Gabe Newell diz que os jogos de Shigeru Miyamoto o tornaram um desenvolvedor melhor

Newell mais uma vez lembra da influência de Miyamoto nos desenvolvimentos da Valve.


Excetuando-se as publishers que desenvolvem seu próprio hardware (Sony e Microsoft), a Valve Corporation é uma das raras, entre as maiores da indústria dos jogos, que jamais lançou um título para uma plataforma da Nintendo. Apesar disso, o fundador da Valve, Gabe Newell, ainda é um grato fã do criador de Mario e Zelda.


Em uma recente entrevista para a 1 News, Newell foi questionado sobre se ele ainda jogava regularmente e, meio a uma conversa sobre Apex Legends e Cyberpunk 2077, parou para elogiar Shigeru Miyamoto por suas criações, considerando-as muito divertidas. Na ocasião,  também afirmou:
"Não consigo pensar em nenhum dos [seus] jogos que já joguei  que não me fizesse um melhor desenvolvedor de jogos".
Convém lembrar que, em 2017, ao discorrer sobre desenvolvimentos de jogos para o VR da Valve, Newell já comentou que esse pensamento de integração hardware-software foi inspirado pelas obras de Miyamoto. Em suas palavras:
"Isso é algo que Miyamoto sempre teve. Ele teve a capacidade de pensar sobre o que é o dispositivo de entrada e projetar um sistema enquanto projeta os jogos. Nossa sensação é que isso realmente nos permitirá construir experiências de entretenimento muito melhores para as pessoas".
Resultado desse trabalho, o aclamado Half-Life: Alyx, lançado no ano passado (2020), foi considerado o melhor jogo de VR/AR no The Game Awards 2020, entre outros prêmios recebidos por sua excelente integração hardware-software.

Vale ressaltar ainda que, há alguns anos, o filho de Gabe revelou que ele e seu pai visitaram a sede da Nintendo no Japão e jogaram Super Mario Galaxy ao lado de Miyamoto. As duas lendas do videogame teriam falado sobre um possível "projeto conjunto", na época, mas de maneira bastante casual, e, ao que parece, nada saiu dele, se é que entrou no papel.

Embora de uma empresa distante dos consoles da Nintendo, tal afirmação de Newell não aparece como algo inesperado. Obviamente, Newell não é o primeiro desenvolvedor de alto nível a prestar homenagem a Miyamoto. Pelo contrário, quase todos os mais conhecidos desenvolvedores já o fizeram publicamente. Em 2012, Dan Houser, o vice-presidente de criatividade da Rockstar Games, chegou a declarar, em entrevista ao The New York Times, que "qualquer pessoa que faça jogos 3D que diga que não pegou algo emprestado de Mario ou Zelda — ao menos dos títulos de Nintendo 64  está mentindo."

Gabe Newell é especialmente conhecido pela importante série de FPS Half-Life e seu serviço de distribuição digital de jogos Steam. Atualmente mora na Nova Zelândia, devido ao estado da pandemia nos Estados Unidos.


Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.


Disqus
Facebook
Google