande diferencial para garantir a sua sobrevivência durante a aventura:
  • Pikmin Vermelho: contam com um nariz pontudo e são os melhores de briga, além disso, são resistentes ao fogo;
  • Pikmin Azul: anfíbios, são capazes de sobreviver a ataques aquáticos e também podem respirar embaixo d’água;
  • Pikmin Amarelo: são os mais leves de todos, alcançando maiores altitudes ao serem arremessados. Eles são condutores de eletricidade e sobrevivem a ataques elétricos;
  • Pikmin Rocha: contam com um revestimento de pedra e são capazes de quebrar vidraças. Eles causam mais dano ao serem arremessados e são imunes a ataques de força bruta, como esmagamento ou perfuração;
  • Pikmin Alado: são úteis levantar barreiras e transportar objetos em segurança, já que podem evitar ataques vindos do solo. No entanto, são os piores para o combate.
Embora existam diversos tipos de Pikmin, só é possível andar com 100 deles durante as explorações diárias — o que pode parecer muito, mas, se usados de forma errada, resultará em muitas perdas. Por isso é fundamental conhecer cada tipo para usá-los da forma mais adequada a qualquer situação. 

Novas histórias

Os acontecimentos finais de Pikmin 3 (Wii U) deixaram uma brecha para continuações, que aparentemente acontecerão na versão Deluxe. Já foi confirmado que haverá uma nova história com os protagonistas dos jogos anteriores, os lendários Capitão Olimar e seu companheiro Louie. Como um fã de longa data da franquia, não espero menos que uma aventura memorável para relembrar as altas confusões que passei durante as tardes jogando Pikmin 2 (GC).

Além de uma história inédita, ainda há mais motivos para conhecer (ou retornar a) PNF-404 de Pikmin 3 Deluxe: o modo Ultra Spice, que adiciona mais dificuldade e é ideal para os exploradores veteranos que desejam mais desafio. Agora será possível aproveitar o modo história em multiplayer cooperativo no mesmo console; cada jogador poderá controlar um herói durante a exploração. Além disso, diversas melhorias para o gameplay, como mira aperfeiçoada e até um sistema de conquistas dentro do jogo.

Particularmente, estou mais feliz pelo modo cooperativo na campanha single player principalmente pela possibilidade de jogar com o Capitão Olimar e Louie junto com alguém. Com certeza será uma experiência marcante jogar o modo história do começo ao final desta maneira. Digo isto baseado nas minhas experiências com jogos cooperativos, pois os videogames são muito mais divertidos quando são aproveitados com alguém.

Pikmin 3 Deluxe está disponível para pré compra na Loja Nintendo e é um título exclusivo para Nintendo Switch, com o lançamento marcado para 30 de outubro de 2020.

Revisão: João Gabriel Haddad

Em constante mudança, escrevo sobre o que gosto e às vezes sobre o que não gosto também.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google