Top 10

10 RPGs não tão populares de NES que deveriam vir para o Nintendo Switch Online

Confira alguns RPGs clássicos pouco conhecidos ou inéditos no Ocidente com chances para vir para o Nintendo Switch Online.




Seguindo a tendência da Nintendo em incluir jogos mais obscuros no seu serviço online, pensamos em alguns títulos que seriam boas adições de RPGs inéditos ou pouco conhecidos no Ocidente. 


Há uma vantagem na tendência recente de trazer jogos menos populares para a biblioteca do Nintendo Switch Online que é, por vezes, a oportunidade de conhecer ótimos títulos que ficaram restritos ao Japão ou que, na época de lançamento, não tiveram uma recepção popular tão calorosa, mas posteriormente foram bem recebidos por críticos e/ou fãs em geral deste gênero.

E o gênero em questão, para a formulação desse top, será o RPG, que é bastante apreciado por alguns redatores do Nintendo Blast. Entre eles estamos eu, Vitor, e meu colega Ivan. Nós unimos forças para elaborar quatro Top 5, com dez títulos para NES e dez para SNES, contendo cinco jogos já lançados no Ocidente, mas pouco conhecidos, e outros cinco inéditos no Ocidente. Em ambos os casos, tratam-se de jogos que julgamos terem uma possibilidade razoável de lançamento e que vemos potencial para serem mais bem apreciados pelo público atualmente.

Nos próximos tópicos, confira um Top 10 de RPGs notáveis que seriam mais do que bem-vindos  na biblioteca de NES do serviço online do Switch. na próxima semana (e no mesmo dia, quinta-feira), volte para conferir também nosso Top 10 de RPGs para o SNES do Switch Online.

RPGs de NES já traduzidos para o Ocidente


1. Destiny of an Emperor

Desenvolvido pela Capcom, esse RPG estratégico inspirado no livro clássico chinês "Romance dos Três Reinos" foi o primeiro título do gênero a ser desenvolvido pela Capcom, e chegou a ser lançado no Ocidente em 1990. Infelizmente, ele foi pouco divulgado na época e acabou esquecido. Considerando que a Capcom já possui outros títulos no Switch Online, seria interessante que este também tivesse uma nova oportunidade. Porém, vale destacar que o jogo é baseado em um mangá chamado Tenchi wo Kurau e, por isso, a licença pode ser uma questão problemática.



2. EarthBound Beginnings

Clássico da Nintendo já lançado no Ocidente anteriormente via Virtual Console do Wii U. Por se tratar de uma série bastante querida dos fãs, é um jogo que faria bastante sentido estar disponível no Switch Online. Assim como os outros dois títulos da série, EarthBound Beginnings é um RPG baseado em turnos com ambientação contemporânea. Seu enredo foi escrito por Shigesato Itoi, ele conta a história de um grupo de crianças que acabam se envolvendo com eventos sobrenaturais.



3. Faxanadu

Com a crescente popularidade de RPGs da Nihon Falcom como as séries Ys e The Legend of Heroes (mais especificamente, a subsérie Trails), seria interessante resgatar alguns de seus clássicos. Apesar de ser pequena, a empresa é uma das mais tradicionais do mercado, tendo sido responsável pela criação de Dragon Slayer, jogo considerado o primeiro RPG de ação do mundo. Faxanadu é um de seus spin-offs e chegou a ser relançado no Virtual Console do Wii em 2011. Vale destacar que o jogo foi desenvolvido pela falida Hudson Soft, que na época era uma das grandes parceiras da Falcon. Provavelmente, uma negociação pelo jogo dependeria da aprovação da Konami, a atual detentora dos direitos da Hudson.



4. Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord

Se tem uma franquia de RPGs ocidentais que profundamente impactou os jogos japoneses, ela sem dúvidas é a Wizardry. Apesar dos jogos terem se tornado, ao longo dos tempos no Ocidente, um legado de outrora, esses RPGs dungeon crawlers continuam sendo lançados até hoje no Japão. Para quem gosta deste subgênero em particular, ter a chance de jogar um dos seus representantes mais clássicos no Switch Online seria uma grande oportunidade.



5. Advanced Dungeons & Dragons: Pool of Radiance

Outro RPG relevante do Nintendinho é Pool of Radiance, cujo gameplay é baseado nas mecânicas do RPG de mesa Advanced Dungeons & Dragons e, assim como o Wizardry, trata-se de um título em estilo dungeon crawler, sendo possível criar uma equipe com personagens de raças e classes variadas. As posições deles na equipe também impactam sua localização tática no combate.



RPGs de NES não traduzidos para o Ocidente


6. Heracles no Eikou (Glory of Heracles)

Com inspiração na mitologia grega, Glory of Heracles é uma franquia de RPGs baseados em turnos desenvolvida pela Data East. A empresa foi bastante relevante na época, principalmente nos arcades. Porém, decretou falência em 2003 e suas IPs foram compradas pela G-Mode. No caso específico deste jogo, os direitos atuais são da Paon Corporation, que trabalhou junto da Nintendo no quinto jogo da série, lançado para DS e publicado no Ocidente em 2010. Tendo em vista a parceria entre as empresas, obter a licença provavelmente não seria tão difícil.



7. Lagrange Point

Um curioso RPG baseado em turnos e com temática futurista. Foi desenvolvido pela Konami e lançado no Famicom em 1991, quando o Super Nintendo já estava a pleno vapor. O resultado foi um jogo que explora muito bem as possibilidades do console em termos gráficos e sonoros. Cabe ao jogador montar a sua própria equipe, sendo possível recrutar 10 personagens e fundir equipamentos para criar armas novas.



8. Musashi no Bouken

Um RPG baseado em turnos que conta a história de um jovem rapaz, que é o filho de Miyamoto Musashi, um espadachim, estrategista e escritor lendário do Japão. Tudo é representado de forma muito bem humorada e com um visual fofo. Desenvolvido pela Quest, o título contou com participação de figuras que se tornaram bastante relevantes para o gênero, como o artista Akihiko Yoshida e o compositor Masaharu Iwata.



9. Radia Senki: Reimeihen

Desenvolvido pela Temco, este é um RPG de ação que originalmente seria lançado no Ocidente como "The Tower of Radia", mas sua tradução acabou sendo cancelada. O jogador controla um personagem que perdeu a memória em meio a uma grande guerra entre os reinos de Lemuria e Samara. Em batalha, só é possível controlar o herói diretamente, mas também é possível dar ordens para os outros aliados.



10. Digital Devil Story: Megami Tensei

Publicado pela Namco, Megami Tensei foi o jogo que deu origem à franquia de RPGs Shin Megami Tensei. O RPG baseado em turnos com estilo dungeon crawler era uma adaptação dos livros de Aya Nishitani, que datam dos anos 80. Ele conta a história do jovem Akemi Nakajima, um rapaz bastante habilidoso que acaba criando um método de invocação de demônios via computador. Vale destacar que o jogo e sua sequência também possuem remakes de SNES chamados de Kyuuyaku Megami Tensei, que muito provavelmente seriam mais interessantes de lançar no Ocidente.



Lembramos que estes são apenas alguns dos vários RPGs notáveis do NES (ou Famicom, no Japão) que, por uma razão ou outra, tornaram-se pouco populares nos países ocidentais. Vale lembrar que esse console foi o palco da popularização e da consolidação dos JRPGs de console, a partir de Dragon Quest, bem como de subgêneros mais específicos, como RPG tático, a partir do primeiro Fire Emblem. Mas, e você? O que mais gostaria de ver na biblioteca de NES do Nintendo Switch Online?

Coautor: Ivanir Ignacchitti 

Revisão: Cristiane Amarante


Doutorando em Filosofia que passa seu tempo livre com piano, livros, PC e portáteis. No Twitter, também é conhecido como Vivi. Interessa-se especialmente por narrativas de ficção científica, realismo mágico e alta fantasia política, e aprecia mecânicas de puzzle, stealth, estratégia e RPG. Seu histórico de análises pode ser conferido no OpenCritic e suas reflexões sobre RPG e game design encontram-se na SUPERJUMP (textos em inglês), bem como no Podcast do Vivi e em seu canal no YouTube.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google