Jogamos

Análise: Just Dance 2021 (Switch) repete a fórmula da série com ainda menos novidades

Com dezenas de novas coreografias, o jogo é diversão garantida para os amantes de dança!



A série Just Dance sofre com a falta de inovações em seus jogos mais recentes, principalmente após o lançamento do modo Unlimited, que oferece um catálogo de mais de 500 coreografias para os assinantes do passe. Em Just Dance 2021 (Multi) isso não foi diferente e, mesmo com algumas adições interessantes, essa versão do jogo consegue trazer menos novidades que seu antecessor.

Hora de dançar

Um dos maiores acertos de Just Dance 2021 é a playlist do jogo, representada em peso por recentes sucessos da indústria musical como Adore You, do cantor Harry Styles, e Rain on Me, da dupla de divas pop Lady Gaga e Ariana Grande. Outros hits não tão atuais também foram adicionados, como Runaway (U & I), do Galantis, e Till The World Ends, que, apesar da autoria de Britney Spears, foi listado no jogo como um cover produzido pela The Girly Team.




A variedade musical da lista é admirável, já que ela inclui tanto uma coletânea de trilhas do pop ocidental quanto destaques de outros gêneros como EDM (Eletronic Dance Music), K-Pop e músicas latinas. É interessante perceber como Just Dance acompanha as tendências do mundo, o que é evidenciado principalmente pelo crescimento do número de coreografias dos grupos de K-Pop como BLACKPINK e TWICE, ou até mesmo por músicas cômicas que se popularizaram recentemente por causa de memes nas redes sociais, como Kulikitaka. 

Infelizmente, nesta edição não houve nenhuma coreografia nacional representando o Brasil na lista. O mais próximo disso é um remix acelerado de Samba de Janeiro, que é uma música originalmente lançada pelo grupo alemão e feminino Bellini. 

Mais do mesmo

Tanto a interface dos menus do jogo quanto as opções de personalização dos perfis dos jogadores são praticamente idênticas às das edições mais recentes, principalmente Just Dance 2019 (Multi) e Just Dance 2020 (Multi). Apesar da falta de inovação ser decepcionante, isso nem se compara à maior frustração da edição 2021: o modo Quickplay, uma playlist aleatória de coreografias que substituiu a (também decepcionante) campanha especial do décimo aniversário da série no jogo anterior.

Além disso, a jogabilidade das danças às vezes é prejudicada pela precisão questionável dos Joy-Con (ou de celulares com o uso do aplicativo Just Dance Controller), principalmente no Modo TV do Nintendo Switch. E por falar em consoles Nintendo, aqui vai uma curiosidade: Just Dance 2021 é o primeiro jogo da série que não foi lançado para Nintendo Wii. 




Outra crítica válida são as coreografias de trilhas sonoras de filmes animados, que apesar de nostálgicas — como You've Got A Friend In Me, de Toy Story — ou carismáticas — como The Other Side, de Trolls World Tour — não são muito dançantes. Isso é uma pena, já que músicas anteriores como Prince Ali e Into the Unknown demonstram que esse é um gênero com grande potencial a ser explorado.

Mandando bem na pista 

Um aspecto que melhorou consideravelmente nos últimos anos é o visual das coreografias. Isso fica ainda mais expressivo ao considerar que algumas músicas dos primeiros Just Dance são jogáveis no Unlimited, facilitando uma comparação direta entre as animações e os modelos gráficos de cada edição. Ótimos exemplos são as músicas Blinding Lights, de The Weeknd, e Zenit, de Onuka, já que ambas utilizam estilos artísticos únicos para melhorar a composição final. 




As versões alternativas das coreografias são outro fator positivo que trazem bastante rejogabilidade para a série, visto que uma mesma música pode resultar em duas gameplays completamente diferentes. Por exemplo, na versão clássica de Rare, da Selena Gomez, os jogadores repetem os movimentos de uma dançarina de pé, enquanto na versão “Alternate” o avatar fica sentado durante a música inteira.

No geral, a experiência de Just Dance 2021 é divertida, mas ao mesmo tempo bastante limitada e com poucas inovações. Para os mais fanáticos pelo gênero, a melhor opção é assinar o Just Dance Unlimited e desbloquear o catálogo com centenas de músicas — que é constantemente atualizado, diga-se de passagem — oferecido pelo plano, em vez de contar com apenas 40 coreografias jogáveis. 

Prós

  • Novas coreografias com hits atuais e alguns clássicos do pop moderno;
  • Playlist do jogo acompanha tendências de várias regiões do mundo e conta com mais músicas populares que a edição anterior;
  • Suporte para Just Dance Unlimited, que possui um enorme catálogo de coreografias dos jogos anteriores;
  • Auge da qualidade visual das músicas da série;
  • Opções alternativas das músicas oferecem uma experiência bem criativa.

Contras

  • Jogo não apresenta nenhuma inovação relevante, apenas novas coreografias;
  • Novo modo de jogo é extremamente genérico e nem um pouco inovador;
  • Interface dos menus é uma cópia quase idêntica das edições anteriores;
  • Precisão questionável do sensor de movimento.
Just Dance 2020 - Switch / PC / Xbox One / PlayStation 4 - Nota: 6.5
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ubisoft
Revisor: Jorge Neto

Estudante de publicidade que saiu do interior de Goiás para viver na cidade grande. Apaixonado por jogos, musicais e animações, passa bastante tempo no Twitter comentando sobre esses assuntos.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google