Discussão

O impacto de Animal Crossing: New Horizons (Switch) na quarentena

No período de isolamento social, o game da Nintendo se tornou um forte aliado para combater a solidão e aliviar a sensação de confinamento.

Animal Crossing


No ano de 2020, entramos em uma das piores pandemias já vistas. As medidas de isolamento social passaram a ser uma experiência coletiva, já que o evento histórico foi compartilhado por pessoas do mundo todo nas mídias sociais. Apesar da quarentena, o contato com pessoas queridas acabou se intensificando pela internet e algumas estratégias de interação foram adotadas para abrandar a sensação de solidão, como chamadas de vídeo e partidas de jogos online, sendo o Animal Crossing: New Horizons (Switch) o grande destaque do período, lançado em março do ano passado.


O jogo que parte de uma franquia muito querida para os nintendistas se tornou ainda mais cativante por proporcionar aos jogadores a chance de viver em uma ilha com os Villagers, que são animais humanoides cheios de personalidade, interagir com a natureza retratada de forma extremamente detalhada, colecionar itens para presentear seus amigos e decorar sua ilha particular. O atrativo desta edição é que o jogo agora permite jogar online com seus amigos, o que fez com que muitas pessoas acabassem comprando o console da Nintendo apenas para curtir Animal Crossing no período de isolamento.

Animal Crossing
O que ninguém previa era que a situação do coronavírus se agravaria de tal modo que o distanciamento social seria mantido ao longo de vários meses, não tendo ainda sido encerrado e agravando consideravelmente os problemas psicológicos e emocionais derivados do confinamento. Já não se tinha mais perspectiva de quando seria possível ver amigos, família, companheiros... Longe dos entes queridos, as datas comemorativas carregariam um pesar.

Animal Crossing



Foi então que Animal Crossing ganhou destaque nos meses que se seguiram. Como a premissa de New Horizons é que você desenvolva sua relação com os Villagers que moram em sua ilha, com o passar das horas jogadas é possível se sentir emocionalmente ligado aos bichinhos que lembram de informações sobre você e até mesmo sentem sua falta após uma ausência de muitos dias.

Animal Crossing



A sensação de familiaridade é construída de forma tão natural que fica difícil não se alegrar quando um dos seus amigos corre em sua direção animado ao te ver. Com isso, a Nintendo desenvolveu de maneira bem-sucedida formas de não deixar que as datas especiais passassem em branco.

Animal Crossing



No seu aniversário, por exemplo, os Villagers te surpreendem com uma festa surpresa, com direito a bolo e presentes. Não importa o quão distante você esteja das pessoas que gosta, o jogo não deixará que o dia passe despercebido. As datas comemorativas ganharam eventos especiais com objetos temáticos colecionáveis e interações com personagens exclusivos da Páscoa, Dia das Bruxas, Natal etc.

Animal Crossing
O Réveillon ganhou uma atenção especial. Muitas pessoas foram obrigadas a passar sozinhas a data que normalmente já provoca sentimentos nostálgicos e balanços a respeito do ano que está terminando. Tendo 2020 sido um ano atípico e desafiador, atravessar a virada do ano sem companhia poderia se tornar uma experiência bastante melancólica.

Com isso, a Nintendo preparou em New Horizons um evento todo elaborado para acolher aqueles que não teriam com quem dividir esse momento. Com bastões de luzes, chapéus e confetes, os villagers fizeram uma virada animada sob a queima de fogos após a contagem regressiva.

No dia 31 de dezembro, eu estava isolada com minha mãe. Não estávamos muito em clima de comemoração, pois havíamos perdido algumas pessoas queridas naquela semana, uma inclusive por causa do coronavírus. Comentei com ela a respeito do jogo, então decidimos que passaríamos juntas a virada do ano vendo a queima de fogos na minha ilha. Fiquei surpresa por como minha mãe ficou animada quando o relógio da praça anunciou a virada e ficou emocionada com os Villagers balançando os bastões de luz junto dos fogos de artifício. Animal Crossing trouxe um pouco de conforto em nossas festas de final de ano.

Animal Crossing



Embora eu ainda tenha tido a companhia de minha mãe naquele momento, muita gente não teve essa opção. Os inúmeros dias de isolamento total pesaram e foi dentro do jogo que muitos conseguiram driblar a saudade. Como o mais recente Animal Crossing permite a visitação de amigos em suas ilhas, as pessoas desenvolveram as maneiras mais criativas para estar perto umas das outras nos momentos especiais. Comemorações de formatura, festas de casamento, reuniões entre amigos... Há uma infinidade de registros pela internet que demonstram como a comunidade de New Horizons conseguiu coletivamente tornar esse período um pouco mais suportável.

Animal Crossing



O jogo, que tem como pilar fundamental a interação, também permitiu aos jogadores mais introspectivos atividades como colecionar fósseis, animais marinhos e insetos para serem catalogados em um museu. Também foi possível utilizar a ferramenta de criação para desenvolver padrões de roupas e objetos, o que abriu portas para que milhares de jogadores dessem vazão ao seu lado criativo. A trilha sonora é convidativa e até mesmo passeios pela ilha em madrugadas insones se tornam menos solitárias quando se divide o som do cricrilar dos grilos com algum morador da ilha que resolveu tirar um tempo para caminhar ou até mesmo pescar sob o luar.

Animal Crossing



Embora ainda estejamos atravessando a pandemia com muitas perdas, a existência de um jogo tão acolhedor como Animal Crossing: New Horizons se torna significativa. Ainda não sabemos quanto tempo permaneceremos longe uns dos outros e impossibilitados de frequentar locais que nos eram queridos, mas sabemos que em algum lugar teremos um refúgio com sol à beira da praia e gente que demonstra que nossa ausência é sentida.

Animal Crossing



Que outros jogos assumiram esse papel de conforto para você durante a pandemia? Conta pra gente!

Revisor: Davi Sousa


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google