Nintendo bloqueia venda de Joy-Con customizados em homenagem ao youtuber Etika

Criador do modelo recebeu documento da empresa pedindo que encerrasse quaisquer vendas do produto.



Conhecido na comunidade online de fãs da Nintendo, o youtuber Desmond "Eitka" Amofah, que foi encontrado morto em 2019 após alguns episódios de depressão, recebeu uma homenagem do criador de conteúdo CptnAlex na forma de Joy-Con customizados chamados Etikon ainda no ano passado. Os controles, no entanto, foram alvo de uma notificação judicial promovida pela Big N, conforme revelou Alex nesta segunda-feira (07).


O modelo nasceu a partir de uma campanha de crowdfunding no site Indiegogo e arrecadou mais de US$ 100 mil, que foram doados à instituição norte-americana especialista em saúde mental, JED Foundation. Segundo Alex, enquanto ele vendia 200 controles restantes no site Etsy, a Nintendo lhe enviou um pedido de cease and desist, em que pede que o criador encerre qualquer produção, marketing, venda ou distribuição dos produtos.

Ainda de acordo com ele, o problema encontrado pela empresa japonesa não está na modificação dos controles, mas sim no uso do símbolo do Switch e do termo Joy-Con em seu design. Alex afirma que parou a comercialização dos acessórios e abriu uma nova campanha no Indiegogo para a fabricação de controles em homenagem a Etika com desenhos diferentes. Caso o projeto seja bastante financiado, designs para a parte de trás do Switch e para o Pro Controller estão em desenvolvimento.

Esta notícia causou repercussão nas redes sociais, principalmente porque a Nintendo passou por um acontecimento similar recente, em que impediu a realização do torneio The Big House, de Super Smash Bros. Melee (GC), devido ao uso de modificações que permitiam que o game fosse jogado online.


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google