Dicas e Truques

Among Us (Switch): como se dar bem no fenômeno mundial

Apesar da popularidade, muitas pessoas jogam o game apenas casualmente, perdendo repetidas partidas sem saber como proceder. Que tal mudar isso?



Among Us (Switch) é, definitivamente, um fenômeno mundial. A adaptação para videogames de jogos conhecidos como Máfia, Werewolf ou mesmo Detetive está disponível desde 2018, mas ninguém se interessou ou comentou muito a respeito até muito recentemente. Tudo mudou em 2020, com a pandemia do Sars-CoV-2 impedindo as pessoas de se reunir fisicamente e interagir como faziam antes.

O resultado? Uma avalanche de popularidade que parece só aumentar. O jogo está consistentemente entre os dez títulos mais jogados na Steam e no top 3 da eShop do Switch desde seu lançamento em dezembro, e essas nem são suas plataformas mais populares, uma vez que o título é gratuito em dispositivos Android e iOS.

Mas afinal, como realmente jogar Among Us? Ou melhor, como realmente jogá-lo bem? Muitas pessoas se aventuram na contação de mentiras e em truques retóricos baratos que não convencem ninguém e acabam comprometendo todo o time. Portanto, seja ao votar, ajudar a controlar como atingir seus objetivos e muito mais, aqui estão nossas dicas e truques para vencer em Among Us!

Jogando como Tripulante

Há sempre ao menos um impostor
Para vencer com sua equipe de tripulantes, você deve expor o Impostor (ou Impostores) e seguir algumas regrinhas não-escritas. Apesar de serem a maioria, não se engane, é fácil jogar despercebido e passar vergonha em conjunto.

Cuide de emergências e não seja enganado

Se as luzes estiverem apagadas, você deve ir até lá o mais rápido possível e consertar a caixa de fusíveis. Tente correr com outra pessoa para não ser uma vítima fácil. Com as outras emergências, geralmente temos um pouco mais de tempo: muitos Impostores gostam de sabotar após uma morte para distrair. Se você tem a sensação de que está sendo atraído para longe, procure um cadáver no mapa.

Use as instalações de monitoramento

Nos mapas Skeld e Polus, há uma sala de vigilância no lado direito, onde você pode olhar pelas câmeras. Assim, é possível ver por si mesmo o que está acontecendo com elas quando as luzes estão apagadas. Memorize quando as pessoas entram nas salas, mas não saem ou aparecem em qualquer outro lugar aparentemente impossível.

Desta forma, você pode reconhecer grupos nas salas e saber se um Impostor rastejou por um duto de ventilação para outra sala e está andando sobre um sensor que ele não pode alcançar fisicamente, ou você pode perguntar a cada pessoa onde eles estão se suspeita de alguém e sabe onde eles estão olhando os logs.

Fique de olho nas tarefas

As tarefas devem ser realizadas por cada tripulante. Impostores também possuem uma lista de tarefas falsas, mas tendem a esquecê-las ou falsificar as tarefas erradas que nem existem. Entre essas tarefas estão, por exemplo, conectar fios, passar cartões-chave, inserir códigos de teclas ou girar chaves. A partir daí você pode tirar algumas conclusões, como no caso de avistar alguém correndo para as teclas no canto superior direito do Polus sem essa tarefa — isso geralmente é um sinal de Impostor.
A cafeteria ao iniciar de uma partida é geralmente o melhor momento para se checar todas as suas tarefas

Lembre-se de pensar em grupos de suspeitos

Basta informar aos grupos quando você silenciar seu microfone, como: “Preto, verde, vermelho e marrom estão atualmente na navegação, branco e amarelo estão nas armas”. Se um cadáver for denunciado, você pode pedir ao suspeito seu álibi. Se preto e verde estão mortos e você os viu pouco antes, então esta é uma indicação clara de que vermelho e marrom são os Impostores.

Faça amigos

Parece estranho, mas uma boa estratégia de sobrevivência é necessária se você se concentrar em ser um detetive. Tente identificar outro membro inocente da tripulação ou tente ter pelo menos 4 membros da tripulação como suspeitos para evitar uma morte dupla. Se você tem a sensação de que os Impostores estão apenas tentando matar você e seu amigo, coloque os pés nas mãos e saia correndo. O Impostor não é mais rápido do que você! Se você está sozinho e com medo de morrer, espere que alguém entre em seu campo de visão e fuja dele.

Evite os chamados ‘stack kills’

Stack kills são quando várias pessoas estão ocupando o mesmo espaço e dessa aglomeração surgem mortes misteriosas. Tente não ficar perto de portas fechadas ou realizar certas tarefas, pois isso pode fazer com que os Impostores cometam um assassinato que é muito difícil de identificar. Se isso não puder ser evitado, tente ficar bem atrás, porque o primeiro membro da tripulação em um amontoado de pessoas geralmente é quem morre.
Aglomeração? Nem no videogame!

Não vote com 7!

Ao selecionar as estratégias que você normalmente deve seguir ao jogar com dois Impostores, existem algumas regras não-escritas. Quando você estiver votando entre 7 pessoas, não vote em ninguém, a menos que um Impostor cometa um erro claro e vários tenham visto isso. Porque se você estiver com 4 pessoas contra dois Impostores, eles podem sabotar o reator e então vencer o jogo com um double kill. Por outro lado, com apenas 6 ainda vivos e se você ainda não votou em ninguém ou não tem certeza, agora é a hora!

Corra para cumprir todas as tarefas!

Uma estratégia frequente para muitos membros da tripulação é executar suas tarefas rapidamente, independentemente das perdas. O lado positivo disso é: se você for bem-sucedido, poderá proteger os outros jogadores sem ter nenhuma obrigação.

Acima de tudo, certifique-se de que, após uma votação, você possa lidar mais facilmente com tarefas de longa duração ou mal-localizadas, já que o Impostor deverá começar sua estratégia toda de novo.

Jogando como Impostor

Trabalhar em equipe é, na maioria das vezes, mais fácil

Basicamente, a missão do Impostor é permanecer sem ser detectado até que tenha matado tantos membros da tripulação quanto a metade de todos os jogadores na partida. Outra forma de ganhar é realizando uma sabotagem bem-sucedida do suprimento de oxigênio ou do reator. Essas tarefas têm que ser consertadas em 30 segundos para que a nave não seja destruída.

Atrapalhe os tripulantes!

Ao se infiltrar na tripulação, você deve não apenas se concentrar em matar o maior número possível, mas também atrapalhar as tarefas dos tripulantes. Isso é feito pela função de sabotagem, porque se você sabotar a nave, os tripulantes não podem se concentrar em suas tarefas e continuar a preencher a barra de progresso. Se você pressionar o botão correspondente no canto inferior direito da tela de jogo, um mapa da nave é mostrado, no qual você pode fazer várias coisas sem nem precisar estar perto do respectivo sistema durante a sabotagem.

Mesmo antes de decidir o que fazer, é importante que você não ficar ocioso escolhendo sua sabotagem, pois parece muito suspeito se você não fizer nada por alguns segundos e, de repente, o alarme para o suprimento de oxigênio tocar. Além disso, trancar-se com um jogador e depois trazer à tona o fato de que você não o matou quando estava sozinho com ele serve como um sólido argumento para sua inocência.
Se deixar um corpo jogado, haja como se não tivesse nada a ver com isso

Jogue como um colega de tripulação: complete as tarefas...ou quase!

É importante que você seja percebido como um dos mocinhos desde o início. Em primeiro lugar, isso significa que você deve se comportar como um companheiro de tripulação, o que por sua vez significa realizar tarefas - ou parecer com alguém que as esteja fazendo. Impostores não podem realmente lidar com tarefas, pois os minijogos não são acessíveis a eles; portanto, o jogo gera algumas "tarefas falsas", que você pode usar como um guia e depois fingir que está ocupado.

O problema com isso é que você não deve ser observado muito de perto, porque se a barra no canto superior esquerdo não subir após a conclusão da tarefa e alguém a vir, rapidamente descobrirá sobre você. Essa tática é particularmente promissora no início, quando muitos jogadores ainda estão vivos e a barra está subindo continuamente.

Não finja qualquer coisa!

É extremamente importante não fingir uma das atividades chamadas de "tarefas visuais" ou "tarefas animadas" quando se é um Impostor. Todas essas tarefas têm animações visíveis que só começam quando um membro da tripulação as executa. Fique longe caso estejam habilitadas!
As tarefas animadas acabam entregando a sua real posição na nave

Ou então, evite fingir!

Uma boa maneira de evitar fazer as tarefas é ser visto utilizando as câmeras de vigilância com frequência, como se você estivesse muito interessado em observar atividades desonestas nos monitores. Perseguir um jogador "suspeito" (sem matá-lo porque "você deve ficar de olho nele") também é uma boa desculpa para evitar fingir o cumprimento de tarefas. 



Relate incidentes suspeitos!

Um bom e inocente companheiro de tripulação relata sobre os cadáveres que "encontra" e também sobre suas preocupações para pessoas que não realizam nenhuma tarefa ou que parecem evitar "tarefas visuais". Claro, ele também atesta os companheiros de tripulação que observou durante as "tarefas visuais" ou, inversamente, pode ser observado reparando um ato de sabotagem. É assim que você faz amigos e parece inocente!

Saiba votar!

Ao votar em qual jogador deve ser expulso da câmara de descompressão, opte por pular uma votação se a evidência for ambígua, e por outro lado não hesite em expulsar a pessoa mais suspeita, mesmo que isso valha também para um co-Impostor que se comportou de maneira muito estranha.

Colegas Impostores que foram pegos em flagrante podem ser sacrificados proativamente! Isso limpa sua barra e pode ser um recurso importante em fases posteriores do jogo para convencer os outros de sua inocência. Algum dos tripulantes levantou suspeitas? Então, pode ser útil mantê-lo vivo. Um astronauta vivo que pensa que você está do lado dele é mais valioso do que conseguir um assassinato rápido e imperceptível.

Não deixe rastros!

Tenha muito cuidado ao optar por usar os dutos de ventilação, porque você não só pode ouvir o barulho de uma válvula de ventilação durante o tempo em que está entrando e saindo novamente, como pode ser rapidamente observado. Uma boa ideia é sabotar as portas da sala em que você deseja reaparecer.

Também vale a pena memorizar a posição das câmeras de vigilância em cada um dos três mapas. Isso serve não apenas para não cortar acidentalmente a cabeça de alguém enquanto está sendo observado, mas também para dizer se uma câmera está ocupada no momento ou se alguém na sala de segurança está observando o que está acontecendo no corredor, pelo fato de que a câmera fica piscando em vermelho.

Há sempre alguém entre nós!

Pessoalmente, minha jogada favorita é no mapa Skeld e consiste em pegar a saída à esquerda para o Medbay do refeitório e prestar atenção na câmera. Se ela piscar em vermelho, você entra diretamente no Medbay, abre o menu de sabotagem enquanto caminha e tranca a porta de segurança. No canto inferior esquerdo, há uma ventilação, pela qual você pode entrar na sala de segurança - se não houver ninguém no aposento. É muito provável que você veja alguém na sala de segurança prontinho para ser assassinado.

E você? Tem alguma outra dica de ouro para sempre se dar bem? Comente abaixo e ajude a fazer das partidas com amigos um verdadeiro carnaval de tática, retórica e espionagem!

Revisão: Davi Sousa

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google