SEGA anuncia parceria com Microsoft para uso de tecnologia em nuvem em produção de jogos

A gigante japonesa utilizará a plataforma Microsoft Azure para desenvolver um "título global em grande escala".

SEGA Microsoft

A SEGA anunciou, nesta segunda-feira (01), que firmou uma parceria com a Microsoft para utilizar tecnologias em nuvem da empresa norte-americana para o desenvolvimento de jogos. A companhia japonesa afirma que usará a plataforma Microsoft Azure em um projeto denominado Super Game.


Revelado pela SEGA na apresentação dos resultados financeiros de seu último ano fiscal, o Super Game envolve a criação de uma nova IP que possa ser expandida de modo global. Em seu anúncio, a empresa disse que esse projeto faz parte de uma estratégia prioritária de médio a longo prazo prevista para durar pelos próximos cinco anos.

Neste acordo, a SEGA utilizará o Microsoft Azure para construir um "ambiente de desenvolvimento de última geração". A companhia ressalta que, com o avanço da tecnologia 5G e ambientes cloud, games se tornaram muito importantes para a próxima geração. Palavras como "global", "online", "comunidade" e "utilização de IP" irão guiar o modelo de negócio da gigante japonesa nesse projeto.

O presidente e COO da SEGA Group Corporation comentou a parceria:
"Hoje, temos o prazer de anunciar que consideraremos uma aliança estratégica com a Microsoft para o desenvolvimento do Super Game da SEGA e a construção de um ambiente de desenvolvimento de jogos avançado. Ao construir uma cooperação mútua entre os recursos de desenvolvimento de jogos da SEGA, a tecnologia de ponta da Microsoft e a construção do ambiente de desenvolvimento, promoveremos ainda mais o desenvolvimento de jogos que pode ser apreciado pelos fãs de jogos em todo o mundo."

Sarah Bond, vice-presidente executiva da Microsoft Corporation, afirmou:

"A SEGA é uma empresa simbólica na indústria de jogos e tem sido nossa parceira importante e insubstituível por muitos anos. Estamos muito ansiosos para trabalhar nos novos desafios da SEGA usando a tecnologia de nuvem da Microsoft. Compartilharemos nossos objetivos com a SEGA e nos esforçaremos para fornecer mais valor aos fãs de jogos juntos."

Vale lembrar que este anúncio não reflete em exclusividade de títulos da SEGA para hardwares da Microsoft. Também não significa necessariamente que a produtora esteja desenvolvendo títulos na nuvem ou criando um serviço como o Xbox Game Pass, já que o Azure pode ser utilizado de diferentes formas na criação de um jogo, como na implementação de inteligência artificial.

Fontes: SEGA/IGN/VGC


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google