Top 10

Nintendo 3DS: os jogos de gráficos mais impressionantes do console tridimensional

O Nintendo 3DS impressionou a todos com a capacidade de exibição de games em 3D sem óculos, mas mostrou na marra que era muito mais que apenas isso.

O período de vigência do Nintendo 3DS foi certamente recheado de ótimos games que puderam fazer o portátil renascer após um período conturbado de vendas, ainda em seu lançamento em meados de 2011 e 2012. Já descontinuado, o console soma atualmente mais de 75 milhões de unidades vendidas entre todas as versões e figura entre os principais portáteis de todos os tempos.

Assim como o seu antecessor, duras críticas foram tecidas em seu lançamento, tanto pela diferença no poderio gráfico da concorrência, com o incrível PSVita sendo lançado no mesmo ano, quanto pelo seu preço inicial bastante salgado para os padrões de portáteis lançados até aquela altura no mercado.

Com o fracasso estrondoso do portátil da concorrência em terras ocidentais e a significativa redução de preço do console ainda cedo em sua vida comercial, o Nintendo 3DS pôde decolar graças à biblioteca recheada de grandes títulos que marcaram toda a geração. O efeito 3D, principal mecânica anunciada no título, se tornou ainda melhor e pôde acompanhar vários games que terão sempre uma experiência única na tela do portátil.

Neste que ainda é um portátil que está fresco em nossas memórias, resolvemos destacar alguns games que puderam trazer o aparelho ao seu máximo no quesito de performance gráfica ou que souberam trazer uma bela otimização de seus recursos visuais. Cabe destacar que o texto reflete apenas a minha opinião e certamente faltarão outros belos títulos que fizeram parte da trajetória de vários jogadores na indústria.

10. Metroid: Samus Returns

Neste remake que reacendeu a franquia Metroid após 15 anos, vemos Samus Aran totalmente remodelada para a telinha do 3DS, onde o jogo fica bem bonito e repleto de elementos visuais típicos da atmosfera sci-fi da franquia, em uma apresentação que poucos títulos ofereceram no console. 

Mesmo adotando uma direção de arte conservadora baseada nos títulos da franquia Prime, o game faz tudo o que se propõe, rodando com poucos engasgos. O destaque fica para as cenas de movimentação da protagonista loira, que mostram sequências das mais complexas para os modelos existentes no console. 

Há ainda uma variedade interessante de elementos nos cenários, com figuras no plano de fundo e características cênicas bacanas, ainda que falte um pouquinho de identidade para cada uma das áreas da aventura. De qualquer forma, o jogo dispensa apresentações para as limitações do portátil, oferecendo de quebra uma das melhores experiências do efeito 3D em um título 2.5D.

9. Kid Icarus: Uprising


Neste renascimento da franquia dirigido pelo lendário Masahiro Sakurai, o visual de Uprising é belíssimo, e sem dúvidas um dos mais bonitos de toda a biblioteca do 3DS, ainda que sofra bastante com serrilhados e texturas de baixa qualidade em todos os momentos. 

O jogo compensa tudo na incrível direção de arte, que deu uma vida totalmente nova à série e caprichou nos ambientes com paisagens de cair o queixo, especialmente durante os trechos de voo de Pit. 

Apesar da jogabilidade controversa, Uprising encanta pela beleza das paisagens e pelo gigantismo dos cenários, apesar de sua linearidade. O efeito 3D também oferece mais uma ótima experiência única no portátil.

8. Castlevania: Lords of Shadow - Mirror of Fate

Em um game que fez pouco barulho após o seu lançamento, o título impressiona pelas cutscenes magníficas e muito bem estilizadas em desenho animado, riquíssima em detalhes, o que passa um clima de seriedade e emoção bastante intrigante.

O jogo aparenta ser uma experiência cinematográfica digna de consoles de mesa, o que justificou a escolha de ser primeiramente desenvolvido em alta resolução para depois ser adaptado para a telinha tridimensional do 3DS. 

Os ambientes e personagens são extremamente bem modelados, com cenários grandiosos e incrivelmente bem construídos. O efeito tridimensional também mostra um de seus melhores capítulos e ainda que sofra com alguns problemas de texturas típicos do portátil, alcança feitos que poucos títulos conseguiram realizar, especialmente com um lançamento tão próximo da estréia do portátil.

7. Detective Pikachu

Em uma das maiores surpresas do console, ainda que mais lembrado pelo longa de 2019, Detective Pikachu é uma maravilha no 3DS, com visuais bastante sólidos e detalhados, especialmente nas personagens. 

Os cenários não receberam a mesma atenção, mas são figuras à parte na proposta do game. O destaque fica justamente pelo modelo do Pikachu, que está muito bem animado, provavelmente o melhor modelo individual desenvolvido para o portátil.

Sendo mais realista que a maioria dos jogos Pokémon, a ausência de efeito 3D é um ponto negativo — ou positivo para os haters da funcionalidade — o que leva a imaginar como o jogo seria ainda mais impressionante com essa função. 

Cada novo Pokémon apresentado é uma satisfação maior em vê-los tão bem retratados e ainda que sofra com algumas quedas de frames, a experiência se mantém como uma das melhores no portátil.

6. Monster Hunter Stories

Muito se tem a dizer sobre os visuais da série Monster Hunter no 3DS e em seu último título, Stories, apesar de apostar em gráficos cel-shading mais “fofinhos”, é onde a fórmula está mais refinada e bem otimizada, com um dos melhores desempenhos no videogame.

Ainda que apagado pelo hate de alguns fãs, é fácil se encantar com o estilo e mergulhar fundo nesse universo rico criado pelo game. O jogo possui um carisma gigantesco pelas cores bem distribuídas e os visuais ajudam a criar um mundo mais complexo sem depender de recursos gráficos.

O jogo é com certeza uma obra de arte pincelada em cel-shading, mesmo fora das ainda mais belas cutscenes. Todos os títulos da franquia no portátil são marcantes visualmente, mas o ritmo mais acelerado e equilibrado deste se comparado aos tradicionais da série faz do spin-off  uma entrada favorita dos fãs — e aqui eu me incluo.

5. Luigi’s Mansion: Dark Moon

Desde seu aguardadíssimo anúncio, Luigi’s Mansion: Dark Moon chamou atenção por sua qualidade gráfica, bem superior ao título original do GameCube. Se o primeiro jogo mostrava toda a potência do cubo dos games, Dark Moon faz o mesmo pelo 3DS, com visuais muito coloridos nas horas certas e bem modelados, contando com efeitos de luz e transparência que ajudam a trazer a atmosfera necessária aos sustos do irmão bigodudo.

As animações dos personagens são todas incríveis, de forma que desde o próprio Luigi até um simples ratinho passeando pela mansão somam muito à experiência e colocam o game na prateleira dos títulos obrigatórios do portátil. 

Somado à utilização boa do efeito 3D do console, as cutscenes são muito bem dirigidas e engraçadas, além de serem muitas, trazendo sempre um suspiro de surpresa em cada novo ambiente que surge.

4. Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance

Em mais um excelente título da Square Enix para portáteis nintendistas, a direção de arte de Dream Drop Distance segue o padrão da série Kingdom Hearts: excelente e vibrante.

O game é facilmente um destaque visual dentre os títulos do 3DS e coloca os famosos personagens em sua melhor forma até o relançamento em HD nos consoles de mesa. Ainda que sofra com o tradicional problema das texturas em baixa qualidade em detalhes das roupas e fundos de cenários, aqui é onde esses problemas parecem incomodar menos, de todos os games na biblioteca do console.

Em especial durante as cutscenes, o game supera por muito a qualidade oferecida nos clássicos do PS2 e construiu a atmosfera para o terceiro título da saga com primazia, obrigando  vários fãs a adquirirem um 3DS para acompanhar esse lindíssimo capítulo da história, desta vez, com o efeito 3D sob medida para dar um toque especial e único desta versão.

3. Xenoblade Chronicles 3D

Antes de tudo, é preciso dar os parabéns à Big N por conseguir transferir todo o mundo de Xenoblade Chronicles para dentro do compacto espaço do New 3DS. O escopo do jogo é simplesmente imenso e adaptar o game para o portátil requereu notadamente um certo nível de downgrade, principalmente no quesito visual. Mas o game não deixa de impressionar.

Neste que é o jogo mais belo e feio ao mesmo tempo da Nintendo, as texturas são tão menos trabalhadas que no Wii que chegam a incomodar, mas é muito compreensível pelo universo gigantesco e rico em detalhes que o jogo oferece — o que justificou a exclusividade do modelo New.

Absolutamente todos os elementos presentes na versão original foram preservados e é necessário entender que o game já era imenso e detalhado para o próprio Nintendo Wii. Além das belas paisagens, praticamente toda a área visível ao redor do personagem é acessível e observá-lo na tela do videogame é uma experiência totalmente distinta de observar por vídeos.

Felizmente, o game consegue rodar razoavelmente bem no modelo New, e conta até com a opção do efeito 3D estereoscópico do novo portátil, que supre a necessidade de amplificar as dimensões do mundo e permite que o jogador experiencie o universo de Xenoblade com todo o seu tamanho esplendor diretamente de suas mãos.

2. Ironfall Invasion


Poucas coisas positivas puderam ser ditas quanto a este título da VD-Dev, mas a atenção aos gráficos e ao desempenho são realmente de cair o queixo. O título alcançou a façanha de rodar a incríveis 60 fps com o 3D desligado e roda liso em 30 ainda com o efeito ativado, ainda assim parecendo lindo, por causa da profundidade adicionada.

Seja jogado com o modo 3D ou não, os gráficos são o cerne do game, com texturas brilhantes e coloridas e boa atenção aos detalhes. Os modelos usados em si são um tanto genéricos mas cumprem o seu papel enquanto minions repetitivos.

Todos os locais têm um olhar distinto do jogador sobre eles, desde estar do lado de fora no ensolarado México até no fundo de um laboratório alienígena. Há algumas áreas que brilham mais que outras, e a tradicional feiúra de texturas aparece com frequência, mas, para um pequeno estúdio indie, fazer um jogo que parece tão bom é um feito muito impressionante e uma maravilha técnica no 3DS.

BÔNUS: 3D Out Run


Nesse relançamento do Mega Drive para o portátil da Nintendo, o setor gráfico inteiro passou por um restyling visual, com melhoras na resolução do jogo e na taxa de quadros, que dobraram em relação ao título de 1986, mesmo em 3D ativado sempre ancorado em 60fps — sim, isso mesmo.

O título ainda permite desbloquear um modo de jogo que simula o original, com a proporção de tela 4:3 e rodando sempre a 30 fps, dando um prato cheio aos fãs mais puristas da série. Os recursos 3D do jogo dão um show à parte, oferecendo uma versão incrivelmente bela em 3 dimensões e uma indescritível sensação de imersão e velocidade. 

A M2 fez maravilhas com o hardware do Nintendo 3DS para entregar uma versão mais que perfeita do jogo original e o game, que já era lindíssimo para a época, tem uma releitura surpreendente no portátil que deveria ser melhor reconhecida por todos.

1. Resident Evil: Revelations

Quando se trata de games, há poucos consensos em quesitos gráficos, com a série Crysis sendo uma das poucas referências absolutas até a metade dos anos 2010. No caso de Resident Evil: Revelations, no entanto, desde o momento em que as primeiras imagens do jogo começaram a pipocar na internet, já era possível perceber que Revelations tinha potencial para ser o jogo mais bonito de toda a biblioteca do 3DS.

Com o lançamento do jogo, os fãs foram ainda mais surpreendidos com uma versão não apenas incrivelmente jogável e bela, mas também com os aspectos mais desejados da franquia retornando em uma verdadeira aula de suspense e terror.

O acabamento gráfico não apenas dos cenários e personagens, mas também das cutscenes são simplesmente inimagináveis para o poder que o 3DS possui e a qualidade das texturas, ainda que questionáveis em alguns momentos, são ofuscadas pela escuridão e efeitos visuais caprichados no game. O único “porém” talvez seja a falta de movimentação facial dos personagens in-game, mesmo quando estão dialogando.

Pode parecer exagero, mas o jogo é facilmente comparável a títulos dos consoles em HD, pelo menos graficamente falando, o que inclusive motivou a CAPCOM a levar ports do jogo para os consoles de mesa, em uma das raríssimas vezes que isso aconteceu em toda a indústria de games, tamanha a sua qualidade.

O jogo é um espetáculo visual na telinha do portátil e a possibilidade do efeito 3D ligado faz dessa uma versão única e preferida de vários fãs da franquia. Tudo é muito detalhado, muito bonito e se consolidou como o título de maior primazia gráfica do Nintendo 3DS.

A geração tridimensional


Entre tantos jogos surpreendentes na biblioteca do Nintendo 3DS, vale relembrar que possuir belos visuais não significa se tratar de um bom game e vemos isso também com certa frequência no portátil tridimensional.

Ainda que com um início conturbado, o 3DS pôde dar a volta por cima e se estabelecer com uma biblioteca de jogos invejável, oferecendo realmente experiências abundantes de todos os gêneros. Com o lançamento do Switch e o provável fim da linha de consoles exclusivamente portáteis da Nintendo, torçamos para que o 3DS resista ao teste do tempo e dê motivos o suficiente para a Big N apostar novamente em um videogame de preços um pouco mais acessíveis, como era nos anos 2010.

Confira as demais listas desta série

E você? Já pôde curtir esses games no seu Nintendo 3DS? Se lembra de algum jogo que possamos ter esquecido e vale a pena mencionar?  Conte-nos nos comentários abaixo!
Revisão: Icaro Sousa

Curioso, empolgado e positivo: os ingredientes ideais para criar o Felipe perfeito...ou quase! Estudante de Engenharia no crachá, programador aos fins de semana e designer às quintas-feiras. Na dúvida, viajar pelos mundos de Kingdom Hearts ou caçar monstros em Hyrule são sem dúvidas uma boa aposta! Conheçam-me! @felipe_lemos12
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google