Stage Select

Sinnoh, a região dos mitos

Além de palco da aventura da quarta geração dos monstrinhos de bolso, o continente também é repleto de histórias lendárias. Conheça algumas delas.

sinnoh pokemon diamond pearl platinum gen iv

Dizem que Sinnoh foi criado por Arceus, mas esse é apenas um dos mitos da região que é palco da aventura em Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (DS) e Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch). Antigamente, ela era conhecida como Hisui, que poderá ser visitada em 2022 com a chegada de Pokémon Legends: Arceus.

Contudo, o próprio Junichi Masuda, diretor dos jogos dos monstrinhos de bolso na Game Freak, confirmou que Sinnoh nome da região significa “mistérios”. Sendo assim, que tal relembrar alguns deles?

Um pouco de geografia

Nos jogos da quarta geração, o continente está localizado ao norte de Kanto, Johto e Hoenn. Contudo, como nada na vida é feito de coincidências, Sinnoh também tem inspiração em locais do mundo real, que neste caso é a ilha de Hokkaido, no Japão. Assim como Hoenn, ela é classificada como uma ilha, não uma península.

A maior parte das cidades em Sinnoh compartilha uma posição geográfica similar às japonesas. Por Jubilife, por exemplo, é baseada em Sapporo, enquanto Veilstone tira inspiração, de Abashiri, uma das principais cidades portuárias do Japão.

pokemon mundo real comparacao japao sinnoh johto kanto hoenn sevii islands

As grandes cadeias montanhosas do Mt. Coronet são baseadas na de Ezo, composta pelas montanhas de Teshio, Kitami, Ishikari, Yubari e Hidaka. Os três lagos de Sinnoh imitam os lagos Touya, Kussharo e Kutcharo; o misterioso quarto lago de Sinnoh, com a densa neblina que cobre a maior parte da sua superfície, é bastante similar ao lago Mashu.

As rotas nas regiões do universo Pokémon também podem ser uma referência ao sistema japonês de rotas, que vai de 1 a 58, depois pula para 101 e omite vários outros números. Contudo, as rotas em Sinnoh não são concomitantes com as de Hokkaido e dão sequência à numeração de Hoenn.

Mitos que você não vai encontrar em livros

Muitos dos mitos da região podem ser lidos na livraria em Canalave, enquanto outros estão espalhados por diversas localidades em Sinnoh. Confira alguns deles a seguir, com tradução livre da redatora.

pokemon generations anime regigigas

Mito de Snowpoint Temple

Um corpo de pedra. Um corpo de gelo. Um corpo de aço
Quando os três se reunirem, o rei aparecerá.


O texto acima não está em nenhum livro em Canalave, mas sim gravado no corpo de Regigigas. Se o jogador tiver Regirock, Regice e Registeel no grupo ao inspecionar o corpo do Pokémon lendário, ele despertará e a batalha começará.

lake guardians pokemon anime azelf mesprit uxie

Um mito terrível

Não olhe nos olhos do Pokémon.
Em nada menos que um instante, você não se lembrará de quem é.
Volte para casa, mas como? Quando não há nada para lembrar?
Não se atreva a tocar o corpo do Pokémon.
Em nada menos que três dias, todas as emoções terão desaparecido.
Acima de tudo, acima de tudo, não machuque o Pokémon.
Em apenas cinco dias, o agressor ficará totalmente imóvel.


Os efeitos descritos no texto são, respectivamente, perda de conhecimento, emoções e vontade, e estão relacionados aos Guardiões dos Lagos. Dessa forma, pode-se interpretar que Uxie mantém seus olhos fechados para que as pessoas não os fitem; Mesprit foge dos humanos para não ser tocado; e Azelf pode possuir outros corpos como maneira de não ser diretamente machucado.

giratina origin forme pokemon generations anime

Mito de Veilstone

Um jovem homem, imaturo e inocente, veio a ter uma espada.
Com ela, ele derrotou o Pokémon, que o deu sustento de maneira despreocupada.
Aqueles que não serviam como comida ele descartou sem pensar duas vezes.
No ano seguinte, nenhum Pokémon apareceu. As despensas ficaram vazias.
O jovem homem, procurando pelos Pokémon desaparecidos, viajou para longe.
Muito ele procurou. E por toda parte também, até que ele encontrou um.
O homem perguntou, “Por que você se esconde?” e o Pokémon respondeu…
“Se você empunhar sua espada para nos trazer sofrimento, com garras e presas cobraremos um tributo.
“Da sua espécie teremos nosso tributo, se for preciso.”
“Isso precisa ser feito para nos protegermos, e por isso eu me desculpo.”
Para os céus, o homem gritou em lamentação.
“Ao achar a espada, eu perdi muito.”
“Tragado pelo poder, ignorei que Pokémon estão vivos.”
“Eu nunca cederei para a atrocidade novamente. Esta espada eu denuncio e abandono.”
“Eu imploro por perdão, porque não fui nada mais que um tolo.”
Dizendo isso, o jovem homem jogou a espada no chão, quebrando-a.
Ao ver isso, o Pokémon desapareceu para um lugar além da visão…


O poema é sobre um jovem espadachim que se arrepende de suas ações após encontrar um Pokémon, muito provavelmente Giratina. Sendo assim, pode-se inferir que o texto se refere a Veilstone, já que é a cidade mais próxima de Turnback Cave — e também pode explicar o porquê de Giratina viver no Distortion World.

jewel of life pokemon movie 12

Mito da Joia da Vida

Retorne, então, a Arceus, Joia da Vida.
Acalme sua raiva. Não deixe que a destruição visite esta terra.


Esse mito está ligado à Joia da Vida e é melhor explicado no filme Arceus and the Jewel of Life, já que é exclusivo ao anime. No passado, Damos resgatou Arceus, gravemente ferido depois de proteger o mundo do impacto de um meteoro.

Como agradecimento, o Pokémon lendário criou a Joia da Vida com as placas aquática (Splash Plate), herbácea (Meadow Plate), terrestre (Earth Plate), elétrica (Zap Plate) e dracônica (Draco Plate) em seu corpo, e presenteou Damon com a gema para que o homem pudesse tornar a cidade de Michina fértil novamente.

Você já conhecia alguns desses mitos? Tem algum favorito que não foi mencionado nesta matéria?

Fonte: Bulbapedia (1, 2)
Revisão: Davi Sousa


Também conhecida como Lilac, é fã de jogos de plataforma no geral, especialmente os da era 16-bits, com gosto adquirido por RPGs e visual novels ao longo dos anos. Fora os games, não dispensa livros e quadrinhos. Prefere ser chamada por Ju e não consegue viver sem música. Sempre de olho nas redes sociais, mas raramente postando nelas. Icon por 0range0ceans
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google