Stage Select

Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light (NES): o continente de Archanea

Conheça mais sobre o primeiro continente da franquia Fire Emblem e que é mencionado até hoje nos jogos mais atuais.


Com a chegada de Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light (NES) ao Switch no próximo dia 4, nada mais justo que apresentar o continente no qual a história se passa. Inclusive, Archanea é tão importante, que acabou se estendendo para outros jogos mais atuais, como Fire Emblem Awakening (3DS), Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia (3DS) e Fire Emblem Warriors (3DS/Switch).

História e fundação de um continente

Archanea era originalmente um continente governado pela Tribo dos Dragões (Dragon Tribe) sob liderança de Naga; porém, quando uma catástrofe recaiu sobre os dragões, estes se forçaram a assumir a forma de manaketes — ou seja, adotam uma aparência similar à dos humanos, a fim de conservarem energia e garantirem sua sobrevivência — para não se tornarem feras selvagens. Dentre os dragões estavam os Dragões da Terra (Earth Dragons), que recusaram tal condição e, aos poucos, já tendo cedido à sua natureza bestial, começaram a ameaçar a humanidade.

Frente a isso, Naga selou-os no Altar dos Dragões (Dragon’s Table) e criou o Escudo dos Selos (Binding Shield, também conhecido como Fire Emblem) para evitar que os dragões retornassem e continuassem a atacar os humanos. No entanto, Medeus, um Dragão da Terra que havia se tornado manakete sem o conhecimento de sua tribo, escapou e criou, posteriormente, o Império de Dolhr.

Localização do Dragon's Table (New Mystery of the Emblem)
Quando Naga morreu ao dar à luz sua herdeira, Tiki, e o Escudo dos Selos ficou sem proteção, Adrah roubou-o, removeu suas gemas e revendeu-as; com o dinheiro obtido, o ladrão contratou um exército próprio e, em posse das armas — também roubadas — Gradivus, Parthia e Mercurius, fundou o Reino Sagrado de Archanea.

Aproximadamente 500 anos depois desse ocorrido, Medeus, que agora comandava o Império de Dolhr, ordenou que seu exército invadisse o Reino Sagrado de Archanea e, como resposta ao ataque do reino vizinho, a princesa Artemis escolheu Cartas para empunhar o Fire Emblem e liderar o exército de Archanea. Quando Medeus decidiu participar diretamente do combate e tudo parecia estar perdido para o Reino Sagrado, um jovem chamado Anri matou Medeus com ajuda da espada sagrada, Falchion.

Os heróis da guerra criaram seus próprios países. Anri e seus irmãos foram os fundadores de Altea; Iote, um escravo que se levantou contra Dolhr, ergueu Macedon; Marlon, irmão do rei Cartas de Archanea, ficou responsável pela Nação de Aurelis; Ordwin, um general durante o conflito, passou a comandar Grust; Mostyn, o primeiro rei de Talys, uniu as tribos locais e as transformou-as no Reino de Talys.

Thabes foi soterrada no deserto de Mamorthod e apenas a torre continua erguida

Com a morte de Anri, o até então rei de Altea, questões de herança causaram a divisão do reino entre seus dois irmãos. Como consequência, Marcelus passou a comandar o reino alteano e seu irmão, Gra. Por fim, o Reino Mágico de Kadhein ficou sob o comando de Gotoh, o também responsável por treinar dois poderosos estudiosos, Gharnef e Miloah.

Os reinos de Archanea

  • Archanea: a maior nação do continente de mesmo nome. Próspera e composta por várias cidades mercantes, é atualmente governada pela princesa Nyna, que se encontra exilada desde a segunda invasão de Dolhr comandada por Gharnef.
  • Altea: um reino insular no centro do continente cujo príncipe, Marth, filho do falecido rei Cornelius, tenta libertar do domínio de Dolhr.
  • Dolhr: império dos descendentes de manaketes e governado por Medeus, que foi revivido pelo maléfico pontífice Gharnef.
  • Gra: reino vizinho a Altea e considerado um aliado alteano, até se aliar a Dolhr após o ressurgimento de Medeus.
  • Talys: uma pequena ilha a leste de Archanea. É uma nação pacífica, com um pequeno exército existente apenas para se defender contra ataques de piratas e também o lar da princesa Caeda.
  • Macedon: reino vizinho de Dolhr e aliado ao Império após o retorno de Medeus. É o lar de Michalis, Minerva e Maria. Porém, os dois irmãos se opõem durante a guerra: Minerva comanda os cavaleiros de pégaso conhecidos como Whitewings, enquanto Michalis se tornou famoso por seu exército de cavaleiros de wyvern.
  • Aurelis: um reino nas planícies que tem os cavaleiros liderados por Hardin, irmão do rei, na luta contra Dolhr.
  • Khadein: nação situada no meio de um vasto deserto e lar de estudiosos da magia fundada e governada por Gotoh. Durante a guerra, contudo, ficou sob comando do pontífice Gharnef.
  • Grust: reino militar famoso por sua Ordem dos Cavaleiros Saibros, liderada por Camus. O rei de Grust, Ludwik, por temer o poder de Medeus, uniu-se a Dolhr durante a guerra.
  • Pyrathi: reino isolado cujo líder, Mannu, é considerado um manakete.
  • Thabes: um reino que se perdeu no tempo, junto com sua civilização e seus tesouros, localizado na região desértica de Mamorthod, ao noroeste de Archanea. É tido como local de descanso final de Naga e também onde nasceu Grima.

O mapa de Archanea (Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light)

Archanea em outros jogos

Ylisse (Awakening)

Em Fire Emblem Awakening, o continente passa a se chamar Ylisse após a família real descendente do Rei-Herói Marth se estabelecer ali. É primeiramente governado por Emmeryn, irmã mais velha de Chrom e Lissa; após seu desaparecimento durante o conflito com Plegia, passou a ser comandado por Chrom.

Já em Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia, as irmãs Palla, Catria e Est, três cavaleiras de pégaso subordinadas a Minerva de Macedon, aparecem no continente de Valentia, já que este é próximo de Archanea, e podem ser recrutadas para o grupo de Celica. Thabes também é uma área disponível no pós-jogo e a Torre de Thabes (Thabes Tower), local em que o herói Anri teve o primeiro contato com a Falchion, é uma dungeon chamada Thabes Labyrinth, na qual se pode enfrentar o chefe secreto de Shadows of Valentia, Grima.

Valentia (à esquerda) e Archanea (à direita); mapa feito por catgame21234

Por fim, o Escudo dos Selos, conhecido como Escudo das Chamas (Shield of Flames) em Fire Emblem Warriors, precisa ter suas gemas recuperadas com a ajuda dos heróis dos outros mundos, para que os irmãos Lianna e Rowan possam derrotar o Dragão do Caos, Velezark. Neste spin-off estilo musou, o Altar do Dragão é o mapa do quinto capítulo da história principal, no qual os heróis devem enfrentar Validar.

Dragon's Table (Fire Emblem Warriors)
Assim como Shadow Dragon and the Blade of Light, Archanea também é bastante importante para a franquia como um todo, sendo mencionado — e até mesmo incorporado — em outros jogos sempre que possível. Você tem algum personagem favorito que é originário deste continente?

Revisão: Jorge Neto


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google