Vem aí

Prévia: Shin Megami Tensei V (Switch) é a oportunidade da tradicional série de RPGs alcançar novos jogadores

RPG da Atlus que está prestes a ser lançado no Switch é aguardado desde 2017

Shin Megami Tensei V
é um dos RPGs mais aguardados do Switch. O título foi originalmente anunciado em 2017 durante a revelação dos detalhes de lançamento do console da Nintendo. Após anos sem muitas informações, foi apenas em 2020 que o jogo voltou à tona e agora faltam 10 dias para finalmente estar nas mãos dos jogadores ocidentais.

Um mundo tomado pelo caos

Tudo começa em Tóquio. Devido a determinados eventos da história, um jovem estudante do ensino médio acaba se vendo diante de um cenário pós-apocalíptico desolador. Ao seu redor há apenas ruínas da grande metrópole japonesa, quase irreconhecível diante de tamanha destruição. Agora há apenas um submundo chamado Da’at e seus demônios caçando os poucos resquícios da humanidade em meio a um vasto deserto.

Ao ser atacado por essas criaturas, o protagonista recebe o auxílio do Aogami. Fundindo-se a essa misteriosa figura, o rapaz se transforma no Nahobino. Apesar dessa nova criatura ser considerada um tabu, é inegável que o rapaz agora é muito mais forte, tendo o poder para lutar contra os demônios e forjar pactos com eles. Cabe ao jogador guiar o personagem e utilizar ao máximo os seus recursos para sobreviver aos árduos conflitos que estão por vir.

Como no caso dos outros jogos da série, espera-se de Shin Megami Tensei V um enredo sério, prioritariamente tenso e cuja narrativa provoque reflexões. Um dos aspectos fundamentais da franquia são seus temas modernos e potencialmente polêmicos. Por um lado, é usual um sistema de alinhamento em que suas decisões levam a finais diferentes. Por outro, mesmo em termos de enredo e missões secundárias, há sempre elementos misteriosos e discussões interessantes.

Chama a atenção pelos trailers também a aparente vastidão do mundo explorável. Existe um senso de escala mais amplo do que nos anteriores, especialmente com alguns monstros gigantescos. Até mesmo as magias do protagonista e seus parceiros demônios durante as batalhas parecem estar em um nível épico pelo que é mostrado de sua aventura. Resta saber se a atmosfera realmente irá conseguir trabalhar com isso dando o devido peso aos momentos da jornada.

Um belo estoque de demônios

A franquia Shin Megami Tensei baseia boa parte do seu gameplay na aquisição de demônios. Há quem a compare com um Pokémon com narrativa sombria, e a analogia, apesar de crua e anacrônica, faz algum sentido. Montar uma equipe sólida de aliados obtidos via combate ou fusão é fundamental para avançar.

Em Shin Megami Tensei V, não poderia ser diferente. Conforme avança pelas áreas, o jogador terá que lutar contra várias criaturas, que são visíveis no mapa em vez de seguirem o esquema de encontros aleatórios. Além de brigar, é possível conversar com eles, observando os seus padrões de fala e tentando avaliar as possíveis reações. Normalmente, há algum tipo de fator aleatório envolvido, ou seja, a mesma escolha pode levar a resultados diferentes de acordo com a sorte do jogador.

Os demônios são ambiciosos e possuem personalidades variadas. Dialogar pode ser uma forma de obter um forte aliado ou levar o jogador a dar dinheiro, itens e até a própria vida em vão. Lidar com os desejos desses indivíduos implica em um senso de risco e recompensa. Há também algumas ocasiões em que os próprios demônios iniciam as negociações, a exemplo de quando estão prestes a morrer. Porém, essa é apenas a primeira etapa de um longo processo.

Não basta simplesmente conseguir um aliado na batalha. Afinal, uma criatura obtida na área inicial do jogo provavelmente não será páreo para demônios mais poderosos, mesmo ganhando níveis. Há também fraquezas elementais, habilidades e vários outros fatores que precisam ser levados em consideração. Para melhor aproveitar seus aliados, o Nahobino deverá fundi-los.

A fusão de demônios é um sistema que permite combinar criaturas variadas para obter outras usualmente mais fortes. Com a capacidade de herança de habilidades, é importante explorar essa mecânica para construir times adaptados às intempéries que o jogador está enfrentando. Tradicionalmente, Shin Megami Tensei é uma série que pode ser bem difícil se o jogador não prestar atenção nesses sistemas.

Vale destacar que o próprio Nahobino também pode se fundir com os demônios do tipo Essência. Dessa forma, é possível obter habilidades assim como alterar e melhorar os atributos do protagonista ao custo de aliados. Outra forma de aperfeiçoar o protagonista é através da coleta de Glórias, um colecionável que pode ser obtido explorando o Da’at.

Uma chance para mergulhar em uma renomada franquia

Outro sistema muito importante de dominar é o Press Turn, sistema já tradicional de combate da franquia e que tem origem em Shin Megami Tensei III: Nocturne. Cada personagem da equipe conta com um turno, mas utilizar golpes super efetivos ou críticos leva ao consumo de apenas meio turno, efetivamente dando a possibilidade de uma ação extra ao jogador. Porém, usar um golpe que o inimigo absorve ou anula implica na perda de turnos adicionais.

Ou seja, é fundamental ter cautela e aprender a avaliar as fraquezas dos inimigos. Uma decisão errada pode ser fatal, especialmente em dificuldades mais altas. Vale destacar, porém, que Shin Megami Tensei V contará com as opções de dificuldade fácil, normal e difícil. A expectativa é que mesmo novatos na série, que gostariam de uma experiência mais tranquila, possam aproveitar a experiência. Será possível alternar entre as dificuldades fácil e normal a qualquer momento, mas o mesmo não se aplica à difícil, que não poderá ser utilizada novamente se o jogador optar por alterá-la.

Com todas as informações que já foram divulgadas, Shin Megami Tensei V promete ser uma experiência no mínimo digna da sua renomada série. As expectativas são de que a jornada do Nahobino possa até mesmo levar esses RPGs a novos voos. Com a popularidade da franquia em alta graças ao sucesso de sua franquia-irmã Persona, no mínimo aumenta a chance de muitos novos jogadores conhecerem o peso que essas obras pós-apocalípticas buscam oferecer.

Shin Megami Tensei V – Switch
Desenvolvedor
: Atlus
Gênero: RPG
Lançamento: 12 de novembro de 2021
Expectativa: 5/5

Revisão: Cristiane Amarante


é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google