Jogamos

Análise: Horizon Chase Turbo: Senna Sempre (Switch) é uma bela homenagem ao lendário piloto

Um DLC que esbanja nostalgia e qualidade.

A história dos brasileiros com o automobilismo vem de muitos anos. Dependendo da geração, cada um vai se lembrar com mais carinho de um piloto que representou o país na principal categoria do esporte. Os mais antigos vão dizer Nelson Piquet ou Emerson Fittipaldi, enquanto os mais novos vão citar Rubinho Barrichello ou Felipe Massa.


Apesar de todos eles terem sido excelentes pilotos, nenhum alcançou o nível de fama e reconhecimento de Ayrton Senna. Tricampeão mundial, várias de suas performances e façanhas são lembradas com a mesma paixão que os aficionados por um time de futebol falam sobre uma partida de décadas atrás - e isso, num país, onde os demais esportes não recebem nem metade da atenção do futebol, é muito significativo.

Porém, passados 27 anos de sua morte, temos uma outra geração que não vivenciou o fenômeno da era Senna. Aliás, sem um piloto brasileiro na Fórmula 1 atualmente, a ligação com essa categoria do automobilismo está enfraquecida e várias pessoas provavelmente nem sequer ouviram falar dele.

Nesse sentido, o time da Aquiris Game Studio fez um trabalho primoroso com o lançamento de Senna Sempre, o novo DLC para o seu bem-sucedido Horizon Chase Turbo (Switch). Quem viveu a época é inundado pela nostalgia; quem não, é banhado por uma fração da mágica e da história de Ayrton.

Um conteúdo especial


Não se pode esquecer que o Horizon Chase em si é um jogo incrível, com qualidade gráfica, sensação de velocidade e controles precisos. Sem falar na trilha sonora composta pelo mestre Barry Leitch, que conversou com a gente esse ano. Todo esse apuro permanece no DLC, que não se resume a introduzir carros de Fórmula 1 na jogatina.

Senna Sempre conta com dois modos de jogo. No Modo Carreira você segue os eventos da trajetória de Ayrton, enquanto no Campeonato Mundial é possível escolher uma escuderia para defender e correr atrás dos pontos para se sagrar campeão.

Cada um dos modos possui seu charme e atrativos próprios. Mas, antes de entrar em cada um, vale destacar as pistas presentes aqui. E, de quebra, trazer um pouco de nostalgia e da mágica do Senna à tona.

Em 1992 foi lançado Ayrton Senna`s Super Monaco GP II (Mega Drive). Na época, já tricampeão e adorado no Japão, o piloto foi além de emprestar seu nome ao título como propunha a Sega. Ele ajudou no design das pistas para que retratassem fielmente os traçados reais, além de sugerir mudanças em como as zebras afetavam o carro ou na velocidade máxima atingida.

Por isso, ver os pinheiros margeando a pista da Bélgica, passar por dentro do prédio nos Estados Unidos ou pelo túnel na Riviera Francesa me levou de volta àquele game que tanto joguei na infância e aos domingos em frente a TV vendo as mesmas pistas ganharem o mundo real. Saber que tem muito da participação do Ayrton naquela transposição para o virtual deixava Super Monaco GP ainda mais especial. E ver isso de volta em Horizon Chase Turbo é uma alegria sem tamanho.

Uma carreira vitoriosa


No modo Carreira você vivencia os principais pontos da história de Senna. Isso passando por carros com cores e nomes que fazem clara referência às escuderias pelas quais o piloto passou, mas sem infringir os direitos de licenciamento (assim como acontecia no Super Monaco GP).

De tempos em tempos, entre as corridas, somos brindados com um breve texto que destaca algum acontecimento real. Histórias como a prova em que o Ayrton só tinha a sexta marcha funcionando ou os duelos com seu principal rival.

Para além da reverência, cada pista conta com três desafios, que envolvem chegar em determinada posição ou não usar o nitro em uma das voltas. Estes desafios acrescentam mais camadas ao gameplay, que assim não se restringe à tentar chegar ao primeiro lugar. Além de ser um grande incentivo a entrar no percurso novamente.

Há também um elemento que permite diferentes estratégias de jogo: antes de começar uma corrida, é possível escolher entre possuir pneus aprimorados (que permitem maior controle nas curvas e na chuva), aerodinâmica avançada (que aumenta a aceleração e velocidade) ou combustível especial (que aumenta o tanque e ainda fornece um nitro extra). Dependendo do seu estilo de pilotagem, da pista e das condições climáticas, é necessário traçar diferentes estratégias.

Disputando o campeonato


No Campeonato Mundial você escolhe uma das escuderias disponíveis para disputar uma temporada na Fórmula 1. Os carros diferem na velocidade que atingem, gasto de combustível, controle nas curvas e nitro, entre outros atributos.

Este modo conta com três categorias. A Estreante equivale ao nível fácil e possui seis pistas. A Desafiante possui nove pistas e sete carros para desbloquear, de acordo com certos desafios na categoria Estreante. Já a Lenda é a mais difícil, com doze pistas e oito carros a serem desbloqueados.

O nível de dificuldade é bem balanceado. Em nenhum momento você sentirá que está dando uma goleada nos adversários, nem que a sua derrota foi injusta. Acompanhar a tabela de pontuação também é um estímulo para melhorar sua performance, pois a cada temporada existe um adversário muito bom a ser batido.

Este modo ainda permite que você divida a tela com mais três jogadores, aumentando as possibilidades de diversão e competitividade. Cada piloto tem a liberdade de manter sua preferência de jogabilidade, optando por ter a visão do carro ou de dentro do cockpit. É um detalhe que faz toda a diferença.

Senna Sempre


Horizon Chase Turbo já era um jogo imperdível. Muito bem executado, desafiador e com espaço para bom humor (em tempo: os balões de fala variam conforme a escuderia escolhida no DLC, com piadas específicas).

Se o título base faz referência aos jogos de corrida dos anos 1980 e 1990, como Top Gear (SNES), Senna Sempre, por sua vez, se constitui não apenas como uma justa e mais que necessária homenagem, mas um tributo extremamente honroso ao legado do lendário piloto.

Ainda que o jogador não tenha uma memória afetiva com Ayrton, as qualidades desse pacote são tantas que mesmo assim a compra se justifica. Há tanto conteúdo e possibilidades aqui que este DLC é quase um jogo próprio. O legado de Senna é para sempre e, em Horizon Chase, pode ser (re)vivido com maestria.

Prós:

  • Jogabilidade excelente;
  • Alto fator replay;
  • Dificuldade bem equilibrada;
  • Modos recheados de conteúdo;
  • Variedade no gameplay, incluindo a inédita visão em primeira pessoa;
  • Reverência muito bem executada à história do Senna.

Contras:

  • Nenhum.
Horizon Chase Turbo - Senna Sempre - Switch / PC / PS4 / Xbox One - Nota: 10.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: Felipe Fina Franco
Análise produzida com cópia digital cedida pelo Aquiris Game Studio

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google