GoldenEye 007 (N64): Nintendo forçou o cancelamento de um remake do clássico para o Xbox 360

Vários anos após o seu lançamento, ainda não há total clareza quanto aos direitos do clássico de Nintendo 64.

















Há mais de uma década, discutiu-se a possibilidade de GoldenEye 007 (N64) vir ao Virtual Console do Wii e Xbox Live Arcade para o Xbox 360. Recentemente, essa notícia está sendo novamente discutida, após um grande vazamento surgido no fim do ano passado sugerir uma compilação on-line do remake. Os detalhes especificam que o game da Rare estava em  fase avançada de desenvolvimento para o Xbox 360, mostrando que o projeto estava quase completo.

Apesar do desenvolvimento estar quase concluído, o jogo nunca foi lançado. Às vésperas de sua conclusão, a Nintendo — quem publicou o original de N64 — bloqueou os trâmites do desenvolvimento e comprometeu a sua distribuição.

Ross Bury, artista e ex-desenvolvedor da Rare, disse ao portal Arstechnica:
"Quando ele [o projeto] foi colocado na Nintendo, todos lá o aprovaram. Exceto que eles não verificaram com o único cara que importava. Acredito que me disseram que sua resposta foi no sentido de: 'Não há como um jogo Nintendo sair em um console da Microsoft'".
Não está claro qual executivo da Nintendo acabou por proibir a estreia de GoldenEye 007 no Xbox 360. O próprio Bury não tem certeza, mas sabe que não foi o presidente Hiroshi Yamauchi. A equipe da Rare nunca foi informada sobre a identidade da pessoa.

Assim, o jogo nunca foi lançado, mesmo próximo de sua conclusão, com a contagem final de bugs encontrados, segundo o vazamento, chegando a cerca de 90. Sem a aprovação da Nintendo, o remake de GoldenEye 007 não conseguiu autorização legal para sua publicação, mantendo essa joia do Nintendo 64 indisponível de maneira oficial para a nova geração de gamers. 


Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12


Disqus
Facebook
Google