Dicas e Truques

Touhou Hyouibana ~ Antinomy of Common Flowers (Switch): Entenda como funcionam os comandos do jogo

Confira a seguir os comandos deste jogo de luta nada convencional.



Apesar de ser um jogo oficial da franquia Touhou, Touhou Hyouibana ~ Antinomy of Common Flowers foge do seu gênero tradicional. Conhecido como AoCF ou simplesmente Touhou 15.5, o título desenvolvido pelo estúdio Twilight Frontier com supervisão de ZUN é o terceiro do gênero fighting game da série e o primeiro a apresentar o sistema de tag team.


Um dos pontos fortes de AoCF é a simplicidade em seus comandos que não dependem de sequências gigantescas para a realização de um ataque mais forte ou de um especial, sendo um título recomendado tanto para os novatos quanto para os veteranos no gênero. Contudo, como nada é simples em Gensokyo, Touhou 15.5 possui algumas características bastante específicas escondidas em suas cores e explosões.

Easy mode

Sempre que começamos um jogo novo, a primeira providência é ler seu manual e dominar os comandos, certo? Com AoCF não é diferente: para saber como controlar as garotas, basta acessar o menu de configurações (Config) e escolher a opção 1P/2P control settings.

Por padrão, os botões estão configurados da seguinte maneira:
  • Melee (Y): o ataque físico e mais fraco, mas ótimo para realizar combos pouco complexos;
  • Shot (B): a personagem atira projéteis de energia contra o inimigo, muito úteis para mantê-lo distante do jogador;
  • Skill (A): o famoso danmaku, um golpe mais poderoso e único para cada garota;
  • Tag (X): troca de personagens durante a batalha;
  • Dash (R): técnica efetiva para se esquivar de danmaku e spell cards.
Ainda existem botões com ataques combinados para facilitar a execução de combinações ou ativação da spell card, sendo eles:
  • Melee + Shot (L): combinação do ataque físico com projéteis;
  • Shot + Skill (ZR): combinação que causa bastante dano no oponente e necessária para ativar a spell card quando possível;
  • Skill + Tag (ZL): a personagem principal ataca, trocando de lugar com a personagem secundária logo em seguida; a combinação também é necessária para ativar Last Word, o golpe mais poderoso do jogo, quando possível.
A movimentação se dá tanto pelo analógico esquerdo quanto pelos direcionais.



Normal mode

Dominados os comandos básicos, as coisas se complicam um pouco mais com a introdução de combos. Combinar uma direção (direita, esquerda, cima, baixo e diagonais) com um dos botões de ação resulta em golpes diferentes com diferentes propósitos, como atordoamento (stun), empurrão (knockback) ou até mesmo o famoso agarrão (grab).

Usar a sequência YYYY, por exemplo, ativa um simples combo de dois ataques melee seguido por um tiro (B). Essa técnica é útil para prender o oponente por alguns segundos, causando dano significativo e garantindo itens P de modo fácil.

Com o dash, as personagens podem se esquivar de diversos ataques inimigos, especialmente danmaku e spell cards, bem como ativar um escudo temporário caso a lutadora esteja parada no mesmo lugar.



Hard mode

Algumas combinações de ataques, sobretudo os mais fortes (shot e skill), podem fazer com que pequenos cubos cor de rosa sejam absorvidos pela personagem. Esses P items servem para encher a occult gauge, necessária para usar a lutadora secundária possa ficar por mais tempo no combate. Quanto mais massivo for o ataque, mais P items são recebidos.

No canto inferior esquerdo da tela é possível ver cinco círculos e duas barras. Os primeiros são indicadores de energia e cada tiro (B) consome uma dessas esferas, que são recuperadas em alguns segundos.

As barras, por outro lado, são o spell meter, necessários para ativar spell cards e Last Word. Elas são enchidas conforme o jogador realiza ataques; a primeira é o spell meter da Master e a segunda, o da Slave.

As lutadoras secundárias possuem os mesmos comandos que as principais. É importante frisar, no entanto, que os estilos diferem de uma garota para outra, então é importante conhecer os pontos fortes e fracos de cada personagem.

Lunatic mode

Por fim, há os ataques especiais, as spell cards e Last Word. Cada uma das garotas tem três spell cards que, trocando em miúdos, são o equivalente aos golpes especiais em outros jogos de luta.

Quando o primeiro spell meter está cheio, a Master poderá ativar sua spell card. A partir do momento em que os dois medidores estão cheios, pode-se escolher entre usar um ataque combinado entre as duas personagens ou ativar mais uma vez o golpe da personagem principal.


Last Word, como o nome implica, é a “palavra final”, o golpe mais poderoso da Master, que pode nocautear o oponente com extrema facilidade. Assim como as spell cards, cada personagem tem sua Last Word própria e ativá-la não é tão simples quanto os comandos fazem parecer.

Para usar a Last Word, os dois spell meters devem estar cheios. Embora isso seja fácil de conseguir, o segundo e mais importante requisito para o “golpe supremo” é ter o occult meter completo. Isso significa, portanto, evitar fazer uma troca constante entre Master e Slave ao mesmo tempo em que o jogador faz combos completos para conseguir P items.

Atendidos esses requisitos, o último passo é pressionar os botões de ataque especial (A ou ZR) ao mesmo com o de assistência (X ou ZL). Fazer isso requer um timing preciso, porém recompensador.


Ainda existem outras combinações mais avançadas, mas o intuito desta matéria é explicar o essencial da maneira mais didática possível. Acredite, uma vez que os comandos são entendidos, o último passo é desafiar o Overdrive mode, a dificuldade final do modo história.

Revisão: João Pedro Boaventura

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google