Pokémon Blast

Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch): Análise completa do segundo trailer

Fique por dentro de tudo o que foi exibido na apresentação de agosto para não perder nenhum detalhe.

Depois de muito tempo na espera, finalmente recebemos atualizações em relação aos remakes dos jogos da quarta geração de Pokémon. Completamente diferente do que vimos em fevereiro, o interesse pela região de Sinnoh foi despertado nos corações de treinadores que não estavam satisfeitos com a primeira apresentação do jogo.

Quase seis meses se passaram e muitas coisas foram reveladas ao público. Pensando nisso, montamos este artigo para mostrar a você os mínimos detalhes da apresentação, itens que pode ter deixado passar ou até mesmo especulações com base no conteúdo.

Pronto para o resultado? Agora não é mais Nintendo DS e sim Nintendo Switch. Pegue seu Switch, conecte os Joy-Con e boa leitura!

A aventura por Sinnoh

Vasta e rica em histórias, a aventura pela região de Sinnoh é sem dúvidas uma das mais completas no universo Pokémon. Se você não jogou as versões originais, agora é uma boa hora para conhecer a quarta geração e todas as suas características marcantes. A partir do que foi exibido no Pokémon Presents, temos algumas considerações a fazer, são elas:

História

Ao que tudo indica, teremos de fato a história contida nas versões Diamond/Pearl. Algumas cenas nos mostram trechos da região de Sinnoh como são nessas duas versões e não suas formas atualizadas da versão Platinum.


Como ainda não foi revelado oficialmente o que fará parte do pós-jogo (sim, estamos cientes da imagem da região toda no site que mostra somente a Battle Tower), é de se esperar que 99.9% do conteúdo apresentado na história principal seja fiel ao original.

Ademais, podemos ter a inclusão de certos elementos de Platinum que não interfiram diretamente na história, apenas para agregar conteúdo e proporcionar uma experiência digna da quarta geração.

Possível retorno dos HMs

Pode ir se preparando para deixar um espaço destinado a um Bidoof em sua equipe. Na primeira parte da apresentação, é exibida uma localização específica do Mt. Coronet  que chamou a atenção por apresentar a combinação de rochas que formam uma espécie de escada. Sim, estamos falando de Rock Climb.


Outros pontos do jogo que demandam a presença de HMs também foram exibidos, no entanto, não foi apresentado como iremos superar os obstáculos. Sendo assim, já pode ir preparando dois espaços em sua equipe para alocar os oito HMs presentes: Cut, Fly, Surf, Strength, Defog, Rock Smash, Waterfall e Rock Climb.

O tipo FAIRY

Criado em 2013 para balancear o jogo, o tipo FAIRY recebeu integrantes exclusivos como também monstrinhos antigos, que passaram a integrar o seleto grupo. Um dos Pokémon mais conhecidos de Sinnoh é o Togekiss, membro da equipe da Cynthia e que antigamente era nos tipos NORMAL/FLYING. Com essa troca de tipos, passou a ser FAIRY/FLYING.


A partir disso, podemos esperar essa alteração nos demais monstrinhos, como Gardevoir, Azumarill e Mr.Mime. Ah, e tem mais um “pequeno” detalhe: a Pixie Plate. Se você não sabe, este item é capaz de transformar o todo poderoso Arceus em um Pokémon do tipo FAIRY, porém, na época em que o deus Pokémon foi apresentado, esse tipo ainda não existia. Resta agora aguardar como essa adaptação será realizada.

Atualização nas mecânicas e qualidade de vida

Um dos principais problemas da quarta geração era a lentidão. A ideia agora é que, com o avanço da tecnologia e da programação dos jogos, a barra de vida do Pokémon não demore mais tempo do que uma viagem até o Japão. Uma outra característica que não foi mostrada é se um determinado golpe causa dano super efetivo. Pode ser que tenham esquecido de colocar apenas para a apresentação mas vale a pena lembrar.


Outro fator que chegará junto dos remakes são as habilidades e movesets dos monstrinhos, atualizados e condizentes com a proposta atual da franquia. Diversos Pokémon  antes demoravam para aprender um golpe do seu próprio tipo, como o Luxio que só aprendia Spark no Lv.18. Agora o temos Thunder Shock ainda como Shinx, no Lv.4, uma redução de 78% na espera.

Togekiss used Follow Me!

Uma das mecânicas mais aclamadas pela comunidade é o Pokémon seguindo o treinador durante a jornada. Se você não se lembra, tudo começou com Pokémon Yellow, onde o Pikachu, e apenas ele, seguia o protagonista em uma alusão à série animada.

O retorno dessa funcionalidade só se deu muitos anos depois com as versões Diamond/Pearl. É isso mesmo. Engana-se quem acha que foi apenas em Heart Gold/Soul Silver para o Nintendo DS.


Nas versões da quarta geração, há na cidade de Hearthome uma praça onde é possível andar com nossos Pokémon, chamada de Amity Square. Originalmente, 11 dos 493 Pokémon existentes até então (Pikachu, Clefairy, Jigglypuff, Psyduck, Torchic, Shroomish, Skitty, Pachirisu, Drifloon, Buneary, e Happiny) podem acompanhar o protagonista. Em Platinum, a lista foi aumentada para 20, considerando também a linha evolutiva dos iniciais.

Segundo a apresentação, todos os Pokémon encontrados nos remakes serão capazes de seguir o treinador. Agora, não sabemos se isso se estenderá a, literalmente, todos os 898 monstrinhos ou somente os encontrados na Pokédex regional. Torçamos para que todos os Pokémon existentes possam nos seguir. Seria o máximo, não é mesmo?

Abram-se as cortinas!

Os Super Contests também estão de volta e apresentaram uma mecânica diferente em relação à sua execução, muito por conta do original ter ligação direta com a tela de toque do Nintendo DS. Agora, no Switch, todas as interações são feitas em uma única tela, logo, teremos que nos readaptar ao minigame.


Mesmo que não seja o item preferido dos jogadores da franquia, o Super Contest é uma excelente forma de acrescentar algumas horas de jogo, ainda mais se considerarmos que o Feebas evolui para Milotic com base em seu nível de beleza. Portanto, além dos torneios, há também a produção de Poffins, e com a mecânica de produção de Curry nas versões Sword/Shield, temos uma boa noção do que esperar.

Hora da escavação

Eis meu mini game favorito dessa região. O Underground agora é o Grand Underground e possui a mesma fórmula de escavação de tesouros nas paredes de seus longos túneis. Inclusive, aqui é o local onde fazemos as interações com outros treinadores para podermos liberar o Spiritomb, um dos Pokémon mais difíceis de se encontrar.


Remodelado e pronto para receber muitos treinadores, o Grand Underground agora conta também com a presença dos chamados “Pokémon Hideaways" ou esconderijos em uma tradução livre. Pelo que foi mostrado, alguns Pokémon dessa região só serão encontrados aqui e sua presença está condicionada às estátuas que colocamos em nossa Secret Base.

Reduzindo a taxa de quadros, é possível notar que há um orbe logo na entrada e que parece não ser uma peça de decoração. Assim que é exibida a Secret Base, o orbe está branco, até que a estátua dos Snorlax é posicionada. Logo após o comilão de Kanto aparecer, a cor muda de branco para cinza, o que nos leva a crer que cinza é a cor representante dos Pokémon do tipo NORMAL.


O mesmo é possível de se ver quando as estátuas de Gyarados, Floatzel e Piplup estão presentes, exibindo a cor azul. E não pense que o esconderijo irá acompanhar os Pokémon: um cenário rochoso e típica paisagem dos Pokémon de tipo ROCK e GROUND mostra Psyduck, Pelipper e Bibarel, todos do tipo WATER.

Diversão para todas as idades

Antes mesmo da apresentação, circulava pela internet informações sobre a classificação indicativa dos jogos. De acordo com alguns artigos, o índice PEGI teria sido baixado de 12 (original) para 7 (remake). O índice ajuda os pais no momento em que estão adquirindo jogos para seus filhos menores de idade e quanto maior o número (que nesse caso representa a idade) mais velha a criança deve ser para que não se impressione com algumas imagens.

Até a quarta geração nós temos a presença do Game Corner nos jogos e a partir da quinta geração na região de Unova (versões Black/White), esse mini game foi removido do jogo e de todos os remakes futuros, incluindo Brilliant Diamond/Shining Pearl. No lugar, foi inserido uma loja de roupas, seguindo o estilo apresentado nas versões Let’s Go Pikachu/Eevee.

Inclusive, as “roupinhas” serão exibidas no mundo aberto e não somente em ocasiões especiais. Ao que parece, não será possível escolher cada parte da roupa separadamente e sim apenas o conjunto inteiro. Por falar em conjunto, temos também uma nova roupa quando estamos andando de bicicleta. Tem até capacete!

Outra funcionalidade das versões originais e que é benéfica para os mais novos são os selos, agora chamados de Stickers. Nas versões originais, é possível colar selos temáticos nas Pokébolas para, assim que o monstrinho saia, liberar efeitos como notas musicais, confetes ou até mesmo elementos do tipo do Pokémon. Uma ótima forma de incrementar o conteúdo e adaptá-lo para os tempos de hoje.

A galáxia não é o limite

Todos os jogos da franquia precisam de um vilão e nada melhor do que o Team Galactic para fazer esse papel. O objetivo da equipe, ou melhor, de seu líder, Cyrus, é montar um novo universo livre de emoções, pois segundo ele a emoção é a pior característica dos humanos.


Ocorreu uma atualização gráfica e com ambientações que remetem ao espaço, as instalações do Team Galactic na cidade de Veilstone também indicam que teremos o conteúdo presente em Diamond/Pearl, uma vez que as paredes do complexo são azuis, enquanto que na versão Platinum é uma combinação de cinza, cinza escuro e vermelho.

No entanto, podemos esperar que um arco pós-jogo envolvendo Giratina possa existir, assim como foi feito com o Delta Episode nos remakes da terceira geração. Ainda, podemos ter o retorno de Charon, um dos comandantes adicionados na versão platinada de Sinnoh e responsável pela mini história ligada ao Pokémon lendário Heatran.

Pokédex finalmente “completa”?

É, não tem como negar: teremos a volta dos Pokémon presentes na expansão de Platinum e talvez, um pouco mais. Isso porque, como pode ser visto nas imagens, Pokémon como Numel, Slugma, Farfetch’d, Sentret e Lanturn figuraram em certos momentos da apresentação.

Ou seja, além dos 210 registros presentes na terceira versão, podemos ter a adição de mais alguns, a fim de deixar a Pokédex com uma maior diversidade. Tomei a liberdade de contar os Pokémon presentes no trailer e fiz uma relação com os treinadores importantes nas versões originais. O resultado foi uma diferença de 30 registros, aproximadamente. Entretanto, isso não significa que teremos apenas 190 registros no Pokédex e sim, que teremos mais do que os 150 presentes em Diamond/Pearl.

Isso é algo bom mas que nem deveria ser “comemorado” pelos fãs. Torcer para termos uma Pokédex rica em espécies mostra o quanto estamos acostumados a aceitar o que nos é proposto, visto o que aconteceu recentemente com Pokémon Sword/Shield.

É evidente que, com o passar dos anos, montar uma Pokédex seja uma tarefa “difícil” em virtude da quantidade, porém, há totais condições de inserir todos os registros lançados até então, sem perder a qualidade.


Com base nisso, podemos imaginar agora como será a melhor equipe das versões Brilliant Diamond/Shining Pearl. Com a chegada do tipo FAIRY, retorno da expansão de Platinum e quem sabe mais, teremos a capacidade de montar várias equipes: a melhor delas, apenas os favoritos, os clássicos (Staraptor, Luxray e Floatzel, é com vocês!) ou somente com Pokémon dessa região. E você, qual será a sua equipe?

Fonte: Pokémon Presents
Revisão: Icaro Souza


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google