Dicas e Truques

Hyrule Warriors: Age of Calamity (Switch) — dicas para se dar bem no campo de batalha

Preparamos diversas dicas para você derrotar hordas de monstros como nunca.

Certamente Hyrule Warriors: Age of Calamity (Switch) é um dos melhores jogos de ação do ano. O musou conta com grande variedade de mecânicas entre os personagens, além de trazer visuais fiéis a The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Wii U/Switch), tornando-se obrigatório para os fãs da franquia. Embora o sistema de combate busque se aproximar dos títulos mais recentes da série, o gameplay ainda é bem diferente do que os jogadores estão acostumados. Por isso preparamos diversas dicas para guerreiros de primeira viagem e não se preocupe, porque não haverá spoilers nesta matéria.

Entendendo o básico

No geral, a jogabilidade de Age of Calamity é bem simples, mas pode parecer mais complexa do que realmente é à primeira vista. Todos os personagens têm as mesmas categorias de ataque: golpe normal ou forte. Estruturar estes ataques formará combos.

Ataques normais (botão Y): configuram os combos mais comuns. Estes ataques mais rápidos causam pouco dano sozinhos, mas podem ser letais quando sequenciados repetidamente. É possível aumentar a quantidade máxima de golpes desferidos durante a jogatina.

Ataques fortes (botão X): esses ataques mais poderosos causam mais dano, porém são mais demorados. Além de finalizar combos de ataques normais, estes golpes expressam o estilo de gameplay de cada personagem.

Por exemplo, o Campeão Revali atira sequências de flechas. Se você pressionar o botão X após a segunda flechada, o guerreiro atirará uma bomba, caso faça o mesmo após a terceira flechada, ele criará uma poderosa ventania. Cada personagem é bem distinto um do outro, criando vários estilos diferentes, o que é ideal para você testar todos e descobrir qual se encaixa mais à sua preferência.


Ataques especiais (botão A): golpes poderosos, que são capazes de aniquilar dezenas de inimigos em apenas um segundo. Eles só podem ser desferidos após você acumular energia suficiente. Para encher o medidor de energia, basta derrotar grandes quantidades de inimigos até o indicador amarelo no canto da tela brilhar. Após ser preenchido, será possível desferir um devastador ataque contra qualquer criatura que esteja à sua frente.

Habilidades especiais (botão ZR): são golpes únicos de cada personagem, que complementam o estilo de jogo. Por exemplo: Link atira flechas, Revali pode voar mais alto, Urbosa carrega a sua carga de energia elétrica e assim por diante. As habilidades especiais não são necessariamente golpes poderosos, mas elas diversificam a jogabilidade, além de criarem um pequeno fio de estratégia durante os combates. Como em certos casos em que o ponto fraco de um chefe fica na cabeça e Link pode atirar uma flecha para atordoá-lo.

Itens (botão L): Manter o botão L pressionado abrirá um menu de itens, sendo possível encontrar nele três tipos de cajados mágicos (fogo, gelo e eletricidade) e também uma maçã, para recuperar vida.. O uso das magias é limitado de forma similar ao Ataque Especial, ou seja, será necessário derrotar Wizzrobes elementais para encher o medidor de magia respectivo a cada elemento.

Defesa (botão ZL): todos os personagens contam uma defesa comum, mesmo os que não possuem escudo. Por incrível que pareça, a mecânica pode proteger o seu guerreiro do ataque mais letal, portanto use o recurso sem moderação. É importante atentar-se ao fato que personagens que seguram um escudo podem rebater golpes, criando situações que baixam a guarda dos adversários, além de poderem devolver os raios dos Guardians, causando muito dano a eles.

Sheikah Slate (botão R)

O recurso mais interessante e peculiar disponível neste musou, já que ele é literalmente importado de Breath of the Wild e torna o combate mais estratégico ainda. Em certas ocasiões, alguns inimigos maiores apresentaram um comportamento previsível que pode ser confrontado com a magia certa, que sempre é revelada com o respectivo símbolo. Por exemplo, ao enfrentar um Lynel, haverá momentos em que ele avançará em sua direção, o ideal é criar uma parede de gelo com o Cryonis para fazer a fera bater e ficar atordoada, criando uma abertura para encher o inimigo de combos mortais.
  • Stasis (botão X) congela grupos de inimigos por um curto período de tempo e torna grandes criaturas mais vulneráveis quando elas usarem um ataque giratório.
  • Bombas remotas (botão Y) permitem que os jogadores joguem explosivos nos inimigos.
  • Cryonis (botão A) cria uma parede de gelo, congela os inimigos próximos e também atordoa os monstros que tentarem avançar em sua direção quando atingem a parede.
  • Magnesis (botão B) agarra qualquer objeto de metal ao seu redor, fazendo com eles sejam usados ao seu favor. Além disso, pode desarmar inimigos maiores que usam armas de metal.
O Sheikah Slate possui as mesmas magias para todos os personagens, porém elas funcionam de forma diferente para cada um deles. Link arremessa uma sequência de bombas medianas, já a princesa Zelda controla um grande robô que dispara vários explosivos menores para todos os lados e se detona após um período de tempo. Conhecer os diferentes tipos de funcionamento poderá fazer a diferença durante uma batalha específica ou se você quer apenas derrotar hordas de criaturas de uma só vez.



Preparação para a guerra

É essencial estar preparado antes de qualquer batalha, caso contrário, possivelmente você terá grandes frustrações. Consumir pratos de comidas antes de iniciar uma fase para aumentar os atributos dos seus guerreiros é importante, mas lembre-se que é possível desbloquear diversas melhorias apenas clicando em certos ícones do mapa. Confira à seguir algumas dicas práticas que farão diferença para a sua preparação:
  • No mapa de Hyrule, é possível listar todos os tipos de missões e serviços disponíveis pressionando o botão R. Procure desbloquear todos os serviços possíveis, mas dê prioridade ao centro de treinamento e o ferreiro;
  • Após desbloquear o ferreiro, será permitido fundir armas para deixar o seu equipamento mais poderoso. Fique atento nas armas que concedem atributos extras;
  • O mapa de Hyrule está cheio de missões secundárias que melhoram os seus personagens, dando-lhes mais pontos de vida, barra de especial extra e muito mais. Complete estas missões sempre que possível para obter mais qualidade de vida durante o gameplay.
  • Há diversos ícones que representam cada guerreiro pelo mapa. Completar os requisitos desses emblemas permite que os personagens aprendam novas habilidades de combate
  • Eventualmente será necessário possuir certos ingredientes para criar uma comida ou até mesmo completar uma missão. Para facilitar a sua vida, desbloqueie o sensor de itens no laboratório de Akkala. Não se preocupe, pois não é necessário completar um estágio para fazer isso, basta clicar no ícone do mapa

Pensamento tático

Aprender a gerenciar os seus personagens é vital para conseguir êxito em Age of Calamity, principalmente nos últimos estágios que exigem muito mais do jogador. Ao pausar o jogo, a tela do mapa e de seus aliados será exibida. Escolha o aliado desejado e mova o marcador no mapa para definir um destino. Uma vez definido, seu companheiro de batalha irá correr para aquele local e lutará contra qualquer criatura que estiver lá

Direcione seus aliados para diferentes áreas do mapa quando você precisar completar mais de um objetivo ou quando a sua base estiver sendo atacada. Enquanto você termina uma das missões, os seus aliados podem correr para as demais tarefas para adiantarem o seu serviço. Após terminar um dos objetivos, basta pressionar para cima ou para baixo no D-pad para assumir o controle de outro personagem e finalizar o serviço com agilidade.

É importante acostumar-se com a dinâmica de trabalho em equipe, já que ter apenas um personagem correndo de um lado para o outro resulta em desperdício de tempo, que poderá ser precioso em certos estágios que são cronometrados. Embora o gênero musou seja constantemente assimilado como apertar o mesmo botão de forma automática, ele também requer um pouquinho de pensamento estratégico.




Por último, use os seus recursos com sabedoria. Guarde as magias do Sheikah Slate para usar no momento certo, ou seja, quando monstros maiores demonstrarem sinal de desvantagem. O mesmo vale para os ataques especiais, não os desperdice em hordas de inimigos menores que podem facilmente ser derrotados com um combo de cinco golpes simples. Esta dica é importantíssima para os capítulos finais do modo história, principalmente se você não tiver alguém para jogar junto, em modo cooperativo.

Este é o nosso guia básico de Hyrule Warriors: Age of Calamity, o novo exclusivo de ação do Nintendo Switch. Você é novato ou veterano em jogos do gênero? Conhece mais dicas além das que listamos? Não deixe de compartilhar nos comentários!

Revisão: Icaro Sousa

Fã de The Legend of Zelda e SMT: Persona. Entusiasta por videogames e também fala sobre videojogos no Twitter.


Disqus
Facebook
Google