Perfil

Hercule Poirot, o excêntrico detetive da literatura policial

Conheça mais sobre o detetive mais famoso da literatura policial e que agora protagoniza seu próprio jogo.

estatua poirot belgica

Hercule Poirot surgiu pela primeira vez em O Misterioso Caso de Styles, primeiro livro escrito por Agatha Christie, a Rainha do Crime, em 1920. O detetive belga, então, protagonizou mais de 40 livros dentre outros escritos pela britânica e, em 2021, Poirot ganhou seu próprio jogo intitulado Agatha Christie — Hercule Poirot: The First Cases (Multi), no qual podemos acompanhar uma versão mais jovem deste excêntrico personagem e experimentar seu modus operandi diante dos mistérios que precisa resolver.

Quem é “a maior mente da Europa”?

Em sua autobiografia, nem mesmo Agatha Christie soube dizer o que realmente a inspirou para criar Poirot. Sobre o detetive, ela apenas afirmou que ele seria belga — inspiração que veio dos refugiados belgas que procuraram na Inglaterra um novo lar após a Primeira Grande Guerra —, meticuloso, organizado, muito inteligente e, acima de tudo, excêntrico.

Em O Misterioso Caso de Styles, Poirot é apresentado como sendo um homem de 1,62m de altura, com cabeça em formato de ovo ligeiramente inclinada para um lado, olhos verdes, um espesso bigode típico dos oficiais do Exército, sempre posando com grande dignidade e em posse de uma bengala.

O detetive não é nada modesto e afirma que é capaz de resolver os mistérios apenas sentado em sua cadeira, diferentemente dos detetives da Scotland Yard, comparados por ele a “cães de caça humanos” que vão atrás das pistas para solucionar os crimes. Poirot se autointitula “a maior mente da Europa” e se gaba de sua capacidade para ligar os fatos como se fossem peças de um quebra-cabeça, utilizando sempre ordem, método e suas “células cinzentas” — modo como ele se refere ao seu cérebro.
obituario hercule poirot new york times
Obituário de Poirot no jornal The New York Times

Mesmo que em O Misterioso Caso de Styles Poirot seja visto procurando por pistas para solucionar os crimes, método tradicional que ele viria a criticar posteriormente, o detetive já mostrava traços de seu autêntico modus operandi baseado na psicologia. Investigando os envolvidos e suspeitos, Poirot se mostrava capaz de identificar o responsável pelo crime apenas observando as reações das pessoas com quem falava.

É bem comum, também, vê-lo inventando histórias para conseguir as informações que queria; inclusive, o detetive sempre procurava manter sua identidade em sigilo até o último momento. Essa característica é muito bem explorada no fechamento de seus casos, quando Poirot revelava, de maneira bastante dramática, o culpado pelo crime e o que o levou a cometê-lo.

Em 1975, ano da morte da escritora, foi publicado o livro Cai o Pano, no qual o detetive morre. Embora tenha sido escrito na década de 1940, a Rainha do Crime tomou essa decisão para evitar que explorassem seu personagem — agora já famoso mundialmente — depois que ela morresse. Poirot foi o único personagem fictício que teve sua morte anunciada na primeira página do The New York Times, tamanha a sua importância no mundo todo.
david suchet hercule poirot tv
David Suchet, considerado o melhor Poirot nas telas
Poirot também foi protagonista em diversos seriados para TV e filmes, além de um anime. O filme mais recente no qual o detetive aparece é o reboot de Assassinato no Expresso Oriente, de 2017.

Agatha Christie — Hercule Poirot: The First Cases explora um Poirot mais novo que, apesar de seguir o estilo tradicional de investigação, já dá indícios de suas características mais marcantes para a resolução de casos. O jogo conta uma história original baseada no estilo consagrado de Agatha Christie e promete diversas reviravoltas durante a trama.

Já disponível para PC (via Steam), o jogo chega aos demais consoles em outubro.

Revisão: Thais Santos

Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google