Dicas e TruquesPokémon Blast

Detonado - Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch) — Parte 1: O início de tudo

Aproveite sua jornada por Sinnoh com a ajuda do nosso detonado




Pokémon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Switch) são as recentes adições à franquia da série de monstrinhos de bolso mais famosa do mundo ao Nintendo Switch. Remakes de Pokémon Diamond/Pearl (DS), caso você tenha iniciado sua aventura por esses jogos e tenha ficado confuso ou perdido, fizemos este guia especialmente para você: um detonado detalhando o passo a passo da história por Sinnoh. Nesta primeira parte, cobriremos o início da jornada até o ponto do primeiro ginásio e insígnia.

Partindo de Twinleaf Town

O início do jogo é bem característico da série: veja a introdução do Professor Rowan e logo escolha seu visual e nome, assim como o nome de seu rival (para efeito de simplificação, chamaremos de Barry pelo detonado). Não demora muito para que nosso personagem entre no mundo de Sinnoh, mais especificamente Twinleaf Town.

Desça as escadas, fale com sua mãe e logo em seguida vá até a saída. Seu rival e amigo, Barry, estará lhe esperando impacientemente (algo comum na personalidade do personagem). Passe pela casa dele, suba às escadas, depois retorne para o vilarejo. Siga ao norte para a entrada da Rota 201 e então siga à esquerda, até chegar ao Lake Verity.


Após Professor Rowan e Lucas/Dawn (o personagem é de gênero oposto ao escolhido pelo jogador) saírem do lago, você notará que o pesquisador deixou sua mala em uma grama ao norte. Ao tentar pegar a mala, você e seu rival serão atacados por dois Starly selvagens e poderão, então, escolher seu inicial.

Turtwig (tipo Grass), Chimchar (tipo Fire), Piplup (tipo Water)

Após escolher um parceiro, uma batalha contra um dos Starly se iniciará. Derrote o monstrinho que estará no nível 2 e retorne para a Rota 201. Na estrada, você encontrará o Professor e seu assistente mais uma vez, ambos falarão para que você vá ao laboratório de Rowan em Sandgem Town, a próxima cidade.

Antes de seguir até o local, retorne à Twinleaf e fale com sua mãe para ganhar um par de Running Shoes. Esse item lhe permitirá correr na movimentação normal do analógico, ou então, ao pressionar o botão B usando o D-Pad. Ao ganhar a habilidade, você estará preparado para ir até Sandgem, então volte para a Rota 201 e siga à direita.

Não há muito o que fazer nesta estrada, além de encontrar Starly ou Bidoof pelos matinhos. Você também pode conseguir 10 poções de uma atendente do Poké Mart, localizada em um bloco de grama. Continue pelo leste e logo chegará à cidade de Sandgem.


Ao chegar, dirija-se ao laboratório logo no início do vilarejo e fale com o Professor Rowan. Você receberá a Pokédex e, após uma explicação de Lucas/Dawn sobre o Pokémon Center e PokéMart, seu objetivo será seguir a Rota 202 ao norte de Sandgem. Antes de prosseguir, no entanto, volte para sua casa em Twinleaf para receber de sua mãe o Guidebook, um item que dá dicas gerais sobre o jogo, e uma Parcel da mãe de Barry. Retorne para Sandgem.

Temos que pegar todos


A aventura começa, de fato, agora! Prossiga para a Rota 202, onde Lucas/Dawn fará um tutorial de como capturar um Pokémon, para em seguida lhe presentear com várias Pokébolas. Agora podemos capturar os monstrinhos de bolso, aproveite para dar uma olhada nas opções da rota, que incluem Shinx, Bidoof, Starly e Kricketot (somente durante a manhã). Siga ao norte e você enfrentará alguns treinadores no caminho, todos usando Pokémon encontrados nas duas primeiras rotas, até chegar à cidade de Jubilife.

Teremos muitas coisas a fazer em Jubilife. Primeiro de tudo, vamos até a Pokémon School encontrar Barry e entregar a Parcel para ele, para receber em troca um Town Map, o qual poderá ser selecionado dentro do menu principal. Ainda no mesmo prédio, tome cuidado com alguns treinadores que utilizam Abras com Charge Beam, um golpe que pode aumentar o Special Attack de seu usuário e tornar o monstrinho em um varredor de times. Ganhe de ambos para receber o TM com o golpe Work Up e use-o com cuidado, já que os TMs voltaram a ser limitados nestes remakes.


Nossa próxima missão é encontrar três palhaços espalhados pela cidade, isso após sermos abordados por um homem da indústria dos Pokétch. O primeiro está localizado mais a leste da cidade, próximo do Pokémon Center; o segundo pode ser encontrado em frente ao edifício da Jubilife TV; o terceiro está em frente ao PokéMart. Responda “Yes” para todos e então retorne ao homem que lhe propôs a missão, para então receber seu próprio Pokétch.

O velho Pokétch está de volta e funciona de forma similar aos originais, com aplicativos como relógio e contador de passos. Este item servirá como ponte para utilidades importantes, como a utilização de HMs ou então o Dowsing Machine conforme a jornada progredir. Para utilizá-lo, pressione o botão R para que ele fique visível na tela e, então, pressione o mesmo botão mais uma vez para usufruir de suas funções.


Há algumas coisas adicionais para se fazer por aqui, você pode conseguir uma Old Rod de um pescador no portão oeste da cidade, e uma Quick Claw de uma garota com um Pachirisu no térreo do condomínio. O antigo prédio do GTS faz presença aqui como o renovado GWS (Global Wonder Station), porém no momento a função ainda não está presente no jogo, prometida em um futuro patch.

Não esqueça de curar seus Pokémon no Pokémon Center e vamos seguir ao norte, para a Rota 204. É uma estrada curta que se encerra em uma pequena caverna, chamada Ravaged Path, a qual não poderemos explorar por completo no momento. Aproveite para enfrentar os treinadores daqui e tentar pegar algum Pokémon selvagem, há Budew como novidade.

A caminho da primeira insígnia


Após explorar o que é possível do local, retorne à Jubilife e siga ao leste, até chegar na Rota 203. Você será imediatamente abordado por seu rival Barry, fervoroso por uma batalha. Ele utiliza um Starly de nível 7 e o inicial super efetivo ao seu escolhido de nível 9, uma batalha bem simples, caso tenha mais de um monstrinho em seu time.

Assim que vencê-lo, você estará livre para explorar a estrada. Não há muito o que encontrar aqui, além de treinadores e alguns itens, portanto continue à leste até chegar no Oreburgh Gate. Lembrando que nos matinhos existe a chance de aparecer Abra, embora baixa.


Ao entrar na caverna você verá que o Oreburgh Gate também é um local bem simples e linear, então apenas siga à direita e enfrente os treinadores para chegar em Oreburgh. No início da caverna, um NPC lhe dará o aplicativo do Rock Smash, mas só conseguiremos ativá-lo após ganharmos a primeira insígnia. Ele permitirá também a exploração de uma seção desta caverna bloqueada por pedras quebráveis. Geodude e Zubat podem ser encontrados aqui.

Ao sair do local, você chegará na cidade de Oreburgh. Imediatamente, um NPC te guiará até o edifício, que é o ginásio, porém seu rival estará bloqueando a entrada e o líder de ginásio não estará presente lá. Aproveite isso para explorar o local e conversar com os moradores: você identificará o museu de Oreburgh, onde poderemos reviver fósseis mais à frente na aventura.


Você também pode subir rumo à norte na Rota 207 e capturar algum monstrinho nos matinhos. Há Ponyta e Machop aqui, sendo que o segundo pode vir a calhar por sua vantagem de tipo contra o ginásio da cidade. Fora isso, não há muito o que explorar na estrada, então podemos voltar e seguir ao sul para a Oreburgh Mine.


Dentro da mina, temos Onix como novidade de Pokémon selvagem e vários treinadores, assim como itens a serem pegos. Encontre Roark que estará na extremidade ao sul da caverna e converse com ele, para que possamos finalmente combater seu ginásio.

Vs. Roark

Roark utiliza Pokémon do tipo Rock, portanto golpes do tipo Grass, Water e Fighting podem vir a calhar. Machop e Budew podem ser boas opções de membros ao seu time caso queira alguém com vantagem, e evoluir seu Chimchar para Monferno também se torna uma opção, caso tenha escolhido o macaco de fogo como inicial.


O líder inicia a batalha com um Geodude e Onix, fáceis de lidar, porém seu último monstrinho pode dar problemas caso você não esteja preparado. Cranidos possui Bulldoze como golpe, um movimento relativamente forte para o começo do jogo, podendo derrubar seus monstrinhos facilmente. Lembre-se também que Roark possui uma poção, que ele utilizará caso um de seus membros fique com HP baixo.

Assim que derrotado, o líder lhe dará adesivos para decorar sua Pokébola, cinco unidades do TM76 que possui o golpe Stealth Rock e a Coal Badge, permitindo que você utilize Rock Smash como HM do seu Pokétch. Agora poderemos explorar alguns locais antes bloqueados por aquelas pedras quebráveis!

Na próxima parte, seguiremos nossa jornada para a cidade de Floaroma, encontraremos a Team Galactic e batalharemos no ginásio de Eterna. Fique de olho para não perder as próximas matérias.

Revisão: Felipe Fina Franco
Detonado produzido com cópia digital cedida pela Nintendo

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google